"Green&Grey"


Pedro Rosa

Recommended Posts

INICIO DO TÓPICO EDITADO A 22.03.2013 PARA COLOCAÇÃO DE SETUP
(Tópico iniciado em 13.3.2013, ver mais abaixo)

Green&Grey
Montado em 2013.03.16

gg-day3-1.jpg
(foto atualizada em 2013.03.19)

Aquário
120x50x50 cm - vidro extra-claro, made in Vitromoldura, sem travessas

Filtro
Eheim Professionel 3 (previous established)

Pipes
DoAqua Violet Glass Outflow 17 mm (Lilly Pipe)
DoAqua Violet Glass Inflow 17 mm (Lilly Pipe)

Aquecimento
Eheim Jager 200 w
Thermometer ADA NA

CO2
Pressurized 3 bps
Solenoid Valve
TMC Bottle
DoAqua CO2 Music Glass (difusser)

Luzes
Solstar by Ramirezi 4x 39 w

Substrato
Ada Aquasoil Powder (em cima)
Elos Terra (from previous setup - around 2 year in water)
Ada Power Sand L

Hardscape
Seiryu Stone

Plantas
Eleocharis sp. mini
Hemianthus Micranthemoides

(fotos nos posts seguintes)

---- CUT HERE
(tópico original... comecando com o planeamento do layout)
Bem... sem grandes palavras para comecar... 120 cm... era o antigo Valley Roots.
Aceitam-se sugestões didáticas...
Teste do Layout:
(é para testes, ainda vai ser desmanchado para colocar os pós e o power sand por baixo).
gg-20130313-01.jpg
Estas fotos são só para enquadramento onde vai ficar:
gg-20130313-02.jpg
gg-20130313-03.jpg
Pedro.
Editado por Miguel Reis

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião, nada a apontar, mt bom...vai sair dai um belissimo scaping!!!! tb partilho da tua opinião, a parte posterior um bocadinho mais subida e fica no ponto.

Apenas um alerta, principalmente do lado direito (atras) em que não me parece exisitr nenhuma rocha de ancoragem... se vais introduzir camarões cuidado com a destruição do desnivel. Se não tiveres o substrtato agarrado pelas plantas os camarões nivelam-te isso num instante!

 

Abraço

 

Duas questões...altura do aquário? A iluminação deve ser 4*39w, qd estiver cheio é essa a altura da iluminação que vais usar?

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não haverá problema pq estará tudo coberto por sp mini. Os CRS que colocarei (antes meto Caridinas) não conseguirão criar problemas com desniveis. Claro que te agradeço a observação.

 

Colocarei todo o Setup, como habitual, quando fizer a montagem.

A altura atual é uma "altura de trabalho"... carregar com pedras para dentro do aquário não é compativel com calhas a atrapalhar :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Três ou quatro horas depois... tudo retirado, colocado o sub. fértil, colocar tudo de novo e finalmente colocar o Aquasoil Powder.


Já sei que vão dizer que o outro estava melhor :D

As diferenças estão assinaladas a vermelho.

As pedras da parte da frente do lado esquerdo tb estão menos "amontoadas" mas como vou colocar sp. mini que não cresce muito talvez fique melhor assim.


Enfim, opiniões até amanhã à hora de almoço, depois vou plantar as alfaces...


gg-20130315-01.jpg


Para vos poupar trabalho aqui fica o de há dois dias...


gg-20130313-01.jpg

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, Pedro

 

Apenas hoje pude vir ao fórum ... que semana de loucos !!! e que bela surpresa.

 

Antes de mais obrigado por partilhares o início do teu layout e permitir discutir logo desde início as nossas opiniões e todos aprender... assim, vou dar-te a minha opinião.

 

A minha primeira impressão .... Gosto!

 

LAYOUT

 

(i) No segundo layout, melhoraste a relação entre as duas pedras através do lado esquerdo. No início tinhas uns cortes direitos que não abonavam , mas agora gostei.

(ii) A primeira pedra comprida do lado esquerdo em baixo, no primeiro layout estava a apontar ligeiramente para cima e agora está mais direita. Na minha opinião deveria estar a apontar um pouco mais para cima do que está.

(iii) Das alterações que fizeste, as duas pedras pequenas ficaram perfeitas, agora a pedra maior ... não gosto. Ficou muito alta. E se experimentasses trocar essa pedra com a última do lado esquerdo? Ficava o lado esquerdo mais alto. Acho que ficarias com mais altura e o recorde do lado direito da pedra parece combinar bem com a 2 pedra do lado esquerdo atrás.

(iv) Do lado direito, a pedra atrás é muito interessante, mas ficava melhor mais alta .. como tinhas no primeiro layout.

(v) Agora, apenas numa questão de gostos pessoais, gosto mais de ver uma menor distância entre o lado direito e o lado esquerdo ... um vale mais curto!

(vi) Por fim, novamente por uma questão de opinião, gosto mais de ver o substrato alinhado à frente.

 

FLORA

 

(i) Já imaginava que ias usar Eleocharis sp mini. Apenas usei a irmã mais velha (Eleocharis parvula) e até gosto. Acho que neste layout ficará bem.

(ii) Agora eu não usava apenas as duas plantas. Acho que têm um verde muito parecido e uma folha completamente diferente. Acho que devias usar uma planta de transição que ligasse as duas folhas diferentes.

(iii) Podias usar Echinodorus Tenellus, faria um contraste de cor e fica brutal com essas pedras. Pode usar musgos, nomeadamente, fissidens ou riccardia para teres um verde escuro no layout.

(iv) Uma ideia peregrina... não sei se ficaria bem usares Elecharis Sp mini à frente, Hemianthus, no médio plano traseiro e Eleocharis vivipara atrás, com os apontamentos de tenellus.

 

Posto isto, apenas lamento que já possa ir tarde para o IAPLC 2013 pois seria seguramente uma excelente representação de Portugal.

 

Um abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco,

 

Só li agora mas acabei de fazer umas mudanças. Algumas exatamente no sentido que dizes, nomeadamente as pedras à frente do lado esquerdo.

A pedra alta é o meu ... risco :) O que queria lá era uma ainda mais alta, mas nessa altura até fazia sentido pq era para lá que olhavas quando vias o aquário. Ainda assim dei-lhe um toque para comparar fotos (tenho a máquina a descarregar os vídeos de ontem) mas vou arriscar. Detesto fazer alteração depois de tudo montado mas senão resultar mesmo (com as plantas) coloco uma mais pequena, não creio que vá ser difícil.

 

A pedra atras do lado direito já tá mais alta :) Essa vi logo ontem mas... 4 horas já me cansavam nas costas ao fim do dia ;)

O vale eu quiz fazer assim... adoro pradarias verdes :) Estás a ver os 4x39w em cima ca sp. mini diretamente? ;)

 

Agora as questões das plantas... então é assim:

- quiz simplificar a manutenção;

- quiz utilizar poucas plantas, para variar;

- A tenellus é um martirio para controlar... cresce em cima de tudo, o que fica bem se quiseres estilo "jungle" (mesmo que controlada) mas neste eu não queria isso. O mesmo se aplica a utilizar outras plantas do género.

- a Hemianthus é a minha planta de substituição para a sp.mini qd estiver cansado de olhar para o layout ;) Fazendo essa alteração e tb a da planta traseira, o aspecto vai mudar significativamente (por exemplo Rotala Macandra no meio dos níveis, desde que controlada).

- Vivipara ... NÃO! Detestei aquelas ramificações... já vi essa planta bonita mas só em revistas, deduzo que depois de um valente corte. Ao vivo vejo sempre com rebentos que não aprecio.

 

Portanto, eu pensei isto para agora e para um "Reborn" daqui a 6... 8... 10... meses ;)

 

Francisco, muito obrigado sincero pelas tuas sugestões que como vês foram extremamente úteis e no sentido do que de facto era preciso mudar.

Não sou profissional nem anseio por isso se isto ficar engraçado já é bem bom ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ao contrário...


Versão 3 :)


gg-20130315-v3.jpg


Versão 2


gg-20130315-01.jpg


Versão 1


gg-20130313-01.jpg

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Estou ansioso de ver isso com água.

 

 

Francisco, muito obrigado sincero pelas tuas sugestões que como vês foram extremamente úteis e no sentido do que de facto era preciso mudar.

Não sou profissional nem anseio por isso se isto ficar engraçado já é bem bom ;)

O facto de não sermos profissionais, nem o pretendermos ser é o que torna este hobby apaixonante. Fazemos o que fazemos por prazer e sem pressão. Nada melhor que pegar na tesoura para libertar o stress de um dia de trabalho.

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui ficam algumas imagens. Já sei que falta o Setup :) Tá quase a chegar.

Obviamente que o aquecedor está num local temporário. Vou ter de acabar por comprar um externo pq não sei onde o meter :)

 

Consegui montar tudo como queria apesar do enorme declive lateral e do "vale" que queria manter. Muito ajudou ao substrato por baixo do Aqua Soil Powder estar muito humido. A água encheu o aquário e a "destruição" de declives não aconteceu.

A sp. mini agarrou bem e continua lá. Hoje soltou-se um unico pedaço das largas dezenas plantados.

Utilizei 8 vasos de sp. mini e 3 de HM.

O António (Brancaman) foi impecavel com o borrifador ;: Bravo:

(embora tenha feito outra coisa ainda melhor ;) ... depois conto)

 

Filmei a montagem mas ficará para mais tarde (assim que tenha tempo monto o filme).

 

Digam de vossa justiça...

 

Dia 0 - Logo depois da montagem com a água ainda muito "enovoada"

 

gg-day0-0.jpg

 

Dia 1 - A água já mais clara

 

gg-day1-0.jpg

 

Voltando ao Dia 0 com alguns pormenores...

 

gg-day0-2.jpg

 

gg-day0-3.jpg

 

gg-day0-4.jpg

 

gg-day0-7.jpg

 

gg-day0-5.jpg

 

gg-day0-6.jpg

 

gg-day0-8.jpg

 

gg-day0-9.jpg

 

gg-day0-10.jpg

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

Dia 2 (esta foto tem meia hora de vida)


gg-day2-0.jpg


Se conseguir meto mais umas daqui a pouco...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas para acabar por hoje...

 

gg-day2-1.jpg

 

gg-day2-2.jpg

 

Modéstia à parte esta ficou muito boa... muito mesmo...

 

gg-day2-3.jpg

 

"ainda há uns dias estava numa mansão cheia de plantas, agora meteram-me nos calhaus!!!"

gg-day2-4.jpg

 

gg-day2-5.jpg

 

gg-day2-6.jpg

 

Não quero exagerar, mas acho que a HM já está acrescer... é estranho pq ainda se está a habituar mas vamos ver nos próximos dias.

gg-day2-7.jpg

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico...

Mais uma montagem 5* e cheia de potencial. Essas pedras outrora esquecidas serviram em pleno.

De momento só plantou 2 tipos de plantas (HM e SP mini), vai aceitar a sugestão do Francisco Matos e pôr mais alguma a fazer a transição entre a SP e a HM ou vais deixar evoluir por agora???

Já agora que tipo de fundo cinzento é aquele??? Não me parece cartolina....

Vou continuar a acompanhar!!!

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE
Dia 3


gg-day3-0.jpg

Os putos estão na cama... a TV está apagada e faltam poucos minutos para a luz do aquário se apagar e aparecer o moonlight... é assim a vista na entrada da minha sala quando se olha para a direita...

gg-day3-1.jpg

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico...

Mais uma montagem 5* e cheia de potencial. Essas pedras outrora esquecidas serviram em pleno.

De momento só plantou 2 tipos de plantas (HM e SP mini), vai aceitar a sugestão do Francisco Matos e pôr mais alguma a fazer a transição entre a SP e a HM ou vais deixar evoluir por agora???

Já agora que tipo de fundo cinzento é aquele??? Não me parece cartolina....

Vou continuar a acompanhar!!!

 

Thanks.

Por enquanto vão ficar estas duas, depois logo se verá. Isto um aquário está sempre com alguma coisa que se pode mudar ;) ... mas este foi muito bem planeado e pensado... feito com algum cuidado... por isso o que for para alterar é para fazer com juizo. Está num sitio muito visivel da casa.

O fundo eu hei-de explicar melhor. É um acrílico inclinado mas tem uma coisa colada no vidro antes do acrílico :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda do DIA 3 ... by moonlight ...

gg-day3-2.jpg

gg-day3-3.jpg

 

 

 

Dia 4

Antes da foto do dia (mais logo), a primeira TPA :)

 

Nivel da água já a descer

gg-day4-1.jpg

 

Ainda restos da plantação da sp.mini

gg-day4-2.jpg

 

Uma brincadeira com a máquina :)

gg-day4-3.jpg

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular !!!!

É o que tenho a dizer desta e das últimas montagens!!!

No último ano tenho acompanhado os teus layouts e so tenho de dar-te os parabéns!!

Neste último post que colocas-te posso dizer que a primeira e a última foto estão divinais.

 

Irei de certeza acompanhar a evolução deste aquário.

Fico também a aguardar a explicação do fundo.

Continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fim de semana conto colocar isso (e ainda não meti aqui o setup).

Obrigado.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, layouts em aquários de 200 e mais litros é outra coisa.

 

Muito potencial o aquário.

Mas... a restrição a duas plantas, no caso a E.sp mini e a HM... parece-me extremamente redutor. Ainda que te me pareça que te queiras basear no estilo natura japones...

 

Esse tubo de saída do filtro é simplesmente lindo.

Tópico a seguir.

 

P.S: esse drop check devia ter mais clarinho, não ?!

 

É dificil dizer para já o que se mudava. Infelizmente não me ocorre mesmo nada. Uma macandra ficava bem aí??? talvez. Mas certamente um contraste vermelho nesse verde todo será a cereja no topo do bolo.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta é uma das hipoteses... mas é muito cedo... agora vai ficar mesmo assim.

Sim, este aquário é baseado em alguns do Amano, portanto o estilo e a disposição das pedras está mesmo relacionado.

 

O outro que tinha antes é mais "dutch" type :)

 

O CO2 está a ser ajustado... é a primeira semana e ainda não fertilizei (tenho sub. fértil) por isso não há nada de anormal na cor: é verde claro.

 

O Lilly Pie é Do!Aqua. A beleza é proporcional ao preço :-D

 

Vou tentar atualizar quase diariamente. Thanks.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Eu adorei o teu antigo projeto. A fauna era expantosa e as plantas estavam fantástica a fazer peerling... Este projeto certamente também será excelente e vou acompanhá-lo. O lily pipe e muito bonito! Fiquei intrigado em relação ao fundo. Tens de explicar o porquê de estar assim...

Achei que podias usar mais plantas, por exemplo uma ludwiguia repens rubin ou uma macandra que íam dar um toque vermelho fabuloso...

Parabéns !

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ludwiga não dá em nature aquário.

pela simples razão de que exige uma planta de baixo porte para esconder as raízes aéreas que a ludwiga ganha.

 

É uma chatice.

A ludwiga é das minhas plantas favoritas. >Aquele vermelho intenso é brutal. Mas esconder as raízes é um desafio.

 

Já abordei a temática das raízes aéreas nas plantas mas não há solução aparente para essa praga adaptativa.

 

Ludwiga rapens, bem entendido.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ludwiga não dá em nature aquário.

pela simples razão de que exige uma planta de baixo porte para esconder as raízes aéreas que a ludwiga ganha.

 

É uma chatice.

A ludwiga é das minhas plantas favoritas. >Aquele vermelho intenso é brutal. Mas esconder as raízes é um desafio.

 

Já abordei a temática das raízes aéreas nas plantas mas não há solução aparente para essa praga adaptativa.

 

Ludwiga rapens, bem entendido.

Boas,

Não sabia que esta planta tinha raízes aéreas. Realmente é uma pena! É das plantas que conheço que tem o tom de vermelho mais bonito...

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro e "Lucky Strike" :)

 

A Macandra como já disse é uma hipotese, mas já a tenho como planta "central" no ADA 60 cm:

 

20130217-1.jpg

 

Por isso é pouco provavel. Bem, menos que remonte este... que faz um ano a 30/6 por isso biggrin.png' alt=':biggn:'>

(até já tenho umas ideias para ele...)

 

A Rubin agora há uma versão "mini" ;)

Desconfio que terá o mesmo problema das raízes mas é capaz de não se ver tanto.

 

Bem... mas este é para ser "clean", com poucas plantas e "green" (green&grey) :)

Já estou como o António, tirava-se o fundo e era green&grey&red :-D

 

Mas vocês já sabem que olhamos para isto 2 ou 3 meses e temos alguma vontade de mudar, por isso não vou dizer que não coloco isto ou aquilo.

Até já utilizei a Rubin (é verem a montagem do Throught the Distante...)

 

A ver se consigo arranjar umas fotos para explicar o fundo nos próximos dias... é para isso que cá andamos: aprender e ensinar (ou melhor, sugerir).

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PMGSR... eu pensava que era um gajo impaciente e me fartava do layout em pouco tempo, mas se calhar tu és capaz de ser pior.

ès um refazedor compulsivo de layouts, mesmo que estejam espetaculares.

 

Mas enfim... continua. a malta delicia-se a aperciar os teus aquas.

 

Só uma nota: diz a fauna que metes, para se ter uma noção. Certamente otos e amanos.

 

Eu para já não me meto em macandras. E apesar de a tua estar saudável e bonita, perfiro quando ela cresce compacta e larga, não tanto em altura.

Mas... uma macandra é uma macandra.

 

O mais exigente que tenho neste momento é uma hemianthus cuba e uma wallachi.... e penso que de exigente a wallachi não tem mostrado muito. Mas é uma das minha plantas favoritas.

 

actualiza este tópico pelo menos 1x por semana. Faz um esforço xD

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais