Primeiras mortes... :´(


Gin

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tive esta semana as primeiras mortes dos meus peixinhos e gostaria de tentar perceber o motivo par não voltar a acontecer...

 

Tenho o aquário há pouco tempo e vou tentar fazer um pequeno resumo da história deste aquário: fiz a ciclagem, coloquei 2 corydoras, passado 1 semana coloquei 4 platies. Estava tudo a correr na perfeição! Passado 1 mês (este Domingo que passou) ofereceram-me 4 guppies (1macho e 3femeas). Novamente, parecia estar tudo a correr bem...até que na 3ª feira (2 dias depois de term entrado no meu aquário) ao final do dia quando cheguei a casa, as 3 femeas guppies estavam mortas. Fui medir os parâmetros da água e estava tudo dentro da normalidade. Hoje de manhã quando acordei o gupy macho também estava morto...

 

Medi novamente os parametros e está tudo normal, a temparatura está nos 24º, os platties (que gostam do mesmo tupo de água dos guppies) estão de perfeita saude, as corydoras não se queixam de nada.

 

Gostava de tentar perceber a morte dos 4 guppies num espaço tão curto de tempo..se puderem ajudar agradeço, visto não ter grande experiencia com aquários...

 

Cumps,

Gin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em doença. Às vezes os peixes vêm doentes das lojas, chegam ao aquário, estão lá uns tempos e morrem. Com o bónus de contagiarem o aquário.

 

Aquela história de fazer quarentena é útil. Quase ninguém faz porque dá trabalho. Mas desde a última que me aconteceu a partir de agora faço sempre, acaba por se poupar tempo e dinheiro. Aconselho.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os parâmetros medidos foram:

 

pH=7.6

KH=5ºd

GH>6ºd

NO2=0

NO3<10

Temp=24º

 

Tenho 2 desconfianças: realmente a vossa opinião (doença) ou 1 platy macho que que é um pouco mais reguila e anda constantemente a tentar "afiambrar" no outro platy macho.

 

Agora as minhas questões: segundo tenho lido, os platies são bastante sociáveis e calmos, é possível ter sido o platy macho a exterminar os guppies todos?

Em relação à tua sugestão (jacjac), como se faz a quarentena?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, realmente já tinha detetado essa falha, os testes que comprei (Quick Test da sera) não tem o teste da amónia...

isso é relativamente barato e fácil de comprar, certo?

 

Em relação ao ataque do platy? Está fora de questão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta essencial: qual a litragem do aquário? Platies agressivos é improvável... Observaste-o a chatear os guppies? Ou doença ou pico de amónia.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é de 30L. Bastante favorável a este tipo de situações...

Não vi o platy chatear os guppies, o interesse dele é mesmo chatear o outro platy macho...mas também foi tudo tão rápido (em 3 dias) que nem me apercebi bem se havia incompatibilidade entre eles...do que observei, pareceia estar tudo em armonia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é pouco provável que tenha sido questão de agressão. E num aquário de 30 litros isso são peixes a mais, mesmo que não ponhas mais, para corys e quatro platis isso é pouco... se fosse a ti começava a pensar num aquário maior e não punha mais peixes nesse por agora. Depois podes por exemplo passar os que tens agora para o maior e nesse de 30 litros podes por só guppies (mesmo guppies ia para 40 litros no minímo), ou outra espécie que se adeque... camarões, microrasboras, endlers, um betta.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aposto mais num pico de amônia e como só morreram os peixes recentemente adquiridos poderá ter sido a adaptação à nova água... quando existe alguma anomalia nos parâmetros da água os peixes novos introduzidos são os primeiros a recentirem-se. Os peixes mais antigos vão-se "adaptando" às condições da água a que estão sujeitos, até um certo ponto, claro, pois se as más condições se manterem ou piorarem, não há peixe que resista... Outra coisa que me chamou a atenção: a ciclagem foi muito curta... acho que uma boa ciclagem deve de ser no mínimo de 3 semanas. Os picos de amônia dão-se precisamente por ainda não haver bactérias suficientes para as transformações necessárias. Sugiro que controles a amônia pois podes ter mais baixas. Em relação aos peixes que possas vir a adquirir nunca esquecer a quarentena. Muito importante para que tudo corra bem:

- Quarentena dos peixes adquiridos para despistagem de qualquer doença;

- Verificação dos parâmetros da água do aquário de destino ( não adianta fazer a quarentena se o aquario onde o peixe vai ser introduzido não tem boas condições);

- Fazer o processo de adaptação dos peixes a introduzir (nunca pegar no peixe e deitar imediatamente no aquário).

Esta adaptação foi feita?

Já passei por tudo isso, e acho que quase todos passam... muita coisa corre mal no começo e até aos mais experientes... vamos aprendendo com os nossos erros, só é pena que na aquariofilia os nossos erros se paguem com o sacrifício dos nossos queridos pequenotes. Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, quando li o tópico entendi que tinha sido uma ciclagem de uma semana... mas não mencionas de quanto tempo foi. Mas mesmo que a ciclagem tenha sido feita corretamente os picos de amônia acontecem, mais ainda num aquário de 30 litros, que custa mais a estabilizar do que um aquário de maiores dimensões. Além disso, como diz o David, são peixes a mais para 30 litros e isso aumenta a amônia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossa ajuda. Vou hoje mesmo comprar um teste de amonia. Se fizer o teste hoje, conseguirei ainda detetar se foi realmente um pico de amonia? Estou bastante inclinado para esse hipotese, mas já agora gostaria mesmo de ter a certeza se foi esse pico.

 

Já pensei realmente nesse hipotese de comprar um aquario maior...vou juntar mais uns trocos para comprar um aquário a sério.

 

kryska, respondendo às tuas questões: a ciclagem durou cerca de 2 a 3 semanas e a adaptação foi feita antes de introduzir os guppies. Provavelmente deveria ter aguardado mais algum tempo de ciclagem... :(

 

Já agora, como se faz o processo de quarentena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a tua ciclagem foi de 2 a 3 semanas não me parece mal. E já fizeste alguma TPA? Se as mortes foram por causa da amônia aconselho a fazeres uma TPA de 30% mais ou menos. Não te esqueças que a água da torneira tem cloro, deve de repousar algum tempo, por exemplo em garrafões destapados para a evaporação do cloro. Eu deixo 24 horas. Se tiveres acondicionador de água esses processo não é necessário.

O processo de quarentena é o intervalo de tempo em que os peixes e plantas recém adquiridos são tratados para não infectarem o aquario principal. Assim evita-se que este seja contaminado com fungos e bacterias. Para uma quarentena bem feita deverás ter outro aquário, não precisa ser grande, 10/15 litros, ( podes improvisar, eu antes de comprar outro aquário utilizei uma box de 10 l. de plástico transparente, daquelas de arrunação). Isto significa que tens que ter esse aquário com as condições necessárias para que possas alojar os peixes durante algum tempo (termostato e filtro ou caso não queiras investir num novo filtro fazeres TPAs regulares). Nesse aquário faz-se então o tratamento. Os tratamentos principais são anti-fúngicos e anti-bacterianos. Eu costumo usar o esha exit e o esha 2000, que podem ser usados em conjunto, mas existem outros. Então eu faço do seguinte modo:

  • regular a temperatura para os 29º, colocar a medicação
  • colocar o peixe depois da devida adaptação

Após isto inicia-se o processo de quarentena.

  • durante a quarentena fazer tpas regulares ( 4-5 dias de intervalo)
  • mudas de cerca de 30% de água
  • repor o medicamento na água introduzida (ter atenção ao indicado pelo fabricante em cada medicamento)
  • a quarentena deve ser feita por um periodo não inferior a 2 semanas
  • nos últimos 2 dias fazer tpas de 50%
  • na água reposta deverá ser colocada alguma água do aquário principal

Se ao fim de duas semanas os peixes não apresentarem sinais de doença podem ser introuzidos no aquario, se desconfiares de alguma coisa mantém a quarentena mais algum tempo.

 

Para plantas o processo é mais rápido, basta alguns dias e grandes tpas, uns 80%. À medicação acrescentar um para parasitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço quarentenas mas devia fazer, mas costumo trabalhar com lojas de qualidade, por isso o risco é menor. Mas há lojas que dão dó... uma pessoa olha para os peixes nos aquários e fica mal-disposta.

 

Quanto ao ciclo volto, a perguntar, como fizeste? espero que não tenhas ido na conversa do aceleradores de ciclo que os vendores costumar ter, depois as pessoas vão para casa, despejam aquilo no aquário e pensam que está a ciclar. As duas coisas que são necessárias para fazer o ciclo são, um filtro em funcionamento e carga biológica (lixo) em doses regulares.

 

Mas no teu caso nem acho que fosse um problema de não ter havido ciclo porque já lá tinhas peixes havia algum tempo quando os guppies morreram, o problema é que sempre que colocamos peixes novos num aquário a carga biológica aumenta e começa um "mini-ciclo" em que a colónia de bactérias tem que crescer o suficiente para acompanhar a nova carga biológica. Mas outras coisas tão simples como um dia que dás comida a mais pode ser o suficiente para te criar um pico de amónia num aquário de 30 litros. Aquários pequenos tem que se ter muito cuidado... infelizmente os principiantes começam quase todos com aquários pequenos, quando estes só deveriam ser usados por gente experiente. Mas lembra-te é sempre preferível comida a menos do que a mais.

 

E lembra-te também que entre doença e má qualidade da água há uma relação muito evidente, a má qualidade da água enfraquece o sistema imunitário dos peixes, daí ficarem mais expostos a doenças, ou mesmo estes serem portadores de bactérias que, estando eles num ambiente adequado, nunca se manifestam.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi o processo de quarentena. Parece-me um pouco trabalhoso, mas certamente terei em atenção nas minhas futuras aquisições.

 

Em relação às TPAs, o cloro é um boa questão que não tive em consideração. Ainda assim não sei se necessito de ter essa preocupação pois o meu aquário é um biorb e tenho um produto (Stress Coat) que creio servir para esse efeito. Certo?

 

David, ainda tenho alguma dificuldade em identificar lojas de qualidade ou não. Estes guppies que morreram, foram-me oferecidos e vieram da Ornimundo do Oriente. Posso considerar um boa loja? Entrei lá uma vez, mas apenas para comprar os testes mas estava tanta gente a olhar para os aquários que nem me cheguei perto...

 

Quanto ao ciclo, o biorb traz um produto agregado ao Stress Coar que é o Stress Zyme, creio que acelera a ciclagem...ou seja, coloquei este produto e aguardei as 3 semanas, mas já verifiquei que pequei ao não ter "alimentado" as bacterias, pois não fui introduzindo pequenas folhas de comida de 2 em 2 dias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto, o stress coat serve para esse efeito.

Em relação à Ornimundo, estive na do Aqua de Portimão e na do Forum Montijo, já foi há algum tempo, mas lembro-me que não gostei muito...

Identificar lojas de confiança não é fácil. Por exemplo, uma loja que se dedique apenas à aquariofilia normalmente é mais confiável do que uma loja de animais que venda de tudo um pouco. Ao visitares uma loja faz perguntas das quais sabes a resposta, é uma forma de saberes se quem lá trabalha entende realmente do assunto. Visita várias para fazeres comparações. Atenção, perde algum tempo a observar com atenção os peixes, se apresentam sinais de doença, se a higiene dos aquarios é boa, etc... Com o tempo vais adquirindo experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, kryska, obrigado.

 

Sim, o número elevado de peixes para o volume de água que tenho é realmente um problema. A desfazer-me de alguma espécie seria as corydoras. Aconselharam-me a adquiri-las para efeitos de limpeza, mas sinceramente não me dizem nada (elas que me perdoem, mas não lhes acho graça nenhuma...).

 

As corydoras são mesmo essenciais para efectuarem a limpeza, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"As corydoras são mesmo essenciais para efectuarem a limpeza, certo?"

 

Nao, a limpeza e feita mudando a agua periodicamente e de preferencia aspirando o areao para retirar excesso de carga organica.

 

Ainda assim esse aqua so da no maximo para meia-duzia de peixes. Mais que isso e os menos resistentes morrem. Um sistema biologico equilibra-se sempre, neste caso morrem os necessarios para que o ecosistema se mantenha com o numero possivel.

Nao ha quimicos que resolvam o problema da ciclagem ou do equilibrio biologico, a longo prazo so atrasam. O aqua tem de amadurecer, so o tempo o permite.

A unica coisa a fazer num aqua super-povoado e aumentar a frequencia e volume das mudas de agua e aumentar a filtragem. O resto e perda de tempo e sobretudo dinheiro (as lojitas agradecem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo o que o Gabriel disse.

Quanto a lojas, a Ornimundo do Oriente não é das piores, mas também não é das melhores... tinha fases, mas pelo menos quando têm os peixes em tratamento não os vendem. Já há uns tempos que lá não vou, por isso não sei como anda agora.

Por agora não coloques mais peixes, e se no futuro arranjares um aquário maior pensa primeiro que fauna queres, planifica as coisas, os requisitos dos peixes, questões de compatibilidade. Depois é um processo melhor, sabendo o que queres em termos de fauna, procurares em boas lojas, há patrocinadores do fórum que vendem e entregam por encomenda, por exemplo.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem foi a manhã toda de volta do aquário e fiz umas descobertas novas...descobri que a amonia estava em altas e que muito provavelmente é devido ao excesso de alimento que dou aos peixes...

 

Ora bem, a manhã começou com os testes:

pH=7.6

KH=6ºd

GH>6ºd

NO2=0 mg/l

NO3=5 mg/l

NH4=10 mg/l

NH3=0,17 mg/l

 

Este valor de amonia (NH3=0,17 mg/l) é extremamente prejudicial para os peixes, certo?

O valor de referencia será algo abaixo de 0,02 mg/l, correcto?

 

Depois de assustado com este valor, decidi por mãos à obra...Como já tinha preparado uns garafões com água do dia anterior, retirei a peixaria toda de dentro do aquário, fiz uma TPA de cerca de 70% do volume de água e durante essa TPA aproveitei para remexer bem no fundo...e havia lá comida que dava para alimentar 30 aquário durante 30 dias!!!!

 

Esta TPA foi excessiva? Li que devem fazer-se TPAs de 30% do volume de água...mas a porcaria era tanta no fundo que fui tirando água até achar que estava aceitável...

 

Depois de ajustar novamente a temperatura da água e de uma longaaaaaa habituação dos peixes novamente à água do aquário, decidi fazer novamente os testes, e cujos resultados se mantêm até há poucos minutos atrás:

pH=7.2

KH=6ºd

GH>6ºd

NO2=0 mg/l

NO3=10 mg/l

NH4=1 mg/l

NH3=0,01 mg/l

 

Formas de evitar novamente? Basta fazer TPA's mais regulares e diminuir a quantidade de alimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li dar a quantidade que os peixes comem em x minutos, etc, etc.

 

O que eu faco e dar o que eles comem LOGO, em menos de 1 minuto. Qualquer resto significa comida a mais e grande perigo.

Mas chego a alimentar 3 a 6 x dia (muito pouco de cada vez).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os restos que inevitavelmente não são logo comidos os caracóis são bons. Mas é uma boa abordagem, pouca comida várias vezes ao dia.

 

Tpa's, desde que a água não tenha parâmetros e temperatura diferentes da que estava, nunca são a mais.

Editado por David de Jesus

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.