Já alguem usou as tiras de testes da Tetra??


Recommended Posts

Não querendo ser comodista ;) e não querendo tirar as minhas duvidas com o trabalho dos outros. O que se passa é o seguinte: acabaram os teste de frasco da Tetra e comprei umas fitinhas que são 5 em 1 ou seja tu molhas a fita e ela te dá 5 teste ao mesmo tempo PH,KH,DH, Nitritos e nitratos e portanto não posso comparar com os testes dos frascos para saber se os valores estão correctos.

por isso gostaria que alguem que já tenha usado essas fitas e tenha a noção se os valores que elas dizem são correctos me desse uma dica.

 

Saudações Aquarofilicas

:D

J.Botão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Nunca usei testes de tirinhas, pelo menos em aquariofilia. Só quero dizer que é muito difícil, por vezes, obter medidas rigorosas. Que eu saiba, a escala usada nos testes de tirinhas é muito mais alargada que os testes colorimétricos (testes dos frasquinhos). Aí é logo uma dificuldade a mais que tens ao usar os testes das tirinhas. Sem contar que esses testes de tiras são muito mais propícios a degradarem-se em contacto com o ar, ou mesmo com o nosso manuseamento.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso desses testes e apesar de não terem leituras muito rigorosas também não tenho tido problemas.

O valor que acho mais dificil de medir é o Kh porque o verde que obtenho nunca se assemelha a nenhum dos que lá está!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AquaSaudações,

 

Eu uso tiras iguais, mas de outra marca, serve-me como indicador. Se um dos valores foge do previsto, aí utilizo testes de frasco, só para testar realmente o valor que está desviado.

 

Concluindo, é um bom sistema para não se perder muito tempo a fazer todos os testes, se existir desvio aí confirma-se com o respectivo teste ao valor desviado.

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

 

David Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

eu tembém tenho um desses testes

 

Tenho o mesmo problema que xlifes, o valor do kh é dificil de medir

 

a única comparação que tenho feito é o de ph. o teste das tiras dá-me sempre valores ligeiramente (décimas) mais baixos que um de frasco

 

Como disse o David Sousa servem de indicador para ver rapidamente se está tudo ok e quando necessário então recorre-se aos testes de frasco. Penso que deve ser a melhor opção.

 

Tens de ter atenção para expor as fitas ao ar o menos tempo possível, pois com a humidade do ar começam logo a reagir e então os valores das leituras alteram-se

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

a única comparação que tenho feito é o de ph. o teste das tiras dá-me sempre valores ligeiramente (décimas) mais baixos que um de frasco

É bem provável ser devido ao contacto com o ar, ou mesmo das nossas mãos. Eu não digo que sejam testes que não se devam usar, mas que a sua fiabilidade e rigor deixam muito a desejar como bem sabem. Se ainda para mais usam testes de frasco para comprovar a veracidade ou aumentar a sua precisão, então nada tenho a dizer. Estão a fazer bem. Se usam os testes das tiras apenas para saber por alto em que valores andam os vossos parâmetros, tudo bem. Pensava que usavam exclusivamente os testes das tiras.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.