Alevins de ramirezi em comunitário, o que fazer? Ajuda!


AndréFMPinto

Recommended Posts

Bom dia a todos!

 

Decidi partilhar este momento entusiasta de um aquarista principiante como eu:

 

Bem, há cerca de 2/3 meses adquiri um ramirezi fêmea, bem nova ainda, quase sem capacidade para identificar o sexo. Ao longo do tempo fui verificando que as suas caracteristicas estavam a cair cada vez mais para fêmea, então comprei um macho ramirezi. A femea foi crescendo e foi ficando com a mancha rosada cada vez mais rosada, até que no passado domingo deparei-me com centenas de "grãos de areia" em cima de uma pedra, que mais tarde percebi que eram os seus ovos!(lol) Passado 2 dias, esta terça-feira já tinham eclodido e já o casal os tinham transportado para um sitio mais seguro, abrigado, e sempre os protegendo dos outros peixes que tenho no aquario. Agora tenho ali dezenas, senão centenas, de alevins a querer começar a nadar...=)

 

As minhas questões são:

O que faço agora?

Deixo-os crescer com os pais? até quando? É mesmo seguro?

Coloco-os numa parteira? Quando? Vale a pena?

Qual a melhor maneira de os alimentar para começarem a vingar? Com quê?

 

Gostava que esta postura desse resultado até ao fim, já que é a primeira que consegui. ;)

 

Obrigado pela vossa atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

percebo que estejas entusiasmado, também fico lol apesar de nao conseguir manter alevins mais de uma semana.

 

pra te ajudar precisamos saber setup do aqua, se é comunitário, fauna existente etc

 

se for comunitário vai virar comida, tens de os separar para uma maternidade, podes retira-los com uma pipeta...

 

 

Boa sorte

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, ok, então cá vai:

 

Aquário: 40x20x25
Volume: +- 20L
Iluminação: 1x8W
Aquecimento: termostato 100W (regulado para 28º/29º)
Filtro: externo c/ bomba Hidom 4W - 300L/h
Peixes:
- 8 neons innesi

- 2 guppy (idade relativamente nova)
- 1 corydora paleatus

- 2 ramirezi (casal)
Plantas:
- 1 (não sei o nome ao certo)
Manutenção:
- limpeza filtro 1 vez/mes
- troca 6L de agua 2em2 semanas
Parâmetros:
pH: 7.0 - 7.5
Decorações:
- um coco (aberto)
- areia fina
no solo

- várias pedras graniticas

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem se queres mesmo experimentar, coloca os ovos numa maternidade, quando eclodirem vão comer o saco vitelino depois disso vais ter de eclodir artêmia para lhes dar ... não é pera doce!

tens duvidas no qué?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Claire,

 

Antes de mais quero agradecer pela ajuda e conselhos, mas infelizmente cheguei tarde de mais... Quanto tive tempo para fazer o procedimento de os retirar para uma maternidade e os começar a alimentar já tinham "desaparecido", provavelmente o macho os comeu ou a fêmea, ou o resto dos peixes, sei la...

 

Agora quero estar totalmente preparado para a próxima postura, e espero que corra tudo bem!

 

Sabes de quanto em quanto tempo é que normalmente ocorre uma postura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Claire,

 

Antes de mais quero agradecer pela ajuda e conselhos, mas infelizmente cheguei tarde de mais... Quanto tive tempo para fazer o procedimento de os retirar para uma maternidade e os começar a alimentar já tinham "desaparecido", provavelmente o macho os comeu ou a fêmea, ou o resto dos peixes, sei la...

 

Agora quero estar totalmente preparado para a próxima postura, e espero que corra tudo bem!

 

Sabes de quanto em quanto tempo é que normalmente ocorre uma postura?

 

Varia de casal para casal mas nesta altura, já deves ter tido a segunda postura... Por norma, demoram cerca de semana e pouco a fazer nova postura...

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Se queres estar 'preparado' sugiro que prepares já a maternidade, equipamento e artêmia por eclodir.

tens um aqua pequeno? se tiveres ótimo se não terás de colocar a maternidade dentro do aqua ou caso seja de mochila melhor.

se for no inicio do fotoperíodo ótimo, dá umas horas e quando deixares de ver o macho a rosar-se podes coloca-los na maternidade com a ajuda de uma pipeta ou se for numa folha melhor, é só cortar.

eu aconselho com um aqua a parte, com um filtrosinho de esponja (baratinho) e uma maternidade mochila.

 

1 lampada de presença para quando a luz esta desligada, pois com a luz apagada o stress dos pais aumenta e acabam por comer os ovos ou algum peixe tomara a postura de assalto.

 

As posturas costumam acontecer no final do foto período, por isso aconselho-te a deixar os ovos uma noite com os pais (com luz de presença) para teres a certeza que estes estão todos/quase todos fecundados, e na manha seguinte passa-os para a maternidade.

 

2/3 dias depois eclodem, começas a ver rabinhos a abanar, podes começar a eclodir artêmia para lhes dar de comer, demora dois dias a eclodir mas os alevins entretanto comerão o saco vitelino.

 

entretanto é tpa's de 10% todos os dias e depois também comida 4x ao dia.

 

 

Boa sorte

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.