Ajuda na escolha de Transformador para calha de leds


Recommended Posts

Boas.

Se houver alguem que possa ajudar agradecia.

Construi uma calha de leds 6 leds de 10w cada 60w total, estão ligados em paralelo, a minha duvida é a seguinte.

Posso utilizar uma fonte de alimentação inferior a 5A para os leds?

Sei que a fonte ira aquecer podendo ser danificada mas não sera prejudicial para a saude dos leds?

Ou devo colocar uma fote superior ao consumo dos Leds???

 

Obrigado a todos os que posso ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, os leds são de 10 W, mas qual é a tensão (volts) de entrada de cada um?

Convém saber mais características dos leds antes de dimensionar o circuito.

 

A fonte é uma fonte de tensão ou de corrente? ..

 

 

Pelas poucas características que enunciaste, e dada a montagem que fizeste (paralelo) a queda de tensão (volts) em todos os leds vai ser a mesma. Contudo a corrente da fonte vai ser dividida pelos 6 leds, sendo neste caso de 5/6 A para cada led.. A questão é se os leds aguentam essa corrente.

 

Uma forma simples que tens para alimentar esses leds é recorrendo a uma fonte de alimentação de um PC, e podes arranjar uma usada, bem barata nas lojas de material usado. Como essas fontes são de tensão, e tem várias saidas com tensões diferentes, usas a mais adequada aos teus leds. Quanto à corrente não tens de te preocupar. A unica preocupação é se a potencia (W) do teu circuito foi superior à potencia da fonte que normalmente ronda os 400w (o que não é o caso).

 

cumprimentos,

 

Ricardo Mota

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, os leds são de 10 W, mas qual é a tensão (volts) de entrada de cada um?

Convém saber mais características dos leds antes de dimensionar o circuito.

 

A fonte é uma fonte de tensão ou de corrente? ..

 

 

Pelas poucas características que enunciaste, e dada a montagem que fizeste (paralelo) a queda de tensão (volts) em todos os leds vai ser a mesma. Contudo a corrente da fonte vai ser dividida pelos 6 leds, sendo neste caso de 5/6 A para cada led.. A questão é se os leds aguentam essa corrente.

 

Uma forma simples que tens para alimentar esses leds é recorrendo a uma fonte de alimentação de um PC, e podes arranjar uma usada, bem barata nas lojas de material usado. Como essas fontes são de tensão, e tem várias saidas com tensões diferentes, usas a mais adequada aos teus leds. Quanto à corrente não tens de te preocupar. A unica preocupação é se a potencia (W) do teu circuito foi superior à potencia da fonte que normalmente ronda os 400w (o que não é o caso).

 

cumprimentos,

 

Ricardo Mota

Boa tarde.

 

Os leds são de alta potencia, de 900ma cada e 12v a minha duvida é, posso utilizar uma fonte de alimentação tipo 2,5A para alimentar os 6 leds?

 

Ou será que fazendo isso posso limitar a vida dos leds?

 

Cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que eles vão estar em paralelo dá cerca de 400mA para cada led.. penso que isso de forma nenhuma limita a vida dos leds, até a pode "prolongar" uma vez que os leds vão estar a funcionar a "meio gás" ... não vais é conseguir usufruir de todo o seu brilho e luz com essa fonte.

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que eles vão estar em paralelo dá cerca de 400mA para cada led.. penso que isso de forma nenhuma limita a vida dos leds, até a pode "prolongar" uma vez que os leds vão estar a funcionar a "meio gás" ... não vais é conseguir usufruir de todo o seu brilho e luz com essa fonte.

Boas.

Exato, vão trabalhar a meio gás, eu já os liguei com a fonte de 5A mas aqueceram demasiado e a luz era demasiado forte então pensei em reduzir a fonte para metade, ou seja a intensidade é suficiente, não aquecem.. a minha duvida era e sera que não os desgasta mais??

Cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que não, até é melhor! desgastavam mais se tivessem constantemente a altas temperaturas! até porque os leds, durante o seu funcionamento normal não costumam emitir calor, por isso estavam mesmo em sobrecarga. Eles vão durar ;)

Já agora, podes postar uma foto do teu projecto, é que estou à espera que chegue uma encomenda de leds para fazer uma calha para o meu também =) Estou a pensar usar uma fonte do pc para os alimentar, e um circuito rtc com um atmega para controlar o tempo que vão estar ligados e o acender e apagar progressivo.

 

cumprimentos,

Ricardo Mota

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que não, até é melhor! desgastavam mais se tivessem constantemente a altas temperaturas! até porque os leds, durante o seu funcionamento normal não costumam emitir calor, por isso estavam mesmo em sobrecarga. Eles vão durar ;)

 

Já agora, podes postar uma foto do teu projecto, é que estou à espera que chegue uma encomenda de leds para fazer uma calha para o meu também =) Estou a pensar usar uma fonte do pc para os alimentar, e um circuito rtc com um atmega para controlar o tempo que vão estar ligados e o acender e apagar progressivo.

 

cumprimentos,

Ricardo Mota

Boas.

Ok mais logo meto umas fotos:)

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já meti as fotos no meu perfil mas não consigo colocar aqui....:((

Não estão grande coisa mas da pra teres uma ideia, comprei uma barra dissipadora bis 95 e liguei todos como na imagem depois cortei 2 chapas pintei e fiz as laterais...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Acho que são iguais ao leds que estou à espera e que vou usar na minha, e as características também são as mesmas!

 

Aparentemente dá uma boa iluminação ao aquário! :)

 

Depois quando avançar no meu vou abrir um tópico a apresentar o meu projecto!

 

cumprimentos

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Acho que são iguais ao leds que estou à espera e que vou usar na minha, e as características também são as mesmas!

 

Aparentemente dá uma boa iluminação ao aquário! :)

 

Depois quando avançar no meu vou abrir um tópico a apresentar o meu projecto!

 

cumprimentos

Bom dia.

São excelentes, dão uma boa luz o único defeito é aquecerem bastante, mas assim a trabalhar a meio gás numa barra de 1metro nem se nota o calor e para o meu aquário é o que basta, neste momento tenho os a trabalhar 7horas por dia e não aquecem nada.

O único senão é a fonte essa é que aquece um pouco mas nada de preocupante.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, ja agora pode dizer qual o comportamento das plantas com essa iluminação caso o aqua seja plantado? E algas tem vestigios delas ou notou diferença quando aplicou a calha led?

 

Cumps

Boas.

Peço desculpa pela demora mas só agora me foi possível aqui voltar.

As plantas estão melhores que nunca, maiores e mais verdes com muito mais vida do que antes, tenho esta iluminação a trabalhar e cerca de 1 mês e nota se bem a diferença e só esta a trabalhar e meio gás, em relação as algas até agora não tenho qualquer problema com elas, apenas faço a manutenção do aquário de 3 em 3 semanas e não tenho qualquer problema, anteriormente com as tradicionais lâmpadas ai sim tinha sempre algas ou nos vidros ou no musgo cheguei a ter pastilhas para as algas para evitar o crescimento mas ainda assim apareciam, agora não utilizo nada disso.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.