Ajuda para modificar aspecto do aquario de 80cm


Jokin84

Recommended Posts

Ola a todos os aquariofilistas ... Eu sou novo nestas andanças ... temho apenas 6meses disto ... mas estou apaixonado ..... Tou cansado do aspecto do meu aqua ... Gostava da vossa ajuda em aquapaissagismo ....

 

Aqua de 90ltros

Filtragem : Biobox

Ilum : Lampada fluorescente de 18w

Vou comprar brevemente um sistema completo de co2

 

Agradeço desde ja a todos q poderem colaborar cmg

dsc09383o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu , biobox fora, areão fora... punha um substrato mais fino e escuro, e um tronco chegado a um dos lados, punha 2 ou 3 plantas e tá a andar.

O que não falta por ai é layouts para veres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sargopt obrigado pela resposta ... Eu tou a pensar em tirar a biobox e colocar um filtro esterno e montar um sistema co2 .... e depois sim desfazer todo e voltar a montar ... Visto q tenho o aqua habitado como faço para fazer estas modificaçoes ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, essencialmente tens que desmanchar o que está feito. Vazar o aquário e guardar a água (faz uns testes para te certificares que estão dentro dos parâmetros certos). Não mexas em nada enquanto não tiveres tudo pronto a montar (filtro externo, areão/substrato, novas plantas se quiseres) evitas stressar os peixes. Nesse ponto, peixes para um alguidar com termostáto; tirar o areão que tens e por o substrato (experimenta manado com aquabasic); definir irregularidades com o substrato (altos e baixos, sendo mais baixo na frente do aquário para facilitar a limpeza) nada muito simétrico; instala a biobox (nela estão as bactérias benéficas, deixa a trabalhar 1 mês juntamente com o filtro externo ao mesmo tempo até colonizar); metes água até meio e plantas o que queres e como queres (tenta criar o centro do aquário para um dos lados apenas, dá perspectiva e enaltece o aquário) ; encher o aquário com o resto da água antiga (se parametros ok) até 90% e os outros 10% água nova; ligar tudo e por os peixes conferindo a temperatura adequada. Feito! ;)

 

Dicas: Explora as plantas e tamanhos, plantas mais altas para trás, intermédias para o meio e pequenas para a frente. O aquário não é muito grande, se encheres com plantas de igual tamanho perdes a sensação de espaço e mesmo para os peixes (alguns) tiras mobilidade. Como tens 18W penso que a luz será minima em matéria de fotossíntese para algumas plantas mais exigentes. Mantém-te com anubias, cabombas, fetos de java, ludwigias, valisnerias, etc. Ou trocas a iluminação para outras de manutenção intermédia ou dificil, dado que terás co2.

 

Consulta aqui alguns exemplos de aquascaping e alguns tópicos essenciais sobre manutenção de plantas: http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola jokin eu tambem sou novo por ca persevo um pouco de aquarios ; o renato escreveu te tudo bem explicado .

eu vou te deixar alguns links para teres algumas ideias para mudar o aspecto ( mas atençao algumas fotos sao de profisionais ) mas da para tirar algumas ideias . :idea2:

 

outra coisa uma das plantas k eu gosto muito para por no fundo do aquario e fica bem bonito sao estas

1 - ( Vallisneria spiralis 'Tiger ou vallisneria spiralis torta ) elas crecem ate 30 a 40 cm mas depois podes podar

 

2 - ( limnophila sessiliflora ) elas tambem crecem ate 30 a 40 cm dpois podes podar

 

estas plantas nao presisao substrato mas e sempre bom de ter sustrato no aquario caso queiras um dia queiras plantar alguma planta que requer substrato ; essas tambem sao bem simples e de cuidar eu tenho um aquario e eu tenho uma desas plantas ( limnophila sessiliflora ) tambem tenho outras

 

este e o meu aquario

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212953&hl=

 

 

vou deixar alguns links de de varios tipos de aquarios

tipo low tech

https://www.google.fr/search?q=aquarium+low+tech&hl=fr&safe=off&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=jnJFUZH-EYjHPOeQgeAE&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1092&bih=514

 

 

tipo hardscape

https://www.google.fr/search?q=aquarium+hardscape&hl=fr&safe=off&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=83JFUYqOBo7MPfzWgaAE&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1092&bih=514#hl=fr&safe=off&tbm=isch&sa=1&q=aquarios+hardscape&oq=aquarios+hardscape&gs_l=img.12...13281.13281.4.14595.1.1.0.0.0.0.64.64.1.1.0...0.0...1c.1.6.img.0GpaMRL8WSc&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.43828540,d.ZWU&fp=d1e2fdac57a4caa6&biw=1092&bih=514

 

aquarios estilo holandes

 

https://www.google.fr/search?q=aquarios+estilo+holandes&hl=fr&safe=off&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=hHNFUfTsAcTAPJ7ygIAF&ved=0CAoQ_AUoAQ&biw=1092&bih=484

 

aquario estilo Takashi Amano

https://www.google.fr/search?q=aquario+estilo+Takashi+Amano&hl=fr&safe=off&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=-HNFUYiUNojuOsflgcAB&ved=0CAoQ_AUoAQ&biw=1092&bih=484

 

 

talbes tenha alguas fotos repetidas ; espero k tenha comsegido ter algumas ideias :idea:

 

 

eu vou seguir o teu topico para poder ver ese aquario com um lindo setup ; vai atualisando o teu aquario ( mete alguma fotos )

 

muita força numca desistas :yb668: numca , um abraço

Editado por Manuel Filipe Gaifem

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola renato vieira obrigado pela ajuda .... Em primeiro vou adquirir todo a material pra fazer ... Vou comprar o filtro externo , pq a biobox e fraca e ja tenho um kit de co2 ... Quanto a iluminaçao precisava de ajuda !!!! Eu sou electricista logo e facil pra mim esta matéria ... Q me dizes colocar fita de leds ? pra ajudar ??? Quando te referes a manado c aquabasic podias me explicar melhor cm é??? Eu vou por uma foto de um setup q eu gosto e possivelmente me vou inspirar ... Ve se gostas ???

 

Abraço e obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Manuel Filipe Gaifem ... Desde ja obrigado pela ajuda .. Es de uma terra fantastica onde passo muito tempo na pesca .. Outra das minhas doenças ... Eu vou adquirir o material todo e so depois vou por maos a obra ... Qd chegar a essa altura vou tirar fotos minuto a minuto ...

 

 

Obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

spur240320102.jpgEsta é a minha ideia

 

 

Para esse tipo de aquário não é preciso muito, em termos de hardscape sim (rochas etc) mas plantas nem por isso. Bom então comecemos por partes: o branco que vês na parte da frente é inerte, não fornece nutrientes para as plantas tem um efeito apenas estético propositado para o contraste de cor. Se reparares, nas extremidades do aquário onde estão as plantas maiores (laterais) consegues ver um subtrato meio castanho, este substrato é fértil para as plantas e atendendo ao tamanho diria que será mesmo manado ou aquabasic (substratos semelhantes vendidos em sacas). O efeito de "árvore" é conseguido com troncos escolhidos a dedo e plantados com plantas (msugo, fetos de java, etc) pequenas que se atam aos troncos e desenvolvem-se percorrendo o tronco. Co2 e um aquário equilibrado será necessário para isso. As "montanhas" são feitas com altos de substrato, nada mais, criando a sensação de altura e perspectiva final. Quanto ao filtro externo, acho bem e recomendo, mas não tires de imediato a biobox mesmo sendo fraca, é ai que tens as bactérias benéficas para decompor amonia, nitratos, etc. Se a tirares, terás que fazer o ciclo de azoto outra vez (aquário a funcionar durante um mês até introduzires os peixes). Deixa lá a biobox a trabalhar AO MESMO tempo que o filtro externo, para colonizares o novo com as bactérias existentes. Quanto à luz, se és electricista, recomendo que faças uma calha com 3 lampadas t5 com 10.000k ou mesmo 1x10.000k e duas 8.000k. Embora não seja tão dificl replicar esse projecto que escolheste, vais precisar de luz para as plantas de trás, laterais.

 

Sugiro ainda, que em vez do areão inerte branco à frente, colocasses substracto também. Assim podias fazer uma frente de "tapete" com parvula ou Cuba sp. Mas para isso, muita luz e co2 são obrigatórios. Em vez do branco neutro, ficavas com uma perspectiva de campo verdejante, em vez de "estrada" branca.

 

Mas fica a ideia.

 

Boa sorte e força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renato eu gosto bue desta ideia da um ar de profundidade excelente ... mas ñ gosto muito das supostas arvores ... tenho q arranjar qualquer coisa q fique bem ali na substituiçao das mesmas...

Qt a iluminação ñ e facil meter t5 pq eu n me cria desfazer da tampa mas ñ tou a ver outra hipotese pq a tampa n me da profundidade pra meter as t5 só msm fitas de led .. pensei em por de 7,2w 7mt brancas 3 e uma azul ....

Quanto ao filtro vou montalo e deixa lo a trabalhar c a biobox ... pra depois qd fizer a modificação ja poder retira a biobox ! q dizes??

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renato eu gosto bue desta ideia da um ar de profundidade excelente ... mas ñ gosto muito das supostas arvores ... tenho q arranjar qualquer coisa q fique bem ali na substituiçao das mesmas...

Qt a iluminação ñ e facil meter t5 pq eu n me cria desfazer da tampa mas ñ tou a ver outra hipotese pq a tampa n me da profundidade pra meter as t5 só msm fitas de led .. pensei em por de 7,2w 7mt brancas 3 e uma azul ....

Quanto ao filtro vou montalo e deixa lo a trabalhar c a biobox ... pra depois qd fizer a modificação ja poder retira a biobox ! q dizes??

 

 

Obrigado

 

A questão da iluminação é sempre uma dor de cabeça. Isto porque a maioria dos aquários vendidos não estão pensados para fornecer luz suficiente a um aquário plantado. Vêm preparados para uma ou outra planta de baixa manutenção e pouco mais.

 

A ideia dos led's, pessoalmente não me atrai pela cor fria que dá ao aquário, mas tens led's de cores diferentes que resolvem a questão. Lembra-te que a cor da luz para a fotossíntese das plantas é irrelevante, fica puramente ao gosto de quem tem o aquário. E gostos não se discutem.

 

Seja qual for a iluminação que prefiras (t5 ou led's), recomendo que penses em reflectores. Reflectores são apenas materiais feitos de aluminio (mesmo um rolo de aluminio para alimentos serve perfeitamente) que reflectem a luz para baixo, aproveitando-a e maximizando-a para o aquário. Se ficares com a tampa de origem, tenta forra-la com esse papel de aluminio. Se fizeres uma nova, instala já com aluminio.

 

Quanto ao filtro, é isso mesmo que tens que fazer. Deixa os dois, depois passadas umas semanas tiras a biobox.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse tipo de aquário não é preciso muito, em termos de hardscape sim (rochas etc) mas plantas nem por isso. Bom então comecemos por partes: o branco que vês na parte da frente é inerte, não fornece nutrientes para as plantas tem um efeito apenas estético propositado para o contraste de cor. Se reparares, nas extremidades do aquário onde estão as plantas maiores (laterais) consegues ver um subtrato meio castanho, este substrato é fértil para as plantas e atendendo ao tamanho diria que será mesmo manado ou aquabasic (substratos semelhantes vendidos em sacas). O efeito de "árvore" é conseguido com troncos escolhidos a dedo e plantados com plantas (msugo, fetos de java, etc) pequenas que se atam aos troncos e desenvolvem-se percorrendo o tronco. Co2 e um aquário equilibrado será necessário para isso. As "montanhas" são feitas com altos de substrato, nada mais, criando a sensação de altura e perspectiva final. Quanto ao filtro externo, acho bem e recomendo, mas não tires de imediato a biobox mesmo sendo fraca, é ai que tens as bactérias benéficas para decompor amonia, nitratos, etc. Se a tirares, terás que fazer o ciclo de azoto outra vez (aquário a funcionar durante um mês até introduzires os peixes). Deixa lá a biobox a trabalhar AO MESMO tempo que o filtro externo, para colonizares o novo com as bactérias existentes. Quanto à luz, se és electricista, recomendo que faças uma calha com 3 lampadas t5 com 10.000k ou mesmo 1x10.000k e duas 8.000k. Embora não seja tão dificl replicar esse projecto que escolheste, vais precisar de luz para as plantas de trás, laterais.

 

Sugiro ainda, que em vez do areão inerte branco à frente, colocasses substracto também. Assim podias fazer uma frente de "tapete" com parvula ou Cuba sp. Mas para isso, muita luz e co2 são obrigatórios. Em vez do branco neutro, ficavas com uma perspectiva de campo verdejante, em vez de "estrada" branca.

 

Mas fica a ideia.

 

Boa sorte e força nisso.

o manado é substrato inerte e o aquabasis é fértil mas não pode estar em contacto com a coluna de água. este substratos usados nessa montagem são da elos, bastante mais caros que o manado e o aquabasis e melhores também.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o manado é substrato inerte e o aquabasis é fértil mas não pode estar em contacto com a coluna de água. este substratos usados nessa montagem são da elos, bastante mais caros que o manado e o aquabasis e melhores também.

 

Olá cmam,

 

Deixa-me desmitificar o mito urbano relativo ao manado da JBL. O JBL manado é (sempre foi) um substrato fértil natural. Ponto. É um substrato que pode ser utilizado puro ou em combinação com o Aquabasis Plus, dependendo da demanda do aquário em questão. Na verdade contém um alto CTC (Capacidade de troca Catiônica), é um substrato bastante seguro e age como uma “esponja” de nutrientes, diminuindo a probabilidade de surtos de alga, tanto em fases iniciais de montagem, como em aquários já maturos, minimizando erros na fertilização líquida. Trata –se de um substrato leve e bastante poroso, o que facilita a propagação das raízes, bem como uma rápida colonização do substrato por bactérias benéficas ao sistema. Consegue –se portanto um aquário biologicamente estável rapidamente, bem como uma rápida propagação das plantas, mesmo as mais delicadas. Mantém, de forma segura e bastante desejada, os níveis de carbonatos e bicarbonatos (KH), bem como a dureza geral (GH), propiciando um crescimento sustentável e vigoroso às plantas e ajudando a manter o pH do aquário.

 

Esclarecida esta questão, talvez ficará mais fácil entender agora porque se junta com frequência com o AquaBasis. Não se trata por ser inerte de modo algum, mas porque os aficionados de aquariofilia perceberam rapidamente que as propriedades de um aliadas ao outro, resultam numa mistura bem consistente para o desenvolvimento e manutenção das plantas. Dado que o Aquabasis necessita de uma camada de areão/substrato por cima, fica obviamente por baixo do manado. A noção de que o manado como é aplicado por cima do Aquabasis, é inerte, é uma interpretação errada e algo descabida, que se propagou em entre os recentes amantes da peixarada.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá cmam,

 

Deixa-me desmitificar o mito urbano relativo ao manado da JBL. O JBL manado é (sempre foi) um substrato fértil natural. Ponto. É um substrato que pode ser utilizado puro ou em combinação com o Aquabasis Plus, dependendo da demanda do aquário em questão. Na verdade contém um alto CTC (Capacidade de troca Catiônica), é um substrato bastante seguro e age como uma “esponja” de nutrientes, diminuindo a probabilidade de surtos de alga, tanto em fases iniciais de montagem, como em aquários já maturos, minimizando erros na fertilização líquida. Trata –se de um substrato leve e bastante poroso, o que facilita a propagação das raízes, bem como uma rápida colonização do substrato por bactérias benéficas ao sistema. Consegue –se portanto um aquário biologicamente estável rapidamente, bem como uma rápida propagação das plantas, mesmo as mais delicadas. Mantém, de forma segura e bastante desejada, os níveis de carbonatos e bicarbonatos (KH), bem como a dureza geral (GH), propiciando um crescimento sustentável e vigoroso às plantas e ajudando a manter o pH do aquário.

 

Esclarecida esta questão, talvez ficará mais fácil entender agora porque se junta com frequência com o AquaBasis. Não se trata por ser inerte de modo algum, mas porque os aficionados de aquariofilia perceberam rapidamente que as propriedades de um aliadas ao outro, resultam numa mistura bem consistente para o desenvolvimento e manutenção das plantas. Dado que o Aquabasis necessita de uma camada de areão/substrato por cima, fica obviamente por baixo do manado. A noção de que o manado como é aplicado por cima do Aquabasis, é inerte, é uma interpretação errada e algo descabida, que se propagou em entre os recentes amantes da peixarada.

o jbl manado não é nada fértil. fértil são aqueles que têm os nutrientes necessários à subsistência das plantas, que podem ou não ser complementados com fertilizantes líquidos, dependendo daquilo que se quer.

 

é verdade que o manado também não é inerte porque têm algum ferro e mais umas coisitas porque é feito de escória vermelha (não sei se em portugês se diz escória, em inglês é scoria) mas não altera os parâmetros da água e, no caso dos substratos para aquários, é o que interessa para ser considerado um substrato inerte.

O facto de absorver os nutrientes e promover a propagação de raízes não quer dizer que seja fértil.

 

O manado nem sequer é um substrato ativo.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o jbl manado não é nada fértil. fértil são aqueles que têm os nutrientes necessários à subsistência das plantas, que podem ou não ser complementados com fertilizantes líquidos, dependendo daquilo que se quer.

 

é verdade que o manado também não é inerte porque têm algum ferro e mais umas coisitas porque é feito de escória vermelha (não sei se em portugês se diz escória, em inglês é scoria) mas não altera os parâmetros da água e, no caso dos substratos para aquários, é o que interessa para ser considerado um substrato inerte.

O facto de absorver os nutrientes e promover a propagação de raízes não quer dizer que seja fértil.

 

O manado nem sequer é um substrato ativo.

 

Em suma, digo-te que estás errado, cmam. Mas porque vejo que já tomas uma decisão forte sob esse mesmo ponto de vista, e porque já tive esta discussão com uns poucos curiosos, deixo-te o link: http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/3398/jbl-manado#download Não sei como está o teu alemão, mas se precisares de tradução ajudo-te. Mas porque a grande maioria dos aficionados complementa o manado com restantes (eu inclusive), não nos permite "vender" o argumento de aço que não é fértil. Eu pessoalmente prefiro outras marcas e outros registos.

 

Quanto ao "ferro e mais umas coisitas" é bem dito. Nomeadamente as "coisitas" são as da mesma fórmula que o JBL ProTemp plus, também usado como reforço com o manado e aquabasis, mas em diferentes percentagens.

 

Mas como esta conversa, prevejo, será inutil ser discutida para o tema em questão, centremo-nos no aquário do utilizador do fórum e esperamos fotos novas à medida que for avançando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O JBL manado está isento de NPK, o que faz dele um substracto inerte. Contudo, é um excelente substracto inerte no sentido de criar estabilidade para com o aquário.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um substrato que pode ser utilizado puro ou em combinação com o Aquabasis Plus, dependendo da demanda do aquário em questão. Na verdade contém um alto CTC (Capacidade de troca Catiônica), é um substrato bastante seguro e age como uma “esponja” de nutrientes, diminuindo a probabilidade de surtos de alga, tanto em fases iniciais de montagem, como em aquários já maturos, minimizando erros na fertilização líquida. Trata –se de um substrato leve e bastante poroso, o que facilita a propagação das raízes, bem como uma rápida colonização do substrato por bactérias benéficas ao sistema. Consegue –se portanto um aquário biologicamente estável rapidamente, bem como uma rápida propagação das plantas, mesmo as mais delicadas. Mantém, de forma segura e bastante desejada, os níveis de carbonatos e bicarbonatos (KH), bem como a dureza geral (GH), propiciando um crescimento sustentável e vigoroso às plantas e ajudando a manter o pH do aquário.

Esta informação dada é de facto verdade e é um copy paste de um ppt criado no Brazil.Contudo, este texto não explica em nada, nem conclui que o manado é um substracto fertil, antes pelo contrário. Apenas justifica o "funcionamento" do sistema deste substracto, pelo facto de ser um substracto que cria estabilidade ao "recolher" nutrientes existentes no aquário, não sendo fertil.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em suma, digo-te que estás errado, cmam. Mas porque vejo que já tomas uma decisão forte sob esse mesmo ponto de vista, e porque já tive esta discussão com uns poucos curiosos, deixo-te o link: http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/3398/jbl-manado#download Não sei como está o teu alemão, mas se precisares de tradução ajudo-te. Mas porque a grande maioria dos aficionados complementa o manado com restantes (eu inclusive), não nos permite "vender" o argumento de aço que não é fértil. Eu pessoalmente prefiro outras marcas e outros registos.

 

Quanto ao "ferro e mais umas coisitas" é bem dito. Nomeadamente as "coisitas" são as da mesma fórmula que o JBL ProTemp plus, também usado como reforço com o manado e aquabasis, mas em diferentes percentagens.

 

Mas como esta conversa, prevejo, será inutil ser discutida para o tema em questão, centremo-nos no aquário do utilizador do fórum e esperamos fotos novas à medida que for avançando.

diz-me em que parte do pdf é que podes concluir que o jbl manado é fértil? eu tive alemão 3 anos, não é o meu forte mas dou uns toques e em nenhuma parte diz que o manado é fértil, diz sim que promove o desenvolvimento das plantas e explica o seu funcionamento.

Se me mostrares em que parte é que diz que é um substrato fértil agradeço e é até uma grande ajuda não só para o tópico em questão mas para todos aqueles que pensam como eu.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui estao as primeiras alterações ... Pra juntar ao projecto q ja tinha ...

Mini Aqua .. Um nano ... Para servir de maternidade possivelmente ...

 

http://imageshack.us/a/img96/3092/dsc09728v.jpg

 

 

http://imageshack.us/a/img541/3812/dsc09727bc.jpg

 

 

http://imageshack.us/a/img824/6996/dsc09729k.jpg

 

 

Estou a aguardar a chegada do filtro .. Sera um Jbl e701 ... Deve chegar esta semana .. Vou publicando actualizaçoes

 

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoal ontem ja fiz a modificação .... Em breve vou por fotos .... Acabei de encher o aqua as 20h de ontem e hj a agua ainda esta muito turva ... é normal?

 

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.