Jardim de musgos


polnadal

Recommended Posts

Boas

 

Venho responder a tua pergunta, aquarios de camarões não se aspiram polnadal, nunca sabes se não levas nenhum pequeno atras!!

 

Cuidado com essas plantas, não deixes apodrecer pontas e evita ter folhas mortas no aquario, podem vir a ser prejudiciais a qualidade da agua, para musgos, nada melhor que musgos, até com luz natural se aguentam ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma foto da cria de tylomelania:

 

SAM_5681_zps5b146230.jpg

 

eu sei que a foto deixa muito que desejar mas prometo fazer um "close-up" quando tenha mais tempo e o caracol passe mais perto do vidrio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Stevens mas não é muito reveladora, vou ter que esperar o momento justo :D:D:

 

Agora descobri notro fórum que as tylomelanias comem as plantas hahahaha, eu que estava contento que as minhas Physas não tinham mordido nenhuma folha,… tenho que ler mas antes de comprar coisas :D:D:D

 

cmps,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

hoje é dia de boas noticias: as minhas crias de Apistogramma eremnopyge começaram a natação livre no aquário de cria:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215146&page=2#entry1229568

 

e neste aquário apareceram os bebés da segunda C. dennerli ovada:

 

SAM_5717_zps8c427c74.jpg

 

As outras notícias (que não gosto muito dar) foram que desapareceram gran parte das 30 crias de CRS e não sei que foi o que aconteceu (condiçoes da agua ou as planarias = vejo uma vez por dia uma, e retiro manualmente, ou outra coisa, ou com pensamentos positivos, estarão debaixo do musgo ;) )

 

Vamos ver que acontece na próxima :D

 

Bom feriado,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois de perder todas as CRS (menos 1) sem saber bem a causa, nova incorporação no meu nano:

 

um casal de Neoheterandria elegans (tigger teddy) que hoje tem dado 4 surpresas:

 

SAM_5986_zpsa5cdab46.jpg

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse camarão do ultima fotografia é estranho.

 

A morte dos CR não terá sido por causa do ph? uma vez que são especies com ph diferente?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Ervilhita,

 

a verdade é que o pH, a temperatura e tudo eram melhor para as CRS, mas ultimamente tenho tido duvidas sobre a temperatura correcta das CRS, aqui nos foros vi uma pessoa que tinha os CRS a 24ºC,

A minha segunda hipótese é que a dureza baixou demasiado e nao permitiu fazer a muda ("moulting" em inglés nao sei se muda é correcto em português)

 

cmps e obrigado,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Pois sim, mas nao sao boas. CRS e dennerli morreram todos no verão (acho que por culpa do calor). Vou tentar num tempo adquirir algum destes camaroes novamente, mas o meu "fornecedor" de C. dennerli tem tido o mesmo problema.

Agora tenho o aquário ocupado com:

 

- 15 red cherries

- 20 Neoheterandria elegans (peixes, vivíparos raros)

- 3 C. japonica que sobreviviram ao calor

- 5 tylomelanias yellow (2 adultos e 3 crias)

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito, Pol, belos animais que aí tens.

 

Sucesso para esse aquário, às vezes é preciso quebrar os mitos e as "barreiras" das espécies.

 

Um abraço.

 

Olá Polnadal!

 

Por vezes temos de aprender com os nossos erros, e seguir em frente, sabendo que para a frente vamos fazer...diferente. Mas gostei muito do aquário, da tua sinceridade e v~e-se que tens muito amor ao hobby.

 

Dmachado, a tua afirmação é incorrecta, pelo simples facto que a Natureza não é um mito. Existem valores concretos acerca das preferenciais de animal X ou Y, e nós aquariofilistas o mínimo que podemos fazer é respeitar escrupulosamente esses valores. A aquariofilia não é uma experiência que fazemos em casa. Envolve seres vivos. Quem não respeitar isto pode ter sempre como hobby colecção de selos.

 

Por cada animal que mantemos devemos saber o pH, o gH, a temperatura, e se quisermos ir mais além, saber qual o ambiente que rodeia esse animal no ambiente selvagem. Devemos apenas retirar da equação os predadores dessa mesma espécie (ou espécies) que mantemos.

 

O aquariofilista perfeito tem na cabeça uma palavra: biótopo.

 

Cruzar animais que nunca deviam ser cruzados, embelezar peixes através de mutações genéticas sabendo que na Natureza seriam aberrações é coisa do Homem no seu lado negro, e o Homem, como se sabe, não se dá nada bem com a Mãe...Natureza.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Dmachado, a tua afirmação é incorrecta, pelo simples facto que a Natureza não é um mito.

 

Boas Vasco, quererás dizer que não entendeste o que eu quis dizer, talvez. Daí a ser incorrecta a minha afirmação vai uma grande distância. Já coleccionei selos, por acaso.

 

Não vamos tomar conta do post do Pol com discussões, mantenho o que quis dizer, a vida adapta-se de forma fantástica às mais diversas condições, e presumir que um animal ou planta vive em condições uniformes o ano todo e a vida toda, isso sim é um erro. Dar-lhes boas condições, isso é que é essencial. Isso do aquariofilista perfeito existe na cabeça de uns, mas não de outros.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

obrigado Vasco e obrigado DMachado.

so uma coisa para responder rápido ao tema e per favor nao sigamos a discussão :D:D

 

eu nao deveria nuca ter tido CRS e dennerli juntos Vasco, foi um erro de iniciação (nos camarões) e sinceramente nao aconselho a ninguém que faça isso. Só posso agradecer que eles aguentaram comigo 6 meses e ainda tiveram crias, mas nao deveria ter sido assim.

 

O motivo e simple: os parámetros para cada espécie nao sao os correctos (temperatura e pH) e as minhas posturas davam poucas crias nos dennerli. Pelo que a minha resposta seria: se vocês quiseram desfrutar plenamente dos Sulawesi, um aquário com pH e temperatura alta sao as melhores condições para eles pós sao as condições naturais, os meus estavam "ligeiramente adaptados" mas se tivera comprado outras espécies acho que nao tiveram sobrevivido muito tempo. Eu sei que os dennerli tem normalmente poucas crias mas nunca consegui aumentar a população como tivesse gostado.

 

Acho que ter um aquário nano só para eles nao é um problema para a grande maioria de nós, pós per sorte os camarões nao precisam de muito espaço e a beleza dos Sulawesi permite tentar desfrutar dum biotopo Sulawesi sem grandes esforços. (Estou a pensar num aquário com:

 

dennerlis

cardinalshrimprk8.jpg

 

harlequins:

5.jpg

 

Red Goldflake:

 

redgoldflakeshrimplz6.jpg

 

e demais,… porque há mais :D:D:D

 

Se controlam o inglés leam este artículo da revista Practical Fishkeeping, eu gostei muito!!

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/content.php?sid=5957&utm_source=PFK_newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=September_20_2013&utm_term=10_things_that_non-fishkeepers_just_don’t_get&utm_content=html

 

Sem duvida nenhuma (para mim) os Sulawesi sao os camarões mais bonitos que tenho encontrado em agua doce, e a pesar de que gosto muito de CRS e CBS eu gosto mais da raridade e beleza que da selecçao genetica pós já de por si encontramos coisas muito bonitas na Natureza.

 

O mais raro para mim foi a morte dos CRS pois eles estavam num aquário de condições (ph) melhores para eles, mas acho que a temperatura (26-27ºC) nao era a adequada.

 

No meu próximo projecto (que ainda vá demorar um pouco pois tenho o aquário ocupado), gostaria mudar o substrato (Fluval stratum) para um substrato que faça o contrario (subir o pH) e tentar novamente com os Sulawesi.

 

O problema principal con os Sulawesi é que é muito difícil encontrar a venda, mas sem duvida quando a oportunidade aconteça e tenha espaço e condições ideais para eles, estos camarões vao ser a minha escolha.

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haverão muitas causas para as mortes dos dennerlis mas certamente k a temperatura alta não terá sido. É k temperatura alta é o k eles precisam!

Tal como tu, tb eu sou apaixonado pelos dennerlis e, apesar de todos me dizerem para n avançar, pk era dinheiro deitado à rua, teimei em montar um aquario para eles.

Tive 3 gerações deles e, de repente, começaram a morrer todos. Não mudei nada, não identifiquei causa nenhuma!

Tenho muitas dúvidas k volte a tentar...

 

Quanto ao resto que aqui se fala... Lembrem-se que não foram eles que pediram para vir para os nossos aquários!

É nosso dever, nossa máxima obrigação, proporcionar-lhes as melhores condições de vida que pudermos.

 

Pol... Fico muito contente por teres percebido isso.

Contudo, nota que um nano é uma péssima escolha para um aquário com ph alto pois qualquer pico de amonia, com tais valores de ph, será letal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dmachado, nós portugueses por vezes não entendemos o termo discussão. É da discussão que se faz luz. Os Inglês dão uma palavra melhor: ''arguing'', argumentar. Penso que se formos correctos uns com os outros expôr ideias é benéfico, não só para todos nós como para o fórum, que fica mais interessante. Parece que por expormos uma ideia contrária estamos a ofender alguém. Prefiro uma ideia contrária a um ''sim sim está bem, muito bonito...''

 

Na Natureza animais e plantas têm em certos sítios um intervalo de parâmetros com que vivem, mas um aquário não é um ambiente natural, é um ambiente fechado. Muitos de nós fazem-se valer desses intervalos para facilitar a vida, mantendo espécies incompativeis.

 

O aquariofilista perfeito está dentro de cada um de nós. Basta pensarmos que não somos a espécie mais importante do planeta, que não podemos pôr e dispôr de todos os seres para nosso belo prazer. Tentar atingir essa perfeição é um dever. E estou certo que o Pol vai fazê-lo, e se a minha intervenção fizer com que apenas uma pessoa leia mais 3 parágrafos de informação antes de comprar seres vivos dou o meu tempo por bem empregue.

 

Boa sorte com o teu aqua Pol e deixa lá que daqui para a frente tudo correrá melhor! :)

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vasco,

 

vou tentar agora com os Red cherries que troquei por plantas este Sábado e deixou para mais tarde a tentativa dos CRS ou os Sulawesi. A ver como é que correm estes camarões, sao mais comuns e por isso possivelmente menos interessantes mas vá ser a minha experiência para ver se todo corre bem antes de experimentar novamente com espécies mais delicadas e caras.

 

Se vocês gostam do "arguing" podem ver o meu tópico Amazonico 300 l, se nao tivesse percebido o concepto, tivesse deixado o hobby na primera semana :D:D:D:D

 

Aqui um dos Red cherries ainda juvenil.

 

SAM_6137_zps1efef1d0.jpg

 

até agora nao tenho tido problemas com os peixes (N.elegans = 2.5cm max as fêmeas quando sao adultas), mas tenho que ter mais cuidado com as TPAs por culpa dos peixes :D:DD:

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dmachado, nós portugueses por vezes não entendemos o termo discussão. É da discussão que se faz luz. Os Inglês dão uma palavra melhor: ''arguing'', argumentar. Penso que se formos correctos uns com os outros expôr ideias é benéfico, não só para todos nós como para o fórum, que fica mais interessante. Parece que por expormos uma ideia contrária estamos a ofender alguém. Prefiro uma ideia contrária a um ''sim sim está bem, muito bonito...''

 

Na Natureza animais e plantas têm em certos sítios um intervalo de parâmetros com que vivem, mas um aquário não é um ambiente natural, é um ambiente fechado. Muitos de nós fazem-se valer desses intervalos para facilitar a vida, mantendo espécies incompativeis.

 

O aquariofilista perfeito está dentro de cada um de nós. Basta pensarmos que não somos a espécie mais importante do planeta, que não podemos pôr e dispôr de todos os seres para nosso belo prazer. Tentar atingir essa perfeição é um dever. E estou certo que o Pol vai fazê-lo, e se a minha intervenção fizer com que apenas uma pessoa leia mais 3 parágrafos de informação antes de comprar seres vivos dou o meu tempo por bem empregue.

 

 

Caríssimo, estamos de acordo, só acho complicado discutir pontos de vista mais gerais num tópico que se pode perder com essas discussões, como por vezes vemos por aqui.

 

Pol, com essas espécies mais sensíveis como parecem ser, o facto de teres só 30L de água também pode ser complicado - talvez um projecto um pouco maior torne mais fácil controlar a qualidade da água. E pH pouco acima de 7, mas bem estável, era o que eu faria.

 

Red cherry aguentam-se muito bem, dá-lhes legumes cozidos para puxar pelas cores.

 

Boa sorte.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem Pol, vais ver que os Red Cherrys também são nimais bem interessantes! Quando estão ''contentes'' com ao parãmetros ganham cores muito vivas, principalmente as fêmeas, e os machos em certas ocasiões parecem loucos a ''voar'' por todo o lado!

 

Podemos ver que os camarões não estão a gostar de algum parâmetro quando começam a ''dar coices'', com movimentos repentinos a andar para trás. Quando a intoxacação da água é grande, depois destes coices caem no chão de lado...

 

Os Reds são muito mais resistentes que os CRS ou Sulawesi, porém é preciso observares os nitratos. Muito musgo e muitas plantas que precisem de pouca luz e não precisem de CO2 ajudam bastante. Depois uma tpa por semana de 30%, com um pouco de removedor de cloro e metais pesados faz com que o ecossistema se mantenha saudável.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a pesar dos conselhos e das ideias que tinha em mente, decidi dar uma pausa aos anões e demorar ainda um pouco mais a tentativa de cria de tetras para voltar a um projecto que gosto muito e tentar fazer as coisas bem.

Nao tinha pensado começar com isto agora, mas surgiu a possibilidade e nao quis dizer que nao.

Vo revelar mais tarde o projecto, primeiro tenho que conseguir as condições que procuro e tentar a experiência :D:D:D

 

SAM_6142_zpsf4db28f4.jpg

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

tenho lido muito sobre os "futuros meninos" e só consegui ver que o mundo inteiro tem problemas com eles, tenho lidas páginas inteiras em inglês, holandês e espanhol e a pesar de que vi alguém que proponha areia de coral, decidi seguir o conselho de outra pessoa que pareceou-me mais entendida que recomendava 1cm de areia inerte (nao de coral) para minimizar o crescimento de bacterias e algumas rochas calcárias, e isso é o que fiz, vamos ver se há sorte.

 

Tinha preparado já há muito tempo um vaso para crescimento de algas (que inicialmente pensei em usar para criar dafnias) que tem produzido muitas muitas algas. Ontem di um banho de 24 h nas pedras para que apanhassem cor verde e agora vou ver se tenho sorte e o verde acaba por cobrir tudo.

 

Qualquer dica é sempre bem-vinda pós já sabemos que neste momento a possibilidade de fracasso é muito alta :D:D:D

labutes: nao consegui descobrir o origem deles, pelo que vamos ter que ter sorte, pelo menos as condições sao as adequadas (ou melhores que antigamente :D:D)

 

cmps,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá essa areia de coral... pode subir muito o pH e gH...

 

E olha que os Red Cherrys não dão problemas nenhuns, são fáceis de manter, apenas não gostam de altos Nitratos e de alto teor de CO2, e claro Amónia e Nitrito têm de estar a zero.

 

O pH da água da torneira, com algumas excepções, é o bastante para criar estes camarões com sucesso. Muito musgo, troncos, uma boa filtragem e com tpa's semanais, em 3 tempos estes camarões multiplicam-se facilmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

obrigado. Os Red cherries estão no aquário "jardim de musgos", o novo setup é para outras espécies, hoje coloquei 4 tylomelanias para ver se tudo corre bem :D:D:D:D

 

Mas nenhum dos aquários tem areia de coral!!!

 

cmps,

 

Pol.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, desculpa... Para as Tylomelanias um pouco de areia de coral não faz mal, aliás é isso mesmo que deves fazer, para elevares o pH até aos 8.

 

Pensei que falavas de Red Cherrys.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais