O meu primeiro aquario


pcbuguer

Recommended Posts

Olá Bons dias,

 

Este fim de semana fui ao jumbo e acabei por comprar um aquario:

 

Aquário Aquatlantis 60x30x40 54 litros
Filtro MiniBiobox 2 com aquecedor de 50 watts
Iluminação de 14 watts de origem

 

Fui a uma loja para comprar peixes e as outras coisas necessarias mas desaconselharam-me completamente a introduzir peixes. Vim aqui a este Forum, li algumas posts.

 

Desde já não comentem a estetica do aquario sffv :)

 

Actualmente só tem algumas plantas (não posso dizer quais são pq não sei), o fundo é areão do Rio.

 

Introduzi bacterias na agua, um producto a base de carvalho para baixar o PH, visto que estava a 7,5, e regulei a temperatura para 27 graus. O PH entretanto desceu para os 7.

 

Aquario:

 

20130225081520.jpg

 

Como comprei testes de Amonia e de PH tenho feito testes regulares, sendo que antes de ontem tinha valores de amonia na ordem dos 0,2, e ontem como podem ver pela imagem subiu para os 0.6, tendo sido acompanhado por um aumento de PH para 7,5.

20130225200022.jpg

 

 

Segundo o que vi por aqui e o que me lembro das minhas aulas de Biologia, penso que esteja neste momento a chegar ao pico de amonia, que depois irá baixar, e dai o PH estar também relativamente mais alto. Estarei correcto?

 

Tenho no entanto algumas questões:

 

- De quanto em quanto tempo devo meter bacterias? tenho um frasco cheio em que só usei 5 mililitros.

 

- Devo neste momento corrigir o PH ou esperar que o pico de amonia desça?

 

- Em breve vou ter que meter alguma agua, pois ao plantar as plantas, e por ai fora, como mexi um bocado no aquario, o nivel da agua está no marcador entre o maximo e o meio. Que agua devo meter?

 

- Disseram-me que devido a ter as plantas no aquario, não iria ser necessario fazer TPAs, porque se tiver o ecossistema bem, o produto final que se vai formar é o azoto, que irá ser consumido pelas plantas - isto é verdade?

 

- Se o assumido em cima não for correcta, de quanto em quanto tempo devo fazer o TPA? e a lavagem dos filtros?

 

- Por fim, ainda não tenho a minima ideia de que peixes heide comprar e quais são os melhores para introduzir de inicio. Algum conselho? Quantos peixes no maximo poderei ter neste aquario?

 

 

Desde já Muito obrigado pelo vosso suporte.

 

Cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas faz o teste de ph á agua da torneira para ficares a saber o valor.

Se a agua da torneira tiver um ph elevado tens que comprar peixes para esse ph, (eu não aconselho a andares a meter produtos para alterar o ph).

Se a agua da torneira tiver um ph mais baixo que o ph que tens no aquario é o areão ou alguma pedra que faz subir o ph.

As plantas ajudam o ecossistema mas deves de fazer as tpa´s uma vez por semana ou então de 15 em 15 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Billy,

 

Relativamente ao PH, 7,5 é o PH normal da agua, ele estava a 7 porque eu já tinha adicionado um liquido a base de carvalho para regular o PH.

 

Quanto ao TPA, aconcelhas que se use algum sifão ou qq coisa do genero?

 

A agua a meter, deve ser previamente tratada, adicionando bacterias produtos para o cloro, etc, ou apenas esperar 48 horas como já vi que algum pessoal faz aqui no forum?

 

Os filtros como é que os devo lavar? A Biobox trazia 4 filtros, um de argila, um que parecia la de vidro, um com carvão, e um com um produto azul que desconheço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

eu comprei 1 sifão no jumbo baratissimo que ajuda sempre...claro que podes sempre tirar ao "copo" mas demoras mais tempo tanto a tirar como a por a agua... a agua eu nao meto nada... faço 8 litros de 15 em 15 dias e apenas deixo a agua repousar durante as 48h... quanto aos filtros eu lavo os meus 15 em 15 dias, intercalados com os da agua, e lava sempre com agua vinda do aquario, nunca laves com agua "normal"... eu pelo menos faço assim :) mas tambem nao ando nisto á muito tempo ;)

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PCBugger,

 

Alterares o Ph não é muito aconselhável, vais ter muitas variações e isso é mau para os peixes.

Tenta ver peixes que aguentem o teu Ph, não é muito alto.

Em relação ás TPA aconselho-te 10% religiosamente todas as semanas com água colhida á 48h DESTAPADA.

O filtro de carvão podes já retirar, ele funciona somente durante um curto espaço de tempo e neste momento não precisas dele.

Podes lavar a lã de 15 em 15 dias em água do aquário que tiras-te das TPA´s e aconselho-te a comprares uma embalagem de lã e ires trocando 50% 1 vez por mês.

A embalagem ainda dá para muito tempo e custa-te 3€.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps,

 

ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas tardes,

 

Desde já obrigado, Ivo e Cristao pelas respostas.

 

De momento tenho a agua a fazer ciclagem desde Domingo. O PH está a 7.5, e o nivel de amonia ja começou a descer, tendo passado para os 0,4.

 

O teste da agua de amonia tem uma tabela que diz que com um PH de 7,5 e 0,4 de amonia é seguro para meter os peixes.

 

No entanto os 0,4 ainda está no vermelho, como sendo perigoso.

 

 

Acham que já posso começar a popular o aquario com peixes?

 

A temperatura da agua entre os 26/27 graus está ok?

 

Que peixes me aconcelham para começar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

eu concordo com o sargopt, eu punha o 1º habitante lá pa 9 ou 10 de março e depois via como corria... quantos aos peixes a por, tu é que tens de ver o que gostas mais, e consoante os teus gostos depois analisas qual o PH que se adapta mais á especia que escolhes, assim com a temperatura da agua... eu por exemplo tenho 1 PH 7 temperatura anda entre os 24-25 graus e tenho 10 neons, 2 guppys e 2 cory leopardo... ou seja eu tenho o meu aquario de modo a agradar estas 3 especies...

 

pega em ti, e no fds dá uma volta por lojas e ve as especies que mais gostas e anotas o nome, depois em casa fazes 1 pesquisa e ves que parametros deves ter no teu aquario para acolher as tuas escolhas... foi assim que eu fiz :)

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas tardes,

 

Hoje estive a ver alguns peixes, so para aguçar a curiosidade :) Peixes que encontrei e gostei:

 

Apteronotus albifrons

 

Apteronotus-albifrons-318x300.jpg

 

Peixe Gato Banjo:

 

Bunocephalus_coracoideus_1.jpg

 

 

Raia de Agua doce:

 

variados159.jpg

 

Posso nem comprar nenhum destes, nem sei se são indicados, mas achei-os espetaculares :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lololol, concordo com vocês :)

 

E não os vou comprar, no entanto admito que são lindos... Principalmente a Raia, é mesmo mt gira...

 

Ontem meti o primeiro peixe. Uma Corydora Albina... Eu sei que não é aconcelhavel, mas o aquario precisa de alguma carga biologica. O pico da amonia já tinha sido atingido, e á estava a baixar. No entanto é estranho porque foi um pico muito baixo, penso que tenha a ver com o facto de que não tenho carga biologica nenhuma no aquario para alem das plantas.

 

Bem, por enquanto a Cory anda toda contente, no entanto embora pensasse que fosse um peixe de fundo, ela tem andado a correr pelo aquario todo.

 

De inicio mal a meti no aquario, ficou muito quieta no fundo. Depois deitei-lhe comida, e ela atacou aquilo passado um bocado, como se estivesse esfomeada. desde então os momentos de calmaria são poucos, pois anda sempre a correr de um lado para o outro, de roda dos vidros, depois vai um bocado ao fundo anda por lá pouco tempo, e volta a andar de um lado para o outro, vindo frequentemente ao cimo do aquario.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas tardes,

 

Aqui ficam as fotos do Primeiro Habitante. Por enquanto ainda está vivo.

 

20130228210448.jpg

 

Os niveis de Amonia subiram de 0.4 para 0.6.

 

 

Acham que domingo devo fazer a primeira TPA? 8 dias depois de ter começado a fazer o ciclo da agua?

 

 

Já meti agua da torneira em repouso para se tiver que fazer poderem ter passado as 48 horas.

 

Cumps e obrigado pelos comentários.

 

PS.: Qq dia, se com este aquario correr bem, ainda sou capaz de comprar outro maior e ficar com dois. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas noites,

 

Apareceram-me as primeiras algas (Por minha culpa tinha as luzes ligadas 24/7 - Podem fazer comentarios depreciativos).

 

Motivo ideal para comprar mais peixes, 1 Oto e 1 Comedor de Algas Siames.

 

Neste momento o aquario tem os seguintes habitantes:

 

  1. 2 Corydoras - Uma Bronze e uma Albina;
  2. 1 Oto - Pequenino, mas que anda muito de um lado para o outro;
  3. 1 Comedor de algas Siames;

Agora tou curioso em ver se as algas começam a desaparecer.

 

Uma questão (se calhar um bocado parva), as Corydoras tambem comem algas? É que a minha Albina anda sempre de um lado para o outro feita maluca de roda do vidro onde apareceram as algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas tardes,

 

Os meus peixitos continuam de boa saude. No FDS passado fiz a primeira TPA, sem problemas.

 

As algas estão super controladas... O Oto papou tudo. Quanto ao Comedor de Algas Siames, anda sempre escondido, e torna-se muito dificil encontra-lo.

 

Gostava de ouvir o vosso conselho relativo a que peixes devo optar por comprar a seguir :) penso que para a semana já poderei começar a popular o aquario, visto que vai fazer 3 semanas que comecei a fazer a ciclagem, etc... Que acham?

 

Qual é a vossa opinião relativa aos peixes que devo escolher para comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje comprei para o aquário mais um filtro.

 

É um filtro interno Tetra IN 600 plus, que tem de caudal: 300 - 600 l/h.

 

Neste momento tenho-o ligado no maximo, e continuo também com o filtro da Biobox (Original que vinha com o aquario) a funcionar.

 

Acham que será demasiado para o meu aquário de 54 litros?

 

Pelo que tenho lido por aqui, quanto mais caudal tivermos, melhor, correcto?

 

Meti também uma bomba de ar para oxigenar a agua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, desapareceu-me o neon do aquario...

 

Tinha 4 neons + 2 guppys+2 corys+1 comedor de algas chinês e um oto...

 

Depois de ter metido o novo filtro e por ai fora, hoje fui ver, e desapareceu-me um neon...

 

Terá sido "aspirado" pelo filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Billy, desde ja obrigado pela resposta.

Uma coisa que tenho feito e ler bastantes topicos no forum, e teem ajudado. Isso e o feedback do pessoal das lojas.

Hoje comprei para o meu aquario duas coisas:

  • uma box de ceramicas para o filtro da biobox, que substitui pelo dqe carvao activo
  • um produto da fluval, que e uma mistura de carvao aactivo mais uma areia que tem como objectivobaixar os niveis de amonia. meti no filtro novo.

Com isto e com tpas regulares, por agora 10% da agua de 2 em dois dias espero conseguir baixar a amonia de 1, para 0 ou valores mais aceitaveis.

Tenho no entanto duas "novidades", e estou um bocado perdido:

  • Tenho 3 novos habitantes no aquario, 3 "alevins" de guppy. Consegui apanha-los e tentei improvisar uma maternidade, com uma garrafa de agua e uma meia de vidro. O meu problema agora e como alimenta-los, deitei-lhes comida normal mas mt desfeita... acham que chega?
  • tenho um neon mt esquesito, barriga inchada, isolado o resto do grupo, penso que possa ser hidropsia, no entanto e mt estranho pq quando os outros neons vao para o pe dele, ele ataca-os e afugenta-os...
Editado por pcbuguer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.