"My piece of nature" (O meu primeiro aquário)


Recommended Posts

Andreia creio que te consigo arranjar uma boa quantidade à borla...

 

Tenho é que escolher-lo um pouco pois tem alguma algas...basta combinar que eu faço o jeitinho sem problema...

Não tinha lido o teu post, quando escrevi o ultimo.

 

Se não te importas e não precisas dele, agradeço imenso. Dp diz-me alguma coisa. :)

 

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu amanhã faço aqui um desbaste no meu musgo e talvez à tarde dê para nos encontrar-mos.

 

Envia o teu contacto telefónico por MP e a zona de residência, pois amanhã vou a tanto lado, pode ser que passe a tua porta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu amanhã faço aqui um desbaste no meu musgo e talvez à tarde dê para nos encontrar-mos.

 

Envia o teu contacto telefónico por MP e a zona de residência, pois amanhã vou a tanto lado, pode ser que passe a tua porta...

 

E pelo correio não pode haver para outro necessitado? Claro que portes ficam à minha conta. :D

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal!

 

Tenho algumas novidades para contar, e nem todas são boas. Acho que já vos tinha dito que um dos meus ottocinclus tinha morrido e como na 5ªf fui comprar o alimentador automático para as férias conversei com o sr. da loja e chegámos à conclusão que ele deve ter morrido por causa de uma mudança de temperatura ou assim quando fiz TPA. Como o outro estava sozinho no aqua e me parecia um pouco "solitário" resolvi comprar outro para lhe fazer companhia. Então não é que chego a casa e quando vou colocar o saco do novo otto a boiar, tinha o outro otto morto!! Passei-me! Parece que com os ottos isto não me está a correr nada bem. Este já cá está há uns dias e está bem, mas não vou comprar mais nenhum! Fiquei mesmo triste :(

 

Relativamente às boas novidades, é que já tenho "netos" da minha guppy. São 14 alevins que ali andam todos contentes! Acabei por pôr a guppy na maternidade e dp de eles nascerem tirei-a, mas agora até faz confusão ver os guppys adultos e principalmente os rams, de volta da maternidade à espera do "jantar"! A sério! Se eles estivessem cá fora, não sobrava um para contar a história! Qual musgo para se esconderem??!! Os rams parecem doidos de volta deles ;)

 

Agora a minha dúvida é relativamente à alimentação. Posso dar apenas o granulado dos adultos desfeito em pó né?? É que a única comida fresca que cá tenho é camarão mysis congelado, mas não sei se lhes posso dar. Fico a aguardar a ajuda dos experts em bebés!

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que há flocos próprios para alevins. São flocos super pequenos. Podes também por um pouco de musgo de java que contêm propriedades que eles necessitam e consomem.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho estado a desfazer em pó o granulado Nanovit da Tropical, que é o que tenho dado aos outros peixes. E tenho de alimentar várias vezes ao dia não é? Já li tantas versões diferentes, que já não sei...

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conseguia ver os "ovos" pretos na minha guppie preta, mas hoje não. Estão tipo transparentes, mas ela continua prenha . Que quer dizer ?

 

As pintas pretas que podes ver na barriga são os olhinhos dos alevins! Nestes últimos dias, com a luz do aqua acesa, conseguia distingui-los perfeitamente.

A minha guppy não estava na maternidade, pois até já tinha desistido de pôr, mas ontem vi nitidamente que ela se estava a preparar para parir, quando a vi parada num lado do aquário com a respiração bastante acelerada em relação aos outros. E pronto, tive medo de não conseguir ver nenhum a sair porque ela tem a mania de se pôr no canto do termostato, e como também queria que se safassem alguns pelo menos desta primeira vez, lá fui pôr a maternidade. Agora tenho ali os meus 14 "netos". MEDO!!

 

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Olá pessoal!

 

Tenho estado ausente, pois não tenho tempo nenhum para estar no pc.

 

Com o aqua está a correr td bem, tirando a guerra com umas alguitas que surgiram, e agora umas dúvidas com o CO2 e fertilização. Por acaso precisava de esclarecer umas coisas, mas não me parece que consiga ter tempo para andar a pesquisar aqui no fórum. :(

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal!

 

Já não venho cá há que tempos e agora que estou de volta preciso mesmo de conselhos de quem percebe.

 

Tenho montes de BBA no aquário e não sei como me livrar daquilo! Já tenho vontade de despejar aquilo tudo!

 

Neste momento o aqua está assim:

 

Nitratos - 10

Nitritos- 0

Gh - 4º

Kh - 3º

Ph - 6.4

Cl-0

CO2 - 150 ml/dia Tropica Plant Growth System 60

Fertilização - 2.4 ml de Tropica Specialized Fertilizer

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então malta, precisava mesmo da vossa opinião em relação às algas ;)

 

Ontem quando escrevi o post, não sei o que se passou, mas não ficou completo. O final, onde pedia a vossa ajuda, desapareceu !

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gosto muito do teu aqua :) só tem aquele "erro" dos 25L de JBL Manado, 25L fiz uma camada de 6cm num aquário de 120cm de comprimento :lol:

 

Olha em questão das algas deixo aqui uma sugestão, sobre algas não sei muito mas sempre é uma ajuda :)

 

Cumprimentos,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sou novato nestas coisas mas deixo aqui os meus "2cents".

Despejar embora possa apetecer não vai ser solução pois o problema base pode manter-se depois. Também não sei o que é muita alga para ti...eu quando tive achei que tinha muita e nada a ver com que vejo em algumas fotos na net .

Como com todas as algas tens de tentar perceber onde está o desequilíbrio que as causou e corrigir, dentro do triângulo Luz/CO2/fertilização.

 

Em relação às algas BBA tenho ideia que a fauna habitualmente não costuma gostar de as comer que são rijas por isso as equipas de limpeza não dão conta do recado.

Atenção que exactamente por serem rijas são difíceis de remover das plantas. Alias por exemplo nas folhas nas que estiverem mais carregadas se já estiverem com ar "velho" mais vale cortar a folha em causa..sempre se remove uma quantidade grande de algas sem problemas para a planta..se andares a puxar vai rasgar tudo.

 

Não tenho experiência com esse tipo de CO2 mas assumindo que está em quantidade suficiente (tens de confirmar isto porque pode bem ser a causa) e que o problema não é dai podes experimentar ajustar a fertilização que já estas a fazer (sabes como tens os fosfatos da coluna de água?).

 

Tive à pouco tempo BBA e o que fiz foi duplicar durante um período a fertilização (tb com esse verde da tropica), para o dobro da dose que eles recomendam no rótulo. Resultado..as BBA desapareceram rapidamente..mas atenção estou a fazer CO2 pressurizado.

 

As "terapêuticas" mais a sério para as BBA costumam passar pelo Excel que habitualmente resolve.

Em casos extremos já vi falado no planted tank de ataques "bomba atómica" com águas oxigenadas e assim mas claro com riscos elevados para a fauna mas isso são mesmo soluções radicais/arriscadas de última linha..antes da tua ideia do esvaziar tudo. ;)

 

Entre aqui e o planted tank tens muitos tópicos que falam desse problema e soluções, mas o mais crítico é perceberes mesmo o que te está a faltar, como disse percebo pouco disto mas desconfio que pode ser CO2 a menos...

 

Alguém que perceba mesmo disto que fale que eu sou muito iniciante nos plantados :P

Boa sorte :)

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.