Desova de escalares


Reis

Recommended Posts

Olá Pessoal. Gostava que alguém me ajudasse na seguinte questão:

Tenho um casal de escalares juntos num aquário de 35 litros que já desovou 3 vezes, mas de cada vez que desova comem os ovos todos ao 2º ou 3º dia.

O aquário tem uma lampada de 15W ligada 8 horas por dia e um filtro de espuma.

O que provocará este comportamento?

Será o uso desta lampada inadequado na desova?

Será que a lampada deverá ficar ligada sempre?

 

Um abraço.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz reprodução de escalares e uma coisa que te aconselho é deixares a luz do aquário ligada durante a noite durante o tempo em que os ovos estão no aquário (3/4 dias). Se não o fizeres, os pais acabaram por comer os ovos por não conseguirem proteger-los convenientemente.

 

Poderá tambem ser fundamental cobrires o aquário com uma manta escura de forma a proporcionares um ambiente mais calmo para o casal, ivitando que eles se assustem com passagens bruscas pelo aquário, podendo tambem nesse caso levar o casal a eliminar os ovos.

 

Ao 3/4 dia aconselho-te a retirar os ovos para outro aquário e colocares uma pedra difusora de bolhas junto aos ovos de forma a ajuda-los a soltarem-se.

 

Coloca durante um dia uma pequena casca de banana dentro de um pequeno copo com água, depois poem a água que estava no copo dentro do aquário onde estão os ovos. Este é o melhor método inicial de alimentação para oviparos [conselho dado pelo sr. Rui (RuiMar)].

 

Depois aconselho-te a fazeres criação caseira de artémia para puderes dar aos teus pequenos alevins.

 

NOTA: Só faças a primeira mudança de àgua passado 10 dias depois de os teres colocado no aquário de criação.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tenho 2 casais de Escalares a reproduzir regularmente (cada 10 dias) e retiro os ovos LOGO apos a postura.... Ja' exprimentei deixar os ovos com os pais e, das 5 vezes que o fiz comeram a postura 2 vezes (as primeiras), as restantes tiveram sucesso. Sempre apaguei a luz e nunca tive o aquario tapado !!! Acho que isso nao e' solucao.... afinal no seu habitat natural anoitece !!!!

Sem duvida que retirar os ovos apos a postura e' o mais seguro....

Prepara um aquario de 15 lts 2 ou 3 dias antes com um filtro de esponja, 1 pedra difusora e aquecedor a 27ºC. Quando la colocares os ovos junta azul de metileno.

FAZ TROCAS PARCIAIS de 15% DIARIAS..... e espera 1 semana para comecares a dar artemia recem eclodida!

Abraco e dispoe

 

Valter Filipe Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

desculpem interromper mas não esquecer que e normal nas primeiras posturas os ovos fungarem e por isso talvez o porque de os pais os comerem...a mesma coisas se passa com os discus...embora não esteja a dizer que foi o que aconteceu nos vossos casos....

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o problema não foi os ovos estarem fungados, pois no fim do 2ºdia eu reparei que apenas dois ou três ovos se apresentavam esbranquiçados (com fungos), enquanto que os outros estavam escuros. No dia seguinte quando me levantei ( cedo pois era um dia de semana :D ), já os ovos tinham desaparecido todos.

Na próxima postura que fizerem (o que não deve demorar pois a fémea já está a ficar com o ventre arredondado) vou experimentar a sugestão do Fishman, só para ver se é desta que nascem. Mas mesmo que dê certo numa próxima postura vou tentar a sugestão do Madiques, pois eu gosto de ver as imagens dos alevins junto com os pais, acho que é mais natural.

 

Obrigado pelos conselhos e saudações aquariófilas.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, quando os ovos começaram a soltarem-se, e os alevins começaram a nadar notei que os pais começaram a come-los, desde a postura até à soltura demorou 3 dias. Nessa altura tive que os retirar para um aquário à parte.

 

NOTA: Todos estes conselhos que te estou a dar foram me dados pelo experiente Sr. Rui do RUIMAR.

 

Espero ter ajudado!

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Vou discordar ..... Os ovos nao fecundados demaram 2 dias a ficarem brancos!! isso e' certo e ja' exprimentei!!! Pois tive uma femea que fez uma postura sem macho e fiz tudo igual para exprimentar qual era o tempo que demoravam a ficar brancos !!!!

So' ao 2º-3º dia ficaram brancos!!!!

Quanto aos pais comerem as primeiras posturas, e' verdade, a primeira e' um desastre, o macho nem sabe o que fazer.... a femea poe os ovos ate' enquanto nada normalmente :D

Mas depois apanham o jeito !!!

A tecnica que uso nao e' absoluta, e claro, existem tantas outra que seguramente funcionam... mas, com esta tenho me dado bem!!!

Faz um pesquisa na net por "angelfish forum" e le sobre o tema.

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas Reis

A meu ver o principal problema está em teres um Aqua com apenas 35L e também apenas um filtro de esponja, assim nunca consegues ter o Aqua estável ao ponto de eles terem condições para os criarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Tenho 2 casais de Escalares a reproduzir regularmente (cada 10 dias) e retiro os ovos LOGO apos a postura.... Ja' exprimentei deixar os ovos com os pais e, das 5 vezes que o fiz comeram a postura 2 vezes (as primeiras), as restantes tiveram sucesso.

 

A minha experiência na criação de escalares diz-me que tenho mais sucesso (% de alevins a chegar a escalares juvenis) quando deixo os ovos com os pais até ao 1º dia em que começam a nadar e só depois os troco para um aqua á parte. Sucesso está garantido, nas duas situações, tirando logo os ovos ou deixando com os pais, mas em percentagem concluo que deixando ficar um pouco mais tempo com os pais vou tirar mais escalares. Agora, outro aspecto é se compensa .. porque enquanto os alevins estão com os pais, mais tempo demoram os pais a meter outra postura (regra geral, existem excepções).

 

Sempre apaguei a luz e nunca tive o aquario tapado !!! Acho que isso não (palavra corrigida) e' solucao.... afinal no seu habitat natural anoitece !!!!

 

Isto é um pau de 2 bicos ... depende muito de onde se encontra o casal. No meu caso estavam 100% sossegados, porque estavam num local que não a minha casa. Mas se o casal estiver num sitio onde existe muito movimento e barulho, o melhor é aconchega-los o mais possível, e aí defendo a ideia de os ter tapados, agora se estiverem inseridos num ambiente tranquilo e calmo acho desnecessário. Não podemos é estar constantemente a comparar ambientes naturais visto serem peixes que nunca nadaram em ambientes 100% naturais. Iria-mos pôr muita coisa em causa.

 

Sem duvida que retirar os ovos apos a postura e' o mais seguro....

Prepara um aquario de 15 lts 2 ou 3 dias antes com um filtro de esponja, 1 pedra difusora e aquecedor a 27ºC. Quando la colocares os ovos junta azul de metileno.

FAZ TROCAS PARCIAIS de 15% DIARIAS..... e espera 1 semana para comecares a dar artemia recem eclodida!

 

O mais seguro porquê ? Como disse anteriormente para mim o mais seguro é deixa-los com os pais, que eles é que sabem tratar dos ovos .. eles (pais) retiram todo e qualquer fungo do ovo, limpam e tratam melhor que qualquer método artificial. Antifungos é totalmente desnecessário, também andei enganado com isso, mas foi por pouco tempo. Um antifungos para resultar tem de ser introduzido em quantidades astronómicas, quase ao ponto de deixares de ver os ovos/alevins dentro do aqua.

Acho que um aqua de 15L é pequeno para ter uma alta taxa de sucesso. Dá para ter sucesso, mas não em %'s elevadas. No meu caso, dava artémia recém eclodida assim que os alevins começam a nadar.

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

 

Cada um tem o seu método e técnica para a sua reprodução, ou mesmo para a manutenção dos seus peixes! Por exemplo, eu não tenho filtro motorizado em nenhum dos meus aquário e nem faço ideia do Ph da minha agua..... Nem escalares nem Discus se queixam.....

 

Eu sempre retirei os ovos dos pais e já tive de taxas de sucesso muito elevadas (perto de 100%).... chegando a obter 600 peixes de uma só postura.Deixando a postura e os pequenos com os pais o maximo que consegui foram uns 100 peixes.

Retirar os peixes no dia do seu nascimento parece-me uma boa técnica, apesar de nunca a ter exprimentado... Tens razão quando dizes que os pais são os melhores tratadores para os ovos, mas por outro lado têm tendencia a come-los. Quando ao anti-fungos, as quantidades que usosão minimas e são apenas preventivas!

 

A malta que conheço que cria escalares para venda em Portugal e não só retira os ovos dos pais...

 

Mas uma coisa é certa, ver os pais a cuidarem dos ovos e pequenotes é um espectaculo digno de se ver. :D

 

Abraço

Valter

 

PS - Este Post já estava enterrado bem no fundo do forum :)

PS2 - Existe aqui no forum uma discussão no topico de 2003 ou 2004 sobre reprodução de escalares.... Muito BOA.

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

 

Cada um tem o seu método e técnica para a sua reprodução, ou mesmo para a manutenção dos seus peixes! Por exemplo, eu não tenho filtro motorizado em nenhum dos meus aquário e nem faço ideia do Ph da minha agua..... Nem escalares nem Discus se queixam.....

 

Eu sempre retirei os ovos dos pais e já tive de taxas de sucesso muito elevadas (perto de 100%).... chegando a obter 600 peixes de uma só postura.Deixando a postura e os pequenos com os pais o maximo que consegui foram uns 100 peixes.

Retirar os peixes no dia do seu nascimento parece-me uma boa técnica, apesar de nunca a ter exprimentado... Tens razão quando dizes que os pais são os melhores tratadores para os ovos, mas por outro lado têm tendencia a come-los. Quando ao anti-fungos, as quantidades que usosão minimas e são apenas preventivas!

 

A malta que conheço que cria escalares para venda em Portugal e não só retira os ovos dos pais...

 

Mas uma coisa é certa, ver os pais a cuidarem dos ovos e pequenotes é um espectaculo digno de se ver. :P  

 

Abraço

Valter

 

PS - Este Post já estava enterrado bem no fundo do forum :)  

PS2 - Existe aqui no forum uma discussão no topico de 2003 ou 2004 sobre reprodução de escalares.... Muito BOA.

 

Boas Valter ...

 

Claro que cada um tem o seu método de criação e logo tem as suas próprias conclusões de taxas de sucesso ... eu só estava a falar da minha experiência e das minhas taxas de sucesso. Não estou a dizer que fazes mal ou bem, fazes á tua maneira e se achas que é a que te dá uma maior taxa de sucesso, tudo bem :P

Agora existem algumas coisas que são certas, por exemplo : os pais serem o melhor antifungo do mercado (e só os comem os filhos se as condições no aquário não estiverem reunidas), usar aquas com capacidade superior a 15 litros para os alevins, etc ...

 

PS : Só estou a responder porque alguém o desenterrou ... hehe :D

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usar aquas com capacidade superior a 15 litros para os alevins, etc ...

 

PS : Só estou a responder porque alguém o desenterrou ... hehe  :)

 

Aquas de 15 Lts só para os ovos e para os primeiros dias de vida, depois devem ter MUITO espaço para nadar em aquarios MUITO altos.

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem aqui já tocou no ponto.

 

O meu casal que tá sempre a por ovos... se eu deixar a luz acessa ate eles conseguirem nadar( a luz fica 24 horas acessa...mas com diferença de luz...reduzo drasticamente a quantidade de luz para não stressar o casal, mas sim para deixar visibilidade aos pais), depois separo os pais, e os alevins já se safam sozinhos... com a minha alimentação.

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga, nunca experimentei, por isso não posso dizer nada em relação a isso. Mas também nunca estive tentado a experimentar, se puderem dêem artémia recém eclodida mal os alevins comecem a nadar. Se não puderem ... experimentem a da casca de banana . :)

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas…antes de mais peço desculpa por estar a desenterrar de novo este tópico…

 

Tenho um comunitário de 400L onde com alguma sorte já tive uma postura de bettas que deu alguns frutos.

No comunitário tenho umas corydoras, uns botia, uns SEA, uns barbo e 5 escalares, 4 dos quais têm crescido bastante, devem ter agora uns 10 cm, já os tenho á uns meses.

Ontem pela 1ª vez tive uma postura de um casal que se formou…fizeram-no numa folha.

A minha questão é a seguinte … existe alguma hipótese de os ovos e depois os alveins sobreviverem nestas condições ?

 

Algum conselho ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas…antes de mais peço desculpa por estar a desenterrar de novo este tópico…

 

Tenho um comunitário de 400L onde com alguma sorte já tive uma postura de bettas que deu alguns frutos.

No comunitário tenho umas corydoras, uns botia, uns SEA, uns barbo e 5 escalares, 4 dos quais têm crescido bastante, devem ter agora uns 10 cm, já os tenho á uns meses.

Ontem pela 1ª vez tive uma postura de um casal que se formou…fizeram-no numa folha.  

A minha questão é a seguinte … existe alguma hipótese de os ovos e depois os alveins sobreviverem nestas condições ?

 

Algum conselho ?

 

Num aquário comunitário ... não digo impossível ... mas digo quase impossível. Eles até podem nascer ... mas logo depois estão a ser comidos ou a ser sugados para o filtro ... e se conseguires que eles nadem já é muito bom!

 

Conselho : Se queres mesmo tentar só estou a ver uma solução, divides o aqua com uma rede, ou outra coisa qualquer .. para que o casal fique sozinho a cuidar da desova ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
  • 8 meses depois...
boas, pretendo iniciar-me na criação de escalares. gostaria de dicas para arranjar um casal. actualmente tenho um escalar mas não sei o sexo...

 

è dificil fazer a diferenciaçao sexual dos escalares. O mais facil é comprares uns 5 ou 6 escalares pequenos e assim ter mais hipoteses de formar um casal no meio deles, ou entao compras um casal aduto ke ja tenham reproduzido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada pior que o excesso de informação.

POR FAVOR, QUEM NÃO SABE NÃO CRIE MAIS CONFUSÃO.

 

CASCA DE BANANA????? Deve estar a pensar em Bettas. Os conselhos vêm de um tal Rui? Estão ele é analfabeto e não sabe escrever? (Desculpas ao Sr. Rui)

 

UMA DESOVA AOS 6 MESES???? Tens os peixes à 6 meses. OK, acredito. Mas não teriam eles já 6 meses quando compras-te?

 

Todo e qualquer método é bom quando resulta.

Eu próprio em 1993 tive a 1ª criação de Escalares com os pais presentes e foi um dos melhores espetaculos que pude presenciar. Aconselho a quem não tem intenções de fazer disso um negócio. O problema -por norma- é os pais ao fim de 1 ou 2 semanas estarem prontos para uma nova desova e alevins mais velhos, se forem muitos, comerem os últimos ovos.

 

Alguém disse que tinha taxas de susseço de aprox. 100% e que eram cerca de 600. PARVO!!! Os Escalares fazem posturas entre os 900 e 1500 ovos. Ou os dele são preguiçosos ou ele é mais um dos que escreve para fazer "monte" e criar confusão.

 

Também alguém disse que só se devia mudar a água ao fim de 10 dias das crias terem nascido. Bem, eu também já esvasiei uma encobadora para um balde a pensar que não tinha peixes. De facto ao fim de aprox. 10 dias quando ia despejar esse balde (por já estar a cheirar mal), tinha 12 Escalares bem vivaços. Ora, será isto uma regra? É óbvio que não. Dentro de um balde, sem mudanças de água (aliás estagnada), sem aquecimento, sem alimentação visível, então que podemos concluir? Não é regra! Mais nada! Mas 12 Escalares? Quando vendo 200 por mês?

 

NÃO BRINQUEM COM QUEM APENAS QUER AJUDA!!!

 

Pelo comecem por: Comigo resulta desta forma...

 

Um abraço.

Editado por miguelpsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais