Desafio: O meu aquário é o vosso aquário


Vlad

Recommended Posts

Boas

 

O meu aquário novo já mora lá em casa. Foi montado ontem e o objectivo é conseguir (finalmente) fazer um aquário que se aproxime das caracteristicas de um determinado biótopo. Neste caso o amazónico.

 

Pensei que para fazer o menor número possível de asneiras, e numa espécie de brincadeira, fazer um aquário com a colaboração do pessoal do fórum. Não se preocupem, as despesas ficam comigo. :wink:

 

Setup Actual:

Dimensão 120x40x50

Litros Brutos 240

Fluval 404 com Cerâmica, Biostars, Anti-Nitrato, Anti-Fosfato

2 Termostatos Fluval 300W

JBL Solar Nature (com reflector)

JBL Solar Tropical (com reflector)

Substrato JBL

Areão, não me lembro do nome sei que é fabricado e não recolhido na natureza e de dimensão ligeiramente superior ao areão comum. É também fertil, se bem que só muito ligeiramente.

 

Condições Pretendidas:

pH 6,5

Temperatura 26ºC

Injecção de CO2 caseira

 

Flora:

Em estudo, provavelmente toda sul-americana com as honrosas excepções de Valisnérias e Juncos Japónicos (é este o nome?).

 

Fauna:

Cardume de 10 Cardinais (já os tenho, estão noutro aquário)

Cardume de 10 Bebados (já os tenho, estão noutro aquário)

Escalares (quantos não sei, ainda não tenho nenhum)

Não vai ter Discus, a sério, é ponto de honra! :?:

 

Decoração:

Pedras e troncos

Fundo Preto ou Azul Escuro

 

Se este aquário fosse vosso e com a descrição acima, que mais lhe punham de fauna (discus não contam), que plantas lhe juntavam, como condicionariam o pH, que fariam com os troncos e com as pedras?

 

Acho que era giro tentar fazer este aquário com o que fôr aqui discutido. Neste momento está montado e a circular, com os termostatos no sitio, substrato e areão. Fora isso e os cardinais e bebados que já tenho, tudo o resto é discutivel. Estou a tentar trocar plantas que tenho por plantas sul-americanas.

 

Força!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK aqui vai

 

para além dos dois cardumes que já tens podes meter:

 

Peixes de fundo: 6 a 8 Corydoras que tu gostes

2 Dianema longibarbis

Limpa-Algas: 3 Parotocinclus jumbo LDA-025

um cardume de Otocinclus

e para a zona superior 6 Gasteropelecus sternicla (atenção manter o aquário bem fechado :wink: )

 

Se quiseres manter outro cardume aconselho Hasemania nana

 

Agora escolhe :)

 

PS - Não metia nem escalares nem discos, metia antes Uarus :)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah!

 

Primeiro e antes de mais, prometo fotos da evolução do aquário.

 

Gostei do Uaru... isso levanta-me um problema que é a paixão assolapada que tenho por escalares. Alguma ideia como compatibilizar os dois em termos de número?

 

Também gostei da ideia do cardume de topo, até porque não tinha ideia sobre o que pôr ali.

 

Então estamos assim de fauna:

 

10 x Cardinais (Paracheirodon Axelrodi)

10 x Peixes Bebâdos (Hemigrammus Bleheri)

10 x Peixe Arqueiro ?Nome Comum? (Gasteropelecus Sternicla)

 

Estão aqui uns belos cardumes que cobrem as várias zonas dos aquários.

 

Os outros peixes que apontaste parecem um esquadrão de limpeza. Um cardume de Otocinclus, seríam quantos Otocinclus? Os LDA-025 não desatam a comer plantas?

 

Discussão: Escalares ou Uarus ou ambos? O que acham?

 

Coridoras: digam as vossas favoritas! :wink:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem desiludir-vos mas Uarus num plantado?Não me parece boa ideia!

Uarus na natureza são vegetarianos e, por isso ,quando colocados num aquário plantado muito rapidamente devoram todas as plantas a que tenham acesso, embora em cativeiro se alimentem de tudo excepto de peixes vivos.

Tudo isto e mais vem escrito na revista Aquamania de Fevereiro/Março 2005

 

Mas mesmo visto tudo isto fiquei a gostar bastante do peixe, mas como e obvio aconselho antes os Escalares, nao tivesse eu um aquário so com eles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela aquisição!!!

 

Quanto à fauna parece-me que está a ficar 5*! Os LDA25 (originários do Brasil, mais propriamente Rio Paraíba do Norte e Rio Salgado) são uma excelente ideia e uma das melhores ajudas que podes ter no combate às algas (tenho dois e sou fã).

 

Quanto a plantas, vi há tempos um aqua Amazonia fascinante em que usaram algumas Echinodorus Uruguayensis como planta de fundo e resultava lindamente. É supostamente uma planta solitária que cresce em altura até 55 cm, mas no caso usaram várias num dos cantos do aquário-como a folha não é demasiado larga e é alta quem sabe não a podes usar e esquecer as Valisnérias.

 

PS: Ah se fôr uma questão de votação - :wink: escalares, escalares, escalares :)

MJoão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto. Algo que eu não quería certamente eram plantas minadas por herbivoros tresloucados. :wink:

 

Então temos ps cardumes definidos.

 

1. Escalares, quantos?

2. Coridoras favoritas?

3. Equipa de Limpeza? Estou inclinado para os LDA025... se em vez de Ottos e LD's fossem só LD's... quantos? ou outras ideias, claro.

3. Ideias para decoração com troncos e pedras

4. Plantas e disposição

5. Controlo de pH

 

Mais ideias e tópicos de discussão são bem-vindos. Isto vai ser o amazónico do Fórum! :)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

E para dar mais ar de graças a sei aquário, porque não coloca alguns Apistogrammas ??

 

Existem cada um mais lindo que o outro, alêm dos habituais Bandeiras e Discos ??

 

Abraços!!

Comece fazendo oque é necessário, depois o possível e logo estará fazendo o impossível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como fauna acho os escalares uma boa opção como peixe dominante. Entretanto, aumentava substancialmente esse cardume de cardinais (aí para uns 20) e juntava pelo menos uns 15 nariz-de-bêbado, que são lindos em cardume. Quanto à flora, troncos com feto de java e anúbia são sempre uma opção bonita, com a vantagem de contribuirem para manter o ph em valores próximos dos que pretendes. Para obteres o aspecto de "água escura" do Amazonas, há alguns compostos muito bons que se juntam à água. A utilização de turva no filtro biológico também ajuda.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Fauna - > eu tenho 20 cardinais e mais 20 hemigrammus armstrongi num aqua de 80cm, por isso para esse aquario tens estas opções:

 

- cardinais, nariz de bebado, hemigrammus armstrongi, e Gasteropelecus sternicla.

(para as quantidades de cada cardume depende do teu gosto e do que gostar de ver em maior ambudancia)

 

De resto eu apostava nuns apistogramma, tens varios á escolha e podes colocar varios casais. Se gostares de um cardume que nunca para quieto aconselho-te os armstrongi. procura no google e as imagens.

 

flora - podes colocar duas echinodorus ozelot ou rubin, uma em cada canto, podes fazer um tapete de echinodorus tenellus, tens mais Heteranthera zosterifolia e Alternanthera reineckii ''roseafolia'' (fetos sao da asia e anubias sao de origem africana). (procura mais informaçoes no site da tropica)

 

Podias colocar um fundo parecido com o que eu tenho no amazonico (para não ser td preto) e que está neste link:

 

http://www.aquatic-nature.be/francais/deta...ails/poster.htm

 

Poster AB (para os troncos poderias criar um layout parecido com o do poster brasil)

 

layout: algo parecido com isto, deixar um espaço no centro para que os peixes de cardume tenham espaço.

 

026gallery.jpg

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa,

 

Na minha opinião eu poria:

 

otos (pequeno grupo),

corys (pequeno grupo),

cardinais (milhões :lol: ),

Gasteropelecus sternicla (pequeno cardume)

escalares (4 a 6),

ramirezis (1 ou 2 casais).

 

E fazia uma aqua sobretudo com muitos troncos a imitar os as raizes das árvores tipo mangal.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pelas vossas sugestões, estão a ser levadas muito a sério.

 

Em relação à fauna, já entendi que estou a ser reservado em relação à quantidade de peixes.

 

Com 3 cardumes de cardinais, bebados e machadinhos, não estou a ver que quantidade de cada um deles vou pôr no aquário. Penso no entanto que gostava de ver um número igual por cardume... mais ou menos. :lol:

 

Escalares, estão reservados para mim, por um nosso amigo aqui do fórum, quatro que precisam de uma casa nova. Bem giros diga-se.

 

De resto, coridoras e Ls, a ver com mais tempo. Ramirezis... tenho algum desgosto com ramirezis, mas existem apistogramas que se podem considerar.

 

Comprei dois troncos de dimensões consideráveis (40cm de altura por 20cm e 30 cm +/-) para taparem os cantos. São magnificos! Estão de molho e ainda largam muita sujidade e vai demorar porque não cabem em panela nenhuma que eu tenha, por isso não os posso ferver. Quando estiverem no aquário ponho as primeiras fotos. Com eles vieram também 4 calhaus para embelezar a coisa.

 

Esteticamente vou ficar com um buraco no meio do aquário. Pessoalmente acho-o inestético, não sei o que fazer com ele. Plantas e um tronco mais fino talvez.

 

A maior dificuldade deste momento é encontrar plantas. Já plantei qualquer coisita, asiáticas e sul-americanas 50/50. Vou deixar a escolha das plantas para a minha mulher. A maior parte das sul-americanas que encontrei necessitam de mais luz do que a que disponho, por isso acho que vou plantá-lo a apontar para a parte estética, deixando as escolhas para a minha cara metade (controlo de qualidade meu :oops:).

 

Mal esteja um pouco mais composto coloco fotos e estas ideias todas mais digeridas para continuarmos a discutir.

 

Obrigado a todos os que participaram.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá outra vez...

 

Ainda não coloquei as fotos porque estou um bocado triste com este projecto. Passo a explicar, e já agora a pedir a vossa ajuda.

 

O aquário está a ciclar vai para 3 semanas. Não foi feita nenhuma TPA entretanto. Foram adicionados os dois troncos e plantas.

 

As plantas (depois coloco os nomes) estão em muito mau estado. As de coloração vermelha estão a perdê-la e a murchar. Reparei ontem que cerca de um terço das plantas verdes apodreceram, independentemente da espécie, ou seja, todas as espécies têm um ou outro pé que apodreceu da raíz para as folhas.

 

Algas tipo cabelo são às dezenas, cobrem grande parte das plantas.

 

Acredito também que as plantas não tenham elementos suficientes na água, mas se os adicionar, tenho medo que o número de algas cresça. Se calhar estou errado mas é o que me parece fazer sentido.

 

Os testes deste fim de semana dão-me valores altos de nitritos, nitratos e fosfatos. Zero em amónia. Desculpem-me não dar valores certos, mas estou no trabalho e não tenho presentes os valores.

 

Obviamente, não tenho peixes ainda.

 

O que é que me ocorreu: fazer uma TPA de 50%, limpar as algas o mais possível e fazer uma poda às folhas mais murchas, além de retirar as plantas mortas. Isto deve fazer baixar nitritos, nitratos e fosfatos e contribuir para o bem estar das plantas. Penso que não vá ter grande impacto nas bactérias que aparentemente estão em força.

 

Fotos e valores, logo à noite, se alguém quiser colaborar com alguma dica, eu agradeço. Parece-me que isto está francamente desiquilibrado.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu-me precisamente o mesmo e num aqua bem semilar ao teu! Essas algas tipo cabelo são mesmo nojentas!!

 

Sabes o que fiz?

 

Ataque em tres frentes: 1) anti algas lá para dentro, comprado no supermercado, nem deitei tanto quando dizia na embalagem para deitar.

 

2) Limpeza das plantas com mais algas

 

3) Introdução de peixes de Limpeza corys e o meu pleco. Comeram a maior parte das algas em 24 horas.

 

4) Ficaram ainda algumas "manchas" de algas que rapidamente ficaram acastanhadas devido ao anti-algas. Estas removias rapidamente recorrendo a um pequeno aspirador que funciona com a bomba de ar.

Uma vez castanhas soltam-se bastante bem, tens de perder algum tempo a "aspirar" mas o resultado é muito bom.

 

E pronto o aqua ficou como novo, os peixes estão bem e o resto do pessoal que ainda está no outro aqua deve ir-lhes fazer companhia daqui a mais uns dias.

 

Possivelmente o recurso a quimicos e a introdução adiantada de alguns peixes "de limpeza" pode chocar alguns pelo seu caracter drástico, mas possovos garantir que tanto fauna como flora ficaram bem depois do tratamento, aliás conto já ter alguma coisa suficientemente boa para mostrar no forum daqui a 15 dias / 3 semanas

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Smaug, o único problema é que não posso nem quero começar a pôr a equipa de limpeza com nitritos no vermelho... :S

 

Vou-me atirar à TPA e esperar pelo melhor nos próximos dias. Obrigado pela ajuda, é um ataque rápido e eficaz acredito, posso fazer o mesmo se excluir os peixes... aliás, nem tenho esse problema para me preocupar por agora.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, com os nitritos é melhor não usar "armas biológicas" eheh!

 

agora relativamente à quantidade de a usar anti algas, o que dizia na embalagem em termos de quantidade por litro dava cerca de uma embalagem para 200L um usei cerca de 75%. Não deves precisar de deitar a dose toda recomendada (é menos quimicos que metes no aqua :lol: )

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atirei-me ao aquário, limpei as plantas mortas, tirei a maior parte das algas, mudei 50% da água, fiz umas podas.

 

Leituras hoje de manhã:

 

pH 6,8

Nitritos 0 (YEAH!)

Nitratos e Fosfatos: Máximo da escala 40mg/l para nitratos e 5mg/l para fosfatos...

 

Estás na altura de pôr os LDA25! :lol:

 

E com o trabalho todo, esqueci-me das fotos... desculpem-lá...

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad, perguntaste por corydoras...

 

Dou-te alguns tipos:

 

- aeneus

- panda

- melanistius

- paleatus (normalmente muito cara)

- agassizii

 

E um site onde as veres : http://www.planetcatfish.com/catelog/fam_list.php

Pertencem à familia : Callichthyidae

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe , não há problema em me tratares por Darius... era o meu nick antes de mudar o nick para o meu nome por isso reconheço-o bem :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.