Rã num lago - Ajuda


Recommended Posts

Boa noite. Este é o meu primeiro post. Antes de mais parabéns pelo excelente fórum que aqui têm.

 

Tehno um lago (ou um fontanário como queiram), na minha casa e decidi dar alguma vida e colocar peixes.

 

Tenho 3 peixes, 1 Koi e mais 2 cor de laranja (amboms menos de 10cm) que comprei ha poucas semanas. Acontece que hoje descobri que o lago tem uma rã. Será que tenho de limpa-lo e expulsa-la? Ou pode conviver com os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu tens é sorte, sem fazeres nada tens mais um habitante. Mas em principio não tens que te preocupar, as rãs são inofensivas para os peixes e torna o teu lago mais natural. Além disso se a rã colocar aí ovos, podem servir de alimento para os teus peixes.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta. Vou então conservar a rã em vez de a expulsar. Hoje é que vi melhor, deve ter uns 6/7cm. Nem sei como nasceu, mas julgo que seja pela água ter pouca movimentação e alguma sujidade no fundo do lago uma vez que tem uma floreira mesmo em cima e cai petalas e folhas para dentro do lago que se acumulam no fundo. Mas tem bastante lodo, o que vai dando para alimentar os peixes.

 

Como é que posso fazer uma limpeza sem expulsar a rã? Os peixes tenho uma rede para retira-los, a rã não sei.

 

E o que me aconselham para dar mais vida ao lago?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

No meu lago também me aconteceu o mesmo 2 vezes mas achei as rãs um bocado nogentas e corri com elas.

Manda fotos do teu lago.

 

 

O meu lago

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199523&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho rãs no lago, e quando tenho de o limpara, apanho-as com uma rede, tal como aos peixes, e coloco-as num balde com uma rede por cima.

Depois do lago limpo, volto a colocá-las la dentro!

 

Se fosse a ti, e visto que és da Madeira, experimentava por ai uns peixes diferentes dos habituais, por exemplo umas corydoras paleatus, uns platys, uns falsos-neon-chines e assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Vou tentar apanhar a rã com a rede. Não a achei nojenta, desde que não interfira com os peixes pode ficar por lá.

 

O problema do meu lago é que apanha pouca luz, as águas são um pouco escuras e há muito pouca mvimentação de água. Só tem um motor para puxar água para lavar o carro por ex. E depois volta a encher. Penso que talvez seja este o problema dos meus peixes crescerem pouco.

 

 

marco_nsa onde encontro esse tipo de peixes? Por aqui na loja que costumo comprar nunca os vi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado.

Isso da rã ser inofensiva para os peixes tem que se lhe diga...!

Realmente, ela é inofensiva mas apenas para aqueles que não lhe cabem na boca...

Já dei com as minhas a refastelarem-se com os ovos postos pelas koi e aos alevins chamam-lhes pitéu!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que referi são fáceis de encontrar cá em qualquer loja, mas para que não haja dúvidas, estão aqui os nomes científicos e o nome comum:

- Corydora paleatus - Coridora pimenta;

- Xiphophorus variatus - Platy;

- Tanichthys albonubes - Falso neon chinês.

 

Os caudas de espada (Xiphophorus hellerii) também devem de aguentar bem a vida na rua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tenho muitas rãs no meu lago e até hoje não houve problema, acho mesmo que a presença das rãs acaba por tornar o lago mais natural... Eu também costumo colocar-las num balde enquanto limpo o lago. No ano passado durante o verão tive cerca de 10 rãs no meu lago. Único problema: não se calam!!! lol o que vale é que bazam no outono e só voltam na primavera

Link to comment
Partilhar nas redes sociais