Que comida dão aos vossos peixes? Consequencias!


Just_me

Recommended Posts

http://afs.allenpress.com/afsonline/?reque...ssue=4&page=285

 

é apenas um abstract mas tive acesso ao artigo e depois de ler...fiquei mais interessado em olhar para o que dou aos meus peixes!

 

Apesar de no abstract dizerem que comidas ricas em gordura são boas até as 12 semanas (neste estudo focava cicildeos africanos, varia de espécies para espécies, mas tipiacamente juvenis) mas a partir dai tornam-se problemáticas!

 

citando o artigo:

 

"Fatty infiltration of the liver has also been designated "the most common metabolic disturbance and most frequent cause of death in aquarium fish"

 

"With prolonged feeding of a high-energy, lipid rich diet, degenerative changes of the liver and death can occur unless the diet is corrected."

 

O estudo surgiu após algumas quintas de criação de ciclideos no sul da Califórnia sofrerem de alta mortalidade em 98 e 99. após exames aos peixes mortos constatou-se infiltrações de gordura no figado e necrose severa do figado pancreas e baço. Foi sugerida uma mudança de dieta para uma com menos gordura (<10% de gordura) e neste caso com uma mistura de vitaminas. Os problemas foram resolvidas apenas com a mudança de dieta!

 

Agora...é escolher: peixes mais pequenos mais saudaveis e normalmente mais bonitos e activos....ou peixes maiores, mas mais gordos, menos activos e bonitos?

 

A alimentação é importante, e até alimentação só com comida viva pode ser problemática ja que muitas teem um conteudo de gordura muito elevado!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não cheguei a ler o artigo completo, mas notei em algo que talvez tire um pouco a credibilidade ao estudo, e que prova a ingenuidade de alguns criadores de peixes.

É que os Pseudotropheus socolofi são estritamente herbívoros (assim como grande parte dos denominados mbunas do malawi), o que poderá ser a causa para a elevada taxa de mortalidade nessa "fish-farm".

 

fed commercial diets commonly used on cichlid farms in south Florida. Fish were fed either a trout starter pellet diet (TP diet; 52% crude protein, 17% lipid) or a mixed flake feed diet (fish flake [FF] diet) (47% crude protein, 7% lipid).

 

São peixes que sofrem muito facilmente de uma doença chamada "malawi bloat" (semelhante á hidropsia), quando alimentados com comidas demasiado ricas em proteínas animais.

Assim, é mais provável que os socolofi tenham morrido por excesso de proteínas que por excesso de gorduras.

 

É claro que isto não inviabiliza o estudo, nem as palavras do Just_me (com as quais concordo totalmente), mas é apenas um pequeno reparo que me parece importante... :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Quanto ao "Haplochromis" ahli (Sciaenochromis ahli é o nome correcto), trata-se de um peixe carnívoro.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

bem, sinceramente ainda n li o artigo mas pertendo faze-lo...

mas vou partir da principal pergunta deste post e dar a conhecer o meu exemplo pessoal e esperar receber algumas criticas ao ke tenho feito (com sucesso até hj)...

 

os meus peixes comem melhor que eu! isso é garantido mas têm uma variedade desgraçada de comidas que mtas vezes me põe a pensar -"mas o que é que lhes vou dar a comer agora!!"

 

tenho ovos d artemia aos quais so e necessario juntar agua e esperar cerca de dois dias; flocos do modelo/continente, tetra pro e vipan; dafnias da avipar, lagartas vermelhas da sera; viformo, spirulina da sera, e custumava dar uns comprimidos que se chamavam tablety mas nc mais os encontrei a venda, uns rolinhos da tetra axo ke se chamam weekend que ja nao vejo a venda; vipagran, tambem lhes dava umas bolinhas da frieskies mas tb desapareceram do mercado; e ainda flocos vegetais da JBL... e para os alevins o tetra baby e normalmente esfarelo os flocos para eles!! tambem ja lhes dei espinafre mas n ha maneira de atinar c isso e lhes dar mais vezes....

 

axo que n me eskeci d nda

o ke axam?!

 

obg

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.