Agradeço AJUDA e sugestões para o meu PRIMEIRO SALGADO sff


Ivoabs

Recommended Posts

Boa noite.

 

Ando com umas ideias de criar um pequeno habitat de 100L de água salgada.

Pretendo algo simples, fácil e pouco exigente.

Não pretendo fazer nenhum reef utilizando corais e outras espécies sensíveis.

 

A minha ideia seria fazer algo mais do género de plantado mas com plantas marinhas.

 

Poria também umas anémonas e outros seres pouco exigentes.

 

Que opiniões, conselhos me podem dar sobre espécies, orientações e equipamentos ultra low cost.

 

Procuro também apoio de alguém mais experiente na área dos salgados na zona de Odivelas, para qualquer eventualidade ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , podes sempre fazer algo simples , do genero corais moles apenas. ha alguns muitos giros e consegue-se fazer aquarios engraçados.

mas teras sempre de gastar algum dinheiro. tudo depende de quanto queres gastar. para quem quer gastar pouco o melhor ser´´a procurar nos classificados encontras bom material a preço jeitosos. contudo antes de começares aconcelho te a leres um pouco sobre agua salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é começar do mais elementar como plantas e esses corais moles e aos poucos aumentando a complexidade e dificuldade conforme as condições que vou tendo disponíveis. Tenho que gastar um certo dinheiro inicial, principalmente para o escumador, que tendo em conta a exigencia do aqua procuro algo à volta dos 30-40€ que já vi uns porreiros a esses preços.

Tenho andado a ler e a ver imagens de salgados há já algum tempo, daí ter ficado com aquele bichinho de me aventurar num.

 

Tenho um aquário doce também de 100L, com sucesso à ja uns bons meses e tudo tem prosperado. Com esta experiência já tenho alguma consciência de como manter um aquário, apesar de um salgado ser bastante diferente de um doce, mas para ajuda personalizada e conversar um pouco sobre salgados, fiz este post ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não é nada difícil fazer um aquário salgado desde que a exigência não seja muita. Para manter corais moles e um ou dois peixitos é fácil.

O escumador parece já estares informado. em relação a escumadores para Nanos não tenho muita experiência.

A iluminação opta por calha de lâmpadas T5. Para o que queres 2 ou 3 lâmpadas chega. Depois é só escolher os espectros que mais indicados.

Vais precisar também de uma bomba de circulação. As mais baratas e bastantes razoáveis são as Sunsun. Talvez uma 3.000 ou uma 5.000.

De resto num sistema pequeno desses o mais importante são as trocas parciais de água, natural ou sintética.

 

Duvidas, vamos estando por aqui.

abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao ao que vez em termos de escumador. nao podes olhar ao preço primeiro mas sim ao que necessitas para manter o aquario em condiçoes e estavel. quanto estas e pensar gastar no total ? ou seja para por o aquario a funcionar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo com o que o rakiki disse e tenta ler mais um bocado sobre os salgados, percebi que queres algo lowcost.

Agora depende se queres fazer sump ou ter apenas o aqua com o escumador la dentro.

ja sabes ao menos o equipamento minimo que precisas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As noções de equipamento mínimo preciso, creio que sejam o escumador à medida de um aquário de 100 litros, uma bomba de circulação também à medida e iluminação adequada. Na iluminação ando a planear fazer uma calha de leds tanto para o doce como possivelmente para o salgado se der. Agora não sei é se é preciso para a saúde dos seres vivos lâmpadas com determinados espectros luminosos ou se é apenas para realçar as cores dos vivos.

 

O valor que estou a pensar em gastar é muito abstracto, pois pretendo apenas o equipamento à medida desse aquário. Existe no entanto montes de material muito melhor com preços ajustados à qualidade.

 

Mas no geral, sim FFonseca, pretendo algo o mais lowcost possível. Pretendo criar um ecossistema simples, bastante básico e fácil de manter.

 

Irei por o escumador dentro do aquário, o formato do móvel não me permite de momento fazer a sump, que seria o ideal. ;)

 

Aproveito para referir que já ando a ler à algum tempo tópicos e infos sobre salgados, incluindo um guia em pdf posto aqui no forum com noções para iniciar um salgado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em relação à iluminação LED para salgado é simples. Basta leres alguns DYI aqui do Forum. Não te sei dizer exactamente os Kelvins que precisas porque não sou entendido. Mas precisas de lampadas White (talvez 14000K) e Royal Blue. Assim já ficas com uma iluminação porreira para Reef.

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, vou iniciar a 1ª fase do salgado nano, inicialmente em um aquário pequeno de 40L para me adaptar e daqui a pouco tempo talvez passe para um maior.

Como forma de avançar o processo de activação bacteriológica do aquário, preciso de alguem daqui da zona de Famões/Odivelas/Loures/Pontinha ou outra zona perto de odivelas me forneça uma tpa de um salgado saudável (sem algas, parasitas etc), se faz favor ;)

 

(contactem por MP sff)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boa noite pessoal!

Já tenho o salgado a bombar à qualquer coisa como 5 meses e está 5 estrelas.

O aquário actual é de 60 Litros e já tem corais, xénias, palytoas, 1 montipora, 1 peixito, umas anémonas, camarões e eremitas. Tudo saudável e bem alimentado.

 

Os planos seguintes são para fazer a troca do conteúdo para um aquário maior de 100L que espero desocupar e ficará como definitivo (supostamente!)

Só então com o aquário final é que irei colocar mais peixes, corais, etc.

 

Entretanto vou tentar arranjar algumas fotos do estado actual para podermos comparar com o irá ser feito mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais