Novo Aqua, ajuda equipamentos, tecnicas...


Recommended Posts

Boas,

Neste momento tenho um aquario montado com as seguintes caracteristicas.

 

- Aquario: 80x30x45
- Escumador: TMC V2 Skim 400
- Bombas de circulação: 2x "SEIO" 1200l/h
- Termostato: 100W
- Iluminação: Calha 3x24w T5, duas lâmpadas brancas e uma azul
- +/- 16Kg de rocha viva

 

Estou a pensar em aumentar um pouco a litragem e a aquisição de uma sump para esconder todo o material que fica inestetico no atual aquário.

 

Assim queria aumentar o aquário para 80x50(55)x45 (para poder aproveitar a calha)

Claro que teria de ter novo aquario e novo movel..

 

As minhas duvidas prendem-se cobretudo de como funciona a sump, Fazer furo no novo aquario!? Overflow!? Penso que o furo seja o melhor, ma queria ouvir opiniões.

 

Como fazer o retorno da agua para o tanque principal?

Será sempre necessário haver uma reposição automatica da agua de Osmose, senão a agua nao cai pelo cano do aquario e não chega á sump..

 

Estou com muitas duvidas nesta área, como evitar que o sistema entre em colapso, isto é, água a mais na sump e a menos no aquário...

 

Já andei á procura no forum algumas ajudas, mas acabei por não ficar esclarecido, se alguem me puder dar uma ajuda, agradecia!

 

Cumprimentos,

Luís Machuqueiro

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação a profundidade, se mais tarde pensas em trocar a calha faz com 55cm se não pensas nisso então fica pelos 50 apesar da calha não deixar de ser curta para esse aqua, pelo menos com 4x24w.

 

Eu ja tive overflow e agora uso coluna seca (aqua furado) sem duvida este o melhor quer estetico quer funcional, muito mais seguro.

O retorno da sump é feito atraves duma bomba por exemplo eheim compact 2000 serve perfeitamente para o teu.

A sump tem de ser grande o suficiente para levar o escumador, termostacto e bomba de retorno.

 

No caso de faltar a luz a agua que esta ao nivel do esgoto do aqua para a sump vai cair para asump e tens de asegurar que tens espaco suficiente para essa agua.

 

A reposicao não é obrigatoria mas da muito jeito para o equilibrio de todo o sistema, visto haver evaporação diaria de agua e assim a salinidade aumentar.

No tendo repositor automatico o maximo que pode acontcer é esqueceres te de repor a agua evaporada e a bomba na sump trabalhar a seco, a agua evaporada iras notar sempre na sump e não no aqua.

 

Espero ter ajudado um pouco.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, já fiquei com mais umas luzes na materia.

Mais opinioes seriam bem vindas. Qual seria o tamanho adequado da sump? Una vez que vou fazer o movel à medida de tudo...

 

Tenho de estudar um repositor automatico Diy...

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...