breviis e compatibilidades


Recommended Posts

boas

 

sera que da para juntar os conchicolas brevis com os brichardis ja que sao anbos do tanga? e ja agora que especies outras poderei juntar com eles tendo em conta que deveram ser do mm biotopo e n queremdo sobrepopulacinar o meu aqua de 200 Litros ?eu estava a pensar em peixes a atirar para o preto ou azul para contrastar com o branco.

 

peço desculpa pela pergunta tao basica mais pesquisei no forum e n encontrei nenhuma resposta concreta.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

peço desculpa pela pergunta tao basica mais pesquisei no forum e n encontrei nenhuma resposta concreta.

abraços

Respostas concretas nunca irás encontrar, apenas opiniões, umas mais certas que outras de pessoas mais ou menos experientes na matéria :lol:

 

Ja que estamos a falar de oponiões, a minha é que não deves colocar o brichardis com os brevis, por duas razões: a 1ª porque são muito agressivos e a 2ª porque é um peixe demasiado vulgar :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tambem não os misturava...Embora os brevis sejam bastante corajosos para o seu tamanho, os brichardis quando formam casal e começam a procriar(o que é quase inevitavel, a ponto de se tornarem uma praga :lol: ), o seu comportamento torna-se quase selvático, agredindo quase tudo o que mexe...Ainda por cima após a 1º ninhada os irmãos mais velhos irão cuidar dos seguintes e por aí fora, o aquário vai ficando só para eles, a não ser... que os seus companheiros de aquário sejam igualmente robustos, tenho uma ninhada de cerca de 50 alevins de uma espécie com que os brichardis não fazem "farinha":Telmatochromis Dhonti, mas se calhar em vez de um aquário terias um campo de batalha...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok entao pelo que entendi brichardis e mau nº devido a sua agressividade. entao gostaria que me aconselhassem peixes para colocar com os brevis ja que gostava de ter conchicolas misturados com nao conchicolas. gostava de apostar no comportamento deles mas tb na beleza querendo algo a atirar para os pretos e azuis como ja disse.

 

a minha ideia sera num canto do aqua colocar um espaço aberto com as conchas no fundo e no outro canto colocar pedras o que acham?

 

gostava tb que me dessem sites onde possa saber mais sobre os brevis e os restantes peixes que me aconselhem.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok entao pelo que entendi brichardis e mau nº devido a sua agressividade. entao gostaria que me aconselhassem peixes para colocar com os brevis ja que gostava de ter conchicolas misturados com não (palavra corrigida) conchicolas. gostava de apostar no comportamento deles mas também (palavra corrigida) na beleza querendo algo a atirar para os pretos e azuis como ja disse.

 

a minha ideia sera num canto do aqua colocar um espaço aberto com as conchas no fundo e no outro canto colocar pedras o que acham?

 

Cypricromis ou Paraciprichromis :wink:

Se vais optar por duas zonas distintas podes optar por uma espécie de Julias que vão ocupar o espaço rochoso.

gostava também (palavra corrigida) que me dessem sites onde possa saber mais sobre os brevis e os restantes peixes que me aconselhem. abraços

 

Essa questão é desnecessária, o GOOGLE É O MELHOR SITE DE AQUARIOFILIA :)

 

CUMPS

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde ja obrigadissome pelas dicas vou começar de imediato a pesquizar sobre eles, outra coisa que os Cypricromis quer os Paraciprichromis quer os Altolamprologus e os julis sao tudo especies que me vao povoar o espaço rechoso certo? os brevis vao ficar com o cantinho deles para formarem a sua colonia. outra pergunta quantos julis deverei ter para que eles possam viver em comunidade e quantos mais peixes para alem dos brevis poderei ter ja que o aqua n e mt grande apenas 100/40/50 200l teoricos.E a nivel de dureza e de ph quais sao os melhores valores?

 

quero frizar mais uma vez que gostava de contar com a vossa experiencia principalmente em relaçao a compatibilidades quer em relaçao a parametros de agua apesar de me ir imformar bastante antes de dar o 1º passo

 

abaracos e mt obrigado pelas dicas

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estou neste momento a montar um aqua muito parecido. Tem apenas menos 10cm. Ou seja 90x40x50. O aqua já está semi populado, sendo ocupado por 4lamp.leleupi.

O resto da população ainda está por vir. Estava a pensar em altos e um casal de brevis ou simillis.

 

Que dizem?

 

PS: Five, desculpa ter postado no teu topico para falar dos meus problemas, mas a solução aos meu também podem vir a ser a mesma que aos teus!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

os Cypricromis quer os Paraciprichromis quer os Altolamprologus e os julis sao tudo especies que me vao povoar o espaço rechoso certo?
Não, os Cyprichromis e Paraciprichromis habitam a parte intermédia ou mais acima do aquário, ao contrário das "Júlias" que são rockdwellers, habitando zonas rochosas no fundo do aquário. Quanto aos Altolamprologus

habitam zonas intermédias do lago, onde acaba a area rochosa e começa a zona arenosa.

julis deverei ter para que eles possam viver em comunidade

Se fosse eu optava por um grupo de 6 Juliochromis Transcriptus, pois são os mais pequenos e na minha opinião os mais interessantes(já tive 2 criações :roll: ).

Parametros ideais da água:

Temperatura-26º / PH-8.6 a 9.4/ GH-10,12/KH-15,18

Quanto á população, tem atenção porque os Altolamprologus são excelentes caçadores de alevins das outras espécies...E se forem os A.Comprissiceps penso que serão demasiado grandes para 200 litros.

Eu apostava nos Neolamprologus Caudopuntactos, são muito bonitos...

Mas isso já são gostos pessoais :(

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

paulo n ha prob nenhum em usares o meu post ate me estas a ajudar pois poderas ter duvidas que me venham a ajudar.

 

estoua a pensar em colocar os cipricromis e os altolamprologos o que acham?e quantos machos e femeas deverei colocar de cada especie ?

 

a minha pergumta em relaçao aos julis n era para os julis mas sim para os brevis quantos brevis deverei ter e quantos machos e quantas femeas?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

estoua a pensar em colocar os cipricromis e os altolamprologos o que acham?e quantos machos e femeas deverei colocar de cada especie ?

 

a minha pergumta em relaçao aos julis n era para os julis mas sim para os brevis quantos brevis deverei ter e quantos machos e quantas femeas?

 

Se fosse eu não colocava os altolamprologus.

Os brevis colocas os que quiseres, se forem jovens não consegues distinguir.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os altolamprologos vao ser agressivos com os brivis e com os cipricromis? ou e mm so por causa dos alevins se for por causa disso ate me da jeito ter um peixe que comtrole a populaçao. e que eu gosto mm mt dele.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O problema dos altos penso que seja apenas de controlo de população!

Para o teu aqua eu colocaria 4altos, 3femeas e 2machos de brevis e um macho e quatro femeas de cyp.lept.

 

O problema seria o investimento...Tanto os cyp. como os brevis para virem sexado terias de comprar semi adultos (uns 10euros cada brevis e 15 cada cyp.), os altos poderiam ser juvenis...mas mesmo assim não são muito baratos...

 

Para decoração o ideal seria um conjunto de rochas grande ao meio ou dois mais pequenos em cada ponta e no meio seriam apenas conchas (acho que dois montes seriam melhor).

Desta forma acho que conseguirias dar habitat a cada uma das especies.

Os altos as rochas, os brevis as conchas e os cyp em todo o aqua na coluna de agua.

Só não faço isso no meu porque tenho lá os leleupi! E em vez de cyp metia umas xeno. papilo.

 

Pessoal, que me dizem de colocar xenothilapia papilo no meu? Ficava com as xeno, os 4leleupi e um casal de conchicolas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu estava a pensar em colocar num lado rochas e no outro conchas mas realmente a ideia do amigo paulo_lourenço pareceu me mt boa e acho que vou mm optar por essa soluçao ja que pelo que entendi ninguem se vai meter com os brevis e era essa a minha preocupaçao.

 

ja agora neste momento a agua da minha torneira sai com pH 7.4 e GH-2 o que e que acham que deverei fazer para subir os pH e a dureza, eu estava a pensar em colocar uma mistura de areia (que e a que esta montada agora no aquario) com ai uns 10 quilos de areao coralino esmigalhado, o que acham?

 

abraços e mt obrigado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora neste momento a agua da minha torneira sai com pH 7.4 e GH-2 o que e que acham que deverei fazer para subir os pH e a dureza
Bicarbonato de sódio. Vai colocando num garrafão até atingir os parâmetros desejados. Depois, já sabes qual a quantidade que precisas nas TPAs.

 

eu estava a pensar em colocar uma mistura de areia (que e a que esta montada agora no aquario) com ai uns 10 quilos de areao coralino esmigalhado, o que acham

 

No teu lugar, não gastava dinheiro no areão coralino. A areia da praia tem um óptimo efeito estético e algum efeito tampão

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Penso que a principal razão para os Altolamprologus não devam coabitar

deve-se ao facto da grande diferença de tamanho entre ambos

(excepto os A. "Sumbu Shell"), embora os Altoprologus não sejam muito agressivos são predadores natos, aliás a sua forma corporal é destinada a esconder-de em espaços nas rochas á espera que algum peixe pequeno passe perto da sua boca...Este Ciclideo não entra em lutas desnecessárias,

quando é atacado não entra na luta boca com boca , tão caracteristica dos ciclideos, mas dá o flanco para que o opositor o morda, mas devido ao seu formato oval não custuma sofrer grandes danos, assim come os alevins dos outros enquanto leva porrada em vão. ;)

Quanto ás Xenothilápias, é uma espécie que nunca tive, nem conheço quem tenha, mas aparentemente parecem-me muito frageis para conviver com os N. Leleupi, mas ás vezes as aparencias iludem....

Quanto á areia coralina não estou de acordo com o membro Paulo Duarte:

A Areia da praia pode ser util em termos de estética e de recriar o mais possivel o Habitat , mas como Buffer vale pouco mais que 0 , a minha opinião seria colocar uns 4 cm de areão coralino por baixo e outros 4 cm de areia de praia por cima, até podes não colocar areão coralino junto aos vidros para só para ver se a areia da praia cheers

Cumps

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu neste momento n tenho areia da praia mais sim areia de rio pois tenho oscars que estou a tentar vender para colocar estes novos habitantes. acham que deva retirar esta areia e colocar areia da praia juntamente com areao coralino? noutro aquario ja usei areao coralino com excelentes resultado e vou mm optar por essa soluçao para n ter que estar sp a gastar dinheiro em buffers quanto faço TPA's. quanto aos altulamprologos tb acho que o meu aquario e pequeno para manter 4 como disse o amigo paulo_lourenço por isso acho que vou colocar so dois. em relaçao aos brivis acho que vou colocar 2 machos e 4 femeas e um macho e 4 femeas de cyp. lept. o que acham?

 

os 10 quilos de areao coralino deve chegar para me manter o ph e durezas estaveis em valores bons para eles, o que acham?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu não tenho experiencia com areao coralino...utilizo o mesmo metedo que o paulo duarte.

E acho que é bastante bom e facil! E alem disso, bicarbonato de sodio é facil de arranjar! Em qq farmacia ou até hipermercado há disso!

 

Quanto às xeno, acho que não teram problema! Pelo que li num site de xenos a papilo parece ser agressiva. E bem territorial! O problema é arranja-las!

 

Os altos protegem-se muito nas rochas, se houver uma distancia de segurança entre as conchas e as rochas, penso que não haverá grande problema! Penso...

Além do mais, em caso de algum perigo os alevins vão para as conchas, onde estaram em segurança. No entanto, rapidamente devem passar para um aqua à parte!

Porque, na minha opinião, os maiores problemas surgirão quando eles começarem a passear pelo aqua!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os 10 quilos de areao coralino deve chegar para me manter o ph e durezas estaveis em valores bons para eles, o que acham?

Nem penses :!:cheers ,Mesmo com com areão coralino e com pedras calcareas , com agua a sair da torneira a 7.4 o que podes atingir são os 7.8...Não quer dizer que eles não consigam sobreviver, mas para estarem no seu auge , a mostrarem todas as suas bonitas cores e a reproduzirem

devias pensar num PH a partir de 8.6. Eu consegui e a água da minha zona sai da torneira a 6.6 ;) : Tens de usar , tal como disse o Paulo

Bicarbonato de Sódio que se vende na farmácia e é barato( 450 gramas a 1.44 euros que dá para mais de 1 mês), para subir a dureza á quem utilize junto com o bicarbonato de sódio o Sulfato de Magnésio, só que ainda não consegui achar na farmácias...

E é claro em todas as tpas tem de misturar na água nova o bicarbonato

antes de ir para o aquário, com o mesmo PH da que lá estava, faz a esperiencia como disse o Paulo.

Quanto a comprares os peixes já com tamanho para distingir o sexo,não é facil de encontrares e para além do mais muitas espécies do Tanganyika

não apresentam diferenças sexuais obvias... mas se achares adultos leva a carteira bem recheada de euros :lol:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok entao eu vou optar pela soluçao do areao coralino associado ao bicarbonato de sodio que uso tb para fazer o CO2 para o meu plantado

 

ja agora voces acham possivel injectar CO2 no aqua para poder manter umas valisneria e umas anubias e uns fetos de java a manterem a oxigenaçao do aqua sem baixai o pH? ja que o aqua esta no meu quarto e a noite n podera haver bonbas a fazer barulo, logo tenho que por a plantas a bonbar bem O2 para os peixes n sofucarem

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora voces acham possivel injectar CO2 no aqua para poder manter umas valisneria e umas anubias e uns fetos de java a manterem a oxigenaçao do aqua sem baixai o pH?

 

Queres injectar CO2 para oxigenar melhor a agua :?: Sem baixar o ph :?:

 

Não te preocupes. Para essas plantas e desde que não tenhas uma quantidade astronómica o CO2 existente chega perfeitamente para elas crescerem e bem...garanto-te! :?:

 

Quanto à oxigenação da água, o melhor é mesmo ter bastante corrente na superficie da água e o aquário ser destapado. Assim promoverás melhor as trocas gasosas com o ar :?:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho que injectar CO2 só te iria prejudicar!

Até porque o problema que poderás ter é excesso de CO2 e nitratos, porque estes meninos comem bastante bem e, por norma os aquarios não estão muito plantados.

A valisneria é boa ideia, assim como salvinia. São plantas que cortam bastante bem muito dos nitratos que tens na agua!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ciclideos é mesmo só sul americanos, mas como vi injecção de CO2 resolvi vir cá dar um saltinho.

 

Em principio como ja disseram o CO2 existente na agua em equilibrio com a atmosfera chega perfeitamente para essas plantas. Alias...as valisnerias tambem conseguem consumir carbonatos como fonte de carbono...talvez devido ás aguas de onde são originarias serem pobres em CO2 e de pH extremamente elevado.

Para conseguires O2 suficiente, ainda por cima para peixes desse tamanho e portanto com altos consumos de oxigénio, irias precisar de muitas plantas a bombar e normalmente plantas de crescimento rápido. Não há muitas plantas que gostem disso (num aquario normal, ja vi um totalmente plantado com pH elevado mas precisava de uma manutenção brutal) e que nao sejam as flutuantes...mas essas nao te fazem dissolução de O2 na agua.

Precisiarias ainda de iluminação elevada o que num aquario de ciclideos tende a levar a infestações de algas devido á grande quantidade de comida que consomem.

 

Portanto, o melhor mesmo é continuares com a bomba de ar...talvez haa mais silenciosas ou colocar powerheads com entrada de ar por venturi ou mesmo daqueles motores (acho que são da hagen) mesmo só para fazer aeração. Como estas duas ultimas trabalham dentro de agua são silenciosos.

 

Espero ter ajudado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Five pra one

Penso que deves ter em conta que 1 aquário de Ciclideos Africanos dos lagos foge um pouco ao conceito que a maioria das pessoas em geral e

de muitos dos nossos companheiros dos plantados e de quem tem semi-plantados com peixes comunitários.

Passo a explicar: O meio natural onde habitam estes ciclideos é de forma geral agreste devido á elevada alcalinidade da água o que não permite

que muitas espécies de plantas consigam sobreviver, por isso plantas são mais um acessório para embelezar o aquário do que uteis para os Ciclídeos Africanos...A natureza do lago é austera , ou seja são recifes de calhaus de todos os tamanhos e formas, alternados com zonas arenosas,

1 cenário muito diferente dos rios amazónicos que os nossos amigos dos plantados tanto apreciam.

Por isso nos nossos aquários a beleza reside nos dos Ciclideos dos grandes lagos que são sem sombra de dúvida pelo seu comportamento e suas cores e formas os reis do aquário.

Tudo isto para sublinhar a excelente explicação dada pelo Pedro Alves em relação ás plantas, por isso injeção de CO2 e iluminações fortes são prejudicias aos nossos ciclideos.Saida do filtro apontada para a superficie(de preferencia em chuveiro) e uma power- head chega bem.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ja agora, em termos de equipa de limpeza, que animais e que podemos ter?

sera que se podem por uns camaroes negros, ou wood shrimp?

 

pomaceas ja vi num aqua de africanos e davam-se aparentemente bem.

 

e mais?

que peixes e que posso por de forma a que os vidros tenham um aspecto minimamente decente?

 

as pomaceas em principio tomam conta disso, mas pronto.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais