Projecto bateria de aquários com TV


Nuno Cecílio

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Depois de alguns meses afastado do forum, volto para apresentar o meu novo projecto (com camarões)

 

antes de mais o esboço do mesmo:

projectomaisrecente.jpg

Basicamente este projecto já está 1/3 feito, pois o aquário do lado esquerdo é o meu comunitário, é só deslocá-lo para o local que lhe será destinado no móvel...

 

Quanto ao que interessa, a bateria de invertebrados:

 

Será um aquário de 120 x 40 x 40 dividido em 3 ou seja serão praticamente 3 cubos de 40cm.

 

O que já tenho e quero usar nesta bateria é um filtro fluval 405, que faz quase 1500l/h. Eu sei que a água assim será toda a mesma, mas a intenção é essa mesma.

 

Preciso de ajuda quanto à melhor forma de distribuir o fluxo do filtro nos 3 cubos e como colocar 3 saídas de águas para o filtro.

 

O que sei é que tenho que fazer fazer uns vasos comunicantes nas duas paredes internas, para que o nível dos aquários seja idêntico mesmo que uma das saídas de água para filtro puxe mais que outra, e tb para permitir maior circulação de água entre aquários, pois estou a pensar por apenas um termóstato (200W) no aquário do meio.

 

Todas as opções são válidas, no output do filtro já pensei numa calha chuveiro que passasse pelos 3 aquários, ou ligações externas em pvc (por exemplo) e um bocal em cada aquário (podendo este ser ou não furado). No input do filtro pensei quase da mesma maneira, mas tem um problema, não terei muito espaço de manobra por tras dos 3 aquários , por isso não pensei em furar mais abaixo o aquário para fazer anexar as esponjas e as saídas de água para o filtro.

 

Também ainda não tenho luminária, se bem que tenho uma em vista que uma comprada na www.trukesfishes.com para um 1,20 tem mais de 300 led's, assim não gastarei mais de 90 euros e terei boa luz que não gasta muito.

 

Agradeço o interesse e toda e qualquer ajuda será bem vinda...

 

Sou apenas mais um moço da região de lisboa a fazer um projecto de bateria para camarões, nos últimos tempos é uma coisa que está a ser muito comum...lololol

 

Cumprimentos,

 

Nuno Cecílio

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vou levantar algumas questões que me parecem relevantes.

Antes de mais acho que vais ficar com os aquas muito baixos.
Isso vai complicar a visualização dos animais mas também as mudas de água.
Se pudesse, não tinha eu próprio um dos aquas tão baixo na minha estrutura. Como não posso... tenho um assim e, na primeira tpa, deu logo para ver que me vai levar mais tempo a manter que os outros pois a água sai mais devagar por a diferença de altura para o chão ser tão reduzida.
Para além disso, vou ter de me meter de joelhos cada vez que quiser ver os animais.
Pensa nisto.

Quanto à forma de distribuir o fluxo, não vejo outra forma que não seja colocar torneiras nas mangueiras que fazem o retorno da água vinda do filtro.
Não sei como vais fazer para dividir por três o caudal dessa mangueira, mas parece-me a melhor forma. Eu 'descobri' que pode ser complicado gerir este equilíbrio usando tubos de ar, por isso adivinho que com água também seja.


A terminar, pensa bem na altura que fica acima do topo de cada aquário.
Vais precisar de mexer neles para fazer manutenção e se não tiveres espaço, é mesmo um problema.

Acho que é tudo. Boa sorte com isso e vai partilhando a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a partilha de informações...

 

Tanto a altura dos aquários ao chão como a altura disponível para mexer em cima do aquário ainda está longe de estar definida, vai ser tudo mandar fazer como deve de ser, primeiro aquários, depois a calha de iluminação e depois sim vou perceber qual a altura ideal para essas duas partes.

 

Quanto ao facto deste ficar baixinho...vou ter que instalar um tapete fofinho, pois vou estar muito tempo deitado no chão ;), na verdade como terei o sofá à frente bastará estar sentado no sofá para apreciar os aquários, mas para ver a sério só deitado, depois se quiserem cá visitar a bateria preparem-se para rastejar...lolol... Quanto à dificuldade de fazer tpa's, nada como arranjar uma bomba para tirar água.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter os aquarios e habitantes saudaveis é uma tarefa diaria, ou quase.

Se for algo desagradavel ou desconfortavel de fazer, é meio caminho andado para se entrar no desleixo.

 

Se ainda vais fazer a coisa do zero, pensa bem para depois nao te arrependeres ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente, por isso estar a postar o projecto aqui antes de encomendar seja o que for, mas é claro que prefiro usar o que já tenho como o filtro fluval 405 em termos teóricos seria mais fácil fazer uma sump, ou pôr 3 filtros de cascata, mas como bom tuga tenho que olhar aos gastos, ainda que tenha dinheiro para mandar fazer tudo certinho direitinho da melhor forma, eu queria gastar o mínimo possível (inicialmente e na manutenção) para conseguir ter qualidade.

 

A verdade é que a maneira mais barata de fazer a filtragem é usando o filtro externo (excuindo filtragem por ar) o 405 gasta 20w, se a água for toda a mesma basta-me ter um termóstato de 200w, e uma calha de led's não me gasta mais que 30w, a longo prazo são opções como estas que poupam dinheiro.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...se poder a minha opinião, lembro-te aqui outro aspecto importante.

 

Alem do bem estar dos nossos animais, também não devemos descurar o nosso, e tu com esse projecto, vais sentir muita, mas mesmo muita dificuldade em desfrutar a TV. Refiro-me claro, a claridade que todos esses aquários vão produzir.

Deve ficar bonito, acredito que sim, mas imagina estares a ver tv a noite com essa claridade toda de frente para ti.

 

Cump.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno por contribuíres...

 

Na realidade a claridade dos aquários de baixo não passa para cima, e a claridade o aquário de lado posso tapar de lado com um vinil preto... Não é preocupante para mim devido aos meus horários, eu vejo televisão à noite quando chego a casa, cerca das 20:45 e os aquários estão a apagar as luzes por volta das 21:15, ou seja seria pouco o tempo em que a luminosidade dos aquários poderia interferir com visualização da tv.

 

Durante o dia também vejo tv, mas a luminusidade ai não atrapalha pois é de dia e há a claridade, além do mais não vejo tv às escuras...

 

O que pode incomodar é eu estar a ver tv e de repente ver um camarãozito bebé a nadar, isso sim vai despertar a minha atenção... lollolololol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, percebo perfeitamente a tua ideia, mas repara. No verão...só fica noite por volta das 21.15, mas no inverno já não. E se é para ter um projecto dessa envergadura (lindo), será também para estares a desfrutar um pouco do mesmo, não é??!!

 

Ora...só vais consegui-lo fazer (olhar e admirar), com as luzes ligadas, pois são elas que dão mais ênfase ao camarões (cores, tamanhos, etc).

 

Como dizes, isso de ver um camarãozito, só vai ser possível se estiveres sentado, a ver TV e as luzes ligadas.

 

Mas...pronto, até posso estar a fazer uma tempestade num copo de água. Mas será uma pena se tiver razão.

 

Abraços

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente aos aquários e luz no LCD não te preocupes isso não interfere em nada, falo por experiencia própria pois tenho dois aquários um de cada lado do LCD e nem sequer tenho vinil nas laterais do aquário.

 

Relativamente aos aquários por baixo do LCD tens ai alguns desafios primeiro manutenção ficas com pouco espaço entre o aquário o topo do móvel, e depois humidades que poderão causar problema nos aparelhos como a box LCD etc,

 

Cumprimentos,

Daniel

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais importante para mim são os aquários, eu vejo TV mas se tiver coisas mais interessantes para fazer eu prefiro, não sou muito picuinhas...

 

Quanto à possível acumulação de humidades, tb pensei nisso, a verdade é que os aquarios de baixo terão tampas de vidro e quase a totalidade da evaporação ficará retida nos vidros, pingando depois para os aquários novamente.

 

Também tenho um desumidificador se vir que à humidade basta por ele para trabalhar.

 

No desenho do projecto a altura entre o topo dos aquários e a prateleira da box a altura não está bem dimensionada ela deverá ser de uns 15cm +/-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Venho actualizar o projecto e mostrar o que tenho já pensado...

vidrosinteriores.jpg

outputeinputdofiltropar.jpg

 

Amanhã vou mandar fazer de raiz o aquário com as peças de pvc (passa muros, grelhas, crivos, curvas de 90º, etc). As paredes interiores apenas vão ter 2 grelhas em vez das 3 que estão no esboço.

 

Preço para tudo com vidro de 6mm (não aconselhado devido às furações) e tampas em vidro xxx€ (tb já com vidro de trás lacado a preto)

 

Preço para tudo vidro de 8mm e tampas em vidro xxx€ (tb já com vidro de trás lacado a preto)

 

 

Furar cada um dos aquários individuais para colocar o input e output do filtro foi a forma mais inteligente que encontrei para poder manter qualidade, beleza e funcionalidade, pois como vou ter aparelhos como a PS3 e a Box da tv na prateleira acima, convém que o aquário esteja o mais tapado possível.

 

Outro assunto será a luminária quero que seja de leds... Tinha andado a ver e estava quase certo que a melhor relação qualidade/preço/gasto energético seria esta:

 

http://www.trukesfishes.com/loja/345-calha-em-led-240led-m.html

 

preço total ronda os xxx

 

mas entretanto como gosto de procurar a melhor opção, descobri isto...

 

http://www.ebay.com/itm/2-PACK-DEAL-48-50-Hi-Lumen-Aquarium-LED-Light-Lunar-Bright-Fish-BeamsWork-/221190106368?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item337ff52d00

 

São duas calhas pelo preço de uma e no máximo pagarei xxx€, com sorte pago menos que isso...

 

Nas lojas nacionais a calha beamswork de 2 geração power led 800 custa no minimo 140€, as calhas do ebay são mais potentes e mais recentes (melhor tecnologia) e se achar que tenho luz a mais, posso vender uma das duas calhas e amortizo o investimento das luminárias em 3 tempos.

 

O que acham?

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Olha e porque não tentas uma coisa mais ou menos como esta?

 

Sempre poupavas uns trocos.

 

Olha, outra coisa, já tens uns anitos, mas lembro-me de acompanhar um tópico de bateria para betta, e o nosso colega usou também passa muros para o projecto. Passados uns tempos por mp, pedi-lhe uns concelhos para fazer o mesmo e ele referiu-me que passados alguns tempos, os mesmo começavam as pingar, pelo que não me aconselhava muito a usar. Optei por fazer as ligações com silicone e tive sorte.

 

Mas atenção...isto pode ter sido um caso...em mil, não quer dizer que te aconteça o mesmo, mas...é sempre um aspecto a ponderar.

 

cump.

 

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado bruno pelo interesse.

 

Esse projecto de calha em pvc é giro, mas não passa disso teria que ter mais umas 4 dessas para dar alguma luz, e entre gastar 50 euros e ter uma iluminação led da treta prefiro gastar mais 100 euros e manda vir duas calhas a sério, é que o aquário vai ter tampas e 42cm de altura, ou seja vai precisar de uns leds já bons para penetrar luz até ao fundo. existem leds de grande potência mas o gasto em Watts tb seria muito maior.

 

Quanto ao passa muros, não te preocupes, pois são profissionais, não é uma coisa da treta, quem me fará o aquário já fez inumeros aquários para lojas de animais em que usa passa muros. A melhor maneira de fazer o projecto ficar o mais limpo e funcional possivel é com os passa muros que é uma solução profissional e não apenas uma ideia minha.

 

Agradeço a preocupação, mas creio que seria azar demais os meus virem a pingar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que foi construtivo e agradeço-o pois podia não ter pensado bem e assim estarias a ajudar bastante.

 

Este projecto tem como finalidade ficar bonito e muito funcional, dai e ter que ter tudo sobre controle, eu sou muito metódico quando não estou no desenrasca.

 

dois exemplos:

 

A silicone preta foi escolhida para o projecto, pois o preto esconde mais a sujidade. Quando novo eu considero que o projecto com silicone transparente ficaria mais bonito, mas a médio prazo vai apanhar algas esverdear, acastanhar, etc e ficará mais feio. Daí a escolha do preto.

 

O vidro de trás será lacado a preto, isso custa 15 euros (já incluídos nos orçamentos), pois a outras hipóteses não seriam tão bonitas, por exemplo o vinil poderia impedir que os passa muros ficassem estanques. Na verdade se formos ver o preço dos fundos decorativos para 120cm se calhar gastaria 8/10 euros e como leva 8 furos imaginem como ia ser cortado esse mesmo fundo... optei por uma opção mais cara (pouco mais) mas muito mais funcional e bonito no acabamento.

 

Já sinalizei o aquário e em principio na próxima 6ªfeira já estará pronto...

 

Agora tenho que ver do movel...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha k kem faz esses aquarios, faz para peixes. Tu vais ter camaroes...

nao digo k n funcione mas como vais impedir os recem nascidos de passarem pelos passamuros?

a resposta é simples, uma esponja.

o problema e k depois vai ficando suja e reduz o caudal da agua k por la passa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens razão o aquário é para camarões, mas acredita eu o facto de ser um aquário para camarões foi falado e muitas das opções tomadas foram pensando nisso mesmo.

 

Passo a explicar, os passa muros que puxam a água para o filtro terão já uma peça enroscada tipo crivo, para não passar nada grande para a tubagem, e eu adaptarei esponjas finas nesses crivos de modo a não chupar micro camarões. Tenho no aquário comunitário um prefiltro

 

http://www.aquariumonline.co.uk/aquarium_filtration_and_media/filter_pipework_and_accessories/eheim_pipework_and_accessories/eheim_prefilter_4004320_P1964.html

 

as esponjas são de malha larga o suficiente para deixar passar detritos e não passar camarões.

 

 

Paulo dizes isto:

 

o problema e k depois vai ficando suja e reduz o caudal da agua k por la passa...

 

O rapaz que vai fazer o aquário disse o mesmo que tu, vou te dizer o mesmo que disse a ele, vamos ser sinceros eu vou ter 3 cubos com 40x40x40 que muitos criadores de camarões teriam apenas com filtro de ar (esponja) eu vou ligar a um filtro externo que tem débito perto dos 1500l/h se perder metade do caudal por ter as esponjas sujas no input, ainda tenho mais que o suficiente para ter água com qualidade. E se uma esponja tiver mais entupida haverão outras duas a compensar, dai ser importante haver passagem de água entre aquários nas paredes interiores. Quanto aos dejectos dos camarões, tenho a perfeita noção que a maioria ficará no fundo do aquário, ai terei que ser eu a assumir esse papel de limpeza aquando das tpa's. Foi o que eu lhe disse...

 

Concordas comigo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais acabar por descobrir que os camarões passam.
Se não passam, então é que vais ter as esponjas entupidas num instante.
Os detritos de que falo não são sólidos, falo em algo como pó, que sai quando se lava uma esponja.


Outra questão que acho que estas a menosprezar é a capacidade desse filtro.
Fiz as contas e, pensando que terás 5cm de substrato, terás aquas com 56.
Ora, um filtro com 1500 l/h dará, aprox, 500 l/h.
Isto representa, aprox, 10x a litragem do aquário, o que representa mais um risco para os pequenotes, pois poderão não conseguir lutar contra a corrente junto dos crivos.
Isto sem falar em questões que não se conseguem provar como, por exe, os camarões não gostarem de grandes correntes, algo com que até concordo.

A terminar, quando uma esponja estiver entupida, as outras também estarão, a menos que tenhas uma rotina alternada de manutenção das mesmas. Podes começar com isso mas, com o tempo, vais 'cansar-te' de o fazer.
E, não sei que substrato vais usar, mas alguns não podem/devem ser aspirados.

Já agora, olha que o gajo da calha no ebay não faz envios para fora dos EUA.

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, o gajo da calha é uma empresa com excelente reputação no ebay 16721 feedbacks e 98,7% positivos. Lá diz que envia para: Shipping to: United States, Canada, United Kingdom, Denmark, Romania, Slovakia, Bulgaria, Czech Republic, Finland, Hungary, Latvia, Lithuania, Malta, Estonia, Australia, Greece, Portugal, Cyprus, Slovenia

Onde viste que não enviava??

 

Quanto ao poder do filtro acho que estás preocupado em demasia com algo que não vai criar problemas nenhuns... o fluval 405 é um filtro forte mas de caudal regulável eu até posso por a funcionar apenas com 600 l/h se achar que esse será o debito correcto, não vai haver problema. Quanto aos camarões serem sugados para o crivo, mesmo imaginando que ia possa acontecer, já tiver cerca de 40 camarões a viver num fluval 104 pois enganei-me na forma como coloquei o prefiltro... estiveram lá talvez 2 semanas, sem luz, com corrente e com bastantes detritos e estavam todos relativamente bem (não tinham quase cor). Bem sei que eram red's mas ainda assim não sou o primeiro a encontrar camarões no filtro, já li um tópico em que tinha quase 100 camarões lá... Não acredito que vá ter muita corrente nem muita sucção, tb não creio que com os camarões as esponjas vão ficar entupidas em poucos dias.

 

PS: Quando falo em limpar o fundo do aquário falo em sugar alguns dejectos superficiais, não falo em sifoniar o substrato.

 

Ainda não me decidi quanto ao substrato que irei colocar, mas já estou a tratar de saber através dos mais experientes (Fábio Silva)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro que confirmes isso para teres 100% de certeza. É que parte diz realmente que envia mas outra parte diz:

Shipping method:
UPS: Shipment to all US 48 continuous states. Deliver to street address only.
USPS: Shipment to P.O.BOX, AK, HI. PR, APO, and FPO address shipment. Additional $69.00 S&H required.
Free shipping is only available for all US lower 48 states confirmed street address.
No international shipment.

 

Quanto ao filtro, nunca tive um desses e não sabia que tinha caudal regulável. Assim sendo parece-me possível de usar.

 

Mas continuo a achar que são demasiadas variáveis juntas, uma combinação perfeita para algo correr mal.


Esquecias as divisórias comunicantes, esquecias os vidros traseiros com furações, metias termos nos dois aquas de fora e assim aquecias também o do meio, metias 3 eheim 2211 (e ainda poupavas dinheiro relativamente ao custo de aquisição do fluval 405) e ficavas melhor servido, sem águas partilhadas, o que é sempre bom em caso de haver alguma doença em algum deles.

 

Quanto ao substrato, a escolha vai sempre depender das espécies que quiseres manter.


Uma pergunta, já tiveste camarões para além dos reds?

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro que confirmes isso para teres 100% de certeza. É que parte diz realmente que envia mas outra parte diz:

Shipping method:

UPS: Shipment to all US 48 continuous states. Deliver to street address only.

USPS: Shipment to P.O.BOX, AK, HI. PR, APO, and FPO address shipment. Additional $69.00 S&H required.

Free shipping is only available for all US lower 48 states confirmed street address.

No international shipment.

 

Quanto ao filtro, nunca tive um desses e não sabia que tinha caudal regulável. Assim sendo parece-me possível de usar.

 

Mas continuo a achar que são demasiadas variáveis juntas, uma combinação perfeita para algo correr mal.

 

Esquecias as divisórias comunicantes, esquecias os vidros traseiros com furações, metias termos nos dois aquas de fora e assim aquecias também o do meio, metias 3 eheim 2211 (e ainda poupavas dinheiro relativamente ao custo de aquisição do fluval 405) e ficavas melhor servido, sem águas partilhadas, o que é sempre bom em caso de haver alguma doença em algum deles.

 

Quanto ao substrato, a escolha vai sempre depender das espécies que quiseres manter.

 

Uma pergunta, já tiveste camarões para além dos reds?

 

Quanto às calhas de led, não tinha visto aqui que tinhas visto tenho que confirmar. Se for preciso tenho que arranjar alguém conhecido que esteja nos USA compre e depois mas envie. Agradeço a atenção.

 

Quanto à forma de fazer 3 aquários com os filtros 2211 que falas e usar termostatos apenas nos dois de fora não furando nenhum vidro. Eu não comprei o fluval 405 novo, vi à venda e comprei por 55 euros, cada filtro 2211 fica em quase 45 euros, o fluval tem 8,5l de zona de filtragem, os três 2211 juntos têm 3 litros, quanto à qualidade da água e estabilidade dos parâmetros não há duvidas que estou mais seguro em tem 200l do que a ter 3 x 65l. Já tinha pensado no que referiste (se houver uma doença não conseguirei separar, pois a água é toda a mesma), pode não ser bem assim, pois a maioria das doenças de invertebrados se propagam por canibalismo, havendo separação física o risco de contaminação diminui, e posso muito mais facilmente apanhar 100 camarões e passar para um aquário do lado do que fazer a aclimatização a 100 camarões, que devo demorar um dia a apanhar, se de qualquer forma for preciso passar para outro aquário eu tenho um aquário com 35l a ciclar que vai estar com mais ou menos os mesmos parâmetros que o outro projecto, assim posso assegurar que será mais difícil correr mal.

 

Até agora a minha experiência no mundo dos invertebrados resume-se a red's, yellows, e caridinas japónicas.

Mas não considero isso mau, comecei pelos mais fáceis (red's), no comunitário, decidi que tinha que arranjar um nano dedicado e assim fiz, comiti uns erros (escolhas de substratos, litragem pequena demais no nano,16l), mas o que estragou mesmo foram as planárias. Inseri lá 4 yellows mas foi na altura das planárias e eles nunca se reproduziram.

 

Ainda não tenho experiência em crs nem em cbs porque os parâmetros dos aquários que tive nunca seriam os ideais para os manter a 100%.

Quanto ao substrato e/ou substratos que irei usar no projecto, tens toda a razão, depende das espécies que eu quero ter. Eu gostaria de ter CRS grade A ou S e depois mais tarde apostar nuns CRS com o gene taiwan para fazer mais ou menos o que o Fábio Silva tem no Taiwan Bee Jungle, ou seja, uma caixinha de surpresas.Reparei eu também nesse tópico comentaste sobre o poder do filtro e os filhotes serem sugados. Paulo, tu importaste com o bem estar dos camarões, isso é o mais importante, mas acredita que tb me importo com eles, mas optei por um projecto diferente.

 

Quando tiver concluido poderás ver pessoalmente que foi muito bem pensado de modo a garantir as melhores condições possíveis para os camarões em causa.

 

Estive a ler e talvez a melhor solução para substrato seja ADA New Amazónia.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a calha, sugiro que comeces por mandar um mail ao vendedor via mensagens internas no ebay.
Só mesmo para não teres nenhuma surpresa :)

 

Quanto ao resto, não tenho dúvidas que te importes com os camarões, Se assim não fosse não tinhas dedicado tanto tempo a pensar no que fazer, como fazer e com que materiais.

 

Quanto ao resto, concordo quando falas que ter muitos litros de material filtrante é melhor que ter menos (ainda que camarões sujem menos que peixes) mas o que me desagrada é o facto de ser um filtro partilhado.
Também não tinhas (julgo eu) dito que o filtro tinha sido comprado em 2a mão e isso muda as contas em termos de custo de aquisição mas não muda em termos de consumo. Só o fluval 'chupa' 21w, enquanto que cada 2211 consome 5w. No final, a cada hora, são mais 6w.

Dou-te só mais uma razão para o fazeres, que até me foi dada por um colega do forum que também leu este tópico e com quem falei ontem. Com esse sistema que vais fazer, se entupir um crivo de retorno ao filtro, vais ter agua a continuar a entrar e não acredito que as furações na lateral sejam suficientes para continuar a distribuir a água pelos três aquários.

 

Quanto aos substratos, deixo-te a minha curta experiência na escolha dos mesmos.
Tenho os meus 4 aquários da bateria em fase de final de ciclo, ou seja, tenho agora que decidir que espécies vou colocar, dentro das minhas curtas disponibilidades financeiras.
Olhando para a minha escolha, 2 ADA new amazonia e 2 Akadama, talvez tivesse feito a coisa ligeirmente diferente se voltasse a trás.
É que estou com phs muito baixos em todos eles, o que me limita um pouco a escolha. Mas já ando a pensar em formas de contornar o problema :)
Ou seja, talvez fosse interessante escolheres substratos diferentes, que te possibilitem ter variedade de espécies.
A menos que pretendas fazer apuramentos, e aí sim, deves ter tudo igual, com o mesmo substrato.

 

De qualquer forma, tenho que dizer que eu próprio gosto de desafios e tenho de respeitar quem os aceita :)
Desejo-te a melhor das sortes!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à calha concordo plenamente contigo. E assim farei...

 

Quanto ao que falas sobre a hipótese de entupimento de um dos crivos (imaginando a 100%, irrealista mas é mais fácil perceber) à medida que os crivos vão chupando menos água o débito de saída do filtro tb reduz (é um circuito fechado), mesmo pensando que continua tudo igual e ligado o fluxo no máximo, teria 500l/h, ou 8,3l por min, eu pedi ao fabricante do aquário que pusesse uma das furações comunicantes o mais acima possível (mantendo a integridade do vidro), para que fosse mais fácil a estabilização dos níveis em caso de entupimentos nos crivos. Creio que duas furações de 4 ou 5 cm de diâmetro cheguem à vontade para estabilizar o nível cada uma terá que assegurar apenas 4,15 litros por minuto, eu acho que vai ser mais que suficiente.

 

Existe outro membro no forum com um projecto semelhante ao meu, com apenas 160l e um fluval 205 (750l/h), ele dividiu as entradas de água pelos 3 aquários, mas fez apenas uma saída num dos lados, os aquários despejam uns para os outros apenas por uma furação (com grelha) perto da coluna de água e o nivel dos aquários é praticamente identico tirando o do lado onde é chupada a água. que está mais baixo 1cm +/- . O membro em questão ainda não expôs o projecto em tópico mas quando o fizer vão ver...A experiencia dele permitiu pensar melhor no meu projecto.

 

Eu no aquário que montei à duas semanas tenho 6,1 de ph, coloquei shrimp soil da aquatic nature, mas tenho lá um tronco novo, uma folha de carvalho e 2 pinhas de amieiro, suspeito que estabilize daqui a uns tempos um pouco mais perto dos 6,3...

 

Quando falo em ter diferentes substratos falo mais no aspecto do que nas especificações do mesmo, o new amazónia é castanho muito escuro, e eu gosto, mas posso por duas aquários com ele e deixar outro com outra tonalidade, tipo o akadama, para fazer o contraste com as cores dos CBS, pandas, king kongs... se um dia vier a ter...

 

A minha ideia era ter apenas uma subespecie e fazer apuramentos de cores padrões e mutações.

 

vamos ver no que dá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Venho aqui fazer um update do projecto.

 

Os aquários já estão a ser feitos e no fim da semana já cá os devo ter.

 

Quanto às calhas de iluminação, já as encomendei, devem chegar entre 28 de Março e 15 de Abril.

http://www.ebay.com/...=item337ff52d00

 

Quanto ao móvel em si apenas ainda tenho um orçamento em que me pediram 450 euros para fazer o mesmo. Há pessoas que não sabem o quanto o dinheiro custa a ganhar... Se não arranjar que me faça o móvel por um valor mais porreiro, vou ter de por mãos à obra e fazer eu o armário. A parte má é que não tenho ferramentas nem de corte de madeiras nem ferros. Tenho que ver...

 

Se souberem de alguém que faça este tipo de trabalho baratos por favor digam.

 

Obrigado

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais