Luz Noturna: Estética ou Útil?


Recommended Posts

Boa tarde Pessoal,

 

Peço desculpa se estou a repetir algum tópico já existente...ainda procurei um pouco mas não encontrei nada de concreto relativa à minha questão.

 

A Luz Noturna, Moonlight, é proveitosa para os peixes ou é meramente estética?...para a malta ver a actividade de certas espécies

 

Tenho lido acerca do assunto..algumas pessoas dizem que é simplesmente estético, outras que ajuda certas espécies..já não sei o que pensar deste assunto.. :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente que mal não fará.

Em aquários onde possa haver conflitos de espécies, certamente que o escuro ajudará os predadores (Ex. alguns Discus a caçarem red cherries).

 

Não percebo é a intenção da tua pergunta: mesmo que seja só estética, deixarias de colocar se pudesses? :smile2:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não de todo. O que se passa é que eu não tenho luz noturna e estou a pensar meter uma tira de leds azuis. Só quero é não fazer asneira :P tenho especial interesse em ver como se comporta o peixe Faca :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tenho uma moonlight Diy feita com 1 barra de leds do ikea, instalada na parte traseira do aqua ( uma vez que este tem uma folha azul no vidro traseiro), dá um aspecto porreiro e faz com que não haja tanto aquela coisa de os peixes estarem no escuro e de repente levarem com a luz da luminária, existindo assim um maior equilíbrio mas isso é a minha opinião.

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum..não conheço essas barras de led do IKEA..vou pesquisar :P

 

Quando falei em tira de Leds azuis, foi porque as consigo arranjar a um preço simpático (penso eu).. 5€ por metro, o transformador fica por 6€..ou seja 11€ e faço a festa :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho q a moonlight é util. já q assim podes criar um amanhecer e um anoitecer! sendo q para mim é mais importante o amanhecer uma vez q os peixes estão na escuridão durante muitas horas (claro q existe excepções) e tendo uma moonlight como amanhecer, os bichos ñ levam logo com a "sol" ao máximo assim do nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tenho uma moonlight Diy feita com 1 barra de leds do ikea, instalada na parte traseira do aqua ( uma vez que este tem uma folha azul no vidro traseiro), dá um aspecto porreiro e faz com que não haja tanto aquela coisa de os peixes estarem no escuro e de repente levarem com a luz da luminária, existindo assim um maior equilíbrio mas isso é a minha opinião.

Ricardo, nao queres explicar o diy para a malta?

E postar fotos do efeito?

Editado por Carlitos Frank
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Peguei nesta excelente ideia da tira de Leds do Ikea e no sábado fui lá comprá-la. :doofywave: Depois andei entretido a fazer um género de calha para segurar a tira de Leds, pois o meu aquário não é muito normal e é bastante difícil "inventar"... Já só me falta arranjar o papel celofane para terminar a minha "moonlight"...vou tentar arranjar ainda hoje..se conseguir meto aqui uma foto :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a medida do aqua?

E deixo uma pergunta para os entendidos na materia, a tira de leds sao 3 modulos de 25 cm, para o meu aqua de 100 cm, uso 3 ou 4 modulos?

o meu aqua tambem é de 100 e coloquei apenas 3 modulos de 25cm.

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu só utilizei uma tira de 25cm, que no meu aquário não tenho mais espaço disponivel que esse :tapfoot:

 

Mas desde já digo que é o suficiente no meu caso, a luz é bastante subtil mas chega para eles dormirem descansados e para eu conseguir ver o que os nocturnos andam a tramar :naughty: ..ainda não consegui foi tirar nenhuma foto pois a minha máquina recusa-se a disparar por detectar pouca luz :drool3: Tenho de ver como consigo tirar fotos com aquilo :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma questão para quem já têm este sistema implementado.... estão a deixar ligado quantas horas por dia?

 

Eu para já tenho os seguintes horários:

 

4 x T5 28W - Iluminação principal - Ligado das 15h00 - 23h00

 

Moonlight - Ligado das 22h45 - 01h00 / 07h00 - 12h00

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.