Back to Otemanu - Fevereiro de 2013


Francisco Matos

Recommended Posts

Boas ...

 

Estou a montar um novo layout... inspirado num dos meus primeiro layouts.

 

IK6A1811_zpsf4757247.jpg

 

[Actualização] Plantado em 28.02.2013

 

IK6A1892_zps47b6b0c8.jpg

 

Mandem as vossas opiniões.

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sr Francisco .

 

Para mim está bonito esse layout ,eu não mexia em nada, tendo a rocha central como um ponto principal e as outras como secundarias.

 

Tem tudo para nos proporcionar mais uma bela montagem.

 

A rocha é seiryu stone e um 60P?

 

 

Cump.

 

 

César

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco....voto contra!!!!!!! ;)

Essa pedra central a meio do aquario não me convence! As rochas são brutais as restantes pedras estão soberbas, a dar uma impressão de uma baía, agora essa pedra ao meio...n me convence mesmo nada.

Apenas uma opinião...sujeita a contraditório :)

E flora? qual?

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu colocava um tapete à frente, plantas pequenas entre as rochas da frente e o rochedo central e nada de plantas compridas por trás, talvez uns musgos a subir o rochedo...e muita água :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite...

 

Obrigado pelos comentários e sugestões.

 

Boas Sr Francisco .

 

Para mim está bonito esse layout ,eu não mexia em nada, tendo a rocha central como um ponto principal e as outras como secundarias.

 

Tem tudo para nos proporcionar mais uma bela montagem.

 

A rocha é seiryu stone e um 60P?

 

 

Cump.

 

 

César

 

César,

Antes de mais, não me trate por Sr. faz-me sentir velho :cool2:

 

A rocha usada é, de facto, seiryu stone e o aquário é, como reconheceste, o 60P.

 

Vamos ver o que sai desta montagem.

 

 

Muito bom !

Onde arranjou essas pedras? abraço.

 

Fábio,

Algumas desta pedras já as tinha á mais de 4 anos. Outras e a pedra central comprei na Aquaeden. Normalmente, quando encontro uma pedra que goste compro, pois mais cedo ou mais tarde acabo por usar.

 

 

Francisco....voto contra!!!!!!! ;)

Essa pedra central a meio do aquario não me convence! As rochas são brutais as restantes pedras estão soberbas, a dar uma impressão de uma baía, agora essa pedra ao meio...n me convence mesmo nada.

Apenas uma opinião...sujeita a contraditório :)

E flora? qual?

 

Abraços

 

Ptuga,

Porque é que a pedra central não te convence?

 

Vou tentar explicar a minha ideia.

 

Normalmente quando monto um novo layout, vou experimentando os diversos materiais até a solução final me agradar à vista. Quando fico satisfeito, olho para o layout e tenho que encontrar sempre um ponto em que a minha vista "descanse". Curiosamente, ou não, este pontos tendem a seguir a regra dos 2/3, mas não procuro a regra ... acho que ela aparece naturalmente.

 

Este caso é diferente.

 

A ideia deste layout resultou de uma das mais fantásticas viagens que já fiz. Fiquei num hotel em frente do Monte Otemanu - Daí o nome "Back to Otemanu".

 

Fica aqui uma foto do monte tirada por mim.

 

LuadeMel307_zps5a127b5d.jpg

 

De facto, foi o que me serviu de inspiração.

 

De qualquer modo, a interpretação de um layout acaba também por ser algo pessoal e depende da forma como olhamos.

 

Vou tentar demonstrar a forma como eu olho para este layout

 

Slide1_zps1dcd7d26.jpg

 

Na primeira imagem em cima, vejo que a pedra que não te convence está exactamente no meio do aquário, ou seja, algo que se deve evitar.

 

Na segunda imagem em cima, vejo a regra dos 2/3. A linha mais vermelha é a linha que tipicamente os associamos ao ponto focal porque lêem da esquerda para a direita. Repara que, quem lê da direita para a esquerda, associa o ponto focal à linha mais alaranjada - isto é muito discutido nos bonsais.

 

Neste layout, a linha vermelha passa na "baía" principal onde está um pedra a dar ênfase (vamos a ver se não desaparece com as plantas).

 

A forma como eu vejo o layout, onde a pedra principal tem um papel fundamental, é na imagem de baixo. Quando olho, vejo um triângulo e o meu olhar é empurrado ao longo da curva vermelha para "descansar" no ponto dos 2/3.

 

Espero que tenho conseguido explicar a forma como leio este layout. No entanto, como disse, é uma leitura pessoal que não tem que ser necessariamente igual à tua.

 

De qualquer modo, espero que as plantas não estraguem tudo...

 

Eu colocava um tapete à frente, plantas pequenas entre as rochas da frente e o rochedo central e nada de plantas compridas por trás, talvez uns musgos a subir o rochedo...e muita água :P

 

Brancaman,

 

Em cheio.

 

Queria usar utricularia para tapete, mas não consegui arranjar, pelo menos durante as próximas duas semanas. Desta forma, vou usar com planta de tapete a conhecida Hemianthus cuba "HC". No entanto, para quebrar a monotonia da HC vou colocar alguns apontamentos de Marsileia.

 

As pedras vão ter apontamentos de riccardia e, não vou colocar plantas de caule atrás.... só água.

 

Entretanto, duas das pedras traziam um musgo agarrado que só vi com a água. Não faço ideia qual será, mas depois coloco uma macro foto para ver se me ajudam a identificar e se será sequer um musgo aquático.

 

Obrigado por me aturarem.

 

Um abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Ptuga, o calhau ao meio não me convence...E ainda me convence menos o facto de ser tão japonico...
Se adicionares aí uns troncos e te afastares do diabo da cruz da japonizice gostarei de ver=P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Ptuga, o calhau ao meio não me convence...E ainda me convence menos o facto de ser tão japonico...

Se adicionares aí uns troncos e te afastares do diabo da cruz da japonizice gostarei de ver=P

Bom dia gervas,

 

Japónico? Porquê Japónico?

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco a mim não me convence pq....

 

 

A forma como eu vejo o layout, onde a pedra principal tem um papel fundamental, é na imagem de baixo. Quando olho, vejo um triângulo e o meu olhar é empurrado ao longo da curva vermelha para "descansar" no ponto dos 2/3

 

... não csg ver aquilo que descreves acima. O meu olhar fica preso ao centro e dp naturalmente não tem nenhuma tendência para seguir,principalmente qd a foto é tirada ao perto como é o caso da inicial. com a foto mais afastada essa tendencia esbate-se um pouco e na volta sou eu que estou um pouco agarrado à matemática. ;) Partilho da tua opinião que a pedra principal é a fudamental e ela é "o layout", simplesmente para mim ficaria melhor como "cateto oposto" do triangulo retangulo e não necessariamente no ponto focal.

Obviamente que a flora vai ter ai um papel determinante e provavelmente vai conseguir aquilo que neste momento não csg ver ...e sentir.(opinião pessoal).

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Francisco .

 


A seiryu stone é umas das minha pedras de eleição, mas fiquei um bocado apreensivo quanto vi um teste com acido clorídrico mais conhecido por acido muriático no you tube que ela fez reação .

 


Nunca fiz esse dito teste até porque não tenho esta rocha, mas é uma pedra que
certamente devo de adquirir devido á sua beleza.

 

A minha questão é se altera alguns parâmetros da agua?

 


PS: Gostei particularmente da explicação meticulosa do porquê a pedra no centro do aquário, e da bonita foto do Monte Otemanu .

Quanto á colocação de troncos neste layout acho que não é apropriado.

 

 



Editado por coriolis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coriolis, a "Serious Stone" é Dolomite, um tipo de calcario rico em magnesio...Queres que te diga mais? looool Comprar pedras por um nome japonês sem saber a sua composição é pessima ideia, mas como é da moda, muita gente cai na esparrela...E o pior é que a ADA cultiva esta ignorancia da identificação das ditas pedras por si comercializadas, negando-se a identificar cientificamente que tipo de pedras são. Existiram há uns anos uns topicos acerca das pedras da ADA na Aquaticplantcentral que foram rapidamente sabotados por alguns moderadores, outros sites também tiveram topicos semelhantes, em que pessoal supostamente ligado á ADA fizeram os moderadores fechar os topicos para evitar que se chegassem a grandes conclusões acerca dos seus productos. Seja como for, chegou-se á conclusão que a "Serious" é dolomite, um calcário.
Como deves saber, calcarios em aquario, triste ideia...
Mesmo o site da ADA, não dizendo que pedras são, dizem que as "serious" stones, "podem" alterar os parametros da tua agua.

Mantem-se no entant ainda o misterio acerca das Dragon e Manten, mas existem suspeitas. Pena não haver geologos por cá...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquecendo a tematica das pedras, gosto muito da formatação das pedras. Fiquei com curiosidade de ver isso com flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco,

 

Tudo bem?

Estou a ver que andamos meio sincronizados... Logo veras porquê ;)

 

Quanto ao layout, apesar das teorias que li... Esta excelente... Avança.

Qt á Cuba é uma excelente escolha mas eu ando apaixonado por outra de tapete :)

 

Tira umas fotos em diversas alturas da montagem para o pessoal apreciar.

 

Um abraço

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sr Gervas .

 

Como pode verificar no meu post eu coloquei uma pergunta á cerca da Serious Stone e tenho todo o gosto em saber mais sobre a rocha.

 

Se me poder falcultar essa informação que pelo que li no seu post tem,

 

Coriolis, a "Serious Stone" é Dolomite, um tipo de calcario rico em magnesio...Queres que te diga mais?

 

tenho todo gosto em ler essa informação e sobre tudo partilhar essa informação com todos os membros deste fórum.


Este fórum como todos os outros estamos aqui para trocar experiências sobre um hobbie que temos em comum e não para críticas destrutivas quando se pergunta alguma coisa, sobre tudo quando se fala em material Japonês.

 

 

cump.

Editado por coriolis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nada tenho contra o material japonês. Acho que têm material de topo, não nego, e sou avido consumidor de electronica niponica entre outras coisas. No entanto tenho um enorme problema com as politicas da ADA no que respeita aos segredinhos deles, compreendo a mercantilisação que fazem ao conhecimento, mas num mundo moderno, não só não pega, como fica mal. Seja pela questão das pedras, seja pela excessiva secretividade do Amano em não revelar as origens das plantas que usa, algo que me deixa fora do serio, visto que este ignorante está a represar o avanço cientifico ao não partilhar a localização original dos seus exemplares, falamos neste caso das varias especies de plantas a que ele dá o nome, e como estatuto cientifico é uma enorme incognita. E exemplos existem vários, dos quais o mais paradigmático é a questão da "Hemianthus micranthemoides" "amano", que até ao momento é já sabido que não é sequer uma Hemianthus, mas cuja identificação está por enquanto em hiato pela falta de informação suficiente. Este tipo de atitudes não são de gente de bem, e muito menos de gente que goste do desenvolvimento cientifico. É nojento sim senhor. E olha que é dos poucos que fazem isso no mundo actual, Kasselmann, Heiko Bleher, Holger Windeløv e tantos outros, todos fizeram colheitas in situ de especimens vegetais, e que mais tarde venderam de uma forma ou de outra, mas todos rapidamente colaboraram com cientistas e botanicos a nivel mundial para que fossem estudadas muitas das plantas. Quantas plantas foram identificadas por estes senhores, ou têm alusões ao seu nome como homenagem? Quantas plantas foram descritas com a ajuda do Amano? A conta fica muito mais pequena. Por isso se me perguntas se tenho um problema com a ADA? Sim tenho, não tolero segredos como eles fazem...

Outra coisa que não te vou negar, não vejo com bons olhos os aquarios tipicamente japonicos que se reproduzem como coelhos por nosso territorio, mas isto é mais uma questão de gosto que outra coisa.

Quanto a critica destructiva, não fiz em parte alguma, muito menos fui menos delicado. Se feri susceptibilidades, pois peço desculpa, mas não sou grande adepto de pequenas mentiras só para parecer bem. Se está bom, elogio, se não está, não esperes que venha mentir, não sou capaz de ser politicamente correcto, se calhar sou demasiado frontal, mas é um defeito meu. Agora que tenha feito critica destructiva...Duvido. Se eu quisesse ter feito algo do genero, acredita, terias visto e percebido sem estar a sobreanalisar.

Afinal de contas, o poster original não disse mentira nenhuma, nem parvoice nenhuma, muito menos quis parecer saber de coisas que não sabe, até ao momento, pelo que não me mereceu até ao momento as minhas respostas mais acidas. Apenas comentei acerca da sua escolha de estilo, que para mim, não é a mais original, somente isso, mas lá está gostos são gostos, e japonesice aquariofilica, não é o meu prato favorito.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite a todos,

 

Desculpem mas apenas agora consegui vir ao tópico.

 

Caro Gervas,

 

Não entendo a confusão que vai na sua cabeça.

(i) Foi o Gervas o primeiro a falar de marcas neste tópico. Não percebo porquê.

(ii) A Seiryu Stone e a Dragon Stone não são comercializadas pelas ADA. Não percebo a referência. Pode ser porque a ADA comercializa uma pedra semelhante à Seiryu Stone?

(iii) As pedras comercializadas pela ADA não são fabricadas pela ADA.

(iv) Já usou Seiryu Stone ou está a falar apenas do que leu? Eu uso Seiryu Stone desde 2008 e nunca tive problemas.

 

 

Boas
Francisco .

 


A seiryu stone é umas das minha pedras de eleição, mas fiquei um bocado apreensivo quanto vi um teste com acido clorídrico mais conhecido por acido muriático no you tube que ela fez reação .

 


Nunca fiz esse dito teste até porque não tenho esta rocha, mas é uma pedra que
certamente devo de adquirir devido á sua beleza.

 

A minha questão é se altera alguns parâmetros da agua?

 


PS: Gostei particularmente da explicação meticulosa do porquê a pedra no centro do aquário, e da bonita foto do Monte Otemanu .

Quanto á colocação de troncos neste layout acho que não é apropriado.

 

 



 

César,

 

A primeira vez que usei Seiryu Stone foi em 2008. Comprei ácido muriático para testar algumas areias e também usei na seiryu stone. É, de facto, uma pedra de base calcária.

 

Agora, pela minha experiência, isso tem um efeito residual nos aquários que montei. Se usares esta pedra é provável que as durezas do aquário subam um pouco. No meu caso, falo de 1 a 2 graus alemães. No meu caso é óptimo pois tenho, normalmente um Kh e um Gh, próximo de 0 e ao usar esta pedra vou melhorar as condições do meu aquário.

 

Por outro lado, a HC é uma planta de tapete que aceita bem durezas mais elevadas, pelo que acho que no meio aquário vai resultar bem. Espero eu!

 

Mas isto é conversa. Deixo-te a evolução de uma aquário com as mesmas dimensões que montei em 2008 com Seiryu Stone (O Otemanu Original)

Slide1_zpsa5b8339f.jpg

 

Depois fartei-me da Glosso e usei HC...

 

Fevereirode2009_zpsa502d0fe.jpg

 

Não me lembro de ter tido Cuba como tive neste aquário.

 

Deste modo, não entendo alguns dos comentários.

 

 

Esquecendo a tematica das pedras, gosto muito da formatação das pedras. Fiquei com curiosidade de ver isso com flora.

 

Alvarenga,

Obrigado pelos comentários. Prometo que amanhã coloco as fotografias do aquário montado.

 

 

Francisco,

Tudo bem?
Estou a ver que andamos meio sincronizados... Logo veras porquê ;)

Quanto ao layout, apesar das teorias que li... Esta excelente... Avança.
Qt á Cuba é uma excelente escolha mas eu ando apaixonado por outra de tapete :)

Tira umas fotos em diversas alturas da montagem para o pessoal apreciar.

Um abraço
Pedro.

 

Pedro,

Estou óptimo. Espero que também estejas bem.

 

Agora fiquei curioso. Estou ansioso de ver o que vai sair daí. Quase que aposto qual é a planta de tapete... :)

 

Tens que me dar umas dicas de como fazer aqueles vídeos magníficos.

 

Amanhã coloco fotos da montagem.

 

Um grande abraço,

Francisco

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que o mito da Seiyru Stone já tinha acabado há muito tempo com a prova que tem sido dada sistematicamente de aquários de uma saude exuberante que são mmantidos por muita gente.

A pedra, de facto, não altera radicalmente os parâmetros da água. Eu já a tive antes e tenho-a neste momento no meu de 1,20 cm e parece-me que saude às plantas é coisa que não falta.

Reparem que não me dei sequer ao trabalho de tentar verificar o impacto (por mais pequeno que tenha) nas durezas, mas isso foi porque simplesmente dos poucos testes que faço à água não notar nada de anormal ou problemático.

 

A Seiyru Stone é, inclusivamente, tida como um excelente par para plantas como a Cuba, que será provavelmente a planta de tapete mais dificil de manter (digo manter, não crescer... é diferente!).

 

Tens que me dar umas dicas de como fazer aqueles vídeos magníficos.

 

Não me parece que precises :)

O computador faz (quase) tudo ;)

Mas estou sempre disposto a ajudar.

 

(iii) As pedras comercializadas pela ADA não são fabricadas pela ADA.

 

Oopss... então o Sr. Amano não "fabrica" as pedras? ... Lá se vai outro mito... :confused4:

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco,

 

Não tens receio que este aquário que estás a montar fique muito parecido com esse das fotos? (com o crescimento das plantas)... a pedra central até é muito parecida...

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco,

 

Não tens receio que este aquário que estás a montar fique muito parecido com esse das fotos? (com o crescimento das plantas)... a pedra central até é muito parecida...

 

Pedro.

 

Pedro,

 

O aquário das fotos foi montado por mim em 2008. Lembro-me que foi o primeiro aquário que postei no fórum, mas entretanto o tópico perdeu-se com a remodelação do fórum.

 

Assim, este aquário é mesmo um regresso ... a pedido da minha mulher.

 

Esse aquário falhou do meu ponto de vista porque, a glosso cresceu em altura e a, como referes muito bem, consegui crescer a Cuba, mas não a consegui manter tendo tapado completamente o Layout.

 

O meu objectivo neste aquário é manter a cuba por forma a manter os detalhes das pedras. Preciso de muita tesoura...

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

No dia 28 de Fevereiro à noite montei o aquário.

 

Aqui ficam as prometidas fotos, tiradas hoje de manhã.

 

IK6A1892_zps47b6b0c8.jpg

 

 

IK6A1896_zps71f29e06.jpg

 

 

IK6A1901_zps24a4c8d2.jpg

 

IK6A1902_zps10546186.jpg

 

IK6A1906_zps369d126d.jpg

 

Esta planta está escondida Ludwigia inclinara "Curly" Tornado. Quero ver se a consigo fazer crescer.

 

IK6A1909_zps0e1e3525.jpg

 

Alguém se sabe dizer o que é isto? Era um musgo que vinha com a pedra, mas não me parece que seja aquático.

 

IK6A1904_zpsc4884132.jpg

 

 

Obrigado por verem.

 

Bom fim de semana para todos

Francisco

Editado por Francisco Matos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pedra central tem uns pormenores espectaculares. Vai ficar aí uma verdura muito boa em volta dela.

Gostei do hardscape e gostei da montagem.

Esse musgo é fissidens (obviamente que falo dos tufos que colocaste)

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....................................................................................................................................... :drool3:

Boas estou sem palavras................................

Está muito bonito, não, bonito é pouco está fenomenal, e só com muito pouco de plantas e já assim está fantástico, imagino como estará daqui a uns dois meses.

bangcabecadura ai ai Paulo porque não tens jeito para fazeres coisas destas..........

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco, agora sim com agua :thumbup3:

 

Não conhecia essa planta nova, tem um ar despenteado :bleh: muito engraçado.

A ver se isso pega e cresce :tongue: .

 

Força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais