bixos na rocha viva (c/fotos) ajuda pff


Recommended Posts

boas.....

 

 

ontem fui a casa d 1 membro aqui do forum q tava a acabar com o aquario d agua salgada e ia mudar para agua doce, entao ele tinha la 1 resto de rocha viva para dar e 1 bocado d areao, ja fazia 48 horas q tava td num balde fora d agua, ele disse-m q possivelmente a rocha ja n tinha vida para eu lhe dar uma lavadela antes d meter no aquario, foi o q fiz , qd cheguei a casa metia a rocha num balde fui para o quintal e dei-lhe mangueirada e so dps a meti no aquario....... hoje tava a olhar com atençao para a rocha a ver s encontrava algum ser vivo (pq fiquei curioso com 1 topico q estava aqui a ler), resultado encontrei pelo menos 2 tipos diferentes d bichos, o q eu pedia era q vissem s é alguma coisa d mal, alguma praga ou assim sff!

 

as fotos nao sao as melhores pq a maquina tb n o é (nem o fotografo)

 

 

este bicho é d cor vermelha, cerca d 4 mm sai d dentro dum micro tubo q esta na rocha, qd algo lhe toca esconde-s mto rápido, tenho varios espalhados na rocha

 

 

DSCF5018_zpsa87ccd2b.jpg

 

 

e este é uma minhoca com mtas perninhas d lado como a centupeia, as pernas sao msm mto pequeninas

 

 

DSCF5023_zps2cf6079c.jpg

 

 

digam-m s é alguma coisa d mal e se for como a resolvo!

 

 

obrigado

 

Marco

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Marco

 

O primeiro não dá para ver nada... mas, pela tua descrição (tirando a parte de ser vermelho) pode ser um filtrador... Parece um espanador que sai de um tubo??? Uma foto melhor ajudava a identificar...

 

O segundo parece ser um bristleworm ou então um fireworm. Não são prejudiciais a não ser para ti se lhes tocares... :roflroll2:

 

Mas, tenta arranjar umas fotos melhores para a malta conseguir ajudar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Marco

 

O primeiro não dá para ver nada... mas, pela tua descrição (tirando a parte de ser vermelho) pode ser um filtrador... Parece um espanador que sai de um tubo??? Uma foto melhor ajudava a identificar...

 

O segundo parece ser um bristleworm ou então um fireworm. Não são prejudiciais a não ser para ti se lhes tocares... :roflroll2:

 

Mas, tenta arranjar umas fotos melhores para a malta conseguir ajudar melhor.

 

 

ola td fixe?

 

 

o 1º a sensaçao q m dá é essa de ser 1 espanador, vou aproximar a rocha do vidro a ver s consigo uma foto melhor, a minha maquina n vale nada, n dá para tirar grandes fotos, mas vou tentar novamente...

 

o 2º hoje tava aparentemente morto por isso retirei-o do aquario......

 

 

ja publico uma foto melhor

 

 

obrigado pelas dicas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Marco

 

O primeiro não dá para ver nada... mas, pela tua descrição (tirando a parte de ser vermelho) pode ser um filtrador... Parece um espanador que sai de um tubo??? Uma foto melhor ajudava a identificar...

 

O segundo parece ser um bristleworm ou então um fireworm. Não são prejudiciais a não ser para ti se lhes tocares... :roflroll2:

 

Mas, tenta arranjar umas fotos melhores para a malta conseguir ajudar melhor.

 

 

aqui vai mais umas fotos

 

DSCF5028_zpsec1edf29.jpg

DSCF5030_zps7506d14c.jpg

 

ja me disseram q pode ser firewormes q é mta mau ! :S

 

será q nestas fotos ja da pa identificar??

 

 

cumps

]

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Procura no google por Sabellastarte sp e compara com o que tens aí.

 

 

Cumprimentos

 

 

 

boas rjpf!

 

ao prencipio foi a 1ª sensaçao q tive foi q era uma coisa dessas, dps ja m pareceu uma minhoca, acho q vou ter d esperar q cresça , pq ainda é tao pequeno q n da pa ver o q é.......

 

 

 

obrigado pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é como um espanador é bom sinal. uma coisa está provada, tens rocha mesmo viva... Logo boa loja onde foste!

 

pode ser serpula sp. ou eupolymnia sp.

 

gosto destes topicos em que o pessoal mostra a bicharada que lhes aparece na rocha.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é como um espanador é bom sinal. uma coisa está provada, tens rocha mesmo viva... Logo boa loja onde foste!

 

pode ser serpula sp. ou eupolymnia sp.

 

gosto destes topicos em que o pessoal mostra a bicharada que lhes aparece na rocha.

 

 

boas td fixe?

 

sim o bicharoco vermelho d facto parece q tem 1 espanador mas tem la mais qq coisa alem do espanador n consigo ver bem o q!

 

agr a rocha n foi comprada, foi dada por 1 membro aqui do forum q acabou com a agua salgada e tava a mudar para doce, mas qd fui buscar a rocha ela ja estava fora d agua a quase 48h e qd cheguei a casa ainda lhe dei uma mangueirada valente para a lavar , como estava fora d agua a algum tempo estava cheia d amonia e cheirava a podre, apos isso tudo ainda s aguentou com vida, mto fixe! :)

 

 

obrigado plas dicas

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma fotozinha!

 

DSCF5043_zps4f4df227.jpg

DSCF5041_zpse86e2393.jpg

 

as fotos continuam más mas ja s vem mais qq coisa...

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim até me parece uma protula bispiralis pequenina...

 

 

n conheço vou pesquisar no google

 

thanks ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....

 

 

é parecido , so q esta q ta aqui dps d recolher o espanador puxa outra parte vermelha com a ponta preta e faz d tampa do casulo dela, vi varias fotos mas n vi nenhuma com esta particularidade!

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...

Em resposta a como despachar as Bristle worms.

 

Meia de vidro ( meia de senhoras )

Camarão cozido

Linha.

 

Cortar a meia e colocar o camarão no interior fazer um pequeno saco pendurado com o fio e deixar da noite para o dia.

 

Com paciência elas acabaram por ficar agarradas a meia e ao camarão.

 

 

Posted Image

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais