Melanoides Tuberculata


Recommended Posts

  • 1 mês depois...

Boas, Joaquim.

 

Talvez já tenha resolvido a questão, mas aqui ficam os meus "5 cêntimos".

A princípio também me surgiram imensos, tantos que comecei a ficar preocupado. Segundo me tenho informado, são óptimos indicadores da saúde do aquário, são maioritariamente nocturnos, e ajudam a arejar o solo uma vez que se enterram durante grande parte do dia. As pragas (não só com esta espécie) surgem quando algo está errado no aquário, neste caso é provável que seja excesso de comida, que viabiliza a multiplicação excessiva. Se andam a passear de dia e principalmente junto à superfície é outro indicador de algo errado, provavelmente falta de oxigenação. Actualmente tenho estes pequenos controlados, evitando os excessos de comida. Mas a ter de recorrer a outros meios, não usaria meios químicos, pode-se sempre inserir Botias no aqua. ou melhor ainda, alguns Helenas.

 

Corrijam-me se disse algo de errado. No entanto, espero que ajude.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

caracois helena sao a melhor soluçao. nao incomodam nimguem, sao bonitos, e so criam enquanto houver caracois para comer. como se reproduzem muito lentamente, nao ha risco de praga.

 

botias , é frequente se tiverem comida nao comem caracois, crescem, comem camaroes e alevins de peixes, fazem buracos no areao, desenterram plantas ... experiencia propria.

 

quimicos, existem alguns bons para matar caracois. mas depois ficas com um problema ... caracois mortos no aqua, muitas vezes escondidos, a apodrecer ....risco de amonia.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais