Começar do zero - dúvidas


Recommended Posts

Olá pessoal,

Recentemente meti na cabeça iniciar-me nisto. Sempre achei fascinante e relaxante o simples facto de observar os pequenos a nadar, mas nunca pude iniciar nenhum projecto.

Volta e meia tive pequenos aquários de água fria, mas a coisa nunca correu muito bem. O ultimo penso ter sido de 10L (feito por mim) e tive lá um residente durante 3 anos.

 

Já há alguns dias que venho lendo vários tópicos no forum. Algumas ideias ficaram assentes, outras nem por isso, dai ter criado este tópico a pedir algumas informações e sugestões de como iniciar-me. De forma a ser mais fácil orientarem-me vou tentar sumariar os meus objectivos e as principais dúvidas.

 

O que tenho


Não tenho qualquer equipamento e experiência para o que quero fazer. O pouco que sei aprendi ao longo da ultima semana a ler o forum.

 

 

O que (eu penso que) quero

 

Bem queria um aquário grande, vivo, colorido e com bastantes peixes de água quente (20/25).

Aqui o "grande" e o "bastantes peixes" é relativo, porque vai depender do que estou disposto a comprar. Já li que deve ser 1L de água por cada Cm de peixe adulto. Penso não poder comprar algo com mais de 60/70Cm, por questões monetárias e também porque acho que sendo maior e sem experiência nenhuma no assunto, vou acabar por cometer erros dispendiosos... e os peixes nadam na água, não em dinheiro! :tongue:

 

Queria também que o aquário fosse relativamente low profile. Não queria muitos tubos e outro coisas penduradas a volta do aquário. Penso que isto me obriga a usar filtros internos, mas não sei se para um aquário de 60L é recomendado. O que me podem dizer neste sentido? Para um aquário de 60/70L um bom filtro interno é insuficiente?

 

Depois também gostava de ter plantas naturais. E aqui acho que ainda complica porque ainda sei menos sobre isso que os dos peixes e as dúvidas são muitas...

 

Relativamente aos peixes... ainda não sei muito bem que espécies irei colocar, mas algo tipo 2/3 mini cardumes e alguns pares de outras espécies.

Terão é certamente que ser pequenos se quero realmente meter os 20/25 peixes! :tongue: Basicamente não queria era um peixe ou dois maiorzinhos e depois ser obrigado a deixar o aquário assim quase "vazio", mas também muitos demasiados pequenos e parece que não tenho lá nada... Pronto acho que vocês percebem... Aceito sugestões relativamente a isto.

 

Principais dúvidas

 

Plantas

  • O quão difícil é manter um aquário com plantas naturais?
  • Que tipos de plantas são mais resistente e aconselhadas para iniciantes?
  • Que tipo de base (substrato) devo usar para o tipo de plantas indicadas na resposta anterior?
  • Para plantar as plantas, seria colocar o substrato, a areia/areão e prender ligeiramente as plantas abaixo da areia?
  • Se optar por plantas artificiais para além de diminuir a possível estética visual do aquário também estarei a diminuir a qualidade de vida dos peixinhos?
  • O Co2 é obrigatório para plantas naturais?

 

Peixes

  • Gosto de guppys, mas pelo que fui lendo apercebi-me que são tipo coelhos... É boa ideia ter um grupo apenas de machos ou fêmeas?
  • Que espécies tipo guppies (com caudas +- largas) existem e que possam conviver juntos?

 

Aquário

  • Qual o preço médio de um aquário de 60/70Cm? Vi numa grande superfície um Bermudes 60 (60x30x42) com filtro e termo a 89€. Seria bom negócio?
  • Que filtro silencioso e eficiente recomendam para um aquário de 60/70Cm?

 

Manutenção

  • Algas... não sei porquê tenho medo das algas! :confused4: Já fui lendo que aparecem essencialmente por problemas relacionados com a exposição solar/iluminação excessiva ou qualidade da água. Existe alguma forma de montar um aquário à prova de algas? Se logo ao inicio surgissem algas acho que ia desesperar...
  • Como manter a água cristalina? É apenas trabalho de um bom filtro? Preciso de produtos químicos?

 

Outras questões

  • Usam alguma base entre o aquário o a base/móvel onde o aquário esta colocado?
  • De material usam para forrar a parte de trás do aquário? Alguma película aderente colorida?
  • Um móvel do ikea aguenta com um aquário de 60/70Cm? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

 

Assim de momento era isto... é já não é pouco! biggrin.png' alt=':biggn:'>
Se houver alguém com paciência e pudesse responder a algumas dessas questões ficava agradecido.

 

Vou dar uma volta para ver mais algumas coisas, sondar preços e assim.

 

Já agora se souberem de alguma loja por Aveiro que tenho material e seja especialista em aquariofilia era porreiro.

 



Abraços.

 

EDIT: acho que me enganei a colocar este tópico, era no de cima, se depois puderem mover, para não ficar perdido. obrigado

Editado por patcruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho lido e continuarei a ler... realmente há muito para aprender!

Apenas fiz o post porque a informação começava a ser muita :fart004: e já não me estava achar incapaz de seguir com a ideia para a frente.
​Em dialogo fica sempre mais fácil de assentar ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu conselho para quem vai iniciar é primeiro que tudo, mesmo antes de começar a comprar o material, até mesmo antes de comprar o aquario, é pensar que tipo de aquario prentende, para que tipo de peixes e/ou plantas. E então avançar com o projecto, mas com calma e com as coisas bem pensadas. Sem pressas se chegar ao objectivo.

Para isso aconselhava-te a dares uma leitura nesta parte do forum http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=393 e aqui também http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=100. E então começares a pensar o que queres fazer ou para que estas preparado.

Mas não te preocupes que a malta vai-te ajudando no que podermos.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou tentar te ajudar um pouco, começando pelo mais evidente.

 

1- Se o teu orçamento é bastante limitado convém teres ideia do que desejas ter...

 

2- Raramente os kits de aquário são bem equipados e valem a pena, seja por causa do filtro, iluminação, ou qualidade (beleza) do aquário.

 

3- Convém também saberes qual o pH da água da tua zona, pois isso pode ser um factor de instabilidade sobretudo quando gerido por pessoas ainda pouco experientes, como é o teu caso.

 

4- Existem imensos tipo de layouts de aquários, com plantas, sem plantas, com substrato, sem substrato, com areão, sem areão, etc, mas no meu entender o que deve restringir o layout deve ser a relação entre as necessidades dos peixes que queres e as capacidades dos equipamentos que podes ou não adquirir.

 

5- Aconselho a quem começa no hobby, começar com baixas expectativas, no que toca a peixes e plantas. Porquê baixas expectativas??? porque se pensarmos que algo tem o potencial de correr mal com os peixes e com as plantas, provavelmente vamos procurar peixes mais resistentes e plantas de fácil manutenção. E a verdade é que vais cometer erros, todos nós cometemos, uns mais que outros, mas todos acabamos por o fazer, e quando o fizeres a escolha de espécies mais resistentes, poderá manter o hobby vivo.

 

6- Em termos tecnicos diria que para uma aquário pequeno com aspecto limpo de de baixo custo, nada como mandar fazer um aquário de medidas standard colocar um filtro de mochila e arranjar uma calha decente corresponde às necessidades de luz da plantas que colocares. Hoje em dia para um aquário de 60cm com equipamento, fauna e flora podes gastar cerca de 200 euros para teres tudo bonito, funcional e digno de te sentires orgulhoso.

 

7- Muita gente usa moveis do ikea para suportar aquários, a questão é qual aquário e qual móvel. Depende muito, pode ser necessário reforçar o movel.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários.

Andei a ler os tópicos que foram indicados e as vossas recomendações com atenção e penso ter as ideias mais ou menos assentes, no entanto, se disser disparates corrijam-me por favor.

Quer pelo orçamento reduzido (cerca de 200€ e mais uns trocos), quer pela falta de experiência, penso que terei de ficar-me pelo "low tech" com flora de baixa exigência para poder poupar nos substratos e fertilizantes e evitar complicações.

 

Quanto à fauna não estou muito preocupado neste momento. Queria ter o aquário montado, ciclado e com as plantas verdes de boa saúde. Apesar de haver gostos pessoais por determinadas espécies, irei escolher a fauna que se enquadrar nos níveis de ph que resultarem no aquário montado. Acho que prefiro ter um peixe que gosto menos do que peixe que gosto morto.

 

Agora precisava era de partir para a compra do equipamento...
Aqui em Aveiro a coisa está preta! Só conheço uma loja no Glicinias e só tem kits fora das dimensões que queria e não tem plantas. Andei a pesquisar sites de venda online (existentes aqui no forum) e encontrei alguns a vender aquários simples. Estava a pensar em mandar vir o seguinte material:

Aquário simples 80x35x45 - 126L brutos com vidro de 6mm sem calhas

Aquecedor Eheim Jager 150W
Filtro Eheim Liberty 2042

Iluminação calha em led, 120led/m da trukesfishes (aqui é onde tenho dúvidas existe algo mais barato/eficiente?).

 

Preferia comprar por Aveiro, mas provavelmente vou mandar vir pela Internet isso.
Se souberem de alguma loja agradeço.

 

Alguma sugestão?

Editado por patcruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma zona (distrito) e ando à procura do mesmo e tenho os mesmos problemas que tu.

Não sei de nenhuma loja específica para aquariofilia. O equipamento para comprar online penso que não ficas nada a perder, mas depois na compra da fauna seria sempre importante ter uma loja perto e que dê-se confiança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma zona (distrito) e ando à procura do mesmo e tenho os mesmos problemas que tu.

Não sei de nenhuma loja específica para aquariofilia. O equipamento para comprar online penso que não ficas nada a perder, mas depois na compra da fauna seria sempre importante ter uma loja perto e que dê-se confiança.

 

Já troquei alguma impressões na loja do Glicínias e foram bastante atenciosos... mas a nível de material e flora está um pouco aquém...

Encontrei um tópico já antigo onde indicavam algumas lojas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=156053 mas aparenta estar algo desactualizado.

 

Ainda só tive oportunidade de me deslocar à Equidog, mas segundo me disse a funcionária deixaram de ter material de aquariofilia vai para mais de um ano.

 

By the way, tenho um grande amigo que é de Vale de Cambra! Cumprimentos para ai! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente a que tem no Glicínas é a ZooFeira que também tem umas 2 aqui pela zona. O problema é que pelo que já andei a verificar não tem empregados que sejam muito qualificados para a área, mas falo apenas pelas vezes que fui lá e tentei tirar algumas dúvidas. Acho que em termos de material existe muita coisa online e ai podes escolher o que achares melhores, em termos de flora pelo que vou lendo por aqui a aquaeden é muito boa, depois em termos de fauna é que é a parte mais complicada.

Na zona não sei bem o que aconselham.

Verifiquei o tópico mas não conheço nenhuma das lojas.

 

Cumprimentos recebidos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, sou de coimbra, se quiseres combinar um cafe, e falar sobre um assunto, estás à vontade.
vês os meu aquário, e tento de ajudar no que precisares. um abraço e bem vindo ao mundo dos aquariofilistas :)

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.