Pico Reef 24L


Miguel Pinto

Recommended Posts

Afinal sempre foi para a frente o projecto do meu novo pico.

 

Aqui fica o setup:

 

 

Aquário: 60x20x22 (com sump lateral para filtragem, macro-alga e esconder material)

 

Circulação/ Retorno: 300 L/H

 

Reposição automática

 

Areia Viva: Nature´s Ocean 4 kg

 

Rocha morta: 1,5 kg

 

Sal: Tropic Marine

 

 

Vivos:

 

Até agora só um Ocellaris.

 

Aqui ficam umas primeiras fotografias:

 

 

20130305184400.jpg

 

20130307112356.jpg

 

 

20130307112322.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje buscar um eremita para a limpeza da casa e um pé de Caulerpa para ir consumindo os poucos nitratos e fosfatos que possam existir, o objectivo é fazer um pequeno refugio na sump lateral.

 

Espero que gostem e comentem apesar de não ser o tamanho de aquário mais convencional em água salgada neste país.

 

 

20130311165149.jpg

 

20130311165220.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite João,

 

Esta rocha veio da Aquahobby. E fui partindo em casa para ficar como eu queria.

 

A ideia é manter agora alguns tipos diferentes de zoanthus e com o tempo e maturidade do aquário alguns sps's.

 

Quanto a peixes talvez mais um ou dois gobios mas ainda não sei quais.

 

Tenho ainda que desenvolver um bom refugio completo e com uma iluminação decente para diminuir as necessidades de manutenção do aquário.

 

Neste momento deparo-me com problemas de kh e ph, penso que derivem do arranque sem rocha viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Miguel,

 

Então bem-vindo de novo!

 

É bom ver que conseguiste levar o projecto para a frente, sempre na mesma onda que o teu antigo aquário mas já com umas alterações mais sofisticadas do ponto de vista estético e funcional.

 

Conto ver esse nano a desenvolver-se de uma forma saudável e equilibrada e se precisares de alguma coisa, avisa.

 

Faço apenas um reparo:

 

 

20130305184400.jpg

 

 

na fotografia é visível a colocação do aquário sobre o travamento do móvel, travamento esse que parece fazer um degrau e ter como consequência o facto do aquário não se encontrar numa superfície completamente plana. Parece inclusivé ser visível uma deflexão pronunciada do vidro de baixo sobre a mesa...

 

Apesar de ser um aquário de pouca litragem, isto preocupa-me um bocado e pode ser suficiente para o vidro do fundo rachar! O travamento do móvel com o peso da água faz efeito de cunha e está mesmo a pedir que ocorra um desastre! Já vi um aquário na antiga Naturline a rachar dessa maneira, com o efeito de cunha a ser provocado por uma simples abraçadeira por baixo do vidro.

 

Atenção a isso!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela reparação André!

 

Também ja tinha reparado e tava a espera de cortar uma tábua á medida para resolver o problema.

 

Este vai com alguma calma também por falta de capital para o investimento mas devagar também se chega a bons resultados, espero conseguir atingir alguns objectivos que defini para esta minha montagem.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais