Ajuda a escolher especies para aquario novo


Recommended Posts

Bom dia a todos, ora é uma bela altura quando a nossa namorada nos diz "Quero um aquario!", melhor ainda quando nos deixa escolher tudo!...
Agora aqui está a reviravolta, o aquario vai ser construido de raiz, dentro de uma televisão antiga, ou seja está limitado pelos paineis frontáis.
Estes paineis teem aproximadamente 55cx45l cm (fronte da tv) e podem ter a profundidade que se quiser pois os paineis laterais vão ser reconstruidos.
Ora na minha ideia iria ser algo do genero 55cx45ax30l que já dá alguma litragem interessante rondando os 75 litros brutos.
O filtro é um eheim 2213 que tenho por aqui.
A iluminação vai ser DIY com tira de leds (devido ha pouca altura entre o topo do aquario e a tampa o que não permite utilização de pl's nem de T's).

Agora, em relação as condições impostas pela namorada e pela sogra "Teem de ser peixinhos coloridos!"
Ora isto dava me bastante espaço de manobra, não fosse a agua da rede ter um ph de 8, um gh e kh bastante elevado.
Dai o ter pensado nos ciclidios africanos.
É facil obter pedras calcarias daquelas com furos mais um motivo para ir para os ciclideos africanos.

Ora com estas litragens que especies aconselham?
Estava a pensar em 2 casais /trios de especies difrentes para haver contraste de cor.
Algo como Labidochromis caeruleus e Neolamprologus tretocephalus.

 

30-2506.jpg129-958.jpg


Esta é apenas duas especies ao "calhas" que ilustram mais ou menos a ideia.
Nem sei se são compativeis ou não ou se o aquario é suficiente para os mesmos.

Agora é a altura em que peço a vossa ajuda, criticas construtivas e sugestões =)

Desde já o meu obrigado =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu imagino que não é isto que queiras ouvir, mas, para Ciclideos Africanos precisarias no mínimo de uma tv com 50''.

 

Os ciclideos africanos precisam de espaço e tudo abaixo de 1 metro é complicado e mesmo assim pode ser curto para certas espécies.

 

Eu só tive, e tenho, africanos do Malawi e nunca me preocupei em baixar o Ph e durezas, mas existem formas de baixares esses valores com alguns tipos de areão e certos troncos e fazes um belo plantado, mas alguém com mais experiência te ajuda.

 

Mas Ciclideos Africanos não, por experiência própria.

 

Bom projeto.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu concordo em parte com o Valter. Mas não sou tão radical! Há ciclideos africanos que podes colocar aí, nomeadamente, conchiculas do Tanganyika.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o que eu pensei inicialmente foi nos conchiculas, mas penso que são tudo especies com cores não tão vibrantes correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também eu comecei como tu; com um aquario feito de uma televisão. Mas depressa passei para algo mais "pro", ainda que muito artesanal. Hoje, passados vários anos e muito tempo despois de estar afastado deste belo "hobby", estou de volta e com um grande projecto em mãos prestes a arrancar.

 

Bem, mas voltando ao teu caso. Como já disse, também já tive um aquario feito da carcaça de uma tv, mas depressa concluí que isso não funciona, quer a nivel pratico, quer a nivel estético. A sério, pode parecer engraçado, mas acabamos por nos aborrecer. Eu no teu caso não ia por essa via.

 

Tu tens uma coisa a teu favor de que muitos de nós se queixam por não ter; o apoio das familia. Se tu já conseguiste o mais difici,l acho que devias aproveitar e fazer um projecto mais "profissional". É que não te podes esquecer que o mais importante de um aquário não é ser bonito estéticamente, mas proporcionar um ambiente o mais adequado possivel para as espécias que vamos lá colocar. O seja, tens de pensar primeiro que tipo de aquario podes ter e depois então, de acordo com o equipamento que tens ou que possas vir a ter, pensar nos habitantes.

 

Como disse o Valter Cardoso, uma tv não é muito aconselhavél para ciclidios. Talvez uns guppys, espadas e afins, que facilmente se adaptam a aquarios de pequenas dimensões e que requerem poucas manutenções seja o mais aconselhado para o teu caso.

 

Agora, se queres mesmo ir para a frente com os ciclidios, aposta num aquario maior, até porque tens o apoio da tua namorada e sogra, porque se não mais tarde vais-te arrepender.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá limeiras, obrigado pelas palavras =)
Eu tenho varios aquarios e já estou por estas bandas ha varios anos antes de mais =)
O projecto da TV vai para a frente de qualquer das formas, é um desafio e algo difrente do paradigma habitual, e o aquario não é para mim mas sim para a namorada, dai o facto da TV =)
Por não ter expriencia com as especies em questão e por querer o melhor para a fauna é que passei por esta area do forum, ao saber as condições da agua no local e saber que os ciclideos africanos preferem aguas duras é que pensei nos mesmos, tendo em conta que eles precisam de um aquario maior... qual será a melhor opção para fauna tendo em conta ph's elevados?
(se não ouver fauna eu arranjo maneira de "importar" a agua, preferia é não ter de o fazer).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, com os parametros que tens na agua só vejo mesmo os ciclidios, mas lá está, tinha de ser num aquario maior.

Se o aquario é para a tua namorada e ela faz questão de ter peixes bem coloridos, eu optava por guppys e afins e ponha agua de outra origem. Era o que eu fazia.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

eu tenho os meus num aquario de 1 metro, já há uns anitos, estão muito bem, procriaram e tal, pois tem boa filtragem e tenho boas práticas na disposição do layout, alimentação e manutenção. Mas ja são vários e mesmo num metro e serem ciclideos africanos anoes e comparando com as condições dos meus peixes de água salgada (que têm condições excelentes, cabe até uma pessoa lá dentro e nem fica apertado) e olho para o aquário dos ciclideos e fico com a cabeça em molho. Os africanos são também ciclideos vistosos... ficam mesmo bem em casa... Tentei um aquabridge, mas agora estou a pensar em avançar para aquario à feição de 1,50 m de min. e 2 de máx.

 

Essa situação que referes é insustentavel para ciclideos africanos por diversos motivos e não só pelo tamanho do aquário, que já focaram.

 

Não esquecer que são peixes robustos com maiores necessidades. E, esse filtro... eheim 2213 é muito fraco. tenho um. Felizmente nunca me passou pela cabeça usar isso para ciclideos africanos. Isso só dá para pequenos peixes que não sujem muito. precisas de um filtro que faça bons L/H, mangueiras grossas, que não entupa facilmente. Esse filtro é um perigo. que já nem uso em aquarios de agua doce, uso apenas como filtro de carvão activado de apoio.

 

Eu tenho labs (amarelos) com blue frost (azul claro com riscas azul escuro) e haplochromis zebrados (riscas pretas garridas) e combinam muito bem... ciclideos africanos do Malawi adultos são muito vistosos e ficam bem em casas com decoração contemporanea (simplista, monocromatica, cores fortes e contrastantes), caracteristicas dos proprios peixes.

 

A ideia da TV é uma ideia engraçada, um bocado cliche, mas pesando diversos factores, é inviável e insustentável.

 

Apesar de tudo, os ciclideos africanos são muito mais faceis de manter que os seus congeneres americanos, basta dar as condições minimas, que eles dão de resposta o que um peixe pode dar. logo é investir num aquario grande e simples, e em L/H potente, e voila...

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais