Plantas com dificuldade em "arrancar"


farodriguez007

Recommended Posts

Boas,

 

Precisava de alguns conselhos/reparos na flora do meu aquário, pois à exceção das anúbias e das CRYPTOCORYNE WENDTII as quais lá se vão desenvolvendo, não tenho obtidos resultados esperados e acabam quase sempre no balde (do lixo).

 

De modo suicinto descrevo a montagem:

 

Aquário 120x40x50 (200 L úteis);

2 lampadas 54W T5 (7 horas);

Aquecedor 300w;

Filtro externo JBL 1501 (1400 L/H) 24 horas;

Filtro externo eheim ecco 100 (500 L/H) fotoperíodo;

garrafa CO2 (40 bolas minuto ?40 ppm?) durante o fotoperíodo;

Lampada UV 9w (nem sempre ligada, não vejo qq diferença com a utilização);

 

Fertilizante Subtrato 10 L JBL AquaBasis plus;

Areão 10 kg;

10 L Elos terra (adicionados posteriormente);

 

Fertilização liquida DIY (kit EI);

 

Fauna:

1 pleco XL (com 15 anos, verdade);

4 corridoras,

6 ottos;

3 ramirezi;

12 cardinais;

4 pristelas;

1 molly black;

 

Flora:

2 anúbias;

2 CRYPTOCORYNE WENDTII;

1 HYGROPHILA POLYSPERMA ROSANERVIG;

1 CHLOROPHYTUM BICHETTII (já quase desaparecida);

2 LILAEOPSIS BRASILIENSIS (tb já quase desaparecida);

4 ECHINODORUS BLEHERI??? (nasce novas folhas mas rápidamente ficam quase transparentes e definham);

1 BACOPA AUSTRALIS (a custo aguenta-se);

2 POGOSTEMON ERECTUS (extintos);

 

Tenho o aquário montado desde meados de novembro, não consigo obter um claro desenvolvimento das plantas, notam-se algumas algas pretas e outras filamentosas. Estou com algum receio de perder a batalha para as algas e com o absurdo preço das plantas está a custar-me recorrer novamente ao balde (do lixo).

 

Aguardo alguma preciosa ajuda,

Obrigado

 

Vou tentar colocar algumas fotos:

 

http://imageshack.us/a/img845/2761/img3875gr.jpg

 

http://imageshack.us/a/img41/7266/img3862p.jpg

 

http://imageshack.us/a/img545/6528/img3867o.jpg

 

http://imageshack.us/a/img560/5724/img3884bx.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A tua história é relativamente interessante. Li o tópico com atenção, pois as plantas interessam-me bastante e como tenho o aquário plantado, tenho lido bastante.

 

Olhando ao teu foto periodo de 7 horas, acho que é inferior ao que devia ser. Podes eventualmente tê-lo baixado por causa das algas, mas o mínimo que tenho visto em aquários são 8h diárias. Como tal, um foto período curto pode ser um factor negativo ao desenvilvimento das plantas.

 

Em segundo lugar, tenta perceber a qualidade da tua iluminação. Isto é, tendo tu 2x54W, tenta ter um espectro diversificado. por exemplo 6500k, 9000k. Não fazes referência ao espectro das tuas lâmpadas.

 

Segundo, 40bpm, nada têm a ver com 40 ppm's. Tens de comprar um drop check e verificar as concentrações de CO2 de forma mais rigorosa.

 

Mas o que verdadeiramente mata as tuas plantas, na minha opinião, são as algas pretas. As algas pretas são algas más, porque cobrindo as folhas das tuas plantas, impedem-nas de fazer fotossíntese e assim mobilizar os nutrientes e desenvolverem-se. Pior no teu caso, pois na minha opinião cometes um erro terrível, isto é, fertilizas em EI, e 40bpm para 200L é OBJECTIVAMENTE muito pouco. Para te dar uma ideia, eu tenho 96L brutos e tenho 120-140 bpm. Tira as tuas conclusões. AUMENTA O CO2 URGENTEMENTE!!!!

 

Se o Carbono for o elemento limitador do crescimento, no teu caso penso que é, sobram nutrientes em enorme quantidade para as tuas algas se divertirem e fazerem banquete.

Tens a vantagem de ter algumas plantas de crescimento rápido, mas na próxima compra, pensa em investir em plantas de crescimento rápido. cabombas, egeria densa, ou ludwiga sp.... tudo o que cresça a velocidade relâmpago. Importante neste momento aumentares drasticamente a tua massa vegetal.

 

Terceiro: tens de remover ao máximo as algas e fazer a manutenção do aquário. Muitas TPA's, tipo 20% 2/2 dias ou 30% 3/3 dias. Não pares com a fertilização!!! É o pior que podes fazer neste momento.

E, apesar de ser questionável a sua utilidade, para iniciantes como eu, os testes são um bom ponto de referência para ajustar a fertilização.

 

Concelho pessoal: compra uma planta que faça pearling facilmente e ajusta o CO2 em função dela. É assim que eu faço e nunca tive problemas com a fauna. Certifica-te de uma boa circulação de água e agitação à superfície.

 

Força nisso e não desistas.

também estão numa luta contra as algas, por isso compreendo a tua preocupação.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela leitura Lucky Strike,

 

No tocante à luz tinha cerca de 9-10 horas, mas baixei para 7 na esperança de ser luz a mais o fator das algas.

Quanto à iluminação, ela está a cargo de uma growlux (8500k) e uma aquastar (10000k).

 

Esta semana deve chegar uma Echinodorus amazonicus e também a titulo experimental uma embalagem de flourish excel. Caso não resulte, vou seguir o conselho de aumentar o CO2, já agora ultiliza garafa de quantos kg? qual a sua duração média?

Precisava era de uma dica para comprar (onde/preço/marca) um drop check de fácil leitura e assim verificar as concentrações de CO2 de forma mais rigorosa.

 

Quanto à circulação de água, se calhar ela peca é por excesso??

 

Já agora qual os passos para colocar fotos de modo que fiquem diretamente visiveis no tópico?

 

Grato desde já pela atenção,

 

Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao as lampadas, acho que as tuas sao de boa qualidade e o espectro adequado. nao é por ai que tens algas.

Quando digo em plantares, significa em aumentares a massa vegetal do teu aquario. isso é muito importante.

 

O flourish excell tem boa fama. pessoalmente nunca utilizei, mas normalmente o pessoal diz que tem bons resultados.

 

Quanto ao CO2, tenho no meu aquario de 96L brutos, uma média de 140-160 bps, debitadas por uma garrafa de 2kg.

O CO2 começa 2h antes do inicio do fotoperiodo e acaba 2h antes do final do fotoperiodo.

 

Drop check... tens uns bem bonitos no aquariumplantfood.uk.... mas se for so para pedires isso n te compensam os portes.

Senao os patrocionadores do forum tem disso. Deve andar à volta dos 15-20€.

Mas no teu caso, o aumento do CO2 é para onem... pelo menos para 60 bpm a avaliar pelas tuas plantas.

é de referir que eu tenho 90% do fundo do aquario plantado, dai ter muita bolha a sair.... e o meu difusor nao é o melhor.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claramente falta de CO2. Mete pelo menos 3 bps e arranja um DC calibrado com água 4KH. Vem nas instruções de muitos para usar água do aquário mas não vás na conversa deles. Tem que ser com água calibrada. Está explicado no fórum.

 

Deixa estar o fotoperíodo em 7 horas que não faz mal. Os meus aquários tenho sempre 6-7h e as plantas crescem perfeitamente.

 

E faz como disse o Strike. Limpa o máximo, muita TPA, muito CO2, e fertilização. Faz isto durante 1 mês e depois vê como reagem as plantas.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais