EC / TDS / GH / KH - Qual a relação entre eles?


Recommended Posts

Viva,

 

não sabia onde colocar este post, mas uma vez que está relacionado com medidores de parãmetros da água, acho que este é o local correcto.

Se não for, peço desculpa e solicito aos moderadores que o desloquem para o local adequado.

 

Então a minha dúvida é esta:

O que significam os parãmetros EC e TDS, e qual a sua relação com os parãmetros GH e KH (uma vez que julgo estarem relacionados), tipo uma unidade de medida EC corresponde a quantas unidades de medida GH?

Se alguém souber agradeço uma ajuda.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

O que significam os parãmetros EC e TDS, e qual a sua relação com os parãmetros GH e KH (uma vez que julgo estarem relacionados), tipo uma unidade de medida EC corresponde a quantas unidades de medida GH?

EC é a Condutividade/Condutivibilidade Eléctrica de uma solução aquosa, no nosso caso, a água do nosso aquário. Está relacionada com a quantidade de iões na nossa água (e com as suas mobilidades e capacidades de transferência de electrões). Daí a chamar-se às soluções, bons ou maus electrólitos. Geralmente, quanto maior for a concentração de iões dissolvidos, maior será a condutividade da solução. Falo na mobilidade e capacidade de transferência de electrões, porque nem todos os iões conseguem-se "mover" da mesma maneira no seio de uma solução. Por exemplo, o ião com maior mobilidade dentro de água é o H+ (é pequenino) e logo a seguir o OH-. O ião sulfato, sendo "gordo" já tem maior dificuldade em deslocar-se dentro de água.

O TDS, salvo erro, é a quantidade total de iões dissolvidos numa solução aquosa. Como é óbvio, está relacionado com a EC, mas a correlação pode não ser sempre a mesma. Por alguma coisa falei nas mobilidades e capacidades de troca de electrões dos iões. Imaginas duas soluções, uma de NaCl 1M, e outra de KCl também 1M. Admitindo que tanto um como outro se dissolvem completamente em solução aquosa, os TDS de ambas são idênticos, mas as condutividades serão diferentes, visto o ião Potássio (K+) ter uma mobilidade maior que o ião Sódio (Na+).

O GH é a Dureza Geral de uma água. De certa forma, é o somatório de todas as concentrações de iões metálicos dissolvidos dentro de água. Os maiores contributores são o ião Cálcio e Magnésio. Geralmente, quanto maior o pH da água de um aquário, maior este parâmetro.

O KH é a Dureza Carbonatada de uma água. É a soma das concentrações de todas as formas iónicas do Ácido Carbónico, ou seja, o Bicarbonato e o Carbonato, respectivamente, HCO3- e CO3(2-). Este parâmetro também é maior, quanto maior o pH, geralmente. Ver o caso dum injector de CO2...

Como é óbvio, todos estes parâmetros variam com a temperatura, pH, forças iónicas, etc...

 

Quanto a passar de unidades de EC (salvo erro, Siemens) para Graus de Dureza de GH, infelizmente não te sei responder. Eu não utilizo Condutivímetros nos meus aquários. A única vez que utilizei um, foi na faculdade, e para medir parâmetros que não a Dureza de uma água.

Espera por mais opiniões. Há pessoas que percebem muito mais deste campo do que eu. E já agora, se disse alguma bacorada ou algo que não se perceba bem; força, dêem-me nas orelhas. A gente está cá é para aprender.

 

Espero ter ajudado (nem que seja só para teres aprendido uns "palavrões" novos).

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Já é a segunda vez que escrevo isto. À primeira o server do fórum ficou temporariamente fora de serviço. Manutenção ou qualquer coisa...

PS2: Afinal quando ia a postar isto pela segunda vez, aconteceu o mesmo. Vá lá, desta vez guardei em notepad...

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Excelente explicação... Tou sem palavras... Mas só me resta saber uma coisa: quais são os valores ideias de GH e de KH nos nossos aquários. Isto tendo em conta claro que o valor de PH deve rondar "quase" sempre o valor neutro de 7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.