Flitro externo Fluval 406


Recommended Posts

Boas a todos.

Este tópico visa simplesmente dar uma opinião informada na primeira pessoa do filtro externo Fluval 406, com 4 meses de funcionamento 24/24.

 

Em primeiro lugar:

 

Tamanho: o filtro tem cerca de 8.5L de capacidade e cabe, na minha opinião, num vulgar móvel para aquários. Tem dimensões de 17x25x50. Considero um filtro de tamanho razoável.

 

Montagem e Materiais: no que se refere à montagem e materiais, há muito para dizer. A montagem e assemblagem dos componentes do filtro é extremamente simples e intuítiva, mesmo para mim que não sou bricoleiro nem dotado para estas artes. Por outro lado, existem aínda o manual de instruções e vídeos no youtube. Não há que enganar. O filtro é basicamente de plástico duro e não vislumbro pontos de fragilidade particular. Eventualmente, à que ter especial cuidado nas "caixas" contento as matérias filtrantes, pois parecem o componente mais frágil, mas nada de flagrante.

As mangueiras do filtro são um dos seus pontos negativos, pois são feitas de plástico raiado, como se de um tubo de aspirador estivéssemos a falar. São muito pouco moldáveis ao contrário da borracha, que finalmente se molda.

Isto ainda é pior caso se queira ligar um filtro UV, como foi o meu caso. Tive de substituir todo o tubo de saída do filtro e assim continua. Sem fugas nem necessidade de braçadeiras mas na altura foi o cabo dos trabalhos. Os suportes das canas de saída e entrada são espaçosos mas estáveis.

Ponto negativo para a ausência de uma flauta de saída da água. Há sim um medo "tubito" de saída... mas enfim.... não me perturba muito, se bem que uma flauta em termos de agitação da água seria muito melhor além de que existem muito mais opções de posicionamento.

 

Funcionamento: neste capítulo, acho que o filtro vale a pena. Notei uma clara diferença em relação ao meu anterior filtro interno. O filtro é silencioso e praticamente impercéptível. Ainda assim, existe sempre aquele pequeníssimo ruído de fundo que em alguns casos mais particulares pode perturbar o sono. Ferrar o filtro é extremamente fácil, graças a uma bomba manual incorporada que é preciso "subir e descer" antes de ligar o filtro à corrente e de o meter em funcionamento. Tem um regulador de caudal o que é excepcional. Para aquários recém plantados onde as plantas ainda não estão bem fixadas pelas raízes e facilmente flutuam, diminuir o causal ajuda bastante a impedir que elas se soltem. Igualquando se quer ligar um filtro UV. Fácil de limpar. Até agora, noto uma pequena perda de caudal, NORMAL EM TODOS OS FILTROS, mas estou a cerca de 70% do caudal máximo do filtro, por isso, estou tranquilíssimo.

As matérias filtrantes são standard na minha opinião, mas incluem o carvão activado.

Nada a apontar no capítulo do funcionamento. Nennhum problema até agora.

 

Em 4 meses, estou contente com o filtro. Na minha opinião, continua a ser dos melhores, senão o melhor, em termos de relação qualidade/preço.

Comprei-o pela zooplus, na altura a 100€. Na loja da minha zona estava a 170€.

Voltaria a comprar.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JBL é honestamente mais comercial. e muito mais divulgada nas lojas. mas a nivel de fiabilidade, os fluval sao considerados fabulosos. Eu n troco o meu por um JBL. E em relação qualidade preço, os fluval sao imbativeis

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JBL é honestamente mais comercial. e muito mais divulgada nas lojas. mas a nivel de fiabilidade, os fluval sao considerados fabulosos. Eu n troco o meu por um JBL. E em relação qualidade preço, os fluval sao imbativeis

 

Partilho esta opinião, tenho um velhinho 204 a trabalhar há 9 anos sem dar problemas :)

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um fluval 206 e estava a ponderar adquirir um 406 de um amigo, mas já agora lucky strike dizes que compraste na zooplus, mas lá não aparece nenhum 406 à venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[size=3]Manter o pc seguro: Windows updates, Avira, Spybot - Search & Destroy, CCleaner, Comodo Firewall Pro ou Kaspersky Internet Security, Norton 360, McAfee Internet Security Suite....ou[/size]
[size=5][b]instalar o linux[/b][/size]

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158407&hl="]1º Plantado 40l[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202717"]A Encosta 180l[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as mangueiras são bem moldaveis, ao contrario das de plástico não consegues fazer curvas mais apertadas sem estas se dobrarem, com as do fluval consegues, além que como são "opacas" não se ganham algas nos tubos tão facilmente.

Eu pessoalmente gosto mais do bico de pato que flauta ( existe a flauta á venda em separado)

A única coisa que se tem que mudar é mesmo a mangueira de saída caso se pretenda acoplar um aparelho ao mesmo, mas no caso da gama 30x e 40x são os tudos normais do mercado, nos modelos mais baixos nunca experimentei.

Tenho um 204 com uns valentes anos sempre a funcionar e sem problemas.

Tenho 2 406, 1 304 e 1 206 nunca tive problemas com nenhum, para mim sem duvida do melhor que há.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Sei que o post e antigo mas estava a pensar comprar um fluval 406 e so tenho uma duvida.que diametro tem as mangueiras? Pois queria incorporar uma lily pipe em vidro e nao sei se da.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais