Ajuda pra reduzir barulho sump


Recommended Posts

Boas,

 

Montei á pouco tempo um aq. 440l com sump para montar um temático amazónico.

Coloco a questão aqui nos Salgados pois acredito que haverá por aqui membros capazes de me ajudar.

O aq. tem a colona seca colocada do lado esq. do aq. exteriormente

Parecida com a coluna seca destas fotos:

http://www.reefforum.net/photopost/data/509/medium/Coluna_seca2.jpg

http://www.reefforum.net/photopost/data/509/medium/furacao_CS.jpg

A minha questão é saber que materiais usam pra reduzir os barulhos da água a correr no tubos ( já coloquei corrente plástica dentro do tubo de descarga ) e tb que materias usam para forrar o móvel por dentro tb para reduzir o ruído.

cumpr.

 

Sérgio Vale

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para reduzir o barulho da agua nas tubagens de saída para a sump , na coluna seca , utilizei um durso e reduziu drasticamente o ruído , com 30 cm de tubo , 2 curvos e um tampão fiz a festa e sem ruídos ;)

No móvel da sump .... Hummm forra com esferovite ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para reduzir o barulho da agua nas tubagens de saída para a sump , na coluna seca , utilizei um durso e reduziu drasticamente o ruído , com 30 cm de tubo , 2 curvos e um tampão fiz a festa e sem ruídos ;)

No móvel da sump .... Hummm forra com esferovite ;)

Obrigado pela ajuda, mas já tenho um durso montado. Durante o dia o ruído até é suportavél de noite é que a coisa piora :tapfoot:

Indicaram-me isolar os tubos com esponja igual ao que forram os tubos do ar condicionado... e forrar tb o movél com esponja, alguém tem alguma coisa destas aplicada? resulta?

cumpr.

 

Sérgio vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

Eu tenho um bom historial com este tipo de ruídos nos sistemas de filtragem. No meu caso, embora não seja uma sump mas sim um filtro externo, forrei-o com aquelas placas de isolador sonoro mas pouco minimizou o barulho... A minha experiência vale o que vale, mas forrar o móvel com este material ou com esponja ajuda sempre um pouco claro.

 

Abraço

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

A tubo de queda de agua que cai do aquário pra sump tb deve estar abaixo do nível de agua evitando assim tb o ruído das bolhas de ar, o que notei no durso que fiz foi que quanto mais pequeno o buraco de saída de ar , menor o ruído do borbulhar ... Digamos que tenho Aqua e sump na sala e só se ouve o barulho da bomba do escumador que faz eco dentro do móvel mas não se ouve nada de agua a cair do Aqua para a sump ...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

A tubo de queda de agua que cai do aquário pra sump tb deve estar abaixo do nível de agua evitando assim tb o ruído das bolhas de ar, o que notei no durso que fiz foi que quanto mais pequeno o buraco de saída de ar , menor o ruído do borbulhar ... Digamos que tenho Aqua e sump na sala e só se ouve o barulho da bomba do escumador que faz eco dentro do móvel mas não se ouve nada de agua a cair do Aqua para a sump ...

Cumps

O buraco para a saida de ar abri com 10mm, quanto tem no seu?

O meu tb está na sala e á noite ouvesse a água a cair e como tinha dito anteriormente já coloquei a tal corrente plástica, notei melhorias mas continua a ter algum rúido.

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma solução é utilizar um overflow deste género http://www.beananimal.com/projects/silent-and-fail-safe-aquarium-overflow-system.aspx, que funciona também com o overflow no exterior do aquário.

 

Poderá ser preciso fazer algumas alterações ao aquário, mas vale bem a pena.

 

Eu construí o meu, e com uma bomba de retorno de 3000lt/h a funcionar no máximo não consigo ouvir nenhum barulho da água, apenas as vibrações das bombas, e não tenho bolhas na sump!

 

Não sei se com água doce fará alguma diferença, mas creio que não.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Por expriencia própria , posso dizer q levei uma carrada de tempo até acertar com furos. Dursos etc. Tapa esse furo metes uma mangueira de ar e arranjas uma torneira e vai regulando ,mais ou menos ar. Isso não vai estabilizar logo. Aguardas um pouco, e vais afinando até ficar estável. Diverte-te.

já agora tens tubo ladrão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais