Iluminação LED com projectores 10w (Duvidas)


NarG

Recommended Posts

Boa noite, estou a pensar remontar o meu aquario num plantado como outrora ja tive, no entanto vejo-me obrigado a adquirir nova iluminação, pois a anterior queimou os balastros HO t5 que são bastante caros e mais compensa comprar nova calha.

No entanto estive a pesquisar e pensei em colocar iluminação led de forma a poupar uns cobres mensais.

No lugar de 3 x 39w T5 = 117w
Pensei aquirir 5 x 10w led = 50w


Em termos de lumens cada lampada de 39W dá por volta dos 3000 Lumens ou seja 9000 Lumens as 3
Nos projectores led cada led dá 1000Lumens x 5 = 5000 Lumens

Nas lampadas t5 apenas poderemos considerar 60% dos 9000 lumens pois os lumens são erradiados em todas as direcções ou seja nas lampadas t5 apenas aproveitaria 5400 lumens na realidade pois mesmo com reflectores há percas, enquanto nos projectores são 5000 lumens direcionados logo não ha percas.

 

Isto em termos de contas parece muito facil a minha questão será se alguem ja experimentou e se na realidade funciona ! Pois terei de fazer o investimento uma vez que ainda so comprei um projector para ter ideia e tenho de construir a estrutura para suportar os projectores.

 

 

Em termos de poupança energetica parece-me bastante atractivo.



20130401210527.th.jpg20130401210533.th.jpg20130401210541.th.jpg20130401210551.th.jpg20130401210558.th.jpg20130401210616.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também queria experimentar isso mas tem que haver um lm... "um integrado que controla a corrente" e ter dissipadores porque liberta muito calor, e resistências.

Alguém que possa arranjar o esquema dele?

Cumps

Editado por jsg1992
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao leva lm nenhum pois sao holofotes de 220v. Pelo que vi nao aquece quase nada esteve 3 horas ligado e so aquceu o vidro do holofote a uns 35graus. O preco dos holofotes ronda os 25euros cada aqui em portugal nos chineses ou no olx.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

por aqui foi testado mas de maneira diferente,

 

5 x led´s 10w (e, vez dos holofotes)

5 x ventoinhas de placas graficas com dissipadores

1 x çed driver 60w

 

valor total:

35€

 

ficou melhor do que as duas t8 de 30w cada :)

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou a pensar em mudar as 2 lampadas T5 por LEDs, mas estou completamente à nora neste assunto. Já andei a ver e por aqui há imenso material, mas não sei, nem o que comprar, nem como montar um circuito de LEDs.

Aqui no forum, já li umas coisinhas, mas parece-me que cada caso é um caso. Talvez o melhor é alguem, do forum, com conhecimentos na matéria, que se ofereça para orientar a malta.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

por aqui foi testado mas de maneira diferente,

 

5 x led´s 10w (e, vez dos holofotes)

5 x ventoinhas de placas graficas com dissipadores

1 x çed driver 60w

 

valor total:

35€

 

ficou melhor do que as duas t8 de 30w cada :)

 

Mas esses leds aquecem muito entao para terem dissipadores, qual os lumens de cada led desses ?

 

Eu quero "substituir" 4 lampadas t5 de 39W cada lampada tem 3000 lumens mas apenas 60% dos lumens sao aproveitados devido a lampada direcionar os lumens em todas as direçoes enquanto os leds sao 100% dos lumens direcionados numa direçao sem utilizaçao de reflectores.

 

Se nao fosse para montar um plantado com 2 leds de 10W fazia a festa pela luminosidade que 1 me da da para ter uma ideia.

 

Penso montar uma estrutura em U metalica que aparafuse a parede que va segurar os 5 projectores, e que com 2 dobradiças de para levantar para fazer as manutenç\oes ao aquario sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas esses leds aquecem muito entao para terem dissipadores, qual os lumens de cada led desses ?

 

Eu quero "substituir" 4 lampadas t5 de 39W cada lampada tem 3000 lumens mas apenas 60% dos lumens sao aproveitados devido a lampada direcionar os lumens em todas as direçoes enquanto os leds sao 100% dos lumens direcionados numa direçao sem utilizaçao de reflectores.

 

Se nao fosse para montar um plantado com 2 leds de 10W fazia a festa pela luminosidade que 1 me da da para ter uma ideia.

 

Penso montar uma estrutura em U metalica que aparafuse a parede que va segurar os 5 projectores, e que com 2 dobradiças de para levantar para fazer as manutenç\oes ao aquario sem problemas.

 

Boa tarde,

 

sim aquecem um pouco, em vez de meter a calha de aluminio em U por exemplo, meti os dissipadores, assim sei que nao aquecem mesmo. :)

 

logo dou mais informaçoes acerca dos "animais".

 

 

Cumprimentos

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha fiz a minha calha com fitas de LED e as plantas estão bonitas e a crescer a olhos vistos.

Comprei uma fita de 5 metros e cortei varios, uni e liguei a um transformador.

Ainda mandei vir um dimmer que controla a intensidade dos leds.

 

Fiz a calha numa hora.

Boas

 

seus (palavra censurada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...