Ciclo do azoto: comidela de cabeça!!!


Recommended Posts

Boas a todos.

Num destes dias estava eu a pesquisar por outros fórums quando esbarrei com um tópico sobre a lavagem do filtro do aquário na mesma água do aquário, para assim evitar a morte das bactérias desnitrificantes. Pareceu-me um bocado rebuscado este ritual de lavagem do filtro.

 

Fui então pesquisar sobre as ditas cujas sensíveis... e basicamente obtive isto:

 

Nitrossomonas que converte a amónia em nitritos

Nitrobacteria que converte os nitritos em nitratos.

 

O problema é que aparentemente estas bacterias são de crescimento e reprodução lenta, daí que tenhamos de esperar 4 semanas para ciclar o aquario.

 

Porém, há um outro problema. É que estas bactérias (vulgo, bactérias do ciclo do azoto) que são aérobias, aparentemente são muito sensíveis ao pH, e para um pH inferior a 6.5, a sua reprodução baixa drasticamente e presumo que a população tende a diminuir.

 

Então pergunto: COMO é possível ter aquários com pH em torno de 6.5 ou mesmo inferior, como certos biótipos (amazonas, por ex)???

 

Agradeço ajuda.

 

P.S: quase não encontrei informação sobre as bactérias anaeróbias, que também participam no equilibrio do aquário.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Demora mais tempo que o normal. DAHHH

Nao sei se percebeste a pergunta.

 

As bacterias denitrificantes nao sobrevivem com um pH inferior a 6.5. FACTO!!!

 

entao, quem assegura a desnitrificaçao nessas condiçoes???

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já li em qualquer lado que as bacterias so param de " trabalhar " com ph de 5 ou mais baixo.

Agora se esta certo ou errado não te posso dar certezas.

està errado.

ja li num estudo aue a partir de 6.5 deixam de "trabalhar" e com pH inferior a 6.5 morrem.

Se quiseres posso-te enviar o estudo e o site.

 

Portanto, o que é que assegura a desnitrificaçao num aquario com pH inferior a 6.5 ou mesmo de 6.5.

 

Eis a grande questao.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não é verdade.

posso-te dizer que cheguei a manter aquarios com ph a rondar os 4 , e nunca tive esse problema.

que possam ter uma reprodução mais lenta , aceito , agora que não sejam eficazes , isso já não.

experimenta e verás...

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não é verdade.

posso-te dizer que cheguei a manter aquarios com ph a rondar os 4 , e nunca tive esse problema.

que possam ter uma reprodução mais lenta , aceito , agora que não sejam eficazes , isso já não.

experimenta e verás...

Que é que não é verdade?????

POR FAVR LEIAM O QUE ESCREVI:

 

Eu não disse que não era impossível manter um aquário com pH inferior a 6.5.

É possível, muito possível e há pessoas que o fazem.

 

Eu perguntei simplesmente o que é que assegura a desnitrificação dos compostos, na medida em que as bactérias que habitualmente o fazem (nitrobacteria e nitrossomonas) não conseguem desempenhar a sua função em pH <6.5

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

so respondi á afirmação que fizes-te...

 

"està errado.

ja li num estudo aue a partir de 6.5 deixam de "trabalhar" e com pH inferior a 6.5 morrem."

 

o que assegura a desnitrificação são precisamente as bactérias aérobicas , pois as anaerobicas são bacterias "más" , ou seja , as aerobicas são bacterias que necessitam de o2 para viver , enquanto as anaerobicas não , alias só as encontras no meio da camada de areao , por norma nos filtros ou sumps elas não existem(pelo menos em grandes quantidades).

por isso tens estudiosos que defendem que a camada de areao num aquario nunca deve ser superior a 5/6 cm , dependendo da granulometria do mesmo.

quanto mais fino pior , uma vez que torna a penetração do o2 mais dificil.

posso dizer-te que em areia de silica por exemplo , a penetração do o2 so acontece até 1,5cm , tanto por cima como por baixo , logo tudo o que sejam camadas superiores a 3 cm vais ter bacterias anaerobicas no meio.

isto vai causar o aparecimento de oxido nitroso , que como certamente saberas pode ser mortal para os peixes.

por isso muitas vezes quando remexes o areao , vês bolhas a sair , é exactamente esse gás a ser libertado.

isto está provado por estudos alemaes , não sou eu a inventar...

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

so respondi á afirmação que fizes-te...

 

"està errado.

ja li num estudo aue a partir de 6.5 deixam de "trabalhar" e com pH inferior a 6.5 morrem."

 

o que assegura a desnitrificação são precisamente as bactérias aérobicas , pois as anaerobicas são bacterias "más" , ou seja , as aerobicas são bacterias que necessitam de o2 para viver , enquanto as anaerobicas não , alias só as encontras no meio da camada de areao , por norma nos filtros ou sumps elas não existem(pelo menos em grandes quantidades).

por isso tens estudiosos que defendem que a camada de areao num aquario nunca deve ser superior a 5/6 cm , dependendo da granulometria do mesmo.

quanto mais fino pior , uma vez que torna a penetração do o2 mais dificil.

posso dizer-te que em areia de silica por exemplo , a penetração do o2 so acontece até 1,5cm , tanto por cima como por baixo , logo tudo o que sejam camadas superiores a 3 cm vais ter bacterias anaerobicas no meio.

isto vai causar o aparecimento de oxido nitroso , que como certamente saberas pode ser mortal para os peixes.

por isso muitas vezes quando remexes o areao , vês bolhas a sair , é exactamente esse gás a ser libertado.

isto está provado por estudos alemaes , não sou eu a inventar...

 

cumps

Bem... na realidade, a minha afirmaçao de que as bacterias desnitrificantes deixam de desnitrificar a partir de um pH de 6.5 continua a estar certa.

 

http://www.bioconlabs.com/nitribactfacts.html

 

deixo-te aqui este link onde podes ler exactamente isso.

 

Jà li por aqui pelo forum que as bacterias anerobias, podem participar no processo, mas visto que efectivamente se localizam nas camadas mais internas do areao, coloca-se a possibilidade de existirem em peauena quantidade (se a camada de areao for fina) ou até mesmo de nao terem acesso aos nitritos. Aqui estou de acordo contigo.

 

Porém, os estudos sao claros. Em meio de cultura optimo, as bacterias deixam dedesnitrificar num pH inferior a 6.5.

Agora... como sabes, facilmente se obtem um pH de 6.5 num aquario... basta um bocado de turfa, uns troncos e CO2.

 

Fico na mesma... como é que se assegura um equilibrio dos nitratos nestas condiçoes???

 

Certamente haverà uma explicaçao. So nao sei qual é.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.