• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Sign in to follow this  
Ricardo Paula

Meu novo Nano

Recommended Posts

Amigos,

Finalmente vou montar o meu novo nano salgado.

O Aquário não é nada de mais, é um Resun DMS 500-PLL, pois o orçamento nao permite esticar-me muito....

Setup:

Aquário: Resun Dms 500-Pl
Medidas: 50X45X56

Bomba: Resun Sp 980L/h
Escumador: Resun Sk-300 ( a substituir por um TMC V2 Skim 200)
Termostato: Jagger 100Wts
Iluminação: 2 Lampadas Pl de 36W,1 azul e 1 branca, mais 8 Leds azuis.
Refrigeração 2 ventoinhas de 1.2Wts
Rocha: cerca de10kg ( Fiji)
Areão: 12 Kilos de areia de coral fino.

Edited by Ricardo Paula

Amigos,

Hoje iniciei a montagem, aproveitei 70 litros de outro nano e juntei o resto.

Geral

dscf0861k.jpg

Cryptocentrus cinctus

dscf0864ld.jpg

Amanha chega o escumador TMC V2 500 aconcelhado pelo Membro João Judicios que desde já agradeço :thumbup3: e na 2ªf uma Tunze 6025 para substituir as actuais que tenho.

Opiniões e criticas serão bem vindas.

boas ricardo, que pretendes manter neste nano?

cmpts

Boas amigo,

Sempre às ordens. Outra coisa que alterei na altura foi a bomba de retorno, creio para uma eheim 2000+, para de certa forma evitar bombas excessivas na frente do aquário.

Os meus dois cêntimos, e se me permites a critica, acho que tens muita rocha no aquário, o que te irá dificultar na circulação de água. Eu baixava um pouco mais o layout, e/ou retirava rocha.

NA parte traseira de filtração o que usas-te ?

Abraço,

João Judicibus

Um Resun DMS 500-PLL

E igual ao meu nano ja o tenho quase a dois anos pra quem quer ter um salgado a baixo custo é 5 estrelas

e depois o material que tas a usar ja é muito bom para o manteres por uns anos!

Abraço

Amigo Rui,

Vou manter apenas um casal de ocelaris black, que chegou ontem, um "casal" Cryptocentrus cinctus e Alpheus Bellulus, e um ou dois camarões.

dscf0875zy.jpg

Amigo João, não só permito qualquer critica, como agradeço, só assim pudemos evitar erros e manter o aquário com as melhores condições para os habitantes.

Isso da bomba Eheim, nao é mal pensado :D em relação as rochas vou retirar algumas, estão so para ajudar a maturar mais depressa, na "sump" tenho carvão activado e siporax.

Amigo Ntrocado, acho que para iniciar é 5* o aquário, o que me vai dar alguma expriência para daqui a um ano avançar para uma coisa melhor :)

Edited by Ricardo Paula

Boas,

Tens fotos do geral já com os Ocellaris?

:naughty:

Cumps.

Em principio só um ou dois Lysmata Debelius, e um casal de Bengais.

Também estive a pensar em arranjar um aquário desses mas na altura o feedback que me deram não foi dos melhores por isso decidi comprar todo em separado, ainda estou à espera de coisas... O teu parece estar bem encaminhado.

Boa continuação.

Cumps.

Boas,

Gosto dos Ocellaris.. :)

Em relação ao Siporax..... bom, é uma grande massa filtrante quando bem usada. SE começar a entupir, acaba como todas as outras.. em vez de ajudar desajuda.

O Siporax é bem usado em Sumps, que têm filtração mecânica na queda de água ( exemplo, saco de filtração ), e assim diminui-se os detritos que iriam entupir os poros das cerâmicas.

Atenção, não estou a dizer que não presta ou que faz mal, nada disso, apenas alerto para o facto de para essa litragem, quanto menos variantes tiveres para as coisas desviarem do caminho certo, melhor. Até hoje se consegue manter Picos até 5 litros com apenas rocha viva e mudas de água, e segundo o que dizes, a ideia é ter poucos peixes, logo, pouca carga, logo, Rocha, mudas e escumador, servem perfeitamente.

De resto, vai mantendo actualizado com fotos. :thumbup3:

Abraço

Amigo Marco,

Também gostava do layout anterior, mas como estava a fazer pouca circulação entre as rochas, tive de optar por mudar o mesmo.

Geral:

dscf0949h.jpg

Em relação á iluminação passou de 2PL de 24W para 4x24W T5, para 90 litros acho que será suficiente para corais duros :D

dscf0951nr.jpg

Novo membro da equipa de Limpeza :)

dscf0950i.jpg

Edited by Ricardo Paula

Boas,

O novo layout tambem ficou bem.

Fizeste bastantes actualizações no equipamento. :thumbup3:

Cumps.

preferia o layout antigo, mas este tb está fixe ;)

Amigos,

Hoje fui comprar um casal de Bengais, o macho veio com a boca cheia de ovos, o vendedor disse que está assim á 5 dias.

Venho pedir a vossa preciosa ajuda, sobre quantos dias demora a incubação?
Como não tenho aquário para pôr os alevins, estou a pensar em comprar uma maternidade que vi, tipo cascata com uma bomba de ar o que faz com que a agua esteja sempre em movimento, será suficiente para eles se aguentarem?

dscf0953y.jpg

e o escumador sempre ficou o tmc v2skim 200?que tens a dizer dele?

Nop, comprei on TMC V2 500 biggrin.png' alt=':biggn:'>

Até a data tira porcaria que se farta.

eu comprei um tmc 400 mas ainda não o meti a funcionar..tem escumado bem?a bomba é rio tambem?

Nao faço ideia em relação a bomba, mas que escuma bem escuma , fazia um bocado de barulho mas desde que pus um silenciador passou a ser bastante silencioso :)

.dscf0868m.jpg

Edited by Ricardo Paula

Boas,

Na minha opinião isolava já o macho com um objecto do tipo ouriço, mas como não tenho experiência e falo apenas por ler em fóruns a informação, deixo-te o link de um membro que foi capaz de os reproduzir com sucesso.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=28429

Espero que o facto de deixar o link não ofenda ninguém ou infrinja alguma regra.

O aquário está muito fixe biggrin.png' alt=':biggn:'> boa sorte na reprodução.

Abraço,

Tiago

Boas

Muito interessante este projecto.

No futuro tambem tou a pensar fazer um nano, e este topico tem sido interessante para tirar ideias.

Boa sorte

Abraço

Sign in to follow this