Nano reef- iniciação em salgados.


Recommended Posts

Boas,

 

Sou mais um dos muitos que tem um sonho de ter um salgado. Como tal, e devido a ter aqui um aqua de 60 litros parado, uma calha 2x24W T5, e vontade de montar um nano reef, decidi dar inicio ao projecto, mas tenho tantasssss duvidasss :):):)

 

Vou deixar aqui o meu projecto:

 

Aqua 63 litros

 

Iluminação 2x24W T5, já encomendei as lampadas, 1 azul de 20.000k, e uma sylvania marinestar de 15.000k.

A 1º duvida, a sylvania marinestar de 15.000k está esgotado, e foi sugerido pelo vendedor (aquaeden) substituir esta por uma Blau Aquastar de 10.000k. Quais devo escolher??

 

2º vou utilizar 10kg de rocha viva,

 

Em relação ao escumador, tenho um em vista, em 2ª mão, NIAGARA 280, de mochila, por 40 euros.

http://www.tiendanimal.pt/filtro-mochil ... -5003.html

 

Andei a ver e encontrei alguns modelos tanto na aquaristic.net e na truckefishes. estou indeciso o que devo fazer/comprar.

 

Em relação á agua, vou buscar á zona de Viana do Castelo. Já sei que devo ir buscar fora da zona de rebentação, e fora de zona de barcos, e armazenar em garrafões com oxigenação com pedra difusora, esta água será para as TPA, de +/- 10%.

 

A reposição tem de ser com água "normal". Eu não tenho osmose, nem me apetecia para já comprar o sistema. Como devo efectuar as reposições, com agua engarrafada? chuva, filtrada para eliminar impurezas.

 

Aqui aparecem mais algumas duvidas, em relação á água do mar. Será que durante o transporte (+/- 1h de viagem) a agua não se estraga, por não ter oxigenação, e em relação ao transporte da rocha viva, verá em baldes, com agua do mar. Será prejudicial a rocha viva, durante o transporte ( +/- 20 a 30 minutos) ficar a uma temperatura abaixo dos 24/26 graus??

 

Em relação á bomba de circulação, será que a TUNZE 1800 litros/h é demasiado para um aquário de 60 litros, ou se será melhor uma koralia de 900 litros/H ou similar. Qual a potencia adequada.

 

Estas são as minhas primeiras duvidas, que dependem para a montagem.

 

Obrigado a todos pelo auxilio.

 

Filipe Caseiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, vou buscar rocha viva a uma pessoa em Barcelos, ainda não vi a rocha. Vou estes dias ver o estado dela. Senão compro na bicharada, sai é bem mais cara.

 

O que falei foi em relação ao transporte da mesma, levo agua do mar para a poder trazer em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Dando umas dicas...

 

Iluminação.. depende da cor que queres dar no aquário... a actinica azul é essencial para a cor dos corais... depois a outra depende de que tipo de cor que queres dar ao aquário... eu prefiro um tom azulado... logo optava por uma de 150000K...

 

O escumador... esse é uma boa b*sta.. tenho um e serve de filtro para os de água doce, já que "escumar" é muito fraquito.

 

A rocha viva... podes usar uns 5/6Kg... não tenhas muitas preocupações a transportar isso... um baldito com água até pode estar à temperatura ambiente...

 

Água de reposição... ideal é mesmo osmose... nunca é água da chuva!!! Não sei a qualidade da água da torneira na tua zona, mas tenta ver os nitratos e fosfatos da água... caso acusem valores altos o ideal é a engarrafada (tentar usar uma com menos silicatos).

 

Bomba de circulação... isso por litros é complicado para recomendar... dimensões do aquário?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

´´Em relação á agua, vou buscar á zona de Viana do Castelo. Já sei que devo ir buscar fora da zona de rebentação, e fora de zona de barcos, e armazenar em garrafões com oxigenação com pedra difusora, esta água será para as TPA, de +/- 10%.``

 

- Não ha necessidade nenhuma armazenar com oxigenação com pedra difusora. Tens é que ter a água bem fechadinha num local de preferencia fresco e escuro. Guardo a minha na garagem e por lá fica. Dura à vontade 2/3 meses.

 

 

´´A reposição tem de ser com água "normal". Eu não tenho osmose, nem me apetecia para já comprar o sistema. Como devo efectuar as reposições, com agua engarrafada? chuva, filtrada para eliminar impurezas.´´

- Se não queres comprares osmose e dado que o aquário é de pouca litragem, podes sempre comprar água destilada ( jumbo, por exemplo a 0.90 eur/5litros) que te dá para uma semana. Evita água da torneira. Ou é muito purinha ou quase de certeza que vais ter notratos e fosfatos.

 

´´Aqui aparecem mais algumas duvidas, em relação á água do mar. Será que durante o transporte (+/- 1h de viagem) a agua não se estraga, por não ter oxigenação´´

 

- Claro que não. A água deve vir é bem fechadinha. Nada de oxigenação.

 

e em relação ao transporte da rocha viva, verá em baldes, com agua do mar. Será prejudicial a rocha viva, durante o transporte ( +/- 20 a 30 minutos) ficar a uma temperatura abaixo dos 24/26 graus??

- Já responderam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquario tem 60x30x35 = 63lts total brutos.

 

Optava por 2x korallia 900, ou então uma Aquael Reef Circulator 2600

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais