Nova bateria de camarões


Rio

Recommended Posts

Venho apresentar o meu novo projeto

 

Depois de muitas pesquisas e troca de ideias com algumas pessoas decidi montar a minha nova bateria…


Vai ser em madeira e ferro e vai levar 14 aquários

8 aquários de 35x40x24

6 aquários de 22x30x24

 

A filtragem será com 3 sumps

4 aquários de 35x40x24 – 1 sump

4 aquários de 35x40x24 – 1 sump

6 aquários de 22x30x24 – 1 sump

 

A iluminação será em Led

A foto de como vai ficar o móvel

Movel13_zps89411f3f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A isto é k se chama começar o dia com uma boa notícia!!!

Fico muito satisfeito por saber dessa novidade!

Se precisares de um par de mãos avisa porque tenho muito gosto em ajudar no que puder.

Votos de sucesso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A montagem esta prevista ser este fim de semana e espero conseguir fazer tudo no fim de semana apesar de achar que vai ser complicado,

por isso Paulo se precisar de ajuda já sabes a quem vou ligar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

em princípio vou buscar as madeiras hoje, sinceramente não sei que tipo de madeira é só sei que é madeira usada nos alpendres e cercas, madeira tratada para o exterior

fica mais um desenho do projeto já com os aquários, mais logo meto o esquema das tubagens.

Movel14_zps0539d8a6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conta comigo! Estou de folga nos dois dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pondera bem a altura na parte de cima de cada aquário.
Espaço para as mãos faz sempre falta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar 10cm de espaço, na outra bateria que tenho na sala o espaço é de 9cm, aquele bateria que viste na minha arrecadação eu acho que tenho menos de 10cm...não vou dizer que não é apertado mas para mim dá perfeitamente e não gosto de moveis muito altos...este móvel vai ter por volta de 1.55cm.

 

mas sou da tua opinião que é preciso de espaço para as mãos :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for 15,5cm, não me parece nada mal! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo os 1.55cm que referi é a altura do móvel :smile2: pq espaço para mexer nos aquários é de 10cm

 

como prometido deixo aqui o esquema da tubagem

Movel15_zpsb12086f4.jpg

 

o que acham? Opiniões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mauro, excelente projecto como já era esperado!

 

Tenho 1 questão, tens um sistema cujos dejectos produzidos são tão pequenos (restos de comida, plantas, dejectos etc) e um sistema de esgoto muito "horizontal". Estas a contar com a limpeza do sistema de esgoto? Parece-me que tens de adicionar uma inclinação ou terás grandes acumulações de matéria orgânica no esgoto.

 

E a sump? Podes falar dela? Quantos compartimentos de filtragem, e quais, estás a pensar usar?

 

Cmpts,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente nem pensei nisso :rolleyes:

 

com esta é que me puseste a pensar, vamos ver se tenho argumentos :smile2:

 

ACHO que não vou ter problemas porque a captação da água será na coluna da água logo restos de comida não vão para o tubo, o maximo que pode acontecer é as folhas de algumas plantas mas mesmo assim eu vou ter uma rede em metal a fazer a filtragem.

 

Relação a sump, vai ser o mais básico possível...ainda não pensei nisso

Editado por Rio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

um projeto em grande. Parace mais um excelente projeto. Só não sou muito apologista da madeira, mas mesmo assim parece que vai ficar muito boa essa bateria. Boa sorte.

 

Cumprimentos

Emanuel

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mauro,

 

Já equacionaste a ideia das boias ligadas em série para prevenção de inundações se houver um entupimento na saída/esgoto?

 

É um ponto muito importante a ver, ou isso, ou o reservatório da bomba de reposição não pode ser muito grande para fazer transbordar qualquer um dos aquas q entupa.

 

Boa sorte com isso,

 

Abraço

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Stevens, obrigado pelo comentário e relação em optar por madeira é por tem um gosto diferente do teu :smile2:, eu gosto muito de trabalhos em madeira.

 

Ricardo, sim estou a pensar nisso, no desenho não esta mas é uma das coisas que vou fazer, tb vou meter um repositor automático de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noticias :thumbup3:

Se precisares de ajuda na montagem podes contar comigo, só a possibilidade de poder dar uma espreita na bateria antiga vale a viagem :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Excelente projecto RIO.

Explica-me só uma coisa que não se percebe bem os três aquas em baixo do lado esquerdo a água sai para que Sump?

deverias ter 4 sumps em vez de 3? sendo assim vais sobrecarregar mais uma sump que as outras certo?

ahhhh...... já me esquecia, não te esqueças de ir detalhando tudo com fotos passo a passo como já nos foste habituando.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancaman, para veres a outra bateria basta combinarmos um dia :)

 

Paulo Conceição, os 6 aquários em baixo vão todos ligar a sump mais a direita, eu depois faço um print screen do móvel na diagonal e depois tu ves

 

Já tenho o móvel montado não ficou muito diferente do projeto :dance:

ficam aqui umas fotos da montagem

movel1_zpsa4f5675a.jpg

 

movel3_zps807a028c.jpg

 

movel4_zps10fea090.jpg

 

movel5_zps92c43e43.jpg

 

movel6_zps473ac657.jpg

 

movel7_zps07b8ca4b.jpg

 

movel8_zps95c88f1c.jpg

 

movel9_zps8ab39398.jpg

 

movel11_zpsbd3bc7dc.jpg

 

movel10_zps74f55787.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rio seria pedir muito nem que seja por Mp a grossura das Madeiras e Metais utilizados e fotos ou maquete de como fizeste passo a passo?

Obrigado.

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mauro,

 

Muito bom projeto, irei estar atento a este tópico.

 

relativamente à madeira, como já tinha colocado a questão, as madeiras não me parecem tratadas, de certeza que têm o tratamento? (os colaboradores das lojas às vezes dizem uma coisa e depois não bate certo)

Vais deixar as madeiras à vista ou vais cobrir com algum pvc/madeira ?

 

que led's vais usar ?

 

que bombas de retorno vais colocar ?

 

Desculpa-me a pergunta, mas o tubo de saída de água dos aquas está no meio dos aquas ?

 

De resto só falta a bicharada ! e claro mais fotos =)

 

 

Abraço

Diogo Seguro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

espessura das madeira:

Postes: 67mmx44mm

Traves: 35mmx20mm

os ferros são barras de ferro roscado de 10mm

 

eu agora não ando com muito tempo mas depois meto mais fotos

 

Diogo, a bomba que vou usar é a EHEIM COMPACT 1000, sinceramente não sei se a madeira esta tratada ou não (mas não estou muito preocupado :rolleyes:) vou pintar com tinta de madeiras para exterior

Os Led ainda não sei, estou a ponderar comprar iguais aos que tenho na outra bateria (estou bastante satisfeitos com eles) ou então fazer umas calhas com led da Cree.

sim os tubos estão no meio do aquário mas já o projeto sofreu algumas alterações e os tubos vão sair na mesma por baixo mas vão ficar junto ao canto direito devido a uns testes que vou fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais