::EndorFeena:: Projecto Discus 300 lts


DMACHADO

Recommended Posts

excelente mesmo

eu tambem tenho leds mas nao tenho as lentes nao consigo arranjar :confused4::confused4:

faz muita diferença com lentes ou sem elas?

mas o teu aquario esta brutal

apenas uma questao essas pedras alcalinas nao te sobem muito a dureza da agua?

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Antes de mais os meus parabéns pelo aquario, está fantástico... Gosto do resultado final!! Acho que vai ficar com um aspecto bastante selvagem!!

Acho que a iluminação está muito bem concebida, contudo nas fotos dá-me a ilusão de a luz estar distribuída uniformemente, parece que há zonas mais sombrias, uma das quais a zona central. Que led's são? Onde arranja as lentes?

 

Apesar de eu ser defensor de que não há regras em relação ao layout e que este deve de ser feito ao gosto de cada um, venho só deixar uma opinião.. Porque não colocar a lotus na zona central de forma a criar um ponto focal? Para além dos discos essa planta é a "rainha" do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente mesmo

eu tambem tenho leds mas nao tenho as lentes nao consigo arranjar :confused4::confused4:

faz muita diferença com lentes ou sem elas?

mas o teu aquario esta brutal

apenas uma questao essas pedras alcalinas nao te sobem muito a dureza da agua?

 

Obrigado j-santos. Na minha opinião faz muita diferença ter as lentes instaladas, porque concentram o fluxo luminoso e a luz penetra até ao fundo do aquário. Estas lentes que tenho são de nível industrial, não umas quaisquer, há-de haver outras, certamente. Se fazem o mesmo efeito ou não, não faço ideia. Vou mandar MP.

 

Ontem medi os parâmetros da água:

 

pH 7.0

NH3/NH4 0

NO2 0

NO3 20

PO4 2

GH 5.5

KH 5.5

 

Claro está que já transferi a fauna toda e lá andam todos felizes com a nova moradia de 12 assoalhadas.

 

O aquário anterior tinha sérios problemas de carência de cálcio, o que eu espero é que estas pedras os eliminem! Vou medir semanalmente os parâmetros, até pH 7.5-7.8 e dureza de 15 não há que preocupar. Mesmo acima não haverá, mais vale um pH sólido do que um baixo e com variações. Os discus até crescem melhor.

 

Boas...

 

Antes de mais os meus parabéns pelo aquario, está fantástico... Gosto do resultado final!! Acho que vai ficar com um aspecto bastante selvagem!!

Acho que a iluminação está muito bem concebida, contudo nas fotos dá-me a ilusão de a luz estar distribuída uniformemente, parece que há zonas mais sombrias, uma das quais a zona central. Que led's são? Onde arranja as lentes?

 

Apesar de eu ser defensor de que não há regras em relação ao layout e que este deve de ser feito ao gosto de cada um, venho só deixar uma opinião.. Porque não colocar a lotus na zona central de forma a criar um ponto focal? Para além dos discos essa planta é a "rainha" do aquario.

 

Obrigado pelos elogios. A zona central está ligeiramente menos iluminada que as duas ilhas, mas nas fotos nota-se mais do que à vista desarmada, além de que a água está agora completamente cristalina e essa diferença deverá desaparecer. Veremos nas próximas fotos. Só um vídeo dá para perceber a diferença dos leds para a iluminação uniforme das T5, parece mesmo a luz do sol a entrar na água. Tenho de tratar disso.

 

Devo ter umas 10 ou 12 lotus ali, é a minha planta favorita! Por ilha, vou ter sempre uma lotus maior e as outras com tamanho muito controlado através de podas regulares. Vou tentar manter as plantas em grupos, e minorar um pouco o aspecto de selva... mas é o que eu gosto mais, é um facto.

 

As blyxas já estão a dar rebentos e com as pontas bronze/rosadas, penso que é sinal de que a luz está aprovadíssima. Ajustei os leds para um consumo de 78W, exactamente o mesmo do aquário antigo (com metade do volume e muito menos altura). As restantes plantas estão com muito bons sinais de adaptação, vamos ver nas próximas semanas...

 

Os dissipadores de alumínio aquecem até uns 45º talvez, é de ligar o arrefecimento por água e assim ter o aquecedor desligado a maior parte do tempo, com uma ligeira subida de temperatura da água no fotoperíodo. Só tenho de acertar um ou outro detalhe. Falta também colocar em funcionamento a powerhead para dissolução do CO2, provavelmente vai fazer os dois serviços, dissolver o CO2 enquanto arrefece os dissipadores.

 

Finalmente, a iluminação está a arrancar com uma cor rosa/laranja, depois um pouco dos leds brancos e depois full power, e desliga pela ordem inversa, acabou por ficar uma sequência interessante. Depois quando atualizar as fotos no fim de semana ilustro aqui a sequência. Só falta passar o circuito controlador para uma caixa definitiva e fazer a moonlight.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um circuito entre o transformador e a regulação de corrente que permite ajustar a voltagem de entrada, no fundo é rodar um parafuso num potenciómetro.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria ver realmente se esses LED's eram efectivamente recomendáveis para um plantado.

Infelizmente, tendo em conta o layout alvo que pretendes, com pH 7.5 e água dura, não vai ser grande termo de comparação, pois cuba, macandra, glosso e outras plantas relativamente exigentes não vao simplesmente dar-se bem nesse tipo de água.

 

por outro lado, a flora que tens, não me parece de todo exigente em termos gerais.

 

Está aparantemente um projecto muito bem pensado.

Gostei das ideias verdes do projecto. Talvez para mim, seja demasiada bricolage, mas está muito interessante e estéticamente muito correcto.

 

tópico a seguir.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria ver realmente se esses LED's eram efectivamente recomendáveis para um plantado.

Infelizmente, tendo em conta o layout alvo que pretendes, com pH 7.5 e água dura, não vai ser grande termo de comparação, pois cuba, macandra, glosso e outras plantas relativamente exigentes não vao simplesmente dar-se bem nesse tipo de água.

 

por outro lado, a flora que tens, não me parece de todo exigente em termos gerais.

 

Está aparantemente um projecto muito bem pensado.

Gostei das ideias verdes do projecto. Talvez para mim, seja demasiada bricolage, mas está muito interessante e estéticamente muito correcto.

 

tópico a seguir.

 

Boas Lucky,
Podes ter a certeza que estes leds são recomendáveis para um plantado, nada como acompanhar o tópico, como sei que farás.
O pH alvo que assumi no início estava "influenciado" pelo facto de colocar 26kg de rocha de carbonato de cálcio. Começo a achar que não vai ter assim tanto impacto, vou medir pH GH e KH duas vezes por semana durante os próximos tempos, veremos o que acontece. Para já está pH neutro e dureza abaixo da que tinha no outro aquário, portanto nada de novo.
Aproveito para listar a flora, o que nunca fiz até agora:
Nymphaea zenkeri green
Nymphaea zenkeri red
Nymphaea rubra
Valisneria nana
Sagittaria subulata
Cryptocoryne balansae
Cryptocoryne wendtii brown
Aponogeton crispus
Echinodorus bleheri
Hygrophila polysperma rosanervig
Ludwigia repens rubin
Limnophila aromatica
Rotala indica
Blyxa japonica

Bacopa monnieri

Nasea Pedicillata

 

Cuba e glosso não me parece que vá colocar, nunca gostei muito de ver tapetes compactos. Essas plantas cheira-me que querem mais CO2 e boa circulação de água do que só luz intensa, na realidade. Poderei fazê-lo só para tirar a teima, se arranjar uns pézitos que seja, trato de plantar isso para vermos, mantenho tudo num tufo bem delimitado.
Rotala macandra é uma planta bonita sim senhor. E acho que se dá neste aquário... :cool2:
Vou colocar um "procura-se" e já vamos ver o que se arranja. Este fim de semana vou ligar a powerhead para difusão do CO2 e vou, portanto...
Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei a tua montagem anterior, até porque tinha de base uma das minhas plantas preferidas, tenho alguns pés na minha actual montagem que espero que no verão já estejam bem visíveis :).

 

Fiquei curioso com este teu novo arranque e com que aspecto irá ficar, boa sorte para o mesmo :).

 

Aproveito para perguntar que leds estas a usar é que lentes. Também fiquei curioso com o sistema de arrefecimento a água, dado que em teoria o que já vi teriam peso elevado para uma tampa de aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa alvarenga,

 

Obrigado pelos comentários, esperemos que corra bem como o anterior (que começou mal mas acabou em grande).

 

São leds de 10w com lentes de projector.

 

Quanto ao arrefecimento, se vires na foto abaixo estão uns tubos que saem dos dissipadores, só falta ligá-los à powerhead do CO2:

 

IMAG0390_zps754bf435.jpg

 

Acho que o peso adicional da água (sejam 2-3 litros) não vai ter reflexo na tampa do aquário.

 

Como mudei para um sistema de iluminação completamente diferente, ando a gerir a luz brutal dos leds e a adaptação das plantas ao novo aquário.

 

Aliás, ontem tive de diminuir a potência para 45W, até os discus andavam escondidos com tanta luz, e as plantas começaram a dar sinais de luz a mais com algumas folhas "queimadas"- luz a mais para o nível de CO2 na água, claro. Acho que este aquário vai andar sempre com 50-60w de iluminação.

 

Mesmo para este nível, ou um pouco mais de luz, vou ter de ajustar o CO2 para um nível mais alto, ou apostar mais no carbono líquido. Entretanto o substrato começará a estabilizar a cultura de bactérias e a libertar o seu CO2 também, vão ser umas semanas de transição a acompanhar.

 

Para já, estou convencido que menos luz trará menos problemas.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... isso das folhas queimadas... tem a ver com a temperatura e não com a "quantidade de luz".

Óbvio que se tiveres luz a mais (bem provável)... podes ter vários problemas... como referiste, os discus escondidos e tudo o mais.

 

Mas folhas queimadas, não são certamente excesso de luz, mas antes uma temperatura exagerada.

 

Continuo a dizer que se pusesses aí umas plantas verdadeiramente exigentes, convencias-me. Óbvio que os discus também te devem limitar ao nível da injecção de CO2 e fertilização correspondente.

Nunca tive discus, mas o pessoal diz que são sensíveis.

 

Até hoje só vi 2 aquários verdadeiramente plantados high-tech com discus. Um era do Filipe Oliveira e outro era de um italiano. Espero que o teu seja o terceiro.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óbvio que os discus também te devem limitar ao nível da injecção de CO2 e fertilização correspondente.

Nunca tive discus, mas o pessoal diz que são sensíveis.

 

 

Até agora não vejo sensibilidade nos discus, com a fertilização estou a 2 meses e meio com o metodo EI, com o Co2 estou a debitar muito, mesmo muito. Os discus estão no aquário a mais de 3 meses sem nenhum problema. Portanto sem medos Dmachado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São leds de 10w com lentes de projector.

 

As lentes de projector fazem ampliação da concentração dos raios, penso que seja isso que te esta a queimar as plantas e a fazer stresar os peixes. Deves estar a produzir um foco central muito forte (como se fosse uma lupa).

 

Relativamente a água, tenho o meu aquário estavel a 29º cheio de plantas e nada fica queimado ( já teve a 31º durante 3 semanas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, este problema das folhas "queimadas" ou esbranquiçadas já o tive no meu nano no passado, está relacionado com demasiada luz a puxar pelas plantas sem o CO2 e outros nutrientes a acompanhar, naquele caso eram os nitratos. A temperatura de cor não tem a ver com isto.

 

Tenho de melhorar a difusão do CO2 e aumentar a quantidade, dado que a dose para o mais pequeno é claramente insuficiente para este aquário.

 

Atenção que o aquário está a arrancar, tem uma semana de vida e eu estou a contar tudo tal como se passa. Não estou a tentar convencer ninguém, nem vou dizer que não tenho problemas.

 

Para já, tenho de ir de encontro ao que sempre defendi, o arranque com menos luz para ir progredindo com a massa de plantas. A tentação de pôr aquilo tipo estádio de futebol :cool2: é grande, mas tem o seu preço. Agora, que nunca pensei que com 80W apenas aquilo desse uma luz tão intensa, é um facto.

 

Isso das plantas exigentes, para mim, deve centrar-se muito no CO2 e circulação, já o disse antes... ainda vamos falar muito acerca disso ;).

 

Vai acompanhando e obrigado pelo voto de confiança.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As lentes de projector fazem ampliação da concentração dos raios, penso que seja isso que te esta a queimar as plantas e a fazer stresar os peixes. Deves estar a produzir um foco central muito forte (como se fosse uma lupa).

 

Relativamente a água, tenho o meu aquário estavel a 29º cheio de plantas e nada fica queimado ( já teve a 31º durante 3 semanas).

 

Boas, as lentes produzem um círculo perfeito sem pontos centrais mais intensos, não é esse o problema.

 

Sem CO2 e nutrientes suficientes, a luz agride as plantas, porque não conseguem dar conta de toda a energia que estão a receber.

 

As plantas que tenho ali estão todas por enraizar, ou ainda pouco enraizadas no espaço de uma semana, portanto tenho de exigir menos delas. Tenho muitas a crescer bem e a Aponogeton Crispus já "disparou" uma flor para a superfície, já está instalada - num canto com menos luz.

 

Isto vai ao sítio como foi o outro, não é nenhum drama. Só precisa de tempo para estabilizar, ontem já levou a primeira TPA de 50% e isso também ajudará.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora não vejo sensibilidade nos discus, com a fertilização estou a 2 meses e meio com o metodo EI, com o Co2 estou a debitar muito, mesmo muito. Os discus estão no aquário a mais de 3 meses sem nenhum problema. Portanto sem medos Dmachado :)

 

Boas alvarenga, nem te respondi a isto, também estou convencido que nitratos e fosfatos não os afetam, no outro aquário tinha-os bastante elevados e os discus estão enormes e bem gordos, acho que não é por aí.

 

Já ajustei ontem o CO2, coloquei a pedra difusora dentro do copo de um filtro trixie 200l/h (dos pequeninos) com as bolhas a serem desfeitas pelas pás do filtro. Este filtro liga com os leds principais.

 

Também juntei outra garrafa de gelatina, passo a fazê-las de 15 em 15 dias, intercaladas, vamos ver se é suficiente.

 

De seguida, vou ajustar o circuito controlador dos leds e colocá-lo na caixa definitiva, e também instalar o termostato de aquecimento central a controlar o aquecedor Jäger.

 

Abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

DSC03237_zpsc5219a98.jpg

Full power, mas a 45% na realidade... apenas 43w de leds!

 

DSC03244_zps55e9f643.jpg

Sunset boulevard

 

A regularização da injecção de CO2 via powerhead tornou a água muito mais límpida e as plantas começam a recuperar da (penso que se chama assim) clorose que podemos ver aqui nas sagitarias:

 

DSC03241_zps7f60978b.jpg

 

Até que o substrato comece a libertar a sua quota parte de CO2, que eu acho que ainda é substancial, vamos ter uma recuperação mais compassada. A luz está nos 43W, acreditem ou não - 96W seria de loucos neste aquário.

 

DSC03272_zps69c6e6f6.jpg

 

Este planorbis preto é o testemunho do aumento da disponibilidade de cálcio, na casca vê-se o antes e o depois perfeitamente.

 

A água mantém-se no GH 5.5, com uma colher de sobremesa de Mg passou a GH7. O pH a 7.0 e o KH a 5.5 mantiveram-se. Tenho cálcio sem água extremamente dura nem alcalina, afinal estas rochas calcárias não se dissolvem assim na água...

 

DSC03240_zps22f99871.jpg

 

As cores começam a avivar e até os discus se mostram mais:

 

DSC03273_zps84d72688.jpg

 

DSC03274_zpsd0f72188.jpg

 

Junto dos dois grandalhões estão um snake skin e um red melon, lá atrás outro red melon, com um terceiro red melon, já fazem parte da esquadrilha.

 

Parece-me que temos aquário.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes avanços em tão pouco tempo, está com melhor aspecto que muitas montagens com anos.

 

 

Abraço

 

Obrigado Nuno, está a deixar de ser cortisol para ser tornar endorfina, esperemos que a alquimia continue, um abraço.

 

esta brutal.

 

muitos parabens.

esse led vermelho da uma cor espetacular.

 

Obrigado j-santos, na realidade são 10 leds de 1w, a máquina é que "vê" a iluminação led de uma forma ligeiramente diferente dos nossos olhos, as "tiras" de luz aparecem mais vincadas do que a olho nú.

 

Mas o efeito é muito próximo do que aparece na foto. Ainda ando a ajustar a electrónica.

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho la os meus 5****************** mas se calhar depois ainda te chatei-o para falarmos melhor de cores dos leds

aqueles sao porreiros mas queria experimentar uma cor diferente tipo 15000k

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, eu não ia para mais do que 6500K, que são os leds que te mandei. Tenho dois de 10.000K a meio das filas de trás, são os X abaixo, os O são 6.500K:

 

|O X O O X O|

|-------------------------|

|O O O O O O|

 

A luz dos de 10.000K é demasiado fria e branca, seria muito boa para um salgado, ou por exemplo para "furar" uma coluna de água de 70 ou 80cm, mas para esta altura de água torna-se um pouco fria ao incidir nas plantas e especialmente nas rochas e areia clara.

 

Num "chá negro" amazónico, se calhar, o efeito poderá ser diferente...

 

De 15.000K não tenho, mas acho que não seria uma mudança com que ficasses satifeito, são demasiado azuis.

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nao sei

mas eu tinha uma lampada de 15000 e dava um efeito muito fixe ao aquario.

claro que ficava com a agua mais branca mas dava uns tons bastante bonitos.

o meu aquario tem 75 de alto.

mas depois acho que te vou pedir para me enviares mais dois dos que me enviaste para ficarem todos iguais.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como decidi esticar a TPA de uma para duas semanas, medi ontem os parâmetros da água do aquário:


pH 7.0

Kh 6.5

Gh 8.0

NO3 20

PO4 2


Aproveitei e medi os parâmetros da água da rede, o que nunca tinha feito até hoje (!!):


pH 7.0

Kh 5.0

Gh 3.0

NO3 <2

PO4 0


Esta água faz um excelente reset dos parâmetros nas TPAs.


Uma atualização do aquário só para não dizer que não coloquei umas fotos:


DSC03283_zpsda48cac7.jpg


DSC03284_zpsf3ac7cfb.jpg


É muito provável que brevemente avance para uma pressurização do CO2 caseiro, ando a investigar o que já foi feito aqui no fórum e outras fontes, e depois dou novidades...

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais