breviis e compatibilidades


Recommended Posts

Na minha modesta opinião 3 espécies é o suficiente! Vais poder observar 3 diferentes comportamentos e ficar fascinado! Se exagerares no numero e espécie de peixes, se calhar, já não vais ver nada tão interessante...

Ora aí está...curta e grossa.

Subscrevo na totalidade :lol:

Penso que devemos definir o que queremos :lol::wink: um aquário equilibrado ou uma salada de grelos fight:roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parece-me que o aquário está a ficar mais bem definido. Estou a gostar do rumo que está a levar.

No outro tópico disse que achava que não se deviam meter cyprichromis leptosomas em aquarios pequenos, mas não invalida que os tenhas, e provavelmente até terás reproduções. É só uma questão de gosto.

Quanto às xenotilapias, acho que não podemos classificar como de areão aberto. Gostam bastante de viver perto de rochas, de tê-las como abrigo (se as rochas tiverem um casal de jullies ou leleupis é capaz de dificultar as coisas).

No lago tanganyika há muitos tipos de peixes: os conchicolas, os das rochas, os de águas abertas, e isso tudo. Mas não podem desejar te-los todos num aquario de 1metro, senão caem na tentação de, quando tiverem um aquario de 2metros meterem tanganyikas de um canto, no outro uns escalares com um leito de folhas e talvez umas pedritas de sal pelo meio!

Esse aquario dá para fazer uma coisa muito interessante, mas tens que ter em conta o tamanho do aquario. Eu apostava nas duas espécies: jullies e uns conchicolas. São peixes muito diferentes na forma e comportamento. Só não garanto que as julias não façam umas emboscadas às conchas com ovos... é um risco que pode ser minimizado com a decoração, criando barreiras que ajudem os conchicolas a defenderem-se.

abraços

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem face aos posts aki escritos acho que vou mm optar pela jullis pelos brevis e pelos leptosa. tenho pena de n poder ter os leleupi mas pelos vistos sao mt agressivos.tb adoraria ter os altus mas ja vi que n poderei ter leptosas e altus, e como os leptosas sao mais coloridos secalhar opto por eles.

 

em relaçao ao nº de peixes estou a pensar em 5 brevis e 5 jullis. 1 lept. macho e 3 femeas ou em alternativa apenas dois altulamp. calvus. o que me dizem?

 

bem agora perguntas em relaçao a desposiçao da decoraçao.

 

entao vao ficar as conchas a um canto e a minha duvida e se coloco rochas apenas no chao ou se deverei fazer alguma altura de rochas. pelo que percebi os peixes deveram gostar de escavar os seus proprios buracos na areia, e assim colocando rochas apenas junto ao fundo permitia que eles escolhecem um sitio, escavassem um boraco e ali ficassem, o que acham?. como deverei fazer a barreira para a zona das conchas? pensei em colocar pedras um pouco mais altas com uns fetos de java no topo de forma a cortar um pouco o contacto visual e a ficar um ar natural; o que acham?

 

quero ainda sublinhar que n quero fazer um aqua de modo nenhum superlotado, onde eu possa observar os conportamentos que deverao ser fascinantes, de modo a poder comparalos com os dos ciclideos americanos que tb mantenho. pesso desculpa por tanta ignorancia mas como ja disse n e nada facil encontrar informaçao, e acho que este topico veio contribuir mt para o aumento da mesma.agora percebi que jullis e leleupis juntos n da bom resultado mas quando fiz a minha pesquiza sobre tanga esses foram os peixes que mais me saltaram a vista e que ficavam pequenos pois sei que o meu aqua n e nada espaçoso.

 

SO UMA ULTIMA PERGUNTA IMPORTANTE: onde posso arranjar conchas para os brevis. vi que o joalmag mantem uma comunidade de conchicolas num aqua de 60 L com conchas mt giras. onde as arranjaste?. AH e ja agora que dimensoes deveram ter para albergarem bem um brevis adulto?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SO UMA ULTIMA PERGUNTA IMPORTANTE: onde posso arranjar conchas para os brevis. vi que o joalmag mantem uma comunidade de conchicolas num aqua de 60 L com conchas muito (palavra corrigida) giras. onde as arranjaste?. AH e ja agora que dimensoes deveram ter para albergarem bem um brevis adulto?

 

Comprei-as num horto, mas actualmente não tenho visto por lá conchas iguais :wink:

Relativamente ao tamanho, sinseramente não sei como se medem as conchas :wink: mas se forem um pouco maiores que as do caracois portugueses servem perfeitamente :wink:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SO UMA ULTIMA PERGUNTA IMPORTANTE: onde posso arranjar conchas para os brevis. vi que o joalmag mantem uma comunidade de conchicolas num aqua de 60 L com conchas muito (palavra corrigida) giras. onde as arranjaste?. AH e ja agora que dimensoes deveram ter para albergarem bem um brevis adulto?

Eu comprei as minhas onde menos esperava... nos chineses :wink:

Saquitos a 75 centimos se não me engano, com 4 conchas "viáveis". 7,5€ e tinha a festa feita.

 

Só têm um problema menor... são perfumadas, mas nada que umas boas lavagens e uma semana de tanque de autocolismo não cure :wink:

Não tive baixas nos conchiculas a não ser um que violou o espaço das julies e elas não lhe perdoaram.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem estou a pensar comprar as minhas conchas numas banquinhas que ha no cabo espichel eles la so vendem conchas marinhas mas eu vou tentar comprar umas que se pareçam o mais possivel com as de aqua doce.

 

eu quero agora e opinioes e exclarecimentos em relaçao a decoraçao(rochas so no fundo ou amontuado de rochas?)

 

acham que o nº de peixes que disse esta aceitavel? sera que posso por mais ou pelo contrario terei que diminuir o nº de peixes a colocar?

 

terei de colocar os brevis, e posteriormente as jullis, todos de uma vez so para que eles possam definir logo a partida territorios? ou posso colocar um ou dois de cada vez?.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aquário coloquei tudo ao mesmo tempo.

 

Havendo uma zona de rochas as julies vão logo para lá.

O que fiz foi meter a rocha de um lado e as conchas no lado oposto. Na zona central tenho as plantas.

 

As julies portam-se bem mas se um dos conchiniculas invadir o território delas, leva para contar. E claro... um peixe de 5 cm dar uma "trombada" num de 3cm faz logo mossa :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde ja mt obrigado a todos os que aki postaram fizeram desde topico tam interçamte quanto ficou, queria tb agradecer a todos voces por me terem prontamente prestado os esclarecimentos devidos .

 

o resultado do aquario vai ser 5 jullis, 5 brevis, 2 altus (white).

 

a decoraçao vai ter um canto para os conchicolas e o restante do aqua com pedras e na zona entre conchicolas e jullis vai ter algumas plantas para definir territorios.

 

agora so vou ter que me entender com o meu irmao (o membro esgalha)em relaçao aos oscars que estao neste momento no aqua, pois ainda n sabemos se os vendemos ou se ficamos com eles mas num aqua maior.

 

abraços e mais uma vez mt obrigado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem numa altura em que ja pensavamos ter encerrado este topico eis que me surge mais uma duvida de compatibilidades.

 

sera que poderia por uma zona rochosa central e duas colonias de conchicolas, uma em cada canto, sendo uma de 4 multi e a outra de 4 brevis, ao centro 4 jullis e a superficie 2 altus.

 

acham que podera ser???

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"bem numa altura em que ja pensavamos ter encerrado este topico eis que me surge mais uma duvida de compatibilidades."

 

Garanto que as dúvidas vão vir depois de teres o aquário montado e com os peixes, agora são só dúvidas existenciais :lol:

 

Quanto à pergunta em si, o que eu acho é que as duas colónias de conchícolas não vão ter problemas, no que respeita às julias já tenho as minhas dúvidas :lol::lol: depois de várias experiências que tenho feito com quase todos os conchículas chego sempre à mesma solução: os conchículas devem estar sozinhos :twisted: ou são muito timidos e pequenos e então os seus comportamentos são tudo menos naturais e sempre com medo dos outros habitantes, ou são demasiado agressivos e grandes e matam tudo o que se aproxima provocando o caus no aquário.

Já tive ocellatus e similis no mesmo aquário (60L) e com um pouco de paciência e alterações de layout consegui mantê-los em armonia (não foi fácil) no entanto acabei por retirar um deles porque achava que estavam demasiado apertados e como se sentiam ameaçados de parte a parte, os ocellatus comiam os alevins pouco tempo de pois de nascerem :lol:

Os conchículas devido ao seu temperamento muito vincado ou dominam ou se deixam dominar e desistem de viver (não reproduzem, por vezes não comem, etc...)

A minha opinião é colocares uma/duas espécies de conchículas e observares como se dão, depois colocas as júlias e se vires que o comportamento dos conchículas mudou ou que de certa forma são encomodados ou ameaçados e não conseguem controlar a agressividade das júlias, tiras as júlias como é obvio. A aquariofilia é mesmo assim :lol:

Um aquário bem equilibrado mesmo com poucos peixes é bonito, um aquário com peixes a nadar de qualquer jeito é factor desmotivante para qualquer pessoa, sem interesse nenhum :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

claro que estou a pensar em colocar primeiro os conchicolas e como o aqua ja e um aqua bem maturado ate vou e colocar logo os brevis e os multi todos de uma vez so, n havendo perigo para o filtro biologico e permitindo assim que eles escolham logo os cantos que mais gostam, apesar de eu colocar num canto conchas maiores e no outro conchas mais pequenas , assim peso que os brevis que sao maiores se iram dirigir para as conchas maiores e os multis que sao mais pequenos iram para as conchas mais pequenas(e claro que n e certo) . quanto as jullis vou ter uma zona rochosa delimitada por algumas plantas de modo a fazer territorios distintos e as jullis n irem para o lado das conchas nem os conchicolas para o lado das jullis. o que dizem?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais