Parâmetros para CRS/CBS


Tiago Sabino

Recommended Posts

Boas.

 

Para obter os parâmetros da água correctos para esta espécie vou usar, para a água das TPA's, uma mistura entre água da rede e do Lidl (1 medida do Lidl e 3 de Rede).

 

Assim consegui baixar o pH de 7,5, que vem na água del cano, para valores entre 6,5 e 7,0, mas isto teve um custo. O GH da água de rede é cerca de 6, a do Lidl é entre 1 e 2, e com a mistura fico com GH igual a 3.

Quando ao KH mantém-se em 2.

Resumindo (parâmetros da água de mistura):

pH = 6,5 - 7,0

GH = 3,0

KH = 2,0

 

Segundo o site Shrimp Keeping (http://www.shrimpkeeping.com/) os valores de GH para os CRS e CBS são a partir de 4. Acham que estes parâmetros já são bons para criar os riscadinhos?

 

Cumprimentos,

Tiago Sabino

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a forma como se fazem as TPA's, nao é so ter o substrato, convem deitar a nova agua de forma gradual para não provocar a subida do PH de forma muito repentina.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a forma como se fazem as TPA's, nao é so ter o substrato, convem deitar a nova agua de forma gradual para não provocar a subida do PH de forma muito repentina.

 

 

cumps

 

Eu faço as TPA's com um tubo, de 4 mm de diâmetro, e demora uns 20 minutos a transferir menos de 5 litros. Penso que esta velocidade deve estar boa não?

 

Então e sobre os parâmetros que me dizes André?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, assim é o ideal, com essas TPA's n tens problemas... Esses parametros, na teoria são mais do bem razoaveis e os CRS também não sao assim tão sensiveis, basta teres os valores constantes, eu ja devo ter mais de 100 CR's aqui por casa.. Boa sorte com isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, assim é o ideal, com essas TPA's n tens problemas... Esses parametros, na teoria são mais do bem razoaveis e os CRS também não sao assim tão sensiveis, basta teres os valores constantes, eu ja devo ter mais de 100 CR's aqui por casa.. Boa sorte com isso ;)

 

Obrigado ;)

 

Então agora só falta mesmo os camarões, mas primeiro tenho que arranjar o dinheiro com as vendas dos Reds.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

Eu faço as TPA's com um tubo, de 4 mm de diâmetro, e demora uns 20 minutos a transferir menos de 5 litros. Penso que esta velocidade deve estar boa não?

 

Então e sobre os parâmetros que me dizes André?

 

Cumps

 

 

 

 

Boas Tiago como fazes isso ? Cumps

¢цмРک РДцŁØ ₣ٱģц€ٱЯ€ÐØ =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Meto o garrafão de 5 L em cima do aqua e encostado à parede, tubo dentro do garrafão, chupo a água e depois deixo aquilo até o nível da água no aqua já estiver como quero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho CRS e CBS num aquário de 20l com PH a 5,5 e tenho um cubo de 40 cm descendentes do primeiro com PH a 7,4 mas tanto num como no outro o substracto mantém o PH estável que penso ser o principal. E já começo a ver os primeiros CRS SSS e Goldens todos contentes.

Quanto às TPA's no primeiro faço 2l de 15 em 15 dias e no cubo 10l de 15 em 15 dias. Parece pouco mas eles estão-se a reproduzir por isso não mudei de hábitos até agora.

 

Abraços

Nuno Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xarouco.

 

Pois o volume das minhas TPA's é maior. No meu aqua de 20 L faço TPA's semanais de 4 L +-, o que dá 20%. Eu sei que pode ser muito, e que para o ecossistema estar mais estável devia diminuir o volume, mas psicologicamente é dificil porque penso sempre que não estou a tirar nitratos suficientes lol.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mexo muito pouco na agua e estou a ter bons resultados já estou a começar a ter grades melhores já vejo muitos SSS e Goldens. Mas isso também nã é só da agua é de ter bons camarões para reprodução com grades altas também. Mas começei com grades mais baixas

Nuno Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...