O "ninho" dos meus peixes!!!


Bruno Inacio

Recommended Posts

Malta, venho partilhar com todos as fotos do meu hobby... Após a experiência com um aquário de 300L e com a mudança de casa, tive de tentar fazer o melhor com outro aquário de 128L.

Vamos às apresentações...

Deixem criticas e sugestões...

 

Setup:
Dimensões: 80*40*40
Iluminaçao: 3*25W T8
Aquecimento: Termostato 100w
Filtro: Sera Bioactive 250

 

PH: 6.4


Fauna
-3 Ramirezis Blue German

-1 Ramirezi Electric Blue

-12 Neons

-6 Coridoras

- numero indefinido de Red Cherry

Flora
- Não sei os nomes (Se conseguirem identificar, irei actualizando)

Hardscape
-3 Troncos red moor wood
-2 Pedras de Xisto
-Substrato JBL manado
-Substrato JBL

 

Kit CO2 JBL

Fotos:

 

O aspecto de frente

 

 

20130306220315.jpg

 

 

Uma Lateral

 

20130320222058.jpg

 

 

A outra lateral

 

 

20130320221931.jpg

20130320221459.jpg

 

 

20130320221215.jpg

 

 

 

Os camarões:

 

20130320221612.jpg

 

 

 

20130320221419.jpg

 

 

Uma das coridoras

 

20130320222148.jpg

 

 

Uma das ramirezis

 

20130320221315.jpg

 

 

E a outra

 

20130320221802.jpg

 

 

O macho Eletric Blue ainda escondido (tinha 24 horas de aquario)

 

20130320222118.jpg

 

 

 

O macho Blue German (O outro macho que está ao lado morreu à uma semana)

 

20130205230342.jpg

 

 

O casal a tomar conta dos ovos que estavam na pedra

 

 

20130301220510.jpg

 

 

Ela a pôr os ovos e ele passava a seguir...

 

20130301220525.jpg

 

 

O casal do macho Electric Blue, meteu ovos esta semana mas nem uma noite duraram...

 

O casal do Blue German, já vai na terceira postura mas comem sempre os ovos ao pequeno-almoço...

 

Haja paciência para estes meninos...

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe o aquário, cheio de esconderijos para eles... é bom ver que o meu rami está em boas mão ;)

 

João, o teu Electric Blue já assumiu o aquario... O Blue German está com parasitas internos e estou a fazer tratamento a todo o aquario com Flagyl e ele aproveitou esta "confusão" para assumir o aquário... 2 dias depois de chegar já estava agarrado a uma femea e a fecundar ovos...

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O casal do macho Electric Blue, meteu ovos esta semana mas nem uma noite duraram...

 

O casal do Blue German, já vai na terceira postura mas comem sempre os ovos ao pequeno-almoço...

 

Haja paciência para estes meninos...

 

Experimenta uma luz de presença apontada aos ovos durante a noite... comigo costuma resultar. O problema é que quando a luz apaga ou quando se sentem ameaçados eles stressam e acabam por comer os ovos. Podes também optar por retirar os ovos depois de fecundados, mas não tem tanta piada.

 

Já agora, na minha opinião, esse aquário é pequeno para 2 casais de ramirezis. Eu tenho um de 120x50x60 e nunca consegui manter 2 casais. E o aquário é bastante plantado e cheio de esconderijos. Um deles acabava sempre por stressar e apanhar alguma doença (normalmente parasitas internos... são muito susceptíveis a isso). Depois que fiquei só com um casal deixei de ter problemas.

 

Boa sorte.

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro, devo dizer que gosto da montagem, essencialmente porque os ramirezis são talvez dos peixes mais bonitos que se podem ter num aquário.

 

Apesar de tudo, sempre que vejo uma montagem destas num tópico gosto de dar uma espreitadela.

 

E no fim pergunto-me?

 

Será que só o Filipe Oliveira consegue manter ciclídeos num plantado exigente???? Quero acreditar que ele não é o super homem dos aquários... ou que não é o único pelo menos.

É que eu nunca vi (à excepção dele) ter um plantado (verdadeiro) com discus ou outros ciclídios.

 

Isto porque na minha idealização de aquário perfeito, falamos de >250L, plantado à séria e com ciclídios, sejam eles discus ou ramizeris (os mais bonitos na minha opinião).

 

Mas pronto: os teus ramizeris são simplesmente fabulosos.

 

Agora imagina-os num plantado aquascaping.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta uma luz de presença apontada aos ovos durante a noite... comigo costuma resultar. O problema é que quando a luz apaga ou quando se sentem ameaçados eles stressam e acabam por comer os ovos. Podes também optar por retirar os ovos depois de fecundados, mas não tem tanta piada.

 

Já agora, na minha opinião, esse aquário é pequeno para 2 casais de ramirezis. Eu tenho um de 120x50x60 e nunca consegui manter 2 casais. E o aquário é bastante plantado e cheio de esconderijos. Um deles acabava sempre por stressar e apanhar alguma doença (normalmente parasitas internos... são muito susceptíveis a isso). Depois que fiquei só com um casal deixei de ter problemas.

 

Boa sorte.

Cumps.

 

Na quinta feira, separei o casal do electric blue para outro aquario e deixei este casal no comunitário... Mudaram o local da postura e ontem tive nova postura... Fui buscar a dita luz e meti a apontar para os ovos... Hoje de manhã, já não havia nada... Ovos para o pequeno almoço... :(

As coridoras devem de stressar o casalinho... Vamos manter a calma e a paciência mas não está fácil...

Obrigado pelo comentário...

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro, devo dizer que gosto da montagem, essencialmente porque os ramirezis são talvez dos peixes mais bonitos que se podem ter num aquário.

 

Apesar de tudo, sempre que vejo uma montagem destas num tópico gosto de dar uma espreitadela.

 

E no fim pergunto-me?

 

Será que só o Filipe Oliveira consegue manter ciclídeos num plantado exigente???? Quero acreditar que ele não é o super homem dos aquários... ou que não é o único pelo menos.

É que eu nunca vi (à excepção dele) ter um plantado (verdadeiro) com discus ou outros ciclídios.

 

Isto porque na minha idealização de aquário perfeito, falamos de >250L, plantado à séria e com ciclídios, sejam eles discus ou ramizeris (os mais bonitos na minha opinião).

 

Mas pronto: os teus ramizeris são simplesmente fabulosos.

 

Agora imagina-os num plantado aquascaping.

 

 

Boas Lucky

Certamente que não será apenas o Filipe que tem os ciclideos num plantado exigente... Deve haver mais... :)

Eu não tenho o plantado exigente porque exige uma calha daquelas que custa bastante €€€... Estou com cerca de 75w para 120L e logo aqui tenho o meu problema do plantado identificado... Certamente, ele terá melhor gosto para escolher as plantas e o próprio layout que confesso que o meu aquário não está aquele aquário que eu queria mas a troika estraga a brincadeira toda... :(

Comprei adubos XPTO's, uso adubo liquido e comprei o CO2 mas a falta de luz não ajuda... Quem sabe um dia a coisa vai lá...

Obrigado pelo elogio aos meus meninos...

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. tn no meu caso os € sao um problema, tipo: 400 € por uma calha suspensa de 4x39w, ou 4x24w andam à volta dos 400w. Acho um abuso honestamente; um abuso grande mas adiante.

 

O problema dos discus 5e atençao que eu nao percebo nada de discus nem de outros ciclideos) é que sao peixes sensiveis... pelo que dizem.

 

Dai que o desafio é de conjugar uma fertilizaçao moderada, com CO2 qb e muita paciencia, de modo a ter um abiente saudavel para os peixes e para as plantas. Acho que esse é o desafio nos discus.

 

Agora sou sincero: ver esses peixes extremamente belos, num ambiente muitas vezes vazio e desolador é desmotivante.

 

Acho que o melhor é mesmo fazer um aquascape exigente, deixa-lo maturar e depois bascular para uma fertilizaçao nao tao agressiva e meter os duscus la.

 

Um dia experimento, quando tiver 800-1000€ para montar um aquascape assim... um luxo. Nao passa disso e infelizmente nem todos o podem fazer.

 

é por isso que um dia sonho viver nas florestas da tailandia, onde o vidro é barato e posso apanhar as plantas e os peixes diretamente ao lado de casa.

àas vezes este hobby causa-nos frustraçao em vez de alegria.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. tn no meu caso os € sao um problema, tipo: 400 € por uma calha suspensa de 4x39w, ou 4x24w andam à volta dos 400w. Acho um abuso honestamente; um abuso grande mas adiante.

 

O problema dos discus 5e atençao que eu nao percebo nada de discus nem de outros ciclideos) é que sao peixes sensiveis... pelo que dizem.

 

Dai que o desafio é de conjugar uma fertilizaçao moderada, com CO2 qb e muita paciencia, de modo a ter um abiente saudavel para os peixes e para as plantas. Acho que esse é o desafio nos discus.

 

Agora sou sincero: ver esses peixes extremamente belos, num ambiente muitas vezes vazio e desolador é desmotivante.

 

Acho que o melhor é mesmo fazer um aquascape exigente, deixa-lo maturar e depois bascular para uma fertilizaçao nao tao agressiva e meter os duscus la.

 

Um dia experimento, quando tiver 800-1000€ para montar um aquascape assim... um luxo. Nao passa disso e infelizmente nem todos o podem fazer.

 

é por isso que um dia sonho viver nas florestas da tailandia, onde o vidro é barato e posso apanhar as plantas e os peixes diretamente ao lado de casa.

àas vezes este hobby causa-nos frustraçao em vez de alegria.

Boas Lucky,

 

Não considero os discus e os ciclideos em geral, um peixe sensivel... Antes deste aquário tive um de 300L e garanto-te que quanto maior o aquário, menores são os cuidados a ter... As oscilações na água são menores e as complicações diminuem automaticamente... Eu fazendo as contas, já gastei mais de 500€ nesta brincadeira e os tempos que passamos, não ajudam aos pequenos luxos como dizes mas acho que mudares-te para as florestas da tailandia, não sairá muito mais barato...

:)

 

Para complementar a informação do meu aquário, ontem voltei a meter o 2 casal no aquário comunitário pois no aquário pequeno estavam sem cor

e não comiam...

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais