Sign in to follow this  
darkwolfpso

Principiante na área

Recommended Posts

Desde já boa tarde a todos os membros do fórum,

 

Como visto pelo título sou um principiante na área da aquariofilia e gostaria de ter alguma ajuda da vossa parte.

 

Pelo que li como sou um principiante quanto maior for o aquário menor são as probabilidades de eu fazer algo de errado e ter alguns desgostos, algo que acontece com mais frequência em aquários de menor tamanho.

Mas o que queria mesmo era um aquário que não excedesse os 60L e a ser perfeito era um de 40L porque o espaço não é muito grande.

 

Depois tenho outra dúvida, não sei se começar por peixes de água fria ou de água quente. Não sei quais são (para mim) mais fáceis de tratar e de começar neste "mundo". Gostaria também que me dessem uma pequena ajuda nisto, porque sou mesmo um grande "noob" e quero é aprender convosco para não fazer grandes asneiras. Queria saber as vantagens de uns e outros para depois fazer uma escolha que seja acertada.

 

Sei que falta falar de muitas coisas, mas isto são apenas o começo das minhas dúvidas, e depois de as começar a tirar vou surgir novas de certeza.

 

Desde já muito obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas,

 

Antes de mais bem vindo. Se fouce a ti começava por peixes de água quente, em termos de manutenção é o mesmo. No material apenas difere o termóstato e a iluminação. Mas na água quente tem bastante mais variedade de peixes por onde escolher... apesar do espaço não ser muito grande.

Pesquisa no google alguns peixes e vê de quais gostas mais. Guppys, corys, espadas, platys, tetras, colisas, barbos, tudo peixes que se iriam dar bem nesse espaço.

 

Cumps.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela rapidez na vossa ajuda.

 

Quanto aos peixes gostei dos guppys, espadas, platys e os colisas fora os que mais me chamaram a atenção.

Acho que agora o que tenho de fazer é comprar um aquário que seja entre os 40/60L. Andei a ver pelos classificados aqui pelo fórum mas não encontrei nada do género. Sabem de algum site que tenha alguma variedade de escolha, e já se sabe que quanto mais barato melhor :P

Ao comprar o aquário já gostava que viesse com o material ajustado para depois não ter que andar a comprar à parte e não ficar "meio perdido" por ser meio tapado neste meu novo hobby.

 

Também gostaria de ter algumas plantas dentro deste, e talvez alguma areia e pedras. Não sei o que é mais aconselhado, mas gostaria de ficar com um aquário que ficasse com bom aspecto, bonito.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Espadas num aquário de 40 a 60 litros não, são peixes que precisas de espaço para nadar e ainda crescem um pouco. Lembra-te que mesmo nas outras opções o espaço é limitado, a regra geral é 1 cm de peixe por litro de água. Comprares kits em supermercados em que vem o material todo normalmente sai caro, primeiro porque são puxados preços que lá colocam, e depois porque muitas vezes o material é de má qualidade. Vê os patrocinadores do fórum, também vendem kits, mas também se calhar se comprares peça a peça sais mais bem servido em termos de qualidade/preço. Água quente é mais simples, especialmente porque para os peixes de água fria mais vulgares precisas de litragens bem maiores.

Qualquer dúvida diz aqui no fórum que nos ajudamos se estiveres a sentir-te "perdido" entre opções.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que me interessa mesmo é ter bom material mas que saia o mais barato possível. Se me diz que a comprar peça a peça fico mais bem servido e que me pode ficar mais barato, penso que me vou virar para essa opção. O mais importante agora é mesmo a compra do aquário e dos acessórios que forem necessários, e depois penso nos peixes a lá meter.

Mas então comprando peça a peça, são capazes de me dizer do que preciso eu? (além do aquário claro)

Já andei a ler outros tópicos e vi mais ou menos o que utilizavam, mas como posso ter a vossa ajuda não quero estar a comprar nada que não seja necessário ou o contrário também.

 

Ainda estou meio perdido, mas com o tempo vou lá. Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para um aquário de água quente de 60 litros: termostato de 75 watts, filtro com capacidade entre 300 e 600 litros hora, aqui quanto mais melhor, e os filtros externos são os melhores. Iluminação: se não tiveres plantas exigentes qualquer iluminação praticamente dá, desde que seja flourescente e consigas ver bem os peixes. Substracto: areão médio de rio é o mais normal, aqui depende dos gostos, também podes usar areia, isso vais ao Aki ou coisa do género e tens lá boas opções, o importante é que seja um material inerte (que não altere as características da água). Plantas, isso depois escolhes com calma, há várias opções de plantas pouco exigentes.

Isto é o essencial.

Share this post


Link to post
Share on other sites

No olx arranjas bons negócios para compra de aquários, filtros, etc ....

Share this post


Link to post
Share on other sites
Obrigado pela ajuda.

Andei a ver agora um pouco os preços tanto em alguns patrocinadores do fórum como em sites de venda em 2ª mão, tipo OLX e fiquei meio inclinado para um que vi no OLX. Não sei se posso postar aqui o link do negócio ou não para vocês me puderem dar a vossa opinião.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se fosse a ti criava um tópico na secção de PROCURA, existe sempre pessoal a trocar para um aquário maior.

E assim além de ajudares um utilizador a realizar o seu "sonho" compras um conjunto que vai de encontro ao que procuras.

 

Só te aconselho a teres atenção á litragem do filtro e a iluminação!

 

Cumps,

 

Ivo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou então fazer isso.

Quando fizer a compra do aquário depois digo algo.

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já me decidi pelo aquário a comprar. Arranjei um de vidro 60x35x40 cm com capacidade para 84l (penso que seja uma boa solução para começar.

 

Em termos de iluminação estou a pensar comprar uma Régua T5 2x24W (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=675&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6). Será uma boa solução para aquilo que pretendo?

 

Agora estou com algumas dúvidas.

Quanto ao filtro externo andei a ler e estou em dúvida entre alguns:

 

JBL CRISTALPROFI E701 GREENLINE

TETRATEC EX600

EHEIM ECCO PRO 200

 

Pelo que fui lendo no fórum são dos "mais falados" e pretendo algo bom e o mínimo silencioso. Qual a melhor opção?

 

Quanto ao termóstato o JAGER 100W chega para o que pretendo correcto?

 

Depois da compra destes equipamentos qual o próximo passo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

para 84 litros arranja um filtro externo eheim 2213 ou um 2217 com torneiras duplas, nunca tive problemas com nenhum dos dois e em relação qualidade preço são 5* e tambem extremamente silenciosos na minha opinião.

100W serve bem para esse aquario.

Essa regua é 5* ficas com pouco mais de 0,5w litro que é o ideal a não ser que queiras plantas muito exigentes em termos de luz.

Tendo filtro, termostacto e luz escolhida o proximo passo é hardscape.

Preferes pedras ou troncos?
Planaltos ou montanhas?
Biotopos ou Paisagens?

Aconselho a ires ha secção do forum de aquascape e navegares um pouco a galeria =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tanto o eheim 2213 como o 2217 aqueles que encontro são um pouco caros, mas se são equipamentos de qualidade é normal o preço. Mas também posso optar por comprar algum em bom estado e em 2ª mão que se arranja sempre um pouco mais barato.


O aquário vai ficar situado numa cozinha em que tem uma janela a cerca de 3 metros que apanha luz durante a tarde toda, e depois iluminação certa desde as 19 até às 23 horas. Acho que por falta de iluminação não vai falhar nada, até pode ser é em demasia lol.

 

Quanto ao harscape vou veres as galerias aqui pelo fórum e depois digo as minhas preferências.

Mas há dias vi o layout de um aqui no fórum e gostei muito do que vi e guardei a imagem. Tenho quase a certeza que é que eu não posso a vir a fazer no aquário que tenho, e talvez tenha plantas mais exigentes e etc, mas deixo aqui a imagem para que me possam dizer o que posso fazer e o que não posso fazer no meu caso.

 

20igf42.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiro erro, luz directa do sol = alguedo! =D
Tenta colocar o aquario num local sem luz directa =)

Em relação a plantas e hard scape, ha bastantes plantas que podes colocar com o teu setup.

Para hardcape coloca um pouco de substracto fertil (tipo sera flordepot ou tetra plant complete) coberto com um areão decente (como por exemplo JBL Manado. é 5* e não é muito caro) e coma luz que tens não deves ter grandes problemas.

Podes colocar um tronco de red more wood ou outro do genero com algum musgo atado e algumas anubias, assim como uns fetos e outras plantas de baixa manutenção, acho que com substracto fertil e um bom inerte com a luz que tens podes tambem ter algo como Hemiantus Micrantemoides sem grandes stresses.
Em relação a esses calhaus rolados, não gosto particularmente, mas tens por exemplo seiru stone , manteen ston ou dragon stone que ficam muito bem em aquario, basta pesquisares um pouco e jogares com o que mais gostas =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desde já muito obrigado por esta ajuda toda. Quando conseguir juntar mais alguns trocos vou começar a investir e depois meto algumas fotos para ir mostrando o meu progresso.

 

Quanto à luz vou ver o que posso fazer, mas como ainda fica a 3/4 metros de distância talvez não seja demasiado, mas se for o caso na altura terei que mudar o aquário um pouco mais para a esquerda que já deve bastar.

 

Andei a ver e a pesquisar um pouco, e o substracto e o areão e são esses que vão comprar.

Quanto às plantas, tronco e calhaus a colocar vou continuar a pesquisar, mas em termos de calhaus gostei do efeito que dá seiru stone e dragon stone, mas no global gostei imenso daquelas que falou.


Já agora o que dá "efeito relva" na foto que meti é algum tipo de musgo, ou poderá ser algum tipo de musgo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na foto que vi não vi la musgos, é só algas green spot naturais que o tronco vai ganhando, mas pode se atar musgos ao tronco para um efeito mais vistoso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não falava do tronco mas percebi onde queria chegar.

Falo da base (não sei se lhe posso chamar assim) que tem um efeito bonito de relva. Pelo que vi parece-me Hemianthus Callitrichoides "Cuba" mas devo estar errado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

nesta foto aqui não vi nem musgos nem plantas de tapete... =/ não consigo ver mais nenhuma.
Cuba é uma planta muito dificil de trabalhar e para a qual é preciso não só um pouco mais de conhecimentos, como um bom bocado mais de tecnologia, e nem todos a conseguem manter.
uma planta de tapete relativamente facil seria: Eleocharis parvula

Share this post


Link to post
Share on other sites

Falo em planta de tapete porque parece ter um aspecto "verde", mas não importa.

Fica registado a Eleocharis parvula.

Obrigado :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde a todos!

 

Peço desculpa desde já por estar a invadir este tópico. Só o fiz porque já pesquisei bastante informação em tópicos já existentes, mas acabam sempre por aparecer outras dúvidas.

 

Em vez de abrir um tópico com as minhas questões, será que o darkwolfpso se importa que o faça aqui, ou acham que vai ficar confuso? Era só para evitar estarem a escrever td vezes sem conta.

 

Cumpts

Andreia

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde a todos!

 

Peço desculpa desde já por estar a invadir este tópico. Só o fiz porque já pesquisei bastante informação em tópicos já existentes, mas acabam sempre por aparecer outras dúvidas.

 

Em vez de abrir um tópico com as minhas questões, será que o darkwolfpso se importa que o faça aqui, ou acham que vai ficar confuso? Era só para evitar estarem a escrever td vezes sem conta.

 

Cumpts

Andreia

Faz o teu proprio topico, se não ai é que fica confuso!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde a todos!

 

Peço desculpa desde já por estar a invadir este tópico. Só o fiz porque já pesquisei bastante informação em tópicos já existentes, mas acabam sempre por aparecer outras dúvidas.

 

Em vez de abrir um tópico com as minhas questões, será que o darkwolfpso se importa que o faça aqui, ou acham que vai ficar confuso? Era só para evitar estarem a escrever td vezes sem conta.

 

Cumpts

Andreia

 

Faz o teu proprio topico, se não ai é que fica confuso!

 

Ok, Napalm_Betta! Vou tratar disso.

 

Obrigada :)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this