Ampulárias desintegram-se: suspeito n1 tylos


Nana Lee

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Tenho um comunitario da america do sul com neons, 2rams e cory, bem como varias ampularias ja nascidas nos meus aquas, 2 marizas e 2 tylo.

 

Acontece de que incintaveis ampularias desde que as mudei de um aqua de agua fria e pequeno provisorio para este, o numero foi diminuindo a olhos vistos mas elas cresceram em força. Descobri que um dos motivos se dava ao facto de serem parte da gastronomia perdilecta de rams aquando o tamanho perfeito que lhes coubesse na boca...

 

Recentemente reparei que encontrava cascas das ampularias (ja grandes demais para serem comidas por rams) recentes carcaças a desfazerem-se. Ou seja a casca parecia desintegrar-se ao longo dos dias na água.

 

Até que reparei que uma das tylos (da foto) estava "colada" à casca d uma ampularia grande, como se lhe tivesse a comer a casca. Escusado será dizer que o resultado esta na imagem... A pobre criatura já tem grande parta da carne a nu.

 

Desde quando as tylos se alimentam de casca de caracol? E se sim, porque?

O que faço?

 

AF86EB44-9224-426D-A0C0-F3D5CE12A202-673

 

2BFA9E64-F02D-43CD-AE36-8C3A36E08826-673

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece me a mim que as tylos tambem teem a casca bastante desgastada... a mim pareceme um grave caso de falta de calcio... decalcit ai para cima com força se fosse a ti...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Obrigada a todos pela ajuda

 

quanto ao decalcit já não é comercializado desde o inverno passado (e procurei da guarda até ao Sul) mas pus em ambos os aquas que tenho c caracois uma "tartaruga" de calcio, uma pastilha efervescente que se usa nos aquaterrarios para as tartarugas.

 

Pareceu acalmar as mortes e incentivar a reprodução: tenho o aqua repleto de tylos minusculos e c tanta mariza que nem as consigo contar.

 

Quanto às ampularias, sobraram 4 e mudei-as p o aqua dos kinguios, onde pus tambem essa pastilha efervescente e estao vivas e bem dispostas.

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neons e ramirezis são peixes de águas ácidas... tylomelanias são de águas alcalinas. Não é uma boa mistura.

 

Nunca vi os meus tylos a comer a casca de nenhum outro caracol, nem mesmo das ampulárias. Mas suponho que seja possível, caso não encontrem nenhuma outra fonte de calcio.

 

Quanto à reprodução, deve ser da época... porque os meus tylos também começaram a reproduzir. Mas só esses amarelos... os laranja nem vê-los! :)

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde a todos!

Foi com muito interesse e satisfação que li este tópico!

Sou do Porto, e tenho duas Tylomelania, mas presumo serem dois machos ou duas fêmeas pois até agora niente de pequeninos :(

É do meu maior interesse adquirir pelo menos mais 2/3 exemplares desta magnifica espécie, se me puderem ajudar agradecia.

 

Aqui no Porto ja não consigo encontrar, e já corri tudo -.-'

 

Se souberem/conhecerem alguém que esteja disposto a vender, por favor comuniquem!!!! hehe

 

orange-rabbit-snail__17949.1330672348.12

 

Um grande abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais