Recommended Posts

Boas pessoal

 

dá para usar lava como filtro biológico num salgado?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para o efeito que queres a resposta é... não. A rocha vulcânica para além de poder ter substâncias prejudicias(metais como o cobre) não é boa para a fixaçaõ de bactérias. Sem contar que as rochas "normais" para aquários marinhos, ajudam na estabilização dos valores de calcio e kh do aquario, coisa que a rocha vulcânica não faz.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

okapa

obrigado

 

a minha ideia era ter um filtro externo só para filtração biológica

o que sugerem que use?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por norma não se usa/aconselha filtros externos em aquários de água salgada, uma vez que tendem a entupir muito facilmente.Mas se mesmo assim quiseres usar um para ajudar na filtragem biológica, coloca apenas lá dentro Siporax da Sera http://www.google.com/search?q=sera+siporax&hl=pt&rls=com.microsoft:pt:IE-Address&rlz=1I7ADFA_pt-PT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jfRMUfTlLMmp7AaE6oCwCw&ved=0CDUQsAQ&biw=1280&bih=717

Podes usar também para outro tipo de produtos, como por exemplo removedores de fosfatos ou nitratos.

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questao do filtro nao ser aconselhado não tem só a ver com o entupimento, mas principalmente por reter nutrientes que vao aumentar os niveis de nitratos, e não tratar fosfatos, algo que um escumador conjugado com rocha viva e areia viva faria bem.

 

o uso de filtro é não garante que o sistema funcione bem a médio prazo o que poderá criar problemas, devido aos nitratos e fosfatos. porque há mais seres que contribuem para o sistema. Isto é, os restos da comida dos peixes serão usados por outros seres, não apenas bacterias, mas também poliquetas e ofiuros que transformaram em alimento. O filtro impedirá que esse ciclo natural ocorra, fazendo dessa forma um aumento artificial de nitratos e fosfatos. Os primeiros seres a sofrer com isso serão corais, anemonas, estrelas e ouriços.

 

Como mantem a água limpa e é mais barato, as pessoas estão com tendencia a usar filtro. A usar devem preferir carvao activado, so depois essas ceramicas e restos de conchas, a limpeza terá que ser muito regular. Duas em duas semanas p.ex. e terem em atenção que estão a usar um sistema pouco eficiente e ja ha escumadores bons e baratos (há volta de 150 euros).

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais