Plantas para casal de mollys


minidiogo

Recommended Posts

Olá :wink:

 

Dentro em breve vou montar o meu aquário de 20 litros com um casal de mollys.

 

A minha questão é se posso colocar as seuintes plantas:

-Anubia barteri var. nana

-lilaeopsis brasiliensis

-musgo de java

-feto de sumatra

-myriophyllmun aquaticum

 

Mais uma pequena coisinha, como se trata este tipo de plantas?

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar importa referir que os mollys são peixes muito sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, podendo ocorrer uma doença típica destas espécie que é o "shiming". Assim, em primeiro lugar, deves providenciar um bom sistema de aquecimento, apontado aí para os 27ºC, tendo em atenção a potência do aquecedor. Deverá ser um pouco maior do que o geralmente aconselhado para que as compensações de temperatura sejam mais rápidas.

 

Com mollys tu deves, também, providenciar um ambiente mais alcalino e de preferência com um pouco de salinidade. Existem inúmeros sites na net sobre esta espécie cuja leitura aconselho.

 

Quanto às plantas, como vais aumentar a salinidade, tu queres plantas que te aguentem essa mesma salinidade. Assim, a lilaeopsis brasiliensis

está fora de questão, por isso, mas também porque é uma planta de manutenção muito difícil e de elevadas exigências de luz. A Anubia barteri var. nana é sempre uma boa escolha, independentemente da química da água, da sua temperatura e da luz que lhe é fornecida. Também o musgo de java é uma boa escolha, inclusive porque pode constituir um refúgio para os alevins. O feto de java é outra boa escolha pelo que foi dito a propósito da anubia. A Myriophyllum pode ser adequada, mas tens de ter em atenção que com um aquário desse tamanho, só a vais conseguir manter como planta flutuante.

 

Quanto a cuidados a ter ... nada de especial. As normais mudanças de água, úteis para peixes e plantas. Poderás fornecer algum fertilizante líquido, mas não é necessário. São basicamente plantas que não necessitam de grandes cuidados.

 

 

Boa sorte

 

Ricardo

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obrigado pela ajuda!

 

A iluminaçao vai ter uma potencia de 10W, o termostado vai ser de 20 wats e o filtro interno será de 60 l/h.

 

Penso que seja umas boas condiçoes para os peixes e plantas.

 

Não será preciso nenhum tipo de substrato para tratar das plantas?

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se optares pelas plantas que o Ricardo aconselhou não me parece que seja necessário adicionar substrato pois elas alimentam-se directamente da água. Arranja um bom fertilizante líquido.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais