Problemas com Anubias - Pó nas folhas


Ivo Fernandes

Recommended Posts

Boa noite, o meu aquário fez ontem 2 semanas de ciclo e até agora tudo aparenta estar bem excepto o pó acumulado em cima das folhas das Anubias. Se eu apertar com uma seringa perto das folhas, o pó dissipa-se mas depois passado algum tempo volta a assentar em cima delas. Reparei que este pó também se precipita em cima dos objectos que tenho no aquário como por exemplo no filtro. Pelo pouco que estive a investigar, e não sei se realmente será disso, deve-se ao facto de pouco CO2 na água o que origina a precipitação de carbonato de cálcio nas folhas.

Acho estranho pois as Anubias são pouco exigentes nomeadamente ao CO2, tenho boa circulação de água, os parâmetros estão dentro da normalidade…Fiz fertilização com Sera Florena nestas duas semanas e em cada Anubias barteri var. nana já nasceram duas folhas.


Na Anubias barteri var. nana “Long Leaf” as raízes parecem estar um pouco estranhas, como se tivessem algas…mas só aparece nesta Anubias e em algumas raízes. Antes de meter a planta cortei algumas raízes compridas, não sei se é por isso que isto aconteceu.

Mando fotos para perceberem melhor o problema.
Gostava de saber o porquê disto e o que posso fazer quanto a estes problemas.


Material:

  • Aquário Hexapor (Hexagonal) 33 cm x 29 cmx 44 cm / 32 dm3;
  • Filtro Sera Fil 60 com módulo de expansão para ficar com volume de filtração igual ao Sera Fil 120 = 350 cm3 (7Watts / 380 L/h);
  • Materiais filtrantes: 1º módulo: Esponja filtrante malha larga;
    2º módulo: Carvão activado; (irei retirar amanhã)
    3ºmódulo: Sera siporax mini envolta em Sera lã filtrante.
  • Termostato Sera 50 W – 26ºC;
  • Iluminação – 1 Lâmpada 6 Watts Growthlux com reflector;
    Período de funcionamento (19:00 h – 01:00 h)

Hardscape:

  • Substrato não-fértil: Cascalho natural de policromo 2-3 mm Prodac 2,5 Kg;
    Areia fina clara 0.1-0.4 mm Prodac 1Kg.
  • Peça decorativa (monumento Grego) em resina plástica Trixie;

Tratamento Água:

  • Sera Aquatan;
  • Sera Bio Nitrivec;
  • Sera Filter BioStart.

Fertilizante:

  • Sera Florena.

Flora:

  • Anubias barteri var. nana;
  • Anubias barteri var. nana “Long Leaf”;
  • Musgo de Java (Vesicularia dubyana).

Parâmetro da água (EasyTest 5 in 1 JBL)

  • Nitratos (No3) ≈ 10 mg/L;
  • Nitritos (No2) ≈ 0 mg/L;
  • GH ˃ 9º d;
  • KH ≈ 8º d;
  • pH ≈ 6,8 /7,2.

 

 

dscf0025g.th.jpg
dscf0011t.th.jpg
dscf0013i.th.jpg
dscf0014es.th.jpg
dscf0017ef.th.jpg

 

Obrigado


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então nesse caso aquários sem CO2, que são basicamente 99% dos aquários no mundo estariam cheios de pó :character0050:

Até podia ser precipitação de carbonato de cálcio, mas certamente não pela falta de CO2.

 

Para lá de toda a estória, se isso acontece desde a montagem, é porque tens detritos a flutuar pelo aquário, provavelmente também no filtro que os vai libertanto. Espreme lá essas esponjas para ver o que sai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Devem ser diatomáceas o que é normal em aquários novos. Em 2-3 semanas desaparece por si (normalmente).

Eu depois remontei o aquário, limpei bem o filtro e lavei tudo e já está a ciclar há 2 semanas e já não apareceu o tal "pó"...coloquei 2 Caridina Japonicas e 3 Red Cherrys e tudo corre bem para já :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais