Comportamente Escalares/Ramirezis


HeLLGuArDiAn

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua de 100*30*40 com 4 Escalares Zebra , 2 Sae, um grupo de 9 Rasboras Harlequin , peixe faca , corydoras , ancistrus e um grupo de 5 Ramirezis (ainda muito pequenos).

 

Desde que tenho os Escalares mal os consegui ver eles estão sempre escondidos atrás da plantas e quase so os vejo quando meto comida tirando isso é muito raro eles sairem do esconderijo, este comportamento sempre foi assim até antes de meter os Ramirezis.

Este fim de semana adicionei os 5 Ramirezis ao aquario durante os 2 primeiros dias andavam pelo aqua sem problemas por vezes até junto das Rasboras a nadar dum lado para o outro sem qualquer problema, depois dum dia para o outro deixei de os ver por completo mais uma vez so os vejo quando meto comida tirando isso nem os vejo.

Isto é um comportamento normal destas 2 especies? Será que algum dos outros peixes estão a stressa-los ? Alguma ideia do que posso fazer para tentar alterar o comportamente? Algum peixe que deva retirar?

 

Cumps,

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... que-me parecer que tens peixes demais e demasiado grandes para o aquário: Os SAE crescem bastante, a faca cresce bastante, os escalares gostam de aquários altos.

 

Tens muitos peixes territoriais: eu nunca consegui ter escalares e ramirezis juntos com sucesso, apesar do meu aquário ser 120x50x60. Os ramirezis acabavam sempre por stressar e morrer. Acabei por retirar os escalares e já consigo ter 1 casal de ramirezis sem problemas.

 

Mas nada disto tem a ver com o teu problema. Poderia dizer que é falta de confiança dos peixes por teres um aquário demasiado vazio... mas como dizes que se escondem atrás das plantas, também não deve ser disso.

 

O único peixe que poderá estar a stressar essa malta é mesmo a faca que é um carnívoro... mas sem mais informação é difícil de dizer com certeza.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado eu sei que eles vao crescer muito ja estou a pensar em dar os peixes a alguem com um aquario maior pelo menos para ficar com o Faca e os SAE.

 

Achas que o Faca é que está a causar este comportamento dos outros peixes? Eu tnh uma moonlight e vejo o faca dum lado para o outro sem chatear nenhum dos outros peixes, claro que só o vejo durante uma parte da noite, mas a verdade é que durante o dia nem o vejo que ele está smp enfiado no sitio dele.

 

O aquario tem, a meu ver, muito esconderijo e vegetação e por acaso ontem a noite reparei que os Ramirezis tão mais a vontade e ja andam pela frente do aqua mais vezes, o comportamento dos Escalares é que continuo a achar estranho mas como não sei qual é o comportamento "normal" n sei se me devo preocupar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião, há de facto alguma coisa que não bate certo para os Escalares andarem escondidos o tempo todo..

 

O meu aqua é recente (Agosto do ano passado), 300 Litros, e tenho 6 Escalares, um grupo de 14 Bêbados, Corys Bronze e Sterbai, um Pleco, Casal de Gouramis, Casal de Colisas, 2 Botias Palhaço, um Faca e um Comedor de Algas Chinês.

 

Claro que não os meti todos ao mesmo tempo no aquário, mas nunca tive problemas de confrontos sérios entre eles. Os Escalares andam pelo aquário todo e super desinibidos, o Faca já cresceu até aos cerca de 15 cm e não faz mal a ninguém, nem ninguém foge dele.

 

O que reparo no meu aquário é que todas as espécies têm as suas áreas bem definidas e têm esconderijos só para eles..excepto os Escalares e os Bêbados que andam por todo o lado.

 

Se calhar o problema no teu aquário será falta de "esconderijos" ou vegetação para reduzir o stress de algumas espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Entretanto o comportamento mudou acho que era mesmo uma questão de tempo, sem duvida que o faca tem que ter um esconderijo so para ele, ele só sai a noite de resto passa o tempo todo dentro do do esconderijo.

 

Obrigado pelas ajuda felizmente já está tudo melhor!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais