"My piece of nature" (O meu primeiro aquário)


Recommended Posts

por uma questão de gosto pessoal não punha platys e gupys com peixes amazónicos, tentava direcionar o aquario para a vertente do biotopo amazónico,

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.tambem ja tinha lido que os ramirezi sao peixes sensíveis e realmente só estava a pensar introduzi-los daqui a uns bons tempos.

 

Como tambem sei que os guppys só fazem é parir e eu não quero sobrelotar o aqua, se calhar esqueço os ramirezis ou os platys. Porque os guppys quero mesmo ter!

 

Essa imagem dos ramirezis a papar camaroes e a beber bejecas parece "cruel" :twisted: , mas até me fez rir! Por acaso já marchava um petisco, mas não de caridinas! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu post anterior enviei sem querer e não consigo editar não sei porque.

 

O que queria dizer é que nem é só questão de gosto pessoal a razão porque não se devem misturar, é que são peixes com necessidades diferentes, os amazónicos preferem águas com pH mais baixo e os vivíparos mais alto. É certo que a maioria das estirpes de aquário já são mais tolerantes de uma maior amplitude de pH, mas isso não quer dizer que seja ideal.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho ainda comida e na loja disseram-me que as bacterias eram para pôr só nos primeiros 5 dias e depois parar, e que não era preciso pôr comer! omg! Acho que, ou morro, ou fico doidinha! :doofywave:

 

como vais poder ter o ciclo do azoto ( nitrogénio ) sem compostos nitrogenados (amonia e nitritos), tens de por comida para simular os dejectos dos peixes qua vão decompor-se em conpostos nitrogenados e alimentar as bacterias qua se vão instalar dando inicio ao ciclo assim quando intruduzires os primeiros peixes o aquario já está adaptado e vai posteriormente reagir positivamente a introdução demais fauna

 

depois de ter lido este post emendo o que te tinha dito e só ao fim da 4ºsemana é que ponha o primeiro peixe tendo em conta que vais já começar a "alimentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também adoro os ramirezi!!! Fiquei apaixonada!

 

Acham que o meu aqua é demasiado pequeno para ter um grupinho destes??

 

4 caridinas japónicas/ camarao amano

2 ottos

cardume de 8 neons +-

guppies (1 macho e 2 femeas)

uns platys (Quantidade????)

2 ramirezi

 

Se queres os rams esquece os Platies e os guppies

 

2 ramirezies

4 Caridinas

2 ottos

8 neons

 

n tens espaço para mais, so tens 60l e deve ser 1l por cm de peixe adulto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu post anterior enviei sem querer e não consigo editar não sei porque.

 

O que queria dizer é que nem é só questão de gosto pessoal a razão porque não se devem misturar, é que são peixes com necessidades diferentes, os amazónicos preferem águas com pH mais baixo e os vivíparos mais alto. É certo que a maioria das estirpes de aquário já são mais tolerantes de uma maior amplitude de pH, mas isso não quer dizer que seja ideal.

 

sim David essa questão das necessidades de cada especie já tinha esplicado á Andreia na resposta n# 44 deste tópico,

mas é claro nunca é demais relembrar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se queres os rams esquece os Platies e os guppies

 

2 ramirezies

4 Caridinas

2 ottos

8 neons

 

n tens espaço para mais, so tens 60l e deve ser 1l por cm de peixe adulto.

E uma boa combinaçao de fauna, so os camaroes e que nao sei... o teu pH parece-me um bocado baixo, mas tambem nao percebo muito de camaroes.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso o ph do meu aqua tem andado nos 6.6 +-!

não chega para viviparos tem que ser de 7 para cima

 

E uma boa combinaçao de fauna, so os camaroes e que nao sei... o teu pH parece-me um bocado baixo, mas tambem nao percebo muito de camaroes.

 

não tem problema mantenho caridinas em 6.2 e 6.4, em 5.8 viveram mas não sei se dão porque tive de tirar quando coloquei os rams antes que as papassem todas

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! Fazes o ciclo com comida nada de peixes

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos peixes, é melhor mesmo desistir dos ramirez, por enquanto nós iniciantes temos de nos acontentar com os peixes mais simples ;)

Eu tambem ia colocar guppys mas acabei por desistir pois reproduzem-se muito, vou acertar a proporção de2 femeas para 1 macho de molly e aumentar o cardume de tetras..

 

Quanto aos camarões nunca pensei neles, os caracois e mollys vão comendo as algas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo e concluindo, faço o ciclo sem peixes, mas com comida tds os dias, né?

 

exactamente,

 

que tal correu o ajuste do reflector?

 

umas dicas para as podas de plantas:

 

as plantas de estame ( ou caule comprido ) devem ser cortadas logo acima do nó que vai ficar e o corte deve ser feito com tesoura bem afiada na diagonal para cicatrizar melhor, (antes de comprar a minha tesoura toda XPTO usava uma tesoura pequena de bordar )

 

as echinodorus para estimular o crescimento de novas folhas deves cortar a folhas mais degradadas na orla, nunca mesmo nunca cortes uma folha qua venha do centro da planta pois poco tempo depois ela morre

 

a anúbia não deve ter o rizoma muito abafado e as raizes dão um bom refugio para camarões, a tua está muito exposta á luz é muito provavel que comece a formar verdete nas folhas mais velhas que podes retirar esfregando com o dedo ou lavando em agua corrente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente,

 

que tal correu o ajuste do reflector?

 

umas dicas para as podas de plantas:

 

as plantas de estame ( ou caule comprido ) devem ser cortadas logo acima do nó que vai ficar e o corte deve ser feito com tesoura bem afiada na diagonal para cicatrizar melhor, (antes de comprar a minha tesoura toda XPTO usava uma tesoura pequena de bordar )

 

as echinodorus para estimular o crescimento de novas folhas deves cortar a folhas mais degradadas na orla, nunca mesmo nunca cortes uma folha qua venha do centro da planta pois poco tempo depois ela morre

 

a anúbia não deve ter o rizoma muito abafado e as raizes dão um bom refugio para camarões, a tua está muito exposta á luz é muito provavel que comece a formar verdete nas folhas mais velhas que podes retirar esfregando com o dedo ou lavando em agua corrente

 

Obrigado pelas dicas! Ainda não ajustei o reflector. Não tive tempo. Amanhã como vou mexer no aqua faço logo tudo de uma vez.

 

1º) Vou tirar a pedra que está presa ao tronco porque não a quero ali e já me irrita olhar para o aqua e ver a abraçadeira branca no tronco. LINDO! Só espero mesmo não ficar com o tronco a flutuar. M-E-D-O!

 

2º) Quero dar uma limpeza nos vidros e nas folhas da echinodorus que parecem ter pó agarrado e se calhar vou cortar a folha ratada da anubia. E é logo a folha da frente! Que raiva. Não faz mal cortar pois não?

 

DÚVIDAS EXISTENCIAIS DE SEXTA À NOITE E APÓS 2 SEMANAS DE AQUA MONTADO:

- Devo fazer TPA? Se sim, de quanto?

- Devo limpar o filtro?

- Aconselham-me alguma comida? Eu ia comprar o granulado da Equo, mas como não irei à mesma loja por ser mais longe, não sei se têm essa.

- Como é que se altera o nome do tópico?

 

E mais uma vez obrigadinhos a todos :smile2::smile2::smile2:

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1º) Vou tirar a pedra que está presa ao tronco porque não a quero ali e já me irrita olhar para o aqua e ver a abraçadeira branca no tronco. LINDO! Só espero mesmo não ficar com o tronco a flutuar. M-E-D-O!

 

2º) Quero dar uma limpeza nos vidros e nas folhas da echinodorus que parecem ter pó agarrado e se calhar vou cortar a folha ratada da anubia. E é logo a folha da frente! Que raiva. Não faz mal cortar pois não?

 

DÚVIDAS EXISTENCIAIS DE SEXTA À NOITE E APÓS 2 SEMANAS DE AQUA MONTADO:

- Devo fazer TPA? Se sim, de quanto?

- Devo limpar o filtro?

- Aconselham-me alguma comida? Eu ia comprar o granulado da Equo, mas como não irei à mesma loja por ser mais longe, não sei se têm essa.

- Como é que se altera o nome do tópico?

 

 

 

Não te sei responder a tudo, mas o que conseguir responder vou tentar :)

Espero que outros membros depois consigam responder às dúvidas que eu não soube responder.

 

1 - Em principio ele não fica a flutuar... Já está aí há tanto tempo,.. :P Se ficar a flutuar voltas a por a pedra, podes por numa zona mais escondida... hehe.
Ou então metes a pedra presa, depois adaptas a um ambiente diferente... Metes musgo java preso à pedra ou assim, tentas "disfarçar" a pedra, e terás de a manter aí presa. Mas em principio o tronco fica no fundo.
2 - Não sei se precisas de fazer lavagem a isso... Como já te foi dito algumas vezes, os tais "limpa vidros", ottos, corydoras, ou o que seja, dão conta disso. Isso não deve ser pó... Mas sim algum areão que já assentou e ficou aí por cima. (Digo eu não sei).
Quanto à folha ratada... Eu também tenho uma, mas deixei-a estar. Não sei se isso dá para recompor ou não... Mas está muito ratada?
Não sei se faz mal ou não cortar a folha :s Deixa alguem responder a isso... Sem certezas prefiro estar calado :)
Quanto às TPAs, no inicio tive a mesma dúvida que tu... Ninguem me respondeu a isso, continuo sem saber :P Já fiz umas 2 TPAs de 20% cada uma (em 3 semanas) Mas só depois de ter feito o ciclo e depois de já lá ter peixinhos... Não sei se foi muito, se foi pouco, se o que foi...
Agora enquanto estás a fazer o ciclo, fazeres TPAs só ia atrasar o ciclo
Limpares o filtro... NÃO!. Pelo menos por agora. Digo isto porque as bactérias que tens andado a tentar desenvolver este tempo todo, fixam-se no filtro.. E a água ao passar por lá, passa pelas bactérias... Tu ao limpares o filtro, estás a limpar as bactérias. Mas agora que vejo... Acho que o teu filtro é externo não é?... Não sei bem como funcionam esses, é melhor alguem confirmar isto que eu disse :)
Quanto à comida... Olha, nem sei :P Eu tenho das 2... Flocos e granulado.
Quando fiz o ciclo punha 2 floquinhos... Mais tarde quando comprei uns guppys o homem vendeu-me um granulado... E agora quando alimento os peixes dou um pouco de cada... (não sei se faço bem ou mal lol, por enquanto está tudo bem).
Agora quanto ao tópico... Vais à primeira página, onde tens o teu tópico principal, no final do post onde diz: "MultiQuote" e "Quote", se meteres o cursor do rato aí perto, à esquerda aparece o botão do "editar". Clicas aí...
Vai-te abrir a caixa de texto para editres o topico... No fim da caixa de texto onde diz "Save Changes", à direita disso aparece a dizer "Use Full Edtior", clicas aí, e já vais ter isso de uma forma mais avançada :P E lá podes editar o titulo ;) Vê lá se te orientas com esta explicaçao :)
Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º) Vou tirar a pedra que está presa ao tronco porque não a quero ali e já me irrita olhar para o aqua e ver a abraçadeira branca no tronco. LINDO! Só espero mesmo não ficar com o tronco a flutuar. M-E-D-O!

 

se flutuar aproveitas retiras do áqua e lavas a nheca que tem agarrado

 

 

2º) Quero dar uma limpeza nos vidros e nas folhas da echinodorus que parecem ter pó agarrado e se calhar vou cortar a folha ratada da anubia. E é logo a folha da frente! Que raiva. Não faz mal cortar pois não?

 

Não sei se faz mal eu deixo aa anúbias eleminarem por si próprias as folhas que estão a mais, que caem por si sósinhas

 

 

 

DÚVIDAS EXISTENCIAIS DE SEXTA À NOITE E APÓS 2 SEMANAS DE AQUA MONTADO:

- Devo fazer TPA? Se sim, de quanto?

 

não deves fazer para não pertubar o ciclo

 

- Devo limpar o filtro?

 

não pelo motivo anterior ( se notares perda de caudal podes limpar o interior das mangueiras

 

- Aconselham-me alguma comida? Eu ia comprar o granulado da Equo, mas como não irei à mesma loja por ser mais longe, não sei se têm essa.

 

neste momento qualquer uma que apodreça, futuramente qualquer comida para comunitário e quando tiveres a fauna completa tambem congelados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Agora quanto ao tópico... Vais à primeira página, onde tens o teu tópico principal, no final do post onde diz: "MultiQuote" e "Quote", se meteres o cursor do rato aí perto, à esquerda aparece o botão do "editar". Clicas aí...

Vai-te abrir a caixa de texto para editres o topico... No fim da caixa de texto onde diz "Save Changes", à direita disso aparece a dizer "Use Full Edtior", clicas aí, e já vais ter isso de uma forma mais avançada :P E lá podes editar o titulo ;) Vê lá se te orientas com esta explicaçao :smile:".
As voltas que eu já dei por aqui e não descobri isso! Dahh!
Fiz a pergunta porque tenho estado a pensar dar um nome mais´"sério" ao meu aqua. Peixanário saiu na brincadeira, mas é um cadito "rídiculo"! Agora que já sei como editar o nome, só me falta o + importante. Decidir o nome... :animal_fish::eusathink:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirar a "nheca" parece-me bem, Sabuguense!

 

Também gostei da parte da comida que apodreça ;) Se calhar a da Equo é cara demais para deixar apodrecer...

 

Mas posso acrescentar um cadinho de água que evaporou? Isso não faz mal de certeza né?

 

Acham que vale a pena fazer testes de quanto em quanto tempo?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe. Pois o dificil mesmo é ter imaginação para nomes fofinhos ^.^

 

Se quiseres sugestões.... Não contes comigo :P Não tenho ideias nenhumas hehe.

 

 

Sim, a água que evaporou podes repor.... Não tem problema nenhum.

Desde que esteja devidamente tratada, sem aquelas coisas do cloro e bla bla bla. Mas pelo que dizem, isso aberto evapora rápido :)

 

 

Os testes eu até dizia para fazeres todos os dias... Mas eles não são propriamente baratos e também não é preciso todos os dias... Mas pelo menos 1 vez de 3 em 3 dias... É mais ou menos como eu faço.

 

Acho que se não alterares água ou se não meteres para lá nada, aquilo também não vai alterar assim tanto do dia para a noite, por isso não precisa andar a fazer os testes todos os dias... Digo eu :s

Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe. Pois o dificil mesmo é ter imaginação para nomes fofinhos ^.^

 

Se quiseres sugestões.... Não contes comigo :P Não tenho ideias nenhumas hehe.

 

 

Sim, a água que evaporou podes repor.... Não tem problema nenhum.

Desde que esteja devidamente tratada, sem aquelas coisas do cloro e bla bla bla. Mas pelo que dizem, isso aberto evapora rápido :)

 

 

Os testes eu até dizia para fazeres todos os dias... Mas eles não são propriamente baratos e também não é preciso todos os dias... Mas pelo menos 1 vez de 3 em 3 dias... É mais ou menos como eu faço.

 

Acho que se não alterares água ou se não meteres para lá nada, aquilo também não vai alterar assim tanto do dia para a noite, por isso não precisa andar a fazer os testes todos os dias... Digo eu :s

 

Já estás como o outro! Se precisares de alguma coisa, já sabes! Compra! :mrgreen:

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

"

Fiz a pergunta porque tenho estado a pensar dar um nome mais´"sério" ao meu aqua. Peixanário saiu na brincadeira, mas é um cadito "rídiculo"! Agora que já sei como editar o nome, só me falta o + importante. Decidir o nome... :animal_fish::eusathink:

 

perdi um pouco de tempo a admirar o teu aqua e cheguei á conclusão qua o teu tronco na realidade parece dois troncos que se entrelaçam e abraçam-se, então surgiu-me este nome "driftwood embrace" que te parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tirei a pedra e o tronco não flutua! Fixe! E entretanto aproveitei e tirei mais um bocadito de substrato! Enquanto não tenho peixinhos, dedico-me a aperfeiçoar o layout! :)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Isto está muito calminho... Andam todos a empaturrar-se de ovinhos de chocolate e amêndoas, não é? :doofywave:

 

Tenho andado a pensar na fauna do aqua e estou indecisa. Quero decidir ao certo que peixes vou colocar, para depois quando os for comprar não me precipitar e quando der conta tenho o aqua sobrelotado!

 

Entre os ottos e as cory, quais é que vocês acham que são melhores na limpeza das algas em todo o aqua e da comida que afunde? É que tmbém vou pôr as 4 caridinas que comem algas e o que queria era escolher uma espécie que complementasse o seu "trabalho". É claro que, qualquer uma destas que eu escolha, não será pela sua função de limpeza, mas sim porque também aprecio a sua beleza e não tenciono em nenhum dos casos, alimentá-las com restos de comida apenas!

 

Pela vossa experiencia, o que me dizem? Ottos e caridinas? Ou Corys panda e carydinas?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.