Dúvidas


tomas.santos

Recommended Posts

Olá a todos os amantes de camarões!

 

Como é normal em todos os shrimpkeepers, chega sempre a altura de ter dúvidas!

 

Vou comecar então :P

 

Fiquei deslumbrado quando vi pela primeira vez fotos de tibee's, disse logo que era aquilo que eu queria.. Agora pergunto, como chegar lá? Tigers? CBS? CRS? Bee?

 

Andei a pesquisar em vários sitios e não consigo obter uma resposta minimamente satisfatória e gostaria que aqui o pessoal mais experiente me conseguisse ajudar, visto estar com ideias de avancar com um projecto para tentar a minha sorte..

 

Agora mais duas, king kong's e pandas, como lá chegar?

 

Sei que tudo passa por experiencias e consciencia daquilo que se faz, com certeza será o que vou fazer, mas aquilo que tento procurar é uma base por onde me possa guiar/comecar a aventurar nesta parte dos camarões..

 

Cumprimentos,

Tomás Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tomás

 

provavelmente ainda ninguem te respondeu,porque se tu tens zero de experiencia com camaroes,quereres começar logo com esses...

iria ser de certeza uma muito má experiencia para ti.

 

se queres começar a ganhar experiencia com camaroes,tens que ir com calma.

nao digo para começaares com neocaridina heteropoda var. red porque com esses acho que ninguem ganha experiencia,mas podes começar com por exemplo,uns crs de grade baixa (grade C ou B).

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tomás

 

provavelmente ainda ninguem te respondeu,porque se tu tens zero de experiencia com camaroes,quereres começar logo com esses...

iria ser de certeza uma muito má experiencia para ti.

 

se queres começar a ganhar experiencia com camaroes,tens que ir com calma.

nao digo para começaares com neocaridina heteropoda var. red porque com esses acho que ninguem ganha experiencia,mas podes começar com por exemplo,uns crs de grade baixa (grade C ou B).

boas,

Neste momento tenho bastantes camaroes na minha shrimproom, manutencao e reproducao, algumas grades altas, outras nem por isso, a experiencia acho que e uma coisa que se ganha sempre, nao é a questao de ter CRS em ves de reds ou wilds, ate com a experiencia que eu quero fazer se ganha conhecimento.

Nao me interpretes mal quando digo isto, apenas estou a tentar dizer/mostrar que essa experiencia que tu falas, nao e bem assim.. Provavelmente seguiste essa ideia de eu nao me mostrar tanto no forum e ser um desconhecido por aqui, o que é bastante compreensivel.

Esta é uma experiencia que vou tentar que siga em frente e que de frutos.

Cumprimentos,

Tomás Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

tibees é um cruzamento de tiger x bee shrimps ( crystal ) ... acho que é isto.

 

king kong e panda, fazem parte do "chamado" gene taiwan. que sao caridina cantonensis ( crystal red e crystal black ).

essa linha de genes taiwan é que da origem aos kk, panda, extreme kk, red wine, red ruby, blue bolt, ...

 

taiwan é um gene especifico, nao é um apuramento dentro da especie crs ou cbs. podes arranjar crs ou cbs com o gene taiwan ou os taiwan propriamente ditos.

 

acho que nao disse nenhum disparate ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

tal como o demanuel disse e bem, acho que espécies como tibee's e taiwan's não são as espécies mais indicadas para quem começa. Além de serem bastante caros, são camarões muito sensiveis e qualquer "erro de novato" pode deitar tudo a perder. Vai subindo na qualidade dos camarões conforme vas ganhando experinecia.

 

Como obter os tibee's e taiwan?

 

Os taiwan penso que a unica forma de teres é arranjares camarões já com o gene, por exemplo tens os CRS/CBS f1 pois são cruzamentos entre CRS e taiwan, onde poderá sempre ir saindo alguns taiwan. Mesmo assim são camarões que necessitam de alguns cuidados.

 

Quanto aos tibee's penso que será um pouco mais simples, mas até chegares aos tibee's que se costuma ver ai em fotos tens de andar um pouco, pois tens de ir apurando a qualidade do camarão.

 

isto é a ideia que tenho.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

a experiencia adquire-se.

 

eu nao tinha esperiencia de sulawesis á uns anpos atras e agora mantenho 4 especies. tive alguns azares pelo caminho ? pois tive.

mas foram esses azares que me deram experiencia.

na altura nimguem tinha experiencia com sulawesis. e ainda hoje sao poucos os que tiveram ...

 

taiwan sao caros, camaroes com o gene sao mais acessiveis, mas da trabalho e leva tempo ate chegares a um bom camarao.

 

tudo depende do que estas disposto a investir. tendo atençao que com os taiwan nao há margem para erro. os parametros têm de ser perfeitos. aqua bem ciclado, boa filtragem, ph bastante acido, etc, etc. e so depois de tudo estar no ponto certo é que procuras os taiwan.

 

nao crias taiwan nos mesmo parametros dos crystal ... nem com a mesma facilidade.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais