::EndorFeena:: Projecto Discus 300 lts


DMACHADO

Recommended Posts

  • 4 semanas depois...
Começa a ser possível ver alguma estabilidade.
Entre dia 29 de Maio:
DSC03293_zpsec80d354.jpg
...e dia 9 de Junho, a explosão das lótus, das ludwigias e da hygrophila foram incríveis. Nesta semana tive de "desflorestar" e não podar! Fez-me lembrar o aquário antigo!
DSC03306_zps089e0926.jpg
Entretanto os discus estão de boa saúde, e os seus vizinhos ramirezi também andam entretidos a explorar o aquário.
DSC03294_zps29b1f2ef.jpg
DSC03297_zpscba1f37f.jpg
Tenho planorbis azuis, brancos, vermelhos, dourados, leopardos e castanhos quase pretos, todos com as cascas perfeitas, graças ao cálcio das rochas.
Como o aquário esteve quase 3 semanas sem TPA, aproveitei para medir os parâmetros antes de trocar cerca de 60% da água:

pH 7.0

GH 11
Kh 7.5
NO3 20
PO4 2.5
Alguma subida da dureza da água já seria de esperar, mas aqui o factor mais importante é a estabilidade do pH, a base do bem estar de todos os animais e mesmo das plantas.
Após a poda (carecada) o aquário ficou com este aspecto:
DSC03308_zps9c8887f8.jpg
O pequeno filtro 200l/h para distribuição do CO2 não estava a resultar e voltei a instalar a powerhead 700l/h, para garantir boa circulação e chegada dos nutrientes a todas as zonas do aquário. Vai-se notar de imediato na limpidez da água e mais tarde nas plantas que têm sinais de carência de carbono.
A limnophila aromatica adaptou-se e começa a crescer bem. As sagitarias, valisnerias, cryptocorynes wendtii e balansae também estão a dar sinais de adaptação.
O maior problema que existe neste momento são as blyxas, sofreram um impacto muito grande e estão com folhas pequenas e demasiado claras, veremos como se dão com a nova circulação de água. Falta ali um bom bocado de CO2, é certo, mas estou a apostar na emissão de CO2 do substrato que deve estar a começar a produzir efeitos.
A receita de CO2 de gelatina e arroz feita a 6 de Maio continua a produzir, apoiada por outra garrafa feita a 25 de Maio. Se conseguir cortar o fluxo nocturno, como estou quase a conseguir, uma garrafa de 3 em 3 ou 4 em 4 semanas poderá ser suficiente, veremos mais à frente.
A iluminação tem-se mantido nos 43W.
Continuo a afirmar - temos aquário!
  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas finalmente novidades frescas mas ja da para ver que vamos ter mais do mesmo um grande aquario.ja arranjei a terra de bonsai para o grande e ja esta a mineralizar o proximo passo vai ser o co2 caseiro.as sagitarias que me arranjaste cada vez mais bonitas ja estou a fazer a lista das plantas para a remodelacao.ja agora que altura de substrato fertil usaste? achas que dois sacos de 5 litros chegam o aquario tem 1 metro de comprimento por 40 cm de profundidade e a altura da areia de rio era so para ficar com uma ideia das quantidades.continua com estas brincadeiras para dar coragem a rapaziada.abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vamos lá a ver se isto estabiliza de vez, anda a melhorar lentamente, não quero perder as blyxas.

 

Dois sacos de 5L dão perfeitamente para esse aquário, espalhas o substrato no fundo, e em altura deve dar uns 3 cm à frente e uns 5cm atrás, talvez mais.

 

Usa areia de praia por cima, bem lavada e sem ser da mais fina, eu apanhei areia da zona da maré, com grão de 2-3mm. Isso adiciona cálcio ao aquário e estabiliza o pH.

 

Não é tanto coragem, é preciso conta e medida, e descontracção!

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo habitante, um checkerboard que começou a comer passado pouco tempo de entrar no aquário:

 

DSC03346_zpsa8218fc8.jpg

 

Entraram também 6 ottos para ajudar nas limpezas.

 

A luz está nos 35W, e as plantas agradeceram, nota-se que estão a reagir melhor. Coloquei um reactor de CO2 na saída da powerhead e agora tenho dissolução a 100%, além de que de noite armazena um pedaço de CO2 para o arranque matinal, espero que seja um bom progresso.

 

Veremos dentro de umas semanas.

  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo habitante, um checkerboard que começou a comer passado pouco tempo de entrar no aquário:

 

DSC03346_zpsa8218fc8.jpg

 

Entraram também 6 ottos para ajudar nas limpezas.

 

A luz está nos 35W, e as plantas agradeceram, nota-se que estão a reagir melhor. Coloquei um reactor de CO2 na saída da powerhead e agora tenho dissolução a 100%, além de que de noite armazena um pedaço de CO2 para o arranque matinal, espero que seja um bom progresso.

 

Veremos dentro de umas semanas.

Boas qual foi o reactor que puseste ? isto porque á umas semanas que ando com um diy e na ultima versão tenho uma seringa acoplolada ao powerhead mas já vi uns com umas ventoinhas que forçam a partir ainda mais o co2..... existe muita coisa no youtube mas nenhum com essas ventoinhas.....

Se tiveres algum desses com umas fotos que dê para tirar ideias era bom .....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, foi um com 3 bioballs, o de baixo:

 

IMG_0207.JPG:

 

Estão sempre umas bolhas de CO2 no topo, mas não sai nenhuma, ou seja, dissolve tudo, mesmo quando agito as garrafas e devia sair um turbilhão de CO2, nada.

 

Parece-me ser muito eficaz, com uma powerhead 700l/h, claro.

 

Abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desses já tinha visto no ebay são bem baratos e mais bonitos que a seringa que eu tenho, mas como os que eu vi vinham da china e eram tão baratos tive medo de ser um fiasco..... esse mais pequeno chega para o tamanho do teu aquario? a powerhead que estou a usar não e bem uma powerhead mas sim um filtro interno de 200L/H sem a parte do copo. Achas com 200L/H nao resulta é que uma powerhead maior no meu aquario fica pouco estetico.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eficácia acho que será perto de 100%, não vejo nada a sair, logo estará tudo dissolvido...

 

Sinceramente, acho que um filtro de 200l/h não tem força para rodar estas bioballs, a terceira do meu reactor quase nem mexe.

 

Deve haver outros modelos mais pequenos...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eficácia acho que será perto de 100%, não vejo nada a sair, logo estará tudo dissolvido...

 

Sinceramente, acho que um filtro de 200l/h não tem força para rodar estas bioballs, a terceira do meu reactor quase nem mexe.

 

Deve haver outros modelos mais pequenos...

Pois é que este filtro no chinocas custou-me 4 euros e uma powerhead com mais potencia e pequeno nao deve ser barato :) é o problema da troika nao desaparecer de portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um factor que sempre relacionei com boa dissolução/doseamento do CO2 são as partículas visíveis na água (não sei bem qual a razão). Sempre que a luz excede o que as plantas conseguem processar, aumentam as partículas suspensas.

 

Sempre que adiciono o CO2, e com mais CO2, dissolvido de melhor forma, as partículas visíveis diminuem consideravelmente, desaparecem até.

 

Foi o que acabou de acontecer com este reactor, o que indica dissolução a 100% ou perto disso. Além disso, armazena um pedaço do CO2 que era desperdiçado durante a noite, e ao arrancar com o fotoperíodo possibilita "carregar" mais um pouco a água com CO2, o que é excelente para as plantas.

 

Uma coisa muito positiva é que, mesmo agitando as garrafas e fazendo sair bastante CO2, o reactor parece dar conta da dissolução de tudo.

 

Logo, quando eu tiver a solenóide instalada e houver a descarga de CO2 na abertura da válvula, controlada por uma válvula de agulha, está-me a parecer que não vou ter desperdício de CO2, aproveito a produção da noite para o arranque do fotoperíodo.

 

já estou há mais de 1 mês à espera da válvula, só agora chegou a Portugal e esperemos que não pare para controlo aduaneiro, senão é mais um mês...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Há bastante tempo que acompanho os teus projectos, muito sinceramente, e já tenho pensado em usar a tua mistura de substrato para o meu comunitário por exemplo, e há meses que andava desejoso de fazer uma calha led como a tua, mas nunca consegui ir muito longe na minha pesquisa. Mas desta vez vou avançar porque estou a desfazer-me da bateria e vou optar por fazer algo assim.
Eu sei que tu já explicas no teu tópico, mas não entendi grande coisa, e por isso só te peço se tiveres algum tempito para passares aqui:
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221989
e dizeres algo, porque o que quero fazer é mesmo o que tens com controlador e tudo, por isso aguardo alguma resposta, depois de me encaminharem não vou ser grande chato.

Também aguardo actualizações acerca deste aqua (: e parabéns pelo blog, falta lá é mesmo um passo a passo para a calha xD

Obrigado e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Vou passar no tópico e dar a minha contribuição.

 

O aquário está a estabilizar, é muito exigente a nível de CO2, pelo menos enquanto o substrato não começa a dar a sua contribuição com CO2. As plantas já se adaptaram e estão bastante melhor, mas perdi as blyxas.

 

A luz direccionada dos leds não tem nada a ver com a de lâmpadas e o impacto é grande.

 

Estou a meio caminho de regular o CO2 de garrafa com uma solenóide, um dia destes dou notícias.

 

De facto há muito que não actualizo o tópico, seguem duas fotos do aquário (de telemóvel):

 

a6bb3964-b00c-4524-a9d2-d7cea407b201_zps

 

4745970e-b36f-4c1e-b60f-86f342704bfd_zps

 

Mal tire novas fotos com a máquina trato de as postar.

  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá ficam duas imagens de melhor qualidade.

 

20131024_235314_zps4f3229af.jpg

 

O casal de CPOs está a dar-se bastante bem no novo aquário:

 

20131021_220346_zps03b4e3fa.jpg

 

Cumprimentos a todos.

  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

desculpa o offtopic mas será que 40 w de leds de 1w (90-100 lumens cada) cada para um aquário de 150*50*50 dará para alguma coisa? ou será pouco? visto ter neste 40w e parece estar mais ou menos estável e bem bonito por acaso!

Abraço e força ai no aquário que tá brutal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não é off-topic.

 

LEDs de 1w no máximo dão bastante menos luz que LEDs de 10w a 30 ou 35%, que será perto da eficiência máxima.

 

Acho que poderão dar uma luz interessante se tiverem lentes... mas talvez LEDs de 3w sejam uma melhor opção...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Há muito devida, uma actualização com fotografias recentes:

 

IMG_0520_zpsc95c193c.jpg

 

IMG_0521_zps8ca897ff.jpg

 

IMG_0543_zpsf2844072.jpg

 

IMG_0546_zps5bacbdd3.jpg

 

IMG_0547_zps1121a3c8.jpg

 

Uma sagitaria e uma lotus a crescer pelos furos da pedra...

IMG_0552_zpsbf583e84.jpg

 

IMG_0554_zps4adf280a.jpg

 

IMG_0574_zpsa1bdf773.jpg

 

IMG_0575_zpse8f103d5.jpg

 

E por fim o novo sistema de CO2 com armazenamento nocturno que ando a testar:

 

IMG_0576_zps6835c8c0.jpg

 

Cumprimentos a todos.

  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o sistema de CO2 tem funcionado bem, armazena 1,5l de gás durante a noite, e utiliza-o na totalidade no início do fotoperíodo. Se tivesse 3 litros seria melhor. Se conseguir fechar a produção de CO2 durante a noite, apenas os "disparos" da válvula de segurança o irão encher, e nesse caso deverá ser suficiente.

 

Estou a começar a pensar que possivelmente este aquário precisa de pelo menos 300g de açúcar a fermentar com intervalos de 7 a 10 dias, a determinar futuramente. E isto com leveduras para álcool que aproveitam mais açúcar que as de padeiro.

 

Antes disso, quero corrigir o espaçamento dos leds (para corrigir as ligeiras "sombras" no meio e nos cantos - demora 1 horita a fazer isso) e, extremamente importante, corrigir o fluxo de água no aquário, o que ainda vai demorar. Tenho zonas com água mais parada e alguma cladophora, e também alguma acumulação de detritos, que me andam a aborrecer.

 

Vou passar o sistema de Co2 para o lado esquerdo a alimentar uma flauta, e colocar outra flauta na saída do filtro do lado direito, e a powerhead 600lts/h que está neste momento no canto esquerdo vai passar a varrer o terço superior da direita para a esquerda. para forçar o retorno embaixo da esquerda para a direita, para a pesca do filtro. E encomendei um wavemaker para fazer uns testes.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após ler tanta coisa acerca de circulação de água, até 10x o volume do aquário, etc etc um amigo ajudou-me este fim de semana a reconfigurar a saída do filtro e as powerheads, incluindo a do CO2. Tenho agora duas flautas ao longo do fundo do aquário, uma alimentada pelo filtro, outra pelo sistema de CO2, abandonei o reactor de bioballs.
Em apenas 3 dias, notei logo uma diferença na claridade da água e nas plantas, veremos o que acontece no espaço de uma ou duas semanas. Esta semana, uma TPA e uma aspiradela do fundo vão contribuir para estes resultados.
Aqui está um video da circulação de água. O tremeluzir é provocado pela iluminação LED :mrgreen:
Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ja acompanho o teu topico a algum tempo e so posso dizer que esta 5 estrelas sim senhor :thumbup3:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

Como já vem sendo habitual, os teus projetos são sempre espetaculares e de grande inspiração para todos os verdadeiros apaixonados pela aquariofilia.

Vou continuar a seguir este tópico, certamente :)

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado, tenho andado ocupado, e o aquário acaba por pagar um pouco por isso, mas em breve actualizarei o tópico...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais