AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto )


Recommended Posts

Ola amigos do forum e com um prazer de estar inscrito aqui neste furom ja a algum tempo ; espero me dar bem e de fazer amizades .

Gostava de ser ajudado em algumas duvidas que possa ter ; e tambem que eu posa ajudar a alguem k tenha duvidas tambem aki meste furom

Neste momento estou emigrado na frança ( aix en provence ) a 8 anos , sou de nacionalidade portuguesa :Smile-PT: ; do Distrito de Braga ; Concelho de Esposende ; Freguesia de Fão .

Gosto muito do mundo do aquarismo tenho alguma pequena expriencia no aquarismo ; pois ja fiz 4 montagens de aquarios ca em casa e agora vou querer fazer a 5 montagem de um aquario de 250 litros irei por NEON TETRA CARDINAL e DISCOS e mais outros peixes que possa por com os discos .

Nesta montagem eu pus duas qualidades de agua (50% de agua de osmose e 50% de agua da torneira )


Bom vou deixar de bla bla bla e vamos ao que interessa.

Este aquario ainda esta em ciclagem ( vou deixar estar durante um mes em ciclagem )


SETUP

aquario 250 litros ( aquario tipo hexagonal ) aquario cortado dos lados

filtros

1- jbl cristalprofi e701 greenline ,filtra 700 L/ h

1-eheim classic 250 filtro exterior ,filtra 440 L/H

iluminação

2 t8 uma branca e outra rosa cada uma com 30 w cada uma ( com refletor )

2 t8 uma branca e outra rosa cada uma com 40 w cada uma ( com refletor )

ao tudo 140w maximus ( para j tem 9 horas de iluminacao ; ao mesmo tempo com o CO2 )

1-termostato tetratec ht

1-termometro digital para aquarios

1- kit jbl proflora u402 ( CO2 )com fonte de alimentação universal



HARDSCAPE

algumas rochas

um tronco

10 kilos de substrat sera floredepot

30 kilos de areia de filtro de piscina


FLORA


anubia bonsai

Vallisneria spiralis 'Tiger

limnophila sessiliflora

ludwigia repens rubin

alternanthera reineckii mini

lobelia cardinalis aquarium

Pogostemon helferi

hemianthus callitrichoides cuba

eleocharis parvula

crinum calamistratum

staurogyne repens

Ammania Bonsai

lobelia cardinalis aquarium

dracaena sanderiana lucky ( bambu da sorte )




FAUNA ( vou por )

NEON TETRA CARDINAL

NEON TETRA GLOWLIGHT

DISCOS ELVAGENS

CARIDINA JAPONICA ( CAMAROES )

OTOCINCLUS

RAMIREZI ( talvez ierei por )


TESTES DA AGUA (para ja so testei esses, mas eles ainda pode pode mudar)

KH- 4

PH- 7 ( para discos elvagens esta bom ,eu nao pretendo fazer criação com discos, se nao tinha que estar entre 6 a 6,5 PH )

CO2- para ja o Drop-check ainda ainda esta azul




Bom acho que nao me esqueci de nada vamos as fotos

MONTAGE DO AQUARIO PASSO A PASSO ( 25- março-2013 )



aquario de 250 litros

mBWjBWE.jpg


instalacao dos filtros e aquecedor

A ESQUERDA -jbl cristalprofi e701 greenline ,filtra 700 L/ h

A DIREITA - eheim classic 250 filtro exterior ,filtra 440 L/H

aquecedor tetratec ht

8xrs1jG.jpg


colocação do substrato - 10 kilos de substrato sera floredepot

ZeVqNP7.jpg


colocação de 30 kilos de areia de filtro de piscina

6OcpQHT.jpg


Hardscape - algumas rochas um tronco (eu ja pus as anubias bonsai)

jiRag67.jpg


encher aquario com agua (50% de agua de osmose e 50% de agua da torneira )

l7LFxHC.jpg



planta ( anubia bonsai )

ZVAeQqq.jpg


planta ( Vallisneria spiralis Tiger )

GWjz4Ja.jpg



planta ( limnophila sessiliflora )

9SDCJfO.jpg



planta (ludwigia repens rubin )

pLcBOxx.jpg



planta (alternanthera reineckii mini )

UF9KCot.jpg


planta (echinodorus cordifolius harbich rot )

sA5rJWG.jpg



planta (Pogostemon helferi )

GQABMYN.jpg


planta (Pogostemon helferi )

ucmALmS.jpg


planta (hemianthus callitrichoides cuba )

BZDQWwz.jpg


planta (eleocharis parvula )

3HYiJZf.jpg



planta (crinum calamistratum)

c6dmlqw.jpg


instalaçao ( kit jbl proflora u402 )

CGHUhL0.jpg



vista geral do aquario

tOSr1jS.jpg


DANTES O MEU AQUARIO TINHA ESTE LOW TECH

Nus1J0O.jpg



por enquanto acho esta tudo depois hei de por mais fotos com o seu desenvolvimento e muito mais espero que gostem e tambem gostava de saber as vossas opnioes

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta e a pagina do meu canal do youtub ; eu tenho 3 videos dos meus antigos aquarios e mais outros videos .

Deste aquario ainda nao tenho nenhum video ; mas eide depois fazer alguns videos deste aquario com o seu setap , montagem e seu desenvolvimento.


LINK DA PAGINA

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da evolução! Parabéns está muito bonito. Agora é deixar as plantas crescer

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos muito obrigado por gostarem do layout ; so espero k tudo corra com o tapete e tambem com o resto

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tapete é de cuba, e pelo que tenho lido, desejo-te boa sorte! Fico a torcer que ela vingue!

 

Eu tambem gosto muito da cuba, mas com a luz que tenho nem vou tentar. Preciso de plantas fáceis enquanto tiver esta iluminação no aqua!

 

Está mesmo muito giro o teu aqua. Gostava de ter esse jeitinho para a "hortícultura"! Mas por aqui, o jeito é pouco e sem utensílios xpto acho que ainda se torna mais difícil!!

 

 

Parabéns pela montagem! Depois quero ver como fica com os peixinhos!

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns com a montagem esta a ficar bonita. Eu na tua montagem e dado que queres discus pensaria em melhorar a filtragem, não acho suficiente para muita fauna, os discus sujam.

de resto boa sorte com a montagem :). Se quiseres ideia do que é compatível e pode-se ter com discus passa pela minha montagem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos e mais uma a vez quero agradescer por estarem a gostar do meu novo layout ; bom as novidedes k poso dar e k as plantas estao a desmvulver bem eu para ja ainda nao pos fertilizacao liquida para as plantas para nao ganhar algas ate agora so pos ; sera bio nitrivec e o CO2 mais nada ate agora

Depois para a semana eide por esta maravilhosa planta Ammania Bonsai ja esta encomendada depois ai e k vou tirar alguma fotos para ver o desemvulvimento k as plantas tem tido .

Ainda vou por mais plantas nele au lado das rochas eu ja deixei espaço de preposito para por plantas de cresimento pequeno entre ( 15 a 25 cm )

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos hoje deu me para fazer uma pequena poda e retirada de algumas folhas a algumas plantas.

Como eu ja tinha dito ; ainda nao pus fertilizacao liquida nas plantas para nao ganhar algas ; so pus bacterias

( sera bio nitrivec ; 8 tampas por dia durante 8 dias seguidos ) e o CO2 mais nada .

O aquario esta com a 3 semana de ciclagem ; as plantas ate desenvolveram bem so a eleocharis parvula e que esta mais lenta mas eu ja aumentei CO2 e tambem a temperatura para 29 a 30 graus , vamos ver se ela desenvolve mais rapido .



vamos as fotos; antes da poda e depois da poda


ANTES DA PODA :smile2:

4QY8eXK.jpg


appsuRe.jpg


w7I1bMR.jpg


xKnsiou.jpg


Vh7KsNy.jpg


DEPOIS DA PODA E RETIRADA DE ALGUMAS FOLHAS :smile2:

yVVVtNg.jpg


8tMr1xR.jpg


TZqdkvH.jpg


SaKA5jL.jpg


lcQAgQE.jpg


qcesZ2g.jpg


Para a semana erei plantar esta linda planta que eu tanto adoro ( Ammania Bonsai ).

Eu seu k voçes queriam ver fotos ja com a fauna ( os peixes ) mas ainda e cedo para eu os por no aquario ; quero deixar o aquaro ainda mais algum tempo a fazer a sua ciclagam ; tambem e assim que deve ser feito para um bom desmvulvimento do aquario ...

Aguardo os vossos comentários ; fiquem bem um abraço e um bom aquarismo :thumbup3:

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
ola amigos ; a fim de um mes de ciclagem ontem fiz a primeira tpa ; e tambem ja comecei a por fertilização liquida para as plantas .( elas ate estao a desenvulver bem , so a eleocharis parvula e que continua lenta )
E hoje fiz so alguns testes a agua
KH -esta entre 4 a 5 gotas
PH -7
NO2- nao fiz
NO3- nao fiz
O teste NO2 e o NO3 irei fazer antes de por os peixes ( algas para ja ainda nao tenho k eu vejo )
Vou deixar mais algum tempo em ciclagem para um bom desenvolvimento do aquario .
Nao vejo a hora de por a fauna ( os peixes ) os principais serão NEON TETRA CARDINAL ; NEON TETRA GLOWLIGHT e DISCUS (DISCOS NAO SELVAGENS ) e outros como comedor de algas
Tambem plantei duas novas plantas que sao a ( staurogyne repens e a Ammania Bonsai ).
Bom vou deixar me de trololo trololo e vamos as fotos
staurogyne repens e a Ammania Bonsai ( fornecedor foi a tropica )
FPpvSDa.jpg
staurogyne repens ( crescimento 3 a 10 cm tambem da para um fazer carpete com esta planta )
vCkSIQR.jpg
Ammania Bonsai - adoro esta planta :up: ( crescimento 5 a 15 cm )
b1BZuSM.jpg
Vista panoramica
szlteWZ.jpg
O mesmo aquario ; nos anos 80 :lol::lol::lol:
eH8Etii.jpg
Espero que tenham gostado ,aceito as vossas opiniões .

Um abraço

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário está muito bonito... A staurogyne e a ammania são muito giras, por acaso gosto muito delas. Pena a parvula não ter formado tapete ainda. Existem pessoas que em 3 semanas já têm o tapete quase completo! Enfim deixa crescer...

Reparei que o difusor de CO2 está atrás das plantas. Tenta colocá-lo noutra posição que não esteja tapado para ver se há diferença? Porque aí parece-me que não tem muita circulação e as bolhas vão todas para a superfície

Posso estar enganado

 

Abrç

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Penso que o que tens não é areia de filtro de piscina, mas sim de rio.

 

A parvula fica maior que a Cuba, como a cuba está a tras da parvula não sei se a cuba nao seria tapada. A cuba está num patamar superior mas mesmo assim, tenho duvidas.

O teste de NH3 tambem é muito importante, e acho que devias fazer uma vez por semana antes de pores os peixes para ires vendo o ciclo.

 

Quanto à fertilização não sei se é boa ideia não a estares a fazer.

Eu compreendo que elas tem substrato, mas mesmo assim as plantas precisam de no3, e se elas não o tiverem (com tanto bionitrivec), podem não absorver os outros nutrientes. Na minha opiniao acho que devias fazer o teste Fe, NO3 e PO4 para ir vendo a necessidade de nutrientes das plantas. Vejo pelas fotos que algumas ja se foram a baixo (echinodorus).

 

É apenas uma opiniao. De resto acho que o aquario tem motivos para ter uma boa evolução

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
amigos do forum eu nem sei como dizer pois eu estou um pouco desanimado :whocares: com este projeto .

Nem sei se o meu projeto vai correr bem com a eleocharis parvula ela nao esta a desenvolver como eu quero a hemianthus callitrichoides cuba esta se a desenvolver melhor do que a eleocharis parvula .

tambem estou com algumas algas vou deixar algumas fotos .


ja diminui a luz para 6 horas e tambem costumo fazer algumas tpas uma vez por semana e tambem tenho retirado algumas algas, nao sei o que fazer mais , ainda nao pus os peixes e ja vai a um mes e 3 semanas esta porra nao fecha ( o carpete nao fecha ) as outras plantas ate estao se a desenvolver bem , tenho feito algumas podas ; tambem ja podei 2 vezes a eleocharis parvula ela em altura cresçe mas em largura esta lenta .


fotos do aquario com algumas algas


ebMvmFV.jpg


He8RWnd.jpg


EWXl2ZZ.jpg


2S7kPpU.jpg


u8u9UDi.jpg


O que que voçes dizem sobre este problema ?


fiquem bem um abraço

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar t8 para mais de 35cm a querer tapete é dificil só com t5. Fertilização que estas a fazer?

ola alvarenga

 

fertilização estou a uzar

FLOURISH normal - 2 vezes por semama e estou a por para ja 2 ml par 200 litros
FLOURISH iron - 1 vez por semana estou a por ja 2ml para 200 litros
por norma a dosase normal para 200 litro e de 5ml e eu estou a por metade .
As algas tambem esta me a deixar um pouco preocupado eles aki dizem me que e mormal para um aquario jovem que esta ainda em ciclagem mas ele ja vai faze um mes e 3 semanas de ciclagem ; a temperatura esta agora entre 27 a 28 graus
ja li que o flourish excel e bom para iliminar esa alga , o problema e eu estaou tambem a usar CO2 e o flourish excel tambem contem CO2 nao sei se devo usar !!!
sera que teria que fazer mais tpas 2 vezes por semana nao sei o que fazer ,obrigado mais uma vez pela a ajudas ; um abraço

 

 

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não é normal, são sinais de desequilíbrios Eu acho que o problema do tapete é falta de penetração da iluminação, problema que também tenho no meu aquário.

As algas podem ter a ver por falta de Co2 e de fertilização e muitas horas de luz. Eu começa por diminuir a iluminação para 7 horas, fazia a fertilização normal (até optava pelo método EI) e dava com mais Co2, para já não ia para o flourish, primeiro resolver o desequilibro, depois até poderás optar pelo flourish para combater localmente. Uma TPA por semana, podes fazer 2 para ajudar mas não é isso que vai resolver. Qualquer coisa que esteja em falta cria algas, portanto eu prefiro tudo em excesso e diminuir a iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Não desanimes, segue as dicas do alvarenga e a primeira fauna que puseres certifica-te que são camarões amano, eles comem essas algas em 3 tempos se não forem alimentados, daí só deves por os amanos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos esta manha eu levei um pouco de agua do meu aquario a uma loja ; o dono da loja ele fez me o teste PO4 ( phosphate ) a minha frente , e reparamos e estava muito elevado ( muito azul ) .

Ele disse me que o aquario tinha muita fertilização , ele me aconselhou me a fezer 3 trocas de agua 3 dias seguidos para abaixar a anomia .


O que voçes acham sobre isto ??


Eu ja montei 4 aquarios este e o quinto aquario que monto nos outros nunca tive problemas com algas este a primeira vez :tapfoot: que estou a ter problemas espero em conseguir resolver este maldito problema


Fiqum bem um abraço


Todos os cumentarios sao bem vindo para ajudar me

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excesso de fertilizantes não causa algas. Vai ver o meu aquário leva com fertilização que até doí. Depois fazes um teste de PO4 e dá que tens muita amonia???

 

Para mim tens e excesso de tempo de luz e falta de Co2 e fertilização. Além disso excesso de fosfatos nem é mau, garante que não vais ter gsa nesta altura que é muito comun nos aquários, na fase das plantas aumentarem a estrutura de raizes.

 

Depois não tens fauna para que vais fazer 3 tpas, tens é de fazer as plantas consumirem os nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também achei esquisito esse teste...

 

Também sou da opinião que o excesso de nutrientes não causa algas, apenas os desequilíbrios causam algas. Se tens fosfatos, terás de ter nitratos bem como os outros nutrientes. Se tiveres luz a mais e CO2 a menos tens as plantas não aproveitarão os nutrientes e apenas as algas prosperarão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excesso de fosfatos deve-se a falta de outro nutriente, havendo falta de algum logo os fosfatos não vão ser consumidos e a fazer tpas assim vais ficar com falta de tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também achei esquisito esse teste...

 

Também sou da opinião que o excesso de nutrientes não causa algas, apenas os desequilíbrios causam algas. Se tens fosfatos, terás de ter nitratos bem como os outros nutrientes. Se tiveres luz a mais e CO2 a menos tens as plantas não aproveitarão os nutrientes e apenas as algas prosperarão

 

ola Nuno neste mumento estou a utilizar

 

 

iluminação
2 t8 uma branca e outra rosa cada uma com 30 w cada uma ( com refletor )
2 t8 uma branca e outra rosa cada uma com 40 w cada uma ( com refletor )
ao tudo 140w maximus ( para ja tem 9 horas de iluminacao ; ao mesmo tempo com o CO2 )

 

estou com 50 bolhas por minuto de CO2

 

o que achas ?

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.