Neons


JoãogaFernandes

Recommended Posts

Como já te disse no meu tópico, não tens problemas em colocar corys com neons =)
Segue a regra de 1L para cada Cm de peixe adulto e não deves ter problemas =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim , eu sei que são em cardume assim como os neon , mas pensei que se davam todas bem dentro da mesma espécie :)

 

Tu sugeriste 10 neons , mas talvez ponha 5 neons cardinais e 5 neons rosa , que achas ?

 

Eu pessoalmente prefiro os cardinais, mas a escolha é tua =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, à partida corys são peixes de fundo e neons são peixes de meio e/ou topo do aquário, dificilmente terás problemas porque ambas as espécies são pacificas, atenção pode-te calhar peixes ninja que gostam de andar a porrada mas nessas espécies é difícil.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu pessoalmente prefiro os cardinais, mas a escolha é tua =)

 

Era só para ter mais variedade de formas e cores ... Vai ser um caso a pensar . Agora tenho é de tirar o lodo todo ao aqua e monta-lo :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o for buscar hoje (coisa que me parece improvável visto que tenho teste de matemática amanha) , limpo-o e trago-o para casa .

 

Amanha meto tudo em ordem , compro uns mungos e plantas e deixo ligado durante 3 semanas , deitando 2 flocos de 2 em 2 dias para haver material a decompor .

 

Depois insiro as corys e os camarões :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha uns kits de testes baratos, aconselho a teres no minimo dos minimos o de pH (é quase obrigatório) e o de amonia tb é super util.
Eu aconselhava te a informares te um bocadinho melhor...
Já tens o filtro? Que filtro é?
O termostacto é de quantos w?
Vais colocar substracto fertil ou apenas inerte?
Vais utilizar um substracto activo como por exemplo jbl manado ou vais utilizar por exemplo areão de rio?
Em termos de hardscape? já tens tudo planeado?
Se forem troncos já os trataste?

Ha muita coisa a planear antes de montar um aquario... fazer as coisas "meio há balda" é meio caminho andado para dar barraca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou-te explicar a minha situação .
A minha namorada deu-me dois cometas , e após algumas leituras vi que um aqua de 5 litros não era nada para eles ... A partir daí comecei-me a interessar por isto .

 

Então lembrei-me que um familiar tem um aquário parado . As dimensões penso que sejam estas 60x30x35 (63L) , e ele já tem tudo : Filtro , termostato , testes (penso eu) , termómetro , areias e um tronco penso eu .

 

Pedi-lhe o aquário e ele aceitou . O maior problema é a incompatibilidade da nossa parte para estarmos os dois disponíveis , porque precisa-se à vontade de uma tarde para limpar e remover tudo .

 

Por isso vou tentar aproveitar tudo o que era dele . É claro que não vou montar à balda , se tiver de comprar por exemplo a areia por uma melhor , compro de forma a poder ter plantas .

Quero ter tudo em ordem para montar de uma vez !

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Otimo =)

Aqui o pessoal do forum ta disponivel para ajudar =)
Lembra-te, pesquisa 4 veses, pergunta duas e faz uma vez, assim evitas de fazer asneira =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , tenho tido esse cuidado .

 

O que ainda me preocupa é a parte do fundo ... Não sei que tipo de pedras por e se ponho ou não terra (substrato) ...
Tenho andado a ver e gosto bastante ou do fundo com areia branca ou preta...

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não te aconselho areia... pelo menos não no aquario todo, primeiro porque quase de certeza que te sobe o ph, outro motivo é que fica extremamente refletor e cansas te ao fim de um tempo, um substracto castanho ou preto é mais indicado, as corys são peixes de fundo por isso algo muito aguçado tambem não é aconselhavel, eu usei na minha ultima montagem JBL manado, estou bastante satisfeito até agora e não é caro comparado com outros tipo ADA ou Elos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Segundo o titulo do topico o meu conselho e para ja esquecer os Neons.

Neons so com um aqua montado ha pelo menos dois ou tres meses com ou ou dois peixitos sentinela. Podes usar 3 Corys de inicio, mais 1 ou 2 depois.

2. A aquarifilia basica com areao nao tem nada a ver com a aquariofilia de plantados.

Se o objetivo e ter Neons no futuro e carteira pouco abonada eu comecava so com areao de rio de granularidade media, chega para plantas basicas. Para plantas basicas mais importante que o solo e a luz.

Plantados e outra historia e muito pouco doce para a carteira.

3. Para Neons e melhor comprar um tratamento anti-icto e ler bem as instrucoes: o mais barato serve muito bem - e muitas vezes durante a aclimatacao os 'pontos brancos' surgem. Estar preparado e bom porque senao entra-se em panico.

Eu sempre que introduzi Neons tive de fazer este tratamento.

4. Como companhia para Neons ha muito poucos peixes apropriados: se e para fazer misturas de muitas especies aconselho poupar o dinheiro e arranjar antes outros tetras: Rosie, Fantasmas, Pristelas, Limoes, etc.

5. Cuidado com os Serpas e Viuvas Negras.

Verdadeiros assassinos, nao aconselho em aquas de menos de 200L, mesmo assim so para quem sabe gerir especies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom ouvir diferentes opiniões e agradeço desde já ao Napalm que tem sido 5* .

O man da loja que frequento já me tinha mostrado o JBL manado e aconselhado vivamente !

 

Respondendo ao Gabriel , acho que as plantas que queria por não precisam de muita manutenção . Para começar pretendia musgo java para um tronco e umas anúbias .

 

O outro problema que se coloca é : Apesar de em equipamento da loja ser 5* , em peixes ficam um bocado pelo básico ... Por isso é que não sei se será facil encontrar outro tipo de tetras ...

Mas inicialmente queria meter a equipa de limpeza (corys e 2 camarões) . Depois umas semanas punha os neons . (Acham os guppies boa ideia ?)

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guppies é um peixe giro para começares, tens é de ter cuidado porque quando vais a ver PUFF! Guppies bebés por todo o lado!
Eu comecei com 4 guppies, reproduziram e fiz um acordo porreiro e troquei-os todos (ai uns 30) por credito na loja =)
Mas isso é ocasional... Se te acontecer e ficares com o aquário atulhado de peixes pode ser um problema...

Em relação á colocação de peixes, deixa o aqua ciclar um bocado, mete as corys, espera mais um bocado, adiciona mais corys e camaroes, espera adiciona o restante.
Pelo menos se esperares deves ficar com o aquário bem ciclado e não tens mortes devido a isso.

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coisa que não gostava de ter era acasalamento (pelo menos para já porque estou a iniciar) .

 

Mas é , para já tenho o meu objectivo definido . Depois de ter o aqua bem limpo e com as corys é que penso no resto :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu podes ter os guppies sem problemas tudo ao molho, so se separares os putos é que eles não são comidos, por isso apenas se tiveres MUITO musgo é que sacas muitos alevins de outra maneira eles são predados pelos adultos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Guppys - assim como 99 por cento dos peixes de aqua - vao comer os camaroes.

 

Invertebrados e de novo outra categoria diferente dentro da aquariofilia.

 

A ideia de comecar por meter so as Cory e depois pensar a serio no que fazer seguir e excelente, 5 estrelas ou mais.

Embora... pedir calma a um principiante e tao util como confiar num politico. Coisas da vida, todos nos ja la estivemos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Guppys - assim como 99 por cento dos peixes de aqua - vao comer os camaroes.

 

Invertebrados e de novo outra categoria diferente dentro da aquariofilia.

 

A ideia de comecar por meter so as Cory e depois pensar a serio no que fazer seguir e excelente, 5 estrelas ou mais.

Embora... pedir calma a um principiante e tao util como confiar num politico. Coisas da vida, todos nos ja la estivemos.

Gabriel depende dos camarões, já tive reds com guppies que foram vaporizados e já tive japonicas com guppies que me duraram mais que em aquários só de invertebrados...

Mas cada caso é um caso... há pessoal ai com discus e camarões sem problemas e há outros que os discus lhe chamam um figo...

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Guppys - assim como 99 por cento dos peixes de aqua - vao comer os camaroes.

 

Invertebrados e de novo outra categoria diferente dentro da aquariofilia.

 

A ideia de comecar por meter so as Cory e depois pensar a serio no que fazer seguir e excelente, 5 estrelas ou mais.

Embora... pedir calma a um principiante e tao util como confiar num politico. Coisas da vida, todos nos ja la estivemos.

 

 

Quando iniciar a montagem , se fizer uns esconderijos porreiros será que eles se aguentam ?

Mesmo que compre daqui a 2 meses os Guppys pequenos eles servem-se dos camarões ?

 

Tu podes ter os guppies sem problemas tudo ao molho, so se separares os putos é que eles não são comidos, por isso apenas se tiveres MUITO musgo é que sacas muitos alevins de outra maneira eles são predados pelos adultos.

 

Se tiver e se eles acasalarem , retiro-os e faço como tu , dou à loja em troca de crédito :D

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando iniciar a montagem , se fizer uns esconderijos porreiros será que eles se aguentam ?
Mesmo que compre daqui a 2 meses os Guppys pequenos eles servem-se dos camarões ?

 

Duvido que os guppies impliquem muito com madeiras... mas pode acontecer...
Se quiseres ter alevins mete muito musgo e deixa ser a lei do mais forte, pode ser que de vez em quando encontres um ou dois mais novinhos.

 

 

Se tiver e se eles acasalarem , retiro-os e faço como tu , dou à loja em troca de crédito :D

Fala com o teu fornecedor habitual, pode ser que sim pode ser que não, já me aconteceu comprar por exemplo um pleco leopardo numa loja e voltar com ele 5 vezes maior passado uns anos e troca-lo por credito na loja, (mas isto porque combinei com o vendedor e já o conheço há uns anos, podes não ter a mesma sorte)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando iniciar a montagem , se fizer uns esconderijos porreiros será que eles se aguentam ?

Mesmo que compre daqui a 2 meses os Guppys pequenos eles servem-se dos camarões ?

 

Duvido que os guppies impliquem muito com madeiras... mas pode acontecer...

Se quiseres ter alevins mete muito musgo e deixa ser a lei do mais forte, pode ser que de vez em quando encontres um ou dois mais novinhos.

 

 

Se tiver e se eles acasalarem , retiro-os e faço como tu , dou à loja em troca de crédito :D

 

Fala com o teu fornecedor habitual, pode ser que sim pode ser que não, já me aconteceu comprar por exemplo um pleco leopardo numa loja e voltar com ele 5 vezes maior passado uns anos e troca-lo por credito na loja, (mas isto porque combinei com o vendedor e já o conheço há uns anos, podes não ter a mesma sorte)

 

Por acaso em atendimento , o que entende de aquários é muito porreiro !

 

Agora fiquei a pensar no que o Gabriel disse ... O musgo e as anúbias precisam de substrato ?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que entendes por substracto?
Se estiveres a falar de substrato FERTIL não, não precisas de nada disso, se for substrato inerte, podes colocar, como areão de rio ou outros, (o jbl manado é inerte mas é bastante bom para as plantas) mas não precisas verdadeiramente dele... mas ajudada-te a "vestir" o aquário e dá te uma dinâmica totalmente diferente.
O substracto dá te ainda outras vantagem,como, dar-te mais area para as bacterias nitrificantes se agarrarem e dá te estabilidade nos parâmetros da agua.
Alem de que as corys agradecem algo para remexer.

Em relação ao musgo e a anubias, nenhum deles precisa de verdadeiramente de nada... basta colocar-los de molho que eles desenvolvem, por isso é que normalmente se coloca musgos, anubias e fetos agarrados a qualquer coisa, seja troncos ou pedras.

As anubias podes também enterrar, desde que não enterres o risoma porque se não a planta morre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato que falo é a terra por assim dizer , o que fica no fundo mesmo :D

Mas sempre pensei que o JBL manado metia-se por baixo do inerte ...

 

Eu não vou querer muito o meu aqua atrafolhado de plantas , quero uma coisa vistosa e bonita :D

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.