Projecto para Red Cherry e Crystal Red/Black


Kryptoon

Recommended Posts

SETUP:

• Aquário : 40-25-30 (CxLxA) aproximadamente 30L

• Filtro : Filtro Mochila (300L/h)

• Iluminação: Lâmpada com 6w

• Substrato : Fluval Stratum Shrimp

• Aquecimento : Termóstato 50w

• CO2 Não

• Temperatura : 23 º c

• Fertilização : Não

• Tronco : Zambujeiro tratado por mim

• Decoração: Esconderijo para camarões


PARÂMETROS DA ÁGUA:

• PH : 6.8


FAUNA :

• 35 Red Cherry

• 2 Red Rili


FLORA:

• Musgo de java

• Ludwigia repens rubin

• Cladophoras (Bola Musgo)

• Hygrophila ???? Ainda não sei ao certo qual a espécie

 

 

Video:

 

Gostava que me dessem opiniões acerca desta montagem

 



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua está bonito, mas adivinha o que não aconcelho..... Red Rilis x Red's= perda do apuramento dos primeiros

 

Vais meter Crystal Red ou Black? Não tens problema em manter os dois, mas após 6,7 gerações os camarões tornam-se todos heterozigóticos reduzindo muito a população de vermelhos.... Para cerca de 1vermelho/3 pretos

 

De resto acho bem, o pH de 6.8 (embora tenha o meu a 6-6.2) agora adquire boas matrizes, que aqui no forúm temos um membro que em termos de gambas, arrisco-me a dizer, que é o melhor de portugal :D

 

Continua a actualizar,

 

 

Abraço Tiago Dias

 

PS-. grande fail queria dizer heterozigóticos, manifestando-se a cor preta

Editado por tiagojoaopintodias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já vou começar com Crystal Red, e só depois de começar a ter mais alguma experiência com estes camarões é que introduzo os Black.

Tem de ser uma coisa de cada vez, neste momento estou a planear uma bateria para 6 aquários, já tenho o esboço feito agora só me falta começar a fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente o aquário está engraçado e os parametros tambem me parecem +- bem.

 

agora,tal como o Tiago disse,eu retirava já esses 2 red rillis para outro aquario,pois eles vao cruzar com os red cherry e tu nao deves querer isso.

eu tambem sou da opiniao de ter crs separados de cbs,pois acho que nao é a mesma coisa ter crias de crs x crs/cbs x cbs ou de crs x cbs.

 

de resto parece-me bem,o substrato é bom para eles...

 

vais no bom caminho.

 

boa sorte

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aqui o projecto de que falei, a bateria de 6 aquários, gostava que me ajudassem e me dessem umas dicas sobre que filtros usar, iluminação etc...

Visto muitos de vocês já terem feito baterias, com certeza que houve coisas que se fosse hoje faziam de outra maneira.

 

bateriaux.jpg

165cm A

87cm C

40cm L

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa os de esponja, penso que grandes criadores os usam. Também usam de cascata, mas para esses todos vai ficar despendioso quer em € quer em luz (€)

Mas uma boa bateria, o coelhinho da páscoa está a pensar começar assim uma para mim xd

 

Abraço e vai actualizando

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tenho uma muita identica a essa. Se quiseres podes tirar algumas ideias do meu topico, pois estão lá todos os materiais usados. A unica coisa que alterava era a dimensão dos aquários, colocava uns ligeiramente maiores.

 

Qualquer duvida podes sempre enviar uma MP, que terei todo gosto em ajudar.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tenho uma muita identica a essa. Se quiseres podes tirar algumas ideias do meu topico, pois estão lá todos os materiais usados. A unica coisa que alterava era a dimensão dos aquários, colocava uns ligeiramente maiores.

 

Qualquer duvida podes sempre enviar uma MP, que terei todo gosto em ajudar.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sim já vi o teu tópico e já tinha passado por lá para tirar umas ideias, está muito bom.

Em relação ao tamanho dos aquários não posso aumentar o tamanho pois já tenho 1 com aquela medida e tenho um amigo que me vai arranjar mais 2 iguais por isso vai ter de ser assim. Amanha já me vou entreter a fazer a estrutura metálica, ao menos nisso consigo poupar pois tenho uma serralharia. E depois vou começar com um aquário de cada vez para para não fazer muita mossa no orçamento que isto não está fácil.

 

Usa os de esponja, penso que grandes criadores os usam. Também usam de cascata, mas para esses todos vai ficar despendioso quer em € quer em luz (€)

Mas uma boa bateria, o coelhinho da páscoa está a pensar começar assim uma para mim xd

 

Abraço e vai actualizando

Eu estava a pensar nos de cascata, tenho usado e gosto, é uma questão de ver depois como fica, o problema vai ser o aquecimento com tantos termostatos ligados, mas eu estou a pensar em fechar a bateria a toda a volta e forrar com esferovite por dentro para aguentar mais o calor e não obrigar os termostatos a trabalhar tanto

 

 

Cumprimentos

Marco Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca desse ramo de zambujeiro, achei interessante. Não fazia a menor ideia de que se podia utilizar.

 

Sou inciante nesta área (camarões), por isso mesmo, não consigo ajudar muito. Em relação à iluminação da bateria, sem dúvida que pensaria numas fitas de leds e em termos de filtragem acho que sem dúvida os filtros de esponja são boa solução, pena é que tenham de ser montados 6...

 

Boa sorte com os camarões.

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ás vezes mais vale ter um investimento inicial um pouco maior e ficar com as coisas como deve com bom material do que ir a pressa.

 

Em termos de filtragens queres filtros silenciosos, podem fazer barulho?

 

Na iluminação, as fitas de led poupasse umas coroas, mas será suficiente para manter algumas plantas que os camarões gostam, tens de pensar nisso tudo.

 

Acho que fazes bem em montar um aquario de cada vez, tudo bem pensado e estruturado.

 

Força com o projecto.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica mais um avanço que fiz na minha bateria, hoje em 3 horitas já tenho a estrutura quase toda montada, é só soldar mais umas coisas e já estou a imaginar os camarõezinhos todos a nadar pelos aquários todos felizes.

 

20130328087.jpg

Cumprimentos a todos

Marco Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca desse ramo de zambujeiro, achei interessante. Não fazia a menor ideia de que se podia utilizar.

 

Sou inciante nesta área (camarões), por isso mesmo, não consigo ajudar muito. Em relação à iluminação da bateria, sem dúvida que pensaria numas fitas de leds e em termos de filtragem acho que sem dúvida os filtros de esponja são boa solução, pena é que tenham de ser montados 6...

 

Boa sorte com os camarões.

 

Sim os ramos de zambujeiro podem ser usados, também podes utilizar oliveira, videira entre outras é uma questão de procurares melhor aqui

pelo fórum, agora não te sei dizer onde vi mas foi aqui. Depois é só tratares os troncos e já está, sempre se poupam uns trocos. Os filtros

ainda vou ver o que posso fazer mas o projecto ainda vai demorar paraconcluir pois isto não esta muito bom em termos financeiros e neste momento estou com pouco trabalho.

 

 

Boas,

 

Ás vezes mais vale ter um investimento inicial um pouco maior e ficar com as coisas como deve com bom material do que ir a pressa.

 

Em termos de filtragens queres filtros silenciosos, podem fazer barulho?

 

Na iluminação, as fitas de led poupasse umas coroas, mas será suficiente para manter algumas plantas que os camarões gostam, tens de pensar nisso tudo.

 

Acho que fazes bem em montar um aquario de cada vez, tudo bem pensado e estruturado.

 

Força com o projecto.

 

Podem fazer barulho, a bateria vai estar na garagem. sim já pensei nas fitas de leds mas não sei bem os preços delas, nem onde comprar e quais as diferenças, mas acho que para aquilo que quero deve chegar pois as plantas eu quero as de baixa manutenção.

Sim tem mesmo de ser, vou comprando as coisas aos poucos, ponho o aquário a ciclar com calma, e só depois de introduzir os moradores é que vou pensar nos outros.

 

Cumprimentos a todos,

Marco Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os leds são bons no que toca a consumo, mas se por exemplo quiseres meter musgos nos aquários eles podem não aguentar. Claro que isso também irá depender da qualidade dos leds. Quanto a filtros, os que tenho gastam 3w, são bons e até nem são caros. O unico inconveniente deles é que têm de estar ao nivel do aquário.

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os leds são bons no que toca a consumo, mas se por exemplo quiseres meter musgos nos aquários eles podem não aguentar. Claro que isso também irá depender da qualidade dos leds. Quanto a filtros, os que tenho gastam 3w, são bons e até nem são caros. O unico inconveniente deles é que têm de estar ao nivel do aquário.

 

Cumprimentos

 

Os filtros acho que vou optar por por colocar os Ehein Liberty 150, parecem-me bons e gastam pouco. Em relação aos leds ainda estou com muitas duvidas, mas tenho de fazer umas experiências para ver como fica.

Daqui a pouco já vou postar umas fotos com o avanço do meu projecto.

 

Cumprimentos,

Marco Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de fazer a estrutura metálica toda e pintar aproveitei umas peças de madeira que tinha aqui por casa para fazer as estantes, e este para já é o aspecto com que ficou mas ainda tenho muito que fazer, mas penso que esteja no bom caminho. As vossas opiniões são bem vindas, pois nunca tinha feito nenhuma bateria e por muito que tenha lido há sempre coisas que escapam.

 

dscf4806w.jpg

 

Fica também uma foto com alguns dos habitantes.

 

dscf4805d.jpg

 

Cumprimentos,

Marco Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Marco,

 

Estive aqui a ler este tópico e no que toca a visão, posso dizer que a tua bateria está bem pensada.

 

Quanto às duvidas que tens acerca da filtragem e iluminação, penso que o melhor que podes fazer para não gastar muitos euros é apostar nos filtros de cascata, os eheim liberty 150 são uma boa opção (gastarias perto dos 150€), e complementavas com filtros de fundo (gastarias menos de 50€) para os 6 aquários.

 

Para a iluminação de 3 aquários lowtec creio que a iluminação led não valeria muito a pena, a não ser que arranjasses leds porreiros a baixo preço (como eu fiz). Podes optar por umas calhas t5 que se compram no Leroy a 15€ acho que têm ou 80 ou 90 cm, não precisas de t5 com muitos watts, por isso se gastassem 120 watts no total não parece um mau consumo para uma bateria de 6 aquários, claro que com leds rascos consegues baixar para uns 45w mas a luz não será a mesma e alguns musgos crescerão muito lento. Eu vou colocar no meu projecto uma calha t5 28w de 6500k para complementar a calha de leds e potenciar o crescimento de musgos, pois se invisto agora uns bons euros, a médio prazo, posso vender musgos para alimentar os camarões...;)

 

Já pensaste no substrato que vais por??? se pensares em por filtros de fundo tens de ter em atenção ao substrato que vais por, pois não convém que se desfaça fácil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Marco,

 

Estive aqui a ler este tópico e no que toca a visão, posso dizer que a tua bateria está bem pensada.

 

Quanto às duvidas que tens acerca da filtragem e iluminação, penso que o melhor que podes fazer para não gastar muitos euros é apostar nos filtros de cascata, os eheim liberty 150 são uma boa opção (gastarias perto dos 150€), e complementavas com filtros de fundo (gastarias menos de 50€) para os 6 aquários.

 

Para a iluminação de 3 aquários lowtec creio que a iluminação led não valeria muito a pena, a não ser que arranjasses leds porreiros a baixo preço (como eu fiz). Podes optar por umas calhas t5 que se compram no Leroy a 15€ acho que têm ou 80 ou 90 cm, não precisas de t5 com muitos watts, por isso se gastassem 120 watts no total não parece um mau consumo para uma bateria de 6 aquários, claro que com leds rascos consegues baixar para uns 45w mas a luz não será a mesma e alguns musgos crescerão muito lento. Eu vou colocar no meu projecto uma calha t5 28w de 6500k para complementar a calha de leds e potenciar o crescimento de musgos, pois se invisto agora uns bons euros, a médio prazo, posso vender musgos para alimentar os camarões... ;)

 

Já pensaste no substrato que vais por??? se pensares em por filtros de fundo tens de ter em atenção ao substrato que vais por, pois não convém que se desfaça fácil...

 

 

Boas Noites Nuno

 

Em termos de filtragem vou optar pelo eheim liberty 150, e usar também filtros externos caseiros para complementar, talvez faça uma experiência com um filtro de fundo para ver o resultado num dos aquários. Em termos de iluminação acho que vou optar pela t5 de 80cm pois fica com o tamanho ideal para a largura da bateria e como as plantas são de fácil manutenção não haverá problema.

O substrato que vou usar é o Fluval Shrimp (aquele que foi usado no workshop do Fábio). Mas agora tenho o projecto a andar lentamente...

 

Cumprimentos

Marco Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

tas no bom caminho, agora com calma tudo se faz ;) Eu já tenho a minha bateria à quase um ano mas ainda não a tenho a funcionar em pleno. Nem muito menos está terminada.

 

Boa sorte com isso.

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

O substrato que vou usar é o Fluval Shrimp (aquele que foi usado no workshop do Fábio). Mas agora tenho o projecto a andar lentamente...

 

Atenção que esse substrato é muito caro, sobre tudo para pores em 6 aquários... ele só se vende no máximo de 4 em 4 kg, por isso, eu se fosse a ti optava ou pelo Ada (caro, mas não tão caro), ou Shirakura red bee, ou H.E.L.P. shrimp soil. Não te esqueças que cada aquário vai levar perto de 5l de substrato.

 

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente o substrato fluval shrimp stratum é caro e por acaso foi o que usei agora na ultima montagem.

o que tenho a dizer é que realmente estou a gostar bastante e parece que quem está a gostar ainda mais são os camarões.

:)

a meu ver a granulometria do substrato é excelente para camarões e a cor também realça bem a cor deles.

só agora,depois de experimentar vários substratos baratos é que realmente vejo que os mais caros compensam.

 

eu apenas gastei um saco de 2kg num aqua de 50cm por 27cm,ficando uma altura de +-1cm a 1,5cm à frente e 2cm a 2,5cm na parte de trás.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente o substrato fluval shrimp stratum é caro e por acaso foi o que usei agora na ultima montagem.

o que tenho a dizer é que realmente estou a gostar bastante e parece que quem está a gostar ainda mais são os camarões.

:)

a meu ver a granulometria do substrato é excelente para camarões e a cor também realça bem a cor deles.

só agora,depois de experimentar vários substratos baratos é que realmente vejo que os mais caros compensam.

 

eu apenas gastei um saco de 2kg num aqua de 50cm por 27cm,ficando uma altura de +-1cm a 1,5cm à frente e 2cm a 2,5cm na parte de trás.

Concordo que um bom substrato é sempre um bom substrato, mas podemos sempre optar por um mais em conta dentro do grupo de substratos de qualidade. Sobretudo quando se trata de muitos aquários temos que olhar bem ao preço.

 

Quanto à quantidade de substrato que se deve usar, é importante que se perceba que estamos a falar de substratos não inertes, que têm funções no aquário neste caso, reduzir um pouco o pH, gh, kh, estabilizando-os (sobretudo o ph), mas também serve como filtro (sobretudo biológico), pois nele estão alojadas bactéria nitrificantes, tendo em conta isto, podes imaginar que quanto menos substrato tens menos capacidade de estabilização dos parâmetros e vais esgotar o substrato muito mais rápido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...