CRS and CBS


eixense

Recommended Posts

Este aquário foi montado para dar mais um passo no mundo dos invertebrados depois dos Red Cherry vou começar com os Cristal Red Shrimp e Cristal Black Srimp, esta colónia tem a particularidade de ter 50% de probabilidade de ter gene Taiwan pelo que muitas surpresas podem surgir.

 

Data de montagem: 30-01-2013

Colocação da fauna: 06-03-2013

 

 

SETUP:

Aquário: 50 x 25 x 28 (Largura * Fundo * Altura) aproximadamente 35 litros

Iluminação: :3x 8W T5 DIY

Filtragem: Filtro mochila Helite Hush 10 (310 l/h)

Aquecedor: Aquael 75W (Regulado a 23 ºC)

Substrato: Akadama

Decoração: Troncos e rocha vulcânica

Fertilização: Não

CO2: Não

 

FLORA:

Feto Microsorum pteropus "Trident" ; Round pelia ; Christmas Moss ; Flame moss ; Fissidens Fontanus

 

FAUNA:

5 Cristal Red Shrimp, 5 Cristal Black Srimp e Planorbis Corneus

 

PARÂMETROS:

pH: 6.4

kH:2

gH:3

Temp: 23º

 

 

Agora as fotos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Vista Geral

 

img0426pbh.jpg

 

Aclimatização (Durante aproximadamente 4 horas gota a gota)

 

img0421so.jpg

 

Os "Piquenos"

 

img0433rmp.jpg

 

img0436gz.jpg

 

Espero que gostem...

 

Cumprimentos,

 

Valter Oliveira

 

 

 

 

 

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Valter!

 

Muito bom projecto e layout. Simples e bonito como gosto ;)

 

E tens aí bicharada de boas tonalidades, até os planorbis! lol

 

Parabéns, e vai pondo mais fotos que é o que o pessoal quer!

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário esta bonito, mas tem um pormenor a ter em conta essa rocha vulcânica não é inerte mas algum tempo vai fazer aumentar o PH.

Seria de considerar substituíres a mesma por um tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários e ainda bem que gostam do aquário e dos camarões... Assim que houver novidades serão aqui anunciadas! Com fotos claro :P

 

 

Boas

 

O aquário esta bonito, mas tem um pormenor a ter em conta essa rocha vulcânica não é inerte mas algum tempo vai fazer aumentar o PH.

Seria de considerar substituíres a mesma por um tronco.

 

 

Foi a primeira vez que ouvi dizer que as rochas vulcânicas aumentam o PH, até porque elas não são uma mistura de minerais.

 

Durante a maturação do aquário fui sempre fazendo testes e não houve nenhum tipo de alteração no Ph, esteve sempre constante!


Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Valter.

 

Gostei da montagem, esta simples como se quer num aqua de camarões, assim que os musgos crescerem vai ficar bonito.

 

Se fosse a ti virava as redes ao contrario, não esperes que o musgo passe pela rede que entretanto o que fica por baixo morre, mais vale usares a rede como base, os buracos da rede são bons para o musgo poder "respirar" e não apodrecer.

 

Os camarões para o primeiro dia estão com boas cores, é sinal que se adaptaram bem.

 

Boa sorte com eles.

 

Abraço

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário esta bonito, mas tem um pormenor a ter em conta essa rocha vulcânica não é inerte mas algum tempo vai fazer aumentar o PH.

Seria de considerar substituíres a mesma por um tronco.

 

Aumentar o ph??!!

 

Com essa é que me baralhas-te todo.

 

Podes fundamentar melhor isso.

 

Abraços

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bruno nem toda a rocha vulcânica é inerte esta na imagem é muito porosa tem origem nos areões vulcânicos a cor avermelhada e devido a oxidação de alguns minerais contidos na mesma, sendo a sua natureza mole não se compara com o basalto preto, sendo esta resultante de cinzas e escorias vulcânicas como sabes produzem solos férteis.

 

A rocha ou calhaus pretos resulta do magma tem uma estrutura mais solida por isso mesmo dificulta a libertação de minerais na agua, todas as rochas são compostas de minerais uns mais solúveis do que outros mas isto tem a ver com a estrutura química da mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Estas rochas vermelhas também resultam do magma mas solidificado de forma rápida, já o basalto resulta de magma solidificado lentamente e a altas pressões dai terem uma estrutura mais solida!

 

O akadama também é um solo de origem vulcânica e é usado para baixar o PH.



 



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos,

 

Hoje venho trazer a primeira grande novidade já tem 4 dias de atraso mas mais vale tarde que nunca… A primeira fêmea ovada surgiu uma CRS, vamos ver as surpresas que vão sair dos "ovinhos kinder"…


Hoje ainda não tenho fotos pois ela anda tímida, mas amanhã vou tentar tirar algumas!

Cumprimentos,

Valter Oliveira



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei da montagem do aquario, tens ai uns camarões muito bonitos, mas tenho uma opinião pessoal acho que ficava melhor, se trocasses essa linha de pesca que prende o musgo por linha de cozer preta, acho que se notava bem menos e se calhar não precisas de colocar tanta, se calhar entretanto com o crescimento já esta escondida.

 

Cumprimentos

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,


Antes de mais obrigado pelos comentários são sempre bem-vindos como todos nos sabemos.

Em relação ao aquário hoje foi dia de tpa e para minha surpresa mais uma CRS ovada... :P

 

 

Boas,

 

esses camarões estão com boas cores =)

 

Para quando estão previstas os nascimentos?Boa sorte com os nascimentos.

 

Abraço

 

Pelas minhas contas usando a formula, Período de incubação = 63 - (temperatura°C x 1.6) estão previstos os primeiros nascimentos para o dia 15 de Abril mais dia menos dia!

 

Boas,

 

Gostei da montagem do aquario, tens ai uns camarões muito bonitos, mas tenho uma opinião pessoal acho que ficava melhor, se trocasses essa linha de pesca que prende o musgo por linha de cozer preta, acho que se notava bem menos e se calhar não precisas de colocar tanta, se calhar entretanto com o crescimento já esta escondida.

 

Cumprimentos

 

Os camarões estão realmente muito bonitos e com boas cores tenho tido muito cuidado com os parâmetros e como é claro a descendência faz toda a diferença.


A linha que eu uso é uma linha elástica que serve para prender o isco na pesca sei que ao principio não é bonito mas com o tempo acaba por ficar escondida, como é funcional não me preocupo com a cor ou com o facto de se ver, podes achar que é muita mas prefiro que o musgo fique bem preso ele não se magoa e o musgo quere-se bem preso!

 

Obrigado aos dois

 

Cumprimentos,

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cuidado com essa linha elastica, pois com o tempo pode deteorar-se e com isso pode interferir nos parametros da agua (pois não sei qual é a sua composição). Eu conheço a linha e não me parece ser o mais indicado. o melhor é ser linha normal ou fio de pesca.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Venho pedir ajuda junto dos mais experientes, ontem fiz uma Tpa ao Aqua +/- 20% ficou tudo bem como de costume, mas hoje quando fui alimentar os pequenos deparei-me com uma baixa, um CBS estava morto com uma mancha vermelha na cabeça. (Logo ponho uma foto)

Fiz os testes e o resultado a meu ver esta normal

Ph- 6,4/6,6
Amónia-0
Nitratos-0
Nitritos-0
Gh-2
Kh-3

Aqui deixo umas fotos

 

dscf4515e.jpg

dscf4512q.jpg

Gostava de identificar a causa da morte para poder prevenir no futuro!


Cumprimentos
Valter Oliveira

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a meu ver,penso que deves ter tido algumas variações nos parâmetros da agua do aquário.

acho demasiado fazeres tpa´s de 20% em aquários de camarões.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a meu ver,penso que deves ter tido algumas variações nos parâmetros da agua do aquário.

acho demasiado fazeres tpa´s de 20% em aquários de camarões.

Boas,

Tenho a mesma opinião. Ainda por cima o aquário não é muito grande.

É uma pena quando isto acontece. Os outros continuam normais?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas este é o volume de TPa que tenho feito desde que os tenho e nunca me aconteceu nada do género, os outros continuam bem com o comportamento normal, além do mais a tpa não é feita de forma brusca, a reposição da agua e feita gradualmente com um tubo daqueles que são utilizados nas bombas de ar!


Depois é o facto do camarão ter uma mancha vermelha na cabeça, de que forma isso pode estar relacionado com a tpa?!



Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fazes as tpas de forma gradual fazes bem,mas de qualquer das maneiras para mim,continua a ser demasiado mudares 20% da agua.

Já agora,com que regularidade fazes essas tpas?

 

Eu troco cerca de 5% a cada semana e as vezes nem isso,mas também faço reposições da agua evaporada por não ter tampas e faço gradualmente com essas mangueiras para as bombas de ar,mas com uma torneirinha na ponta,para ser ainda mais lentamente,gota a gota.

 

Essa mancha vermelha,a meu ver apenas indica que esta morto...

Os camaroes,depois de mortos começam a ficar vermelhos,por isso acho que essa mancha não apareceu por outra razão qualquer.

 

Outra coisa que só reparei agora,tu meteste os camaroes passados 7 dias da montagem do aquário?

Pode ter a ver com isso e só se manifestar agora.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20% de semana a semana?

Pois,mais uma vez te digo que estas a exagerar.

 

A meu ver deves reduzir nas tpas e bastante.

Essas tpas + o facto de teres introduzido os camaroes 7 dias depois do aquário montado,penso que e o suficiente para levar os camaroes a morte.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o ideal são tpa's de 10%., mas depende sempre da fauna que tenho... sese tiver um aquario com 5 camarões não é necessário que se troque todas as semanas, por isso no tue caso o ideal seriam trocas mais pequenas..

 

Não referes que parametros tem a água da tpa e isso tambem é importante. ;)

 

As manchas na cabeça é normal quando um camarão morre, por vezes até ficam todos vermelhos, isso é a decomposição...quando comemos um camarão a zona da cabeça é a que fica mais mole..

 

Demanuel creio que o Valter se enganou nas datas, ele teve o aqua a ciclar um mês e tal.

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim peço desculpa enganei-me nas datas, o Aqua esteve um mês e tal a circular, faz sentido o que dizem em relação as Tpa's vou ter isso em conta na próxima Tpa, a água que uso nas Tpa's e água de garrafão do pingo doce pois e aquela que o ph se aproxima mais do ph do Aqua!

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais